segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lula quer estreitar ainda mais as relações com a Africa do sul

O governo brasileiro firmou nesta sexta-feira (9) dois termos de cooperação com a África do Sul. Os acordos de troca de informações governamentais compõem, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os termos de colaboração mais profundos já assinados pelos dois países.

O presidente disse que espera estreitar ainda mais as relações com a África do Sul. Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (9), depois de encontro com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, Lula informou que pretende transferir para a África do Sul tecnologia brasileira em agricultura e a da TV digital.

Aviões militares
Há também interesse em firmar parceira com o governo sul-africano para construção de aviões militares. “Nós queremos que o presidente Zuma junte-se ao Brasil na construção do avião KC 139, que é o novo Hércules”, disse o presidente, sobre o projeto de um novo avião militar desenvolvido pelo Exército brasileiro. Segundo ele, o primeiro dos novos aviões deve estar pronto em 2015.

Lula disse ainda que a tecnologia de aviões capazes de voar sem tripulação interessa ao Brasil. De acordo com o presidente, a descoberta de poços de petróleo na camada pré-sal torna a proteção das fronteiras brasileiras ainda mais importante.

“Estamos de olho nos aviões e veículos não tripulados que a África do Sul produz”, disse ele. “Nós temos muita fronteira marítima, fronteira seca, temos o pré-sal a 300 quilômetros da nossa costa. Se a gente não tomar cuidado, é capaz de alguém querer ir lá.” (Gilmario)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: