domingo, 31 de janeiro de 2010

Período de inscrições do II Processo Seletivo da REG vai até o final da semana

O II Processo Seletivo organizado pela Residência Estudantil de Guanambi tem inscrições abertas até o dia 05/02/2010.
Os estudantes interessados em participar da seleção devem se dirigir à Secretaria da Casa Paroquial até a data limite para o preenchimento do formulário de inscrição.

Casa própria já: nossa vitória, vitória do povo!
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 30 de janeiro de 2010

Ufba confirma para domingo divulgação do resultado do vestibular


A Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmou para o próximo domingo, 31, a divulgação da lista de aprovados no Vestibular 2010. De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, "há certeza total de que a data não será antecipada, mesmo se tratando de um final de semana".


O dia já foi indicado como data limite para a divulgação do resultado do vestibular já no edital de convocação [veja aqui em formato pdf].


Nesta edição, 43.329 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 6.346 vagas disponibilizadas pela instituição. As provas da primeira fase foram realizadas nos dias 15 e 16 de Novembro, e as da segunda fase nos dias 13 e 14 de dezembro.


A Tarde Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Resultado do Enem 2010

Resultado do Enem 2010 – Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde a noite de ontem (27).

A partir de amanhã (29), os participantes do Enem poderão disputar uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O processo será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada em três chamadas.

Até o dia 3 de fevereiro, o aluno acessa o site http://sisu.mec.gov.br/, insere o número de inscrição do Enem e seleciona o curso e a instituição em que pretende estudar. As vagas serão distribuídas de acordo com as melhores notas do exame. O participante poderá mudar de opção de curso e de instituição de ensino, mas a escolha anterior deixa de valer.

Em 5 de fevereiro sai o resultado da primeira etapa e os estudantes que forem aprovados terão o período de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados. No dia 15 de fevereiro, começam as inscrições da segunda etapa para preencher as vagas que não foram ocupadas.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Uneb divulga resultado do Vestibular 2010


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta terça-feira, 26, a lista com os aprovados no Vestibular 2010. A lista está disponível no site da universidade [acesse aqui]. A expectativa era que o resultado só fosse publicado a partir do dia 28, mas a universidade antecipou a divulgação da lista de aprovados.

De acordo com a Uneb, nesta edição foram aprovados 7.620 candidatos para 145 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de ensino à distância (EaD) disponibilizadas pela instituição.

Matrícula - Os candidatos aprovados devem, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, comparecerem ao local de funcionamento do curso de sua opção na capital ou nas cidades do interior no período das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, para a realização das matrículas.

A lista de documentos necessários será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 30 de janeiro.


A TARDE On Line

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

MEC vai divulgar resultados do Enem nesta quinta

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta quinta-feira (28) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pela secretária de Educação Superior do órgão, Maria Paula Dallari. A partir de sexta (29), os estudantes já poderão escolher o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificado de Seleção (SiSU). O site já está no ar a partir da manhã desta quarta-feira (27), mas a seleção só poderá ser feita a partir das 6h de sexta. São 47,9 mil vagas disponíveis.
Sistema
A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, que vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno pode escolher o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado. As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer –um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável. A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele pode escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira. Este processo termina no dia 3 de janeiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 24 de janeiro de 2010

O laptop do futuro

A empresa alemã Orkin Design resolveu fazer um exercício de futurologia e, neste vídeo, mostra o que poderemos esperar de um notebook no futuro. A tela, baseada na tecnologia OLED, é bem leve e flexível. Por isso mesmo, o equipamento poderia ser enrolado para ocupar menos espaço, e carregado assim, como se fosse uma bolsa. Ao estendê-lo, parte da estrutura se transformaria em tela, e a outra em teclado. Isso porque a superfície também seria sensível ao toque. Caso ela ficasse toda estendida, o equipamento se transformaria em um tablet. E mais: apoiando a estrutura dessa forma, o equipamento se transforma em uma TV. Fácil assim!

As telas flexíveis já estão em desenvolvimento há alguns anos. A dificuldade tem sido produzir superfícies grandes em escala, a um preço competitivo. Será que um dia, nossos laptops serão assim?


Veja o vídeo no link:

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9638



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os Pecados do Haiti


A democracia haitiana nasceu há um instante. No seu breve tempo de vida, esta criatura faminta e doentia não recebeu senão bofetadas. Era uma recém-nascida, nos dias de festa de 1991, quando foi assassinada pela quartelada do general Raoul Cedras. Três anos mais tarde, ressuscitou.


Depois de haver posto e retirado tantos ditadores militares, os Estados Unidos retiraram e puseram o presidente Jean-Bertrand Aristide, que havia sido o primeiro governante eleito por voto popular em toda a história do Haiti e que tivera a louca idéia de querer um país menos injusto.


O voto e o veto


Para apagar as pegadas da participação estadunidense na ditadura sangrenta do general Cedras, os fuzileiros navais levaram 160 mil páginas dos arquivos secretos. Aristide regressou acorrentado. Deram-lhe permissão para recuperar o governo, mas proibiram-lhe o poder. O seu sucessor, René Préval, obteve quase 90 por cento dos votos, mas mais poder do que Préval tem qualquer chefete de quarta categoria do Fundo Monetário ou do Banco Mundial, ainda que o povo haitiano não o tenha eleito com um voto sequer. Mais do que o voto, pode o veto.


Veto às reformas: cada vez que Préval, ou algum dos seus ministros, pede créditos internacionais para dar pão aos famintos, letras aos analfabetos ou terra aos camponeses, não recebe resposta, ou respondem ordenando-lhe: – Recite a lição. E como o governo haitiano não acaba de aprender que é preciso desmantelar os poucos serviços públicos que restam, últimos pobres amparos para um dos povos mais desamparados do mundo, os professores dão o exame por perdido. O álibi demográfico Em fins do ano passado, quatro deputados alemães visitaram o Haiti. Mal chegaram, a miséria do povo feriu-lhes os olhos.


Então o embaixador da Alemanha explicou-lhe, em Port-au-Prince, qual é o problema: – Este é um país superpovoado, disse ele. A mulher haitiana sempre quer e o homem haitiano sempre pode. E riu. Os deputados calaram-se. Nessa noite, um deles, Winfried Wolf, consultou os números. E comprovou que o Haiti é, com El Salvador, o país mais superpovoado das Américas, mas está tão superpovoado quanto a Alemanha: tem quase a mesma quantidade de habitantes por quilômetro quadrado. Durante os seus dias no Haiti, o deputado Wolf não só foi golpeado pela miséria como também foi deslumbrado pela capacidade de beleza dos pintores populares.


E chegou à conclusão de que o Haiti está superpovoado... de artistas. Na realidade, o álibi demográfico é mais ou menos recente. Até há alguns anos, as potências ocidentais falavam mais claro. A tradição racista Os Estados Unidos invadiram o Haiti em 1915 e governaram o país até 1934. Retiraram-se quando conseguiram os seus dois objetivos: cobrar as dívidas do City Bank e abolir o artigo constitucional que proibia vender plantações aos estrangeiros.


Então Robert Lansing, secretário de Estado, justificou a longa e feroz ocupação militar explicando que a raça negra é incapaz de governar-se a si própria, que tem "uma tendência inerente à vida selvagem e uma incapacidade física de civilização". Um dos responsáveis da invasão, William Philips, havia incubado tempos antes a ideia sagaz: "Este é um povo inferior, incapaz de conservar a civilização que haviam deixado os franceses". O Haiti fora a pérola da coroa, a colónia mais rica da França: uma grande plantação de açúcar, com mão-de-obra escrava.


No Espírito das Leis, Montesquieu havia explicado sem papas na língua: "O açúcar seria demasiado caro se os escravos não trabalhassem na sua produção. Os referidos escravos são negros desde os pés até à cabeça e têm o nariz tão achatado que é quase impossível deles ter pena. Torna-se impensável que Deus, que é um ser muito sábio, tenha posto uma alma, e sobretudo uma alma boa, num corpo inteiramente negro".


Em contrapartida, Deus havia posto um açoite na mão do capataz. Os escravos não se distinguiam pela sua vontade de trabalhar. Os negros eram escravos por natureza e vagos também por natureza, e a natureza, cúmplice da ordem social, era obra de Deus: o escravo devia servir o amo e o amo devia castigar o escravo, que não mostrava o menor entusiasmo na hora de cumprir com o desígnio divino. Karl von Linneo, contemporâneo de Montesquieu, havia retratado o negro com precisão científica: "Vagabundo, preguiçoso, negligente, indolente e de costumes dissolutos".


Mais generosamente, outro contemporâneo, David Hume, havia comprovado que o negro "pode desenvolver certas habilidades humanas, tal como o papagaio que fala algumas palavras". A humilhação imperdoável Em 1803 os negros do Haiti deram uma tremenda sova nas tropas de Napoleão Bonaparte e a Europa jamais perdoou esta humilhação infligida à raça branca. O Haiti foi o primeiro país livre das Américas. Os Estados Unidos tinham conquistado antes a sua independência, mas meio milhão de escravos trabalhavam nas plantações de algodão e de tabaco.


Jefferson, que era dono de escravos, dizia que todos os homens são iguais, mas também dizia que os negros foram, são e serão inferiores. A bandeira dos homens livres levantou-se sobre as ruínas. A terra haitiana fora devastada pela monocultura do açúcar e arrasada pelas calamidades da guerra contra a França, e um terço da população havia caído no combate. Então começou o bloqueio. A nação recém nascida foi condenada à solidão. Ninguém comprava do Haiti, ninguém vendia, ninguém reconhecia a nova nação. O delito da dignidade Nem sequer Simón Bolívar, que tão valente soube ser, teve a coragem de firmar o reconhecimento diplomático do país negro.


Bolívar conseguiu reiniciar a sua luta pela independência americana, quando a Espanha já o havia derrotado, graças ao apoio do Haiti. O governo haitiano havia-lhe entregue sete naves e muitas armas e soldados, com a única condição de que Bolívar libertasse os escravos, uma idéia que não havia ocorrido ao Libertador. Bolívar cumpriu com este compromisso, mas depois da sua vitória, quando já governava a Grande Colômbia, deu as costas ao país que o havia salvo. E quando convocou as nações americanas à reunião do Panamá, não convidou o Haiti mas convidou a Inglaterra.


Os Estados Unidos reconheceram o Haiti apenas sessenta anos depois do fim da guerra de independência, enquanto Etienne Serres, um gênio francês da anatomia, descobria em Paris que os negros são primitivos porque têm pouca distância entre o umbigo e o pênis. A essa altura, o Haiti já estava em mãos de ditaduras militares carniceiras, que destinavam os famélicos recursos do país ao pagamento da dívida francesa. A Europa havia imposto ao Haiti a obrigação de pagar à França uma indemnização gigantesca, a modo de perda por haver cometido o delito da dignidade.


A história do assédio contra o Haiti, que nos nossos dias tem dimensões de tragédia, é também uma história do racismo na civilização ocidental.


Eduardo Galeano


Carta Maior
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rio São Francisco pode ter 2 usinas nucleares


As duas próximas usinas nucleares a serem construídas no Brasil ficarão localizadas às margens do rio São Francisco, que corta parte da região Nordeste, indicam estudos técnicos que serão levados à decisão política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros responsáveis pelo programa nuclear brasileiro.

O programa nuclear prevê a construção de mais quatro usinas de 1.000 MW até 2030, duas no Nordeste e duas no Sudeste - onde os estudos estão mais atrasados. No Nordeste, a estatal Eletronuclear analisou a possibilidade de construção em 20 locais de quatro Estados: Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Mas áreas próximas ao litoral foram descartadas por causa da existência de grandes reservatórios subterrâneos de água.

Farol da cidade


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

II Processo Seletivo da REG tem inscrições abertas até o dia 05/02/2010

A Residência do Estudante de Guanambi vem informar a toda a comunidade que estão abertas as inscrições para o seu II Processo Seletivo.
Objetivo: selecionar estudantes em situação de vulnerabilidade financeira que queiram ingressar no quadro da REG;
Requisitos: ter concluído o Ensino Médio;
Local de Inscrição: Secretaria da Casa Paroquial (procurar Alcione);
Fechamento das inscrições: 05/02/2010
Mais informações: residenciagbi@gmail.com

Casa própria já: nossa vitória, vitória do povo!
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Zilda Arns morre em terremoto no Haiti, diz sobrinho


Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu no terremoto no Haiti, ocorrido nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (13) pelo gabinete do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, em Curitiba.

Ele irá acompanhar a missão brasileira que seguirá nesta manhã para o Haiti. "Ela faleceu mesmo. Ela estava junto com um tenente e os dois foram atingidos e morreram", disse Flávio Arns ao G1.

Ainda de acordo com o gabinete, Zilda viajou para o Haiti no domingo (10) e realizaria uma palestra às 10h desta quarta-feira na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira (14), teria um encontro com representantes de ONGs e, no dia seguinte, com o arcebispo de Porto Príncipe. O retorno estava marcado para sábado (16).

Zilda Arns Neumann tinha 73 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Ela nasceu em Forquilhinha (SC) e morava em Curitiba.
Um terremoto de magnitude 7 na escala Ritcher atingiu o Haiti destruindo vários prédios na capital, Porto Príncipe, e causando devastação no país da América Central. O tremor afetou a estrutura de telecomunicações no país, e as informações sobre vítimas e danos ainda são desencontradas.


Brasileiros


O Comando do Exército confirmou nesta quarta-feira que quatro militares brasileiros morreram no Haiti, em função do terremoto de magnitude 7 que atingiu o país na véspera. De acordo com o Exército, os militares mortos são: 1º tenente Bruno Ribeiro Mário, o 2º sargento Davi Ramos de Lima, o soldado Antônio José Anacleto e o soldado Tiago Anaya Detimermani, todos do 5° batalhão de Infantaria Leve, com sede em Lorena (SP). Todos eles estavam fora da base no momento do terremoto.


G1

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Conselho do Meio Ambiente de Guanambi traça diretrizes para 2010


Residência dos Estudantes de Guanambi (REG) apresenta proposta de seminário tendo como tema "Meio Ambiente e Desenvolvimento na Serra Geral da Bahia e Bacia do São Francisco" na reunião do Conselho. O debate acerca do seminário ocorrerá na próximo encontro dos conselheiros, dia 01/02/10, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi. O evento está previsto para os dias 20 e 21 de fevereiro.


O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Guanambi realizou nesta segunda feira dia 11 sua primeira reunião de 2010 sob a presidência do Secretario de Agricultura e Meio Ambiente do município, Joventino Neto (Neto de Dim). Composto por representantes de diversos segmentos sociais e do poder publico, o Conselho traçou importantes diretrizes para viabilizar ações na área. “Vamos focar na questão da preservação e principalmente na ampliação das áreas vedes do nosso município, preservação das nascentes e a importância da Serra Geral como patrimônio ambiental da região”, destaca o Secretário Neto de Dim.Outra ação traçada pelo Conselho se refere a questão do uso dos agrotóxicos, principalmente campanhas de recolhimento dos vasilhames para evitar a poluição de barragens, rios e nascentes.


A reunião contou também com as presenças do Presidente da COOTAEG, Noilton Nascimento; Presidente da PRISMA,Emília Blanc; representantes do STR de Guanambi, Antônio Nunes e Valcirez; Presidente do Conselho, Joaquim Silva, que fez uma explanação sobre a criação da Unidade de Conservação da Serra de Monte Alto; Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Morinhos, João Cotrim; diretor da ASCOm, Carmindo da Silva Prates; Secretário do Conselho, José Cláudio Malheiros; representante da Secretária de Educação, Lucidalva Rodrigues; representante da REG, Wanderson; representante da Associação dos Produtores Rurais da Água Branca; INGÁ, Humberto Baleeiro.


Com informações do Blog do Latinha e da Ass. de Imprensa da PMG.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 10 de janeiro de 2010

Posse da nova diretoria da REG e da ASPAREG


Neste domingo (10/01/10), ocorre a posse da nova diretoria da REG e da ASPAREG. Eleitos por consenso entre os residentes no mês de dezembro, os novos membros têm um mandato de 2 anos para ser exercido. Primando pelo princípio da publicidade a REG convida a todos e todas para este evento que ocorrerá a partir das 18h, no Salão Paroquial, situado na Travessa Cicinato Fernandes, n°265, Centro de Guanambi.


Diretoria Eleita:


Presidente - Jaderson Nascimento

Vice-Presidente - Edgard Souza

1°Secretário(a) - Talita Jéssica

2°Secretário(a) - Sidinalva Flores

1° Tesoureiro - Maikon Fernandes

2° Tesoureio - Edvaldo Nascimento


Conselho Fiscal:


Rosana Fernandes

Angelo Manoel

Danyllo Pereira


Suplentes:


Edmilson Nascimento

Paula Horrara

Fernanda



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

América Latina: Guerra na Colômbia está longe do final!


A oligarquia colômbiana não consegue mais se explicar em mais um ano de fracassos no combate a guerrilha marxista mais antiga do planeta. Seu representante maior, o presidente Alvaro Uribe, há muito pregava o fim das FARC. A mídia do país, fiel aos própositos dos dominadores, disseminam, cotidianamente, informações falsas a respeito dos guerrilheiros.


São mais de 7 anos de enfrentamentos somente no regime uribista. O Plano Colômbia, criação estadunidense para supostamente combater o narcotráfico, despejou mais de 3 bilhões de dólares nos cofres do governo. Nada disso impediu que no último mês de novembro, as FARC atacasse uma base do exército no Departamento do Valle Del Cauca, deixando mais de uma dezena de soldados mortos e outras dezenas de feridos.


As FARC, embora com menor presença no país como outrora via-se, encontram-se vigorosas. Em 2009, de acordo com cifras do próprio Exército Colômbiano, foram quase 1000 soldados governistas mortos em combate, números que superaram os de 2008.


"Cada dia, em cada povoado, em cada vereda, em cada município, muitos jovens fazem fila, para ingressar na insurgência. Alguns se movem de seus lugares de origem e aparecem nos acampamentos guerrilheiros, por um problema social que os atingiu: ausência de terra para trabalhar, as fumigações, a falta de crédito, a falta de uma política agrária, a ausência da própria reforma agrária", segundo matéria publicada na Agência de Notícias Nova Colômbia (ANNCOL).


Os guerrilheiros proclamam, em contraposição à idéia da desmobilização: "La oligarquía debe engavetar su quimera!"


Extensas áreas da Colômbia são controladas ou influenciadas direta ou indiretamente pelas FARC. Departamentos (Estados) como Valle del Cauca, Caquetá, Meta, Guaviare etc. possuem municípios inteiros sob o domínio dos guerrilheiros.


A política de "Seguridade Democrática" uribista se mostra falida. Não foi por acaso que o governo anunciou um acordo para a instalação de mais sete bases militares do Estados Unidos em solo colombiano. A Colômbia está se transformando, a cada dia que passa, em uma espécie de "Israel Latino-Americano", devido a forte presença militar-financeira do império estadunidense.


Wanderson Pimenta "Sorriso"



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Artista plástica Rose Fernandes faz exposição em Salvador


A artista plástica, Rose Fernandes inicia nesta terça-feira (05), mais uma exposição de seus trabalhos em Salvador. Durante trinta dias suas obras estarão expostas na Galeria Nelson Daiha, na Praça José de Alencar, 13/19 (Praça do Pelourinho). A artista tem várias obras premiadas no Brasil e no exterior.


Rosania Soares Fernandes Primo nasceu na cidade de Urandi-BA. Aos cinco anos de idade já demonstrava forte tendência pela arte, expressava grande interesse e gosto pelo desenho e pelas cores, legado transmitido pelos seus pais Cosme Fernandes(músico) e Silene Soares Fernandes (poetisa). No ano de 1986 deixou sua terra natal e veio para Guanambi, no sudoeste Baiano. Em 1995 casou-se com Valdeci Ferreira Primo com quem tem uma filha.


Com muita força de vontade e empenho artístico, vem de forma autodidata desenvolvendo seu potencial nas artes plásticas, com estilo próprio e uma variação temática viaja do realismo ao abstrato, aplicando uma diversidade de técnicas como: óleo, acrílico, giz pastel e crayon.


Farol da Cidade
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010

A Grande mentira

Se num belo dia você fosse dormir e sonhasse que durante 2000 anos ti ensinaram muitas mentiras?

Que os seres humanos nada mais é que seres primitivos em busca de evolução e que para domestica-los foram inventados mitos e mitologias?

Que a grande democracia nada mais é que uma grande máfia?

Que o que eles publicitaram por anos, através de filmes hollywoodianos como por exemplo o cigarro nada mais é que um grande mal para sua saúde e que ti pode levar a morte através do câncer?

Que aquele politico que você tanto confiou nada mais é que um bonequinho na mão dos mafiosos?

Que Deus existe mas que não é parte de nenhuma religião?

Que todas religiões são apenas modos e formas de oprimir e deixar os seres do planeta mais ainda opressos e dependentes?

Que somos descendentes de seres extraterrestres e que eles nos deixaram como herança toda suas imperfeições?

Que no fundo não passamos de ratos de laboratórios de raças alienígenas um pouquinho mais evoluídas que a nossa, afinal se nos fazem de cobaia nem tanto evoluídos devem ser.

Mas se de repente você acordasse e descobrisse que tudo isso que acabaste de ler é tudo verdade, como seria seu modo de pensar daqui para frente?

Eu disse se...


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sonho dinamarquês de virar ‘capital ambiental’ do mundo torna-se pesadelo

O maior encontro diplomático dos últimos tempos, realizado em Copenhague, capital da Dinamarca, tinha o objetivo de envolver o mundo em ações concretas para evitar o aquecimento global , uma alta descontrolada da temperatura resultante da ação humana. Mas “omissão” é a palavra que define melhor o “resultado” da 15ª Conferência das Partes (COP), a reunião anual que congrega as nações signatárias da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima das Nações Unidas (United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC).

Este ano a COP foi em Copenhague, capital da Dinamarca, país que sonhava em entrar para a história como o anfitrião de um acordo abrangente que substituísse o Protocolo de Kyoto, acordado em 1997 na COP 3 , sediada na cidade japonesa. Mas, para azar do mundo, o que vai constar nos anais da história será a desconcertante incapacidade de aglutinação da liderança dinamarquesa e a truculenta repressão de manifestações de ONGs ambientalistas.

Esperava-se que os países se comprometessem a cortar gases-estufa segundo as recomendações científicas do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, explicadas em detalhes ao mundo em 2007 – portanto, nenhuma novidade. Para evitar uma alta da temperatura superior a 2°C neste século, seria preciso que as nações industrializadas cortassem suas emissões de gases-estufa em 25% a 40% até 2020, e em 80% a 95% até 2050. As não industrializadas deveriam adotar ações consistentes para frear suas emissões.

O que saiu da Dinamarca foi uma declaração de intenções. Não tem efeito vinculante, mas mesmo que tivesse, não vincularia ninguém a nada muito decisivo. Os países admitem que de fato é bom evitar uma alta da temperatura em 2°C neste século. Daqui a cinco anos volta-se ao debate para ver se não é ainda melhor deixar escrito que é sensato tentar impedir uma alta de 1,5°C.

O “detalhe” da redução das emissões a médio prazo (2020) fica para mês que vem. Os países deverão providenciar "informações nacionais" (o “nacionais” é para ressaltar a soberania das partes) contando para a ONU como estão combatendo o aquecimento global. Objetivos de longo prazo (2050) não foram sequer mencionados.

No papel não há metas, mas há menção a dinheiro. Não significa que ele vai de fato pingar, porque o texto, que não tem força legal, não explica quais mecanismos institucionais seriam responsáveis pela gestão dos recursos.

Está escrito que as nações ricas se comprometem a direcionar US$ 30 bilhões nos próximos três anos para ajudar nações pobres a lidar com as alterações climáticas. Os EUA entram com US$ 3,6 bilhões; o Japão, com US$ 11 bilhões; a União Europeia, com US$ 10,6 bilhões . Os US$ 4,8 bilhões que faltam hão de ser financiados por alguém. Entre 2013 e 2020, o aporte seria elevado para US$ 100 bilhões por ano.

G1

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments