sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Em Caracas, Lula defende que países pobres não dependam dos ricos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (6), após se reunir com o colega venezuelano, Hugo Chávez, o fortalecimento da relação entre os países em desenvolvimento para que eles não dependam mais das nações ricas. Nesta tarde, em Caracas, os dois presidentes assinaram acordos bilaterais de cooperação nas áreas de energia, turismo e pesquisa. Ao defender a integração sul-americana, Lula destacou que os países da América do Sul estão ligados territorialmente como um "bebê está conectado à mãe através do cordão umbilical".

O que firmamos aqui é apenas um pedaço do que estamos fazendo a esse cordão umbilical, para que esse ninho chamado relação Sul-Sul nunca mais dependa de uma pessoa tão distante chamada norte, disse. Segundo Lula, os países emergentes recuperaram a autoestima nos últimos anos e descobriram que podem.

“Vamos construir entre nós aquilo que eles construíram entre eles. Eles um dia acreditaram poder e nós passamos muito tempo sem acreditar em nós mesmos e por isso ficamos pobres”, destacou. “Agora, graças a Deus, nos descobrimos e sabemos que os que podem não são eles. Nós podemos. E nós seremos grande pátria, nação e continente”, concluiu o presidente.

Chávez, por sua vez, lamentou o fato de Lula ter que deixar a Presidência do Brasil em janeiro de 2011 e sinalizou que não pretende deixar o governo da Venezuela em breve. “Não queríamos que você saísse da Presidência, mas você terá que sair. Se Deus quiser, eu ficarei por aqui. Mas brevemente voltaremos a te ver, Lula. E nós seguiremos de coração unido”, disse.

Lula e Chávez se reuniram nesta tarde no Palácio de Miraflores para repassar o andamento dos projetos de cooperação binacional nos setores agrícola, financeiro e habitacional. Foi estabelecido, durante o encontro, um regime especial fronteiriço para o desenvolvimento de transporte turístico rodoviário. Os governantes também assinaram um acordo para a instalação de um escritório do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) em Caracas. O acordo prevê a cooperação nas áreas de integração produtiva entre o sul da Venezuela e o norte do Brasil, entre outros projetos de desenvolvimento.



G1, em Brasília

0 comentários: