terça-feira, 11 de maio de 2010

Comprometimento e coerência: palavras-chave de Dunga
De Fábio PEREIRA (AFP) – há 55 minutos

RIO DE JANEIRO — O técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga, que anunciou nesta terça-feira a lista de 23 convocados para a Copa do Mundo da África do Sul-2010, deixou claro, após a divulgação dos nomes dos jogadores que vão ao Mundial, que tem duas palavras que considera vitais para seu trabalho: coerência e comprometimento.

Em um momento de clamor nacional pela convocação dos jovens craques do Santos, Neymar e Paulo Henrique Ganso, e em menor medida de Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA), o treinador afirmou que a lista de convocados foi formada em três anos e meio, e não 'nos últimos 20 dias'.

"Minha coerência é com os fatos", disse.

"Avalio os jogadores quando estão na seleção. Claro que acompanho nos clubes. Mas para levar para a Copa tem que testar", acrescentou o treinador.

Dunga reconheceu o talento de Neymar e Ganso, mas lembrou que o desenvolvimento de ambos aconteceu a partir de fevereiro e março.

A respeito dos torcedores e jornalistas que afirmaram que ele deveria convocar os atletas para que ganhem experiência para a Copa de 2014, que será disputada no Brasil, falou que tem obrigação com o presente.

"Minha obrigação é com o hoje. Tenho que ganhar hoje. Não tenho que levar para ganhar experiência para 2014", declarou.

Ao mesmo tempo, disse que o lobby pela convocação por determinados jogadores não o incomoda.

"O lobby por jogadores não me deixa frustrado, não me deixa irritado. Fico feliz porque mostra que todos querem jogar na seleção".

Ao comentar a ausência do 'imperador' Adriano, o técnico afirmou que em um determinado momento teve que tomar uma decisão pelo coletivo, em uma referência velada aos problemas fora de campo do atacante do Flamengo nos últimos meses.

Dunga também ressaltou o que para ele representa a grande conquista de seu período à frente da seleção, que teve início em agosto de 2006: o comprometimento.

"O maior ganho na seleção até o momento é a paixão, a vontade dos jogadores de vestir a camisa da seleção".

"O torcedor voltou a estar perto da seleção", afirmou, antes de lembrar as conquistas da Copa América em 2007, da Copa das Confederações em 2009 e a classificação com três rodadas de antecedência para o Mundial da África do Sul, assim como as vitórias sobre Argentina e Uruguai fora de casa.

Dunga também apelou para o patriotismo, que disse ter aprendido com a mãe, que foi professora de História e Geografia.

"Jogador tem que ter patriotismo", disse.

"Mesmo que o torcedor não goste de mim, que goste do país", completou em forma de apelo.

O técnico também reafirmou a confiança no grupo que conseguiu formar nos últimos anos e disse que os jogadores convocados podem atuar em qualquer posição.

Ao ser questionado sobre a situação de Kaká, jogador do Real Madrid afetado por lesões nos últimos meses, ressaltou que tanto ele como Robinho devem ser protagonistas.

E aos que dizem que a convocação foi conservadora, o treinador foi taxativo: "O conservadorismo deu certo".

O Brasil está no Grupo G da Copa e estreia no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte. Cinco dias depois enfrenta a Costa do Marfim e no dia 25 do mesmo mês encerra a participação na primeira fase contra Portugal.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve divulgar ainda nesta terça-feira em seu site oficial a lista de sete jogadores excedentes exigida pela Fifa para o caso de alguma lesão.

Lista de convocados do Brasil para a Copa do Mundo:

Goleiros: Julio César (Inter de Milão/ITA), Doni (Roma/ITA), Gomes (Tottenham/ING)

Laterais: Maicon (Inter de Milão/ITA), Daniel Alves (Barcelona/ESP), Gilberto (Cruzeiro), Michel Bastos (Lyon/FRA)

Zagueiros: Lúcio (Inter de Milão/ITA), Juan (Roma/ITA), Luisão (Benfica/POR), Thiago Silva (Milan/ITA)

Meio Campo: Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE), Felipe Melo (Juventus/ITA), Josué (Wolfsburg/ALE), Kleberson (Flamengo), Elano (Galatasaray/TUR), Ramires (Benfica/POR), Kaká (Real Madrid/ESP), Julio Baptista (Roma/ITA)

Atacantes: Luis Fabiano (Sevilla/ESP), Nilmar (Villarreal/ESP), Robinho (Santos), Grafite (Wolfsburg, ALE)



http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hN0UleNin11ykEuDA4mczhWXJpwg
http://globoesporte.globo.com/

postado por Angelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: