sexta-feira, 29 de junho de 2012

PROCESSO SELETIVO DA R.E.G. 2012.2


A Residência do Estudante de Guanambi esta com processo seletivo visando o ingresso de novos moradores. As vagas são destinadas a cidadãos guanambienses do sexo masculino ou feminino que estejam em situação de vulnerabilidade financeira e tenham interesse em cursar uma Universidade ou um cursinho pré-vestibular em Salvador. A Residência entra com o intuito de abrigar esses estudantes oriundos da nossa cidade na capital do nosso estado.

Os interessados em participar do processo devem comparecer ao salão paroquial até o dia 09 de julho (dia em que se encerram as inscrições) no horário comercial e preencher a ficha de inscrição.

As inscrições também podem ser efetuadas de forma online. Para tal, os interessados devem mandar um e-mail para residenciagbi@gmail.com pedindo o envio da ficha de inscrição. Logo após o recebimento da ficha, o candidato deve preencher a mesma e enviá-la para o e-mail citado acima.

Qualquer dúvida ou maiores informações podem ser esclarecidas pelos telefones: (77) 3451-9377, (77) 9111-1463, ou pelo e-mail residenciagbi@gmail.com .


Postado por Danyllo Souza.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 27 de junho de 2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Apreensões de cocaína triplicam em seis anos, aponta ONU

Em 2010, de acordo com o Relatório Mundial Sobre Drogas, foram apreendidas 27 toneladas do entorpecente. As apreensões federais de cocaína triplicaram entre 2004 e 2010, atingindo 27 toneladas, de acordo com o Relatório Mundial Sobre Drogas 2012, divulgado hoje (26) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). Alguns dados indicam ainda uma expansão do mercado de, particularmente de crack (droga derivada de cocaína) em alguns países da América do Sul.

O uso de cocaína também aumentou entre as nações sul-americanas, inclusive no Brasil e em outros países que fazem parte do Cone Sul, a partir de meados da década de 90 até 2005. “Dados de pesquisas recentes para o Brasil estão indisponíveis, mas a preocupação com o aumento do uso de cocaína no Brasil se reflete no programa nacional que o País lançou em dezembro de 2011. O aumento nas apreensões também pode refletir o papel do Brasil como um País de partida para a cocaína contrabandeada por meio do Oceano Atlântico”, destaca o relatório.

Em todo o mundo, estima-se que cerca de 230 milhões de pessoas (5% da população adulta, com idade entre 15 e 64 anos) tenham usado alguma droga ilícita pelo menos uma vez em 2010. O problema da droga atinge cerca de 27 milhões de pessoas, o que representa 0,6% da população mundial. Praticamente uma em cada 100 mortes entre adultos é atribuída ao uso de drogas ilícitas.

Segundo a publicação, o consumo e a produção de drogas ilícitas, como a cocaína, a heroína e a maconha, têm ficado estável, apesar de mudanças nos fluxos e mercados de consumo dessas substâncias.

O relatório mostra ainda que 13% dos usuários de drogas têm problemas com a dependência, incluindo distúrbios e o aumento da incidência de contração do vírus HIV, de hepatite C e hepatite B – entre usuários de substâncias injetáveis.

De acordo com o Unodc, a maconha e os estimulantes do tipo anfetaminas são as drogas mais usadas no mundo. Globalmente, o consumo de cocaína ficou estável, com o número de usuários estimado em 2010 entre 13,3 milhões e 19,7 milhões, correspondendo a 0,4% da população adulta mundial.

Os principais mercados de cocaína continuam a ser a América do Norte, a América do Sul e as Europas Central e Ocidental. O consumo de cocaína entre os adultos diminuiu nos Estados Unidos, passando de 3% em 2006 para 2,2% em 2010. De acordo com o Unodc, isso pode estar relacionado ao declínio de 47% na fabricação de cocaína na Colômbia.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 25 de junho de 2012

JOVENS DE TODO PAÍS CRIAM MANEIRAS DE JUNTAR RECURSOS PARA VIR PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO2013




Quando o assunto é Jornada Mundial da Juventude, tudo pode começar em pizza para os jovens da paróquia Santa Gertrudes, em São Paulo. Para arrecadar dinheiro para as inscrições, e para a futura viagem ao Rio de Janeiro, Letícia Pereira conta que seu o grupo vai botar a mão na massa e fazer pizzas que serão vendidas semiprontas.

Aproveitar o apetite das pessoas também é uma estratégia do grupo de jovens Jorac, da Paróquia São João Bosco, da cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. “Nosso próximo projeto é fazer uma feijoada na quadra da igreja”, informa Allana Oliveira, coordenadora do grupo.
“Estamos confiantes no Senhor de que conseguiremos alcançar o nosso objetivo”, disse Allana que esteve no Rio para a JDJ. “No dia 31 de março eu tive a honra de ir ao Rio de Janeiro e participar da Jornada Diocesana da Juventude que aconteceu em Ipanema e posso dizer que senti uma emoção muito grande, fiquei impressionada. Foi um pequeno gostinho do que está por vir ano que vem, voltei muito mais animada para trabalhar por este propósito”, ressaltou.
Em Aracaju, Maycon de Jesus descreve que arrecadar verbas é desafio que vem sendo encarado pessoal e coletivamente “Cada um está fazendo seu próprio cofre. Além disso, estamos fazendo rifas relâmpagos com quadros religiosos e promovemos shows em que toda a arrecadação é diretamente voltada para nossas passagens e pagamentos da JMJ”, disse.
“Para conseguirmos o dinheiro pra irmos até a JMJ em Madri tivemos que montar uma grande equipe de apoio e foi essa belíssima equipe de apoio, formada por irmãos na caminhada que conseguimos alcançar essa vitória que celebramos como uma vitória de todos nós”, explicou ao falar do esforço para ir a Jornada em 2011. Esse esforço se renova em diversas atividades para participar da JMJ Rio2013. “Estamos trabalhando todos juntos para que possamos viver esse momento único em família. Nosso verdadeiro papel é tentar mostrar aos jovens que ainda não conhecem do que se trata uma JMJ”, concluiu.


Fonte:http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/382/jovens-de-todo-o-pais-criam-maneiras-de-juntar-recursos-para-vir-para-a-jmj-rio2013#
Postado por Clebiana Souza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 23 de junho de 2012

Observação: O número contemplado do balaio de são joão 2012 organizado pela REG é o 219. Tendo como vencedor o  mesmo: Rafael Matos Rocha
O número que está abaixo foi um erro de digitação, peço desculpas aos demais.

Grata,
      A   R.E.G
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Balaio de São João 2012
Vencedor: Rafael Matos Rocha; Número contemplado: 291.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Encontro com a realidade


É possível que alguns de nossos leitores mais jovens se surpreendam com a longevidade do debate em torno do dilema “desenvolvimento econômico ou preservação do meio ambiente”. Nos anos 50 do século XX, o tema já alimentava discussões na Universidade de São Paulo, com mais frequência na Faculdade de Economia, a FEA-USP.
Vivíamos, à época, a ênfase do desenvolvimento acelerado que marcou o governo JK, com a expansão da indústria automobilística, as grandes obras de infraestrutura, especialmente no setor rodoviário, a indústria de construção naval e a metassíntese do crescimento orientado para o interior com a mudança da capital federal para Brasília.
Um dos nossos mestres, o professor Nicholas Georgescu Roegen, grande economista romeno que nos ajudou muito na USP, nos ensinava que “o mundo era finito e que, um dia, o desenvolvimento teria de marcar um encontro com a realidade”. Demorou um pouco, mas chegou a hora… Há sempre a possibilidade de conciliação entre o processo de desenvolvimento e a preservação ambiental.
A consciência desse fato começou a aparecer de forma mais transparente nos anos 70 do século XX, com a preocupação de que as grandes obras de infraestrutura requeridas no processo de crescimento iriam danificar a natureza e com o tempo destruiriam o ambiente em que vivíamos. Tivemos uma demonstração muito clara dessa preocupação quando o Banco Mundial começou a condicionar o financiamento dos nossos maiores projetos à elaboração de programas de conservação da natureza. O desenvolvimento da exploração mineral na Região Amazônica – o Programa do Grande Carajás – foi o primeiro empreendimento a atender às condicionalidades apresentadas pelo Banco Mundial, em matéria de proteção ambiental, para então aprovar o financiamento. O projeto incluiu desde a extração de minérios, a implantação do sistema de transportes para o escoamento da produção (rodovia, ferrovia e porto), até o aproveitamento integrado da hidroeletricidade e da navegação no Rio Tocantins.
O então presidente do Banco Mundial, Robert McNamara, tinha sido secretário da Defesa dos Estados Unidos, quando autorizara o uso do napalm nas florestas asiáticas e, certamente, tinha alguma dor na consciência pela destruição do meio ambiente nas guerras da Coreia e do Vietnã. Ao assumir o banco, ele passou a exigir com muita dureza compromissos para preservar o meio ambiente nos projetos que financiava. Foi quando realmente essa conscientização se transformou em prática corrente, pois teoricamente essas ideias já eram discutidas há bastante tempo.
Não sei qual tratamento será dado às recomendações para o desenvolvimento sustentado na Conferência Rio+20 que a ONU patrocina entre 20 e 22 de junho no Rio de Janeiro. É importante compreender que o mundo é mesmo finito: chegou o momento de lidar com a sentença do professor Georgescu e enfrentar o fato de que talvez a humanidade tenha de se conformar com um crescimento mais moderado daqui por diante. Esse processo de discussão agora é necessário para conscientizar as pessoas de que não haverá como acomodar toda a população que está chegando aos mercados com um padrão de consumo equivalente aos níveis americanos.
Na solenidade de abertura do Pavilhão Brasil, que antecedeu uma semana a Rio+20, a presidenta Dilma foi bastante objetiva ao afirmar que “o cuidado com o meio ambiente deve ser parte do desenvolvimento de um país e não pode mudar ao sabor de crises. Significa um posicionamento ‘pró-crescer’, incluir, preservar e conservar, como parte intrínseca de uma concepção de desenvolvimento. Significa, também, melhorar a produtividade do nosso solo, preservar os recursos naturais e defender o desenvolvimento que queremos”.
O que vai funcionar na prática é exatamente o resultado do grande esforço tecnológico em desenvolvimento na indústria, na própria atividade de campo dos agricultores, nas descobertas que eles fizerem, na integração da pesquisa e dos processos produtivos.
Aos ecologistas mais ansiosos que defendem a redução do consumo é bom lembrar que ainda estamos a meio caminho do objetivo de garantir aos brasileiros três refeições ao dia. E que isso exigirá um forte aumento na produção de alimentos e na oferta de energia, especialmente do potencial amazônico.
Postado por Anderson Nascimento


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 19 de junho de 2012

Estudantes da UFBA ocupam reitoria durante protesto, em Salvador


Protesto começou na tarde desta terça-feira (19), na sede da Reitoria.
Grupo afirma que irá fazer vigília dentro de salão nobre da instituição.





Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizam protesto na tarde desta terça-feira (19), na sede da Reitoria, situada no bairro Canela, em Salvador. Dentre os estudantes, a maioria cursa enfermagem, nutrição e gastronomia. Eles reivindicam melhor infraestrutura para estudo prático. No local, também há alunos de química e medicina, por exemplo. Segundo estudantes, o grupo ficará acampado no salão nobre da reitoria, em vigília, nesta terça. A mobilização é organizada pelo Comando de Greve do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os alunos da UFBA deflagraram greve em assembleia no início de junho, mas parte continua a frequentar algumas faculdades. (Foto: Jairo Gonçalves/G1)




Fonte: G1
Postado por: Talita Jéssica





Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A população brasileira não sabe o que é a Rio+20


Para quem acompanha as notícias sobre a Rio+20, fica a impressão de que toda a sociedade brasileira está discutindo os principais temas da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que começa nesta quarta 13.É, na verdade, uma doce e triste ilusão de poucos diante da maioria da população que segue em seu cotidiano sem ter a mínima ideia do que é essa tal de Rio+ … o que mesmo?
Essa foi a constatação de um estudo divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente apenas uma semana antes do início do encontro.  Segundo a pesquisa intitulada “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, 78% dos brasileiros desconhecem a conferência.Da enquete participaram 2 mil pessoas. O meio ambiente ocupou a 6ª colocação dos problemas nacionais, citado por 13% dos entrevistados.  A saúde ocupa o primeiro lugar (81%); em segundo, a violência (65%) e, na sequência, o desemprego (34%).
Ao comentar os resultados, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira demonstrou otimismo, pois segundo ela, na época da Eco-92, 6% dos entrevistados disseram conhecer a conferência, contra os atuais 22%.Será mesmo motivo de alguma satisfação alcançar esses números, mesmo que superiores em comparação aos de 1992? O agravamento dos problemas ambientais e de um mundo cada vez mais insustentável não seriam razões suficientes para a ampliação exponencial na percepção das pessoas quanto à importância do evento?  Para ¾ da população brasileira a resposta para a segunda questão é, simplesmente: não!

O desafio da Cúpula dos Povos
Tais resultados não contribuem para mudar o atual estado de coisas no qual os países e as grandes corporações tentam acomodar seus interesses particulares com o mínimo esforço. A esperança de muitos, durante o encontro, ainda reside na mobilização das organizações da sociedade civil no sentido de pressionar nossos líderes a tomar decisões efetivas que coloquem o planeta no rumo do desenvolvimento sustentável.
As milhares de pessoas que estarão reunidas no Aterro do Flamengo vindas de todas as partes do mundo para participar da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, terão agora que redobrar seus esforços e gritar ainda mais alto para fazer frente a pauta oficial da conferência baseada na  economia verde e  na institucionalidade global, consideradas pelos organizadores da Cúpula dos Povos como “insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas”.O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon já alertou para a oportunidade única representada pela conferência, “a Rio+20 é uma chance em uma geração para conseguir progressos em direção à economia sustentável no futuro e se a perdermos, precisaremos esperar por muito tempo”.
Talvez seja esperar demais das autoridades mundiais que estarão reunidas no Riocentro a partir do dia 20/06, ações sustentáveis de alcance mundial. Ou não?
Quem sabe o soar dos tambores no Aterro sensibilizem os poderosos da Terra a sair de seus ilusórios “quadrados” e sejam capazes de ouvir as vozes de uma parte da sociedade que anseia por um mundo mais justo, equilibrado e sustentável.
Postado por Paula Horrara

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cientistas pedem avanços em medidas de proteção à vida marinha



Grande Barreira de Corais, na Austrália (Foto: Reuters)
Cientistas dizem que desde a Rio-92, pouco foi feito para proteger a vida marinha. Apesar de promessas de proteger habitats-chave e restringir a pesca, eles dizem que os progressos foram "lamentáveis".Essa análise, presente na publicação científicaScience, está em discussão durantes os preparativos finais para a conferência Rio+20, que começa na próxima semana.
Conservacionistas ficaram encantados com a decisão da Austrália de criar a maior rede de reservas marinhas do mundo.Globalmente, porém, eles dizem que o cenário é sombrio."Nossa análise mostra que quase nenhum dos compromissos assumidos pelos governos para proteger os oceanos foi cumprido", disse Jonathan Baillie, diretor de conservação da Sociedade Zoológica de Londres"Para que esses processos internacionais sejam levados a sério, os governos precisam ser responsabilizados e qualquer comprometimento futuro deve vir acompanhado de planos claros para implementação e de um processo para avaliar o sucesso ou o fracasso."Os pesquisadores avaliaram os vários compromissos assumidos na Rio-92 e, dez anos depois, na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Johanesburgo.Os governos prometeram estabelecer uma rede ecologicamente viável de reservas marinhas até 2012, eliminar subsídios que contribuem para pesca ilegal, proteger habitats cruciais, cuidar das necessidades de pescadores locais e restaurar estoques de pescados a níveis saudáveis até 2015.Os subsídios não foram eliminados e a pesca ilegal continua sendo grande motivo de preocupação em algumas partes do mundo.Pouco mais de 1% dos mares estão protegidos. Dois anos atrás, os governos concordaram em aumentar esse índice para 10% até 2020. No entanto, a nova análise mostra que, no ritmo atual, o mundo não deverá cumprir essa meta.A promessa de restaurar os estoques para níveis viáveis até 2015 também tem apresentado progresso lento. Ministros europeus, em um encontro nesta semana, estabeleceram um prazo até 2020 para cumprir essa meta em águas da União Europeia.A mais recente exceção a esse cenário sombrio surgiu no início desta semana, quando o governo australiano anunciou que está criando uma rede de reservas marinhas ao longo de sua costa que irá cobrir 3,1 milhões de quilômetros quadrados de água, incluindo o ecologicamente rico Mar de Coral, na costa de Queensland.Conservacionistas esperam que essa notícia, dias antes da chegada dos ministros no Rio de Janeiro, inspire outros países a se comprometer com salvaguardas fortes.Os oceanos não estão entre os temas principais da Rio+20.O "pacote" de resultados que os negociadores dos governos estão discutindo inclui concordar em estabelecer reservas marinhas em águas internacionais, concordar com o uso equitativo dos recursos genéticos dos oceanos e o compromisso de que os países ricos irão ajudar nações pobres com tecnologia.Uma decisão de eliminar gradualmente subsídios nocivos também é possível.Mas nas várias rodadas de discussões preparatórias, que começaram seis meses atrás, houve poucos sinais de que todos os governos estejam interessados nessas medidas.Os Estados Unidos são contra o compromisso de divisão equitativa dos recursos genéticos dos oceanos; países em desenvolvimento dizem que sem essa garantia, eles não vão concordar com áreas protegidas em alto mar."Nós estamos preocupados com a possibilidade de que alguns países estejam começando a recuar nos compromissos que assumiram há dez anos, em Johanesburgo", disse Sue Lieberman, diretora de política internacional do Pew Environment Group."Mas ainda há tempo para que os países avancem além do que concordaram em 2002, especialmente em relação ao alto mar", disse ela à BBC News.Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120614_rio20_oceanos_ac.shtml

Érika Matos
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 12 de junho de 2012

UFBA inaugura Residência Universitária homenageando liderança estudantil


A Universidade Federal da Bahia inaugura, no próximo dia 4 de julho, a Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima. Localizada na Avenida Anita Garibaldi, n.° 1.207, quase em frente ao portão do Campus de Ondina do Instituto de Geociências, a residência é o primeiro prédio da UFBA a homenagear uma liderança estudantil da Universidade, o estudante de Enfermagem Frederico Perez, morto em trágico acidente no início deste ano.
Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima é também o primeiro prédio projetado para esta finalidade e, assim, oferece condições de alojamento bastante superiores às das demais RU. São 49 apartamentos de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de estudo, e mais um apartamento adaptado para cadeirantes, localizado no andar térreo do prédio, com acesso por rampas de pequena inclinação.
Cada apartamento padrão é destinado a quatro estudantes, e o adaptado, a três, o que significa que a residência tem capacidade para 199 moradores. Todos os apartamentos estão completamente mobiliados, inclusive com computador e aparelho de televisão. Além disto, a residência disporá de lavanderia e sala de informática.
Por: Ângelo Fernandes 
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Servidores técnicos-administrativos da UFBA e UFRB deflagram greve


Em assembleia da categoria, maioria dos 450 servidores votou pró-greve.
Juntas, universidades federais baianas têm cerca de 4.200 profissionais.



Os servidores técnicos administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deflagraram greve na assembleia-geral da categoria, que ocorreu nesta segunda-feira (11), em Salvador. Os servidores mantêm as atividades até a quinta-feira (14), dia em que se inicia oficialmente a paralisação.
"Temos que respeitar a lei de greve, que prevê prazo de 72 horas para nos adequar e apresentar uma proposta para funcionamento dos hospitais universitários, considerados serviços essenciais", afirma Nadja Rabello, coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA e UFRB (Assufba). De acordo com ela, juntas, as duas universidades possuem cerca de 4.200 profissionais, a grande maioria, 3.200, com atuação na UFBA.
Atualmente, o piso salarial da categoria é de R$ 1.096. O objetivo da greve é pressionar a abertura da negociação com o Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, para a consolidação do plano de carreira com piso de três salários mínimos, além de aumento em 5% no benefício chamado Step. Pedem ainda racionalização de cargos e reposicioamento dos aposentados.
Segundo Nadja Rabello, a paralisação da categoria independe do movimento dos estudantes ou dos professores. "A nossa greve é desvinculada dos alunos. O movimento já está estabelecido desde a greve do ano passado, que não houve acordo. A data limite para o Governo [Federal] apresentar uma proposta foi no dia 31 de maio. A partir de então, nós decidimos iniciar a paralisação", explica. Cerca de 450 pessoas, de acordo com a Assufba, votaram na assembleia. O movimento, que é nacional, é apoiado pela Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras).
Fonte: G1
Postado por Danyllo P. Souza.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Produção de chuva artificial deve começar na próxima semana em Conquista.



A produção de chuvas artificiais no interior da Bahia já começou. A região de Itaberaba foi a primeira a receber essa tecnologia, que está sendo testada no Estado por meio da empresa ModClima. Até agora a empresa, contratada pelo Governo do Estado, conseguiu provocar sete pancadas de chuvas que deve amenizar o efeito da seca na agricultura.
Em Vitória da Conquista é grande a expectativa para que se inicie o processo de produção de chuva artificial. No entanto, ainda não há uma data definida para se iniciar esse procedimento no município. A expectativa da Secretaria Estadual de Agricultura é que os aviões da ModClima possam começar a bombardear as nuvens de Conquista a partir da próxima semana.
Na região, a longa estiagem afetou e causou um enorme prejuízo aos cafeicultores e pecuaristas. Segundo especialistas, essa época do ano não é a mais propícia para esse tipo de operação. A possibilidade de ocorrer chuva varia de zero a 40%
   
       Fonte: http://www.alocidade.com.br/home.php?lk=4&id=10871
     
      Postado: Clebiana

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Isenção de Taxa de Inscrição - UFBA


Calendário para Isenção - Vestibular 2013
Inscrições
Resultado provisório
(pendente da documentação)
26/06
Entrega dos documentos
27 junho a 16 de julho
Análise e Deferimento dos Históricos escolares
Resultado Final
Até 06.08
Recurso contra o cancelamento da Isenção 07 a 09 de Agosto

ATENÇÃO, INSTRUÇÕES :
Após a divulgação dos resultados, o candidato que constar na lista deverá enviar documentação comprobatória de escolaridade no Ensino Médio conforme itens 19 a 21 do edital
• Candidatos Quilombolas e aldeados, devem comprovar sua condição de participação através de documentação exigida no item 6 do edital.
- Os candidatos isentos não pagarão nada pela inscrição.
- Os candidatos que requereram, mas não foram contemplados com a Isenção, poderão abater R$ 5,00 do valor da taxa de inscrição no Vestibular.
- Todos os candidatos deverão inscrever-se normalmente no Vestibular UFBA 2013, no período de 14 de agosto a 12 de setembro de 2012 


Por: Ângelo Fernandes


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

É preciso descer do pedestal para entender a Nova Classe Média

Em dez anos, algumas mudanças econômicas colocaram o Brasil num patamar evolutivo. Muitos brasileiros, antes considerados de baixa renda, conseguiram acesso ao crédito através de empregos formais que contribuíram para o aumento da renda familiar. Essa rede de mudanças permitiu a este cidadão dar boas vindas a um estilo de vida mais consumista. Os sonhos são hoje possíveis de serem concretizados.

O que esse brasileiro percebeu é que pode tornar a sua vida mais confortável através de bens de consumo que podem ser adquiridos de imediato sem torrar todo seu orçamento. O crédito possibilitou essa virada e consolidou o que chamamos de Nova Classe Média Brasileira.
Também conhecida por Classe C, a NCM representa a maioria de consumidores em todas as categorias de consumo: móveis e eletrodomésticos, alimentação e bebidas, roupas e calçados, entre outros.
O acesso a serviços também tem a liderança deste novo consumidor, que pode agora ser visto em ambientes nunca antes frequentados, como nos saguões dos aeroportos, shoppings, cinemas e academias. E essa presença impactante de consumidores com códigos diferentes contribuiu não apenas para movimentar a economia do país, mas para gerar incômodo da antiga classe média (Classes A e B) que viu seu espaço, antes exclusivo, invadido por uma superpopulação que antes “não existia” na prática.
Além do preconceito causado pelo aumento do número de pessoas em lugares antes restritos, a elite também demonstra preconceito em relação às diferenças cognitivas existentes entre as classes sociais.
Realizamos uma pesquisa online no segundo trimestre de 2011 que comprova isto: 55,3% da elite afirmou que deveria haver produtos diferenciados para ricos e pobres e 48,4% acredita que a qualidade dos serviços piorou com o maior acesso a população.
E esta mesma fatia social que repudia a chegada da classe C é aquela que está à frente das grandes empresas e agências de publicidade, o que torna mais difícil ainda atingir este público, pois para isto é preciso ter humildade e quebrar esta barreira.
Os empresários precisam enxergar que há tempos a classe C deixou de ser um nicho de mercado e olhar pra ela com outros olhos, até porque ela representa 53,9% da população brasileira. São 104 milhões de consumidores ignorados, sendo que os próprios comerciais de tevê são destinados para o público A/B.
O grande erro é achar que a Nova Classe Média deseja ser como a elite. Esse cara deseja sim melhorar de vida, mas não se espelha no rico, que considera perdulário, e sim no vizinho, que acabou de comprar um carro, por exemplo.
Outro equívoco é querer empurrar produto baratinho e vagabundo para este consumidor.
A Nova Classe Média valoriza cada vez mais a qualidade dos produtos que consome e não se importa de pagar um pouco a mais para garantir isto. É um mercado que trabalha muito bem com a relação de custo benefício, até porque, na hora de lavar a roupa suja, o que conta não é o preço do sabão em pó, mas a sua eficácia e durabilidade, e isso a dona de casa da Classe C sabe muito bem.
Estes aspectos comportamentais fazem toda a diferença para elaborar estratégias acertadas de negócios, e por isso acredito que é preciso descer do pedestal e entrar em contato com a realidade desse público, que nós aqui do instituto Data Popular chamamos de Brasil de Verdade.
Postado por Anderson Nascimento


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 6 de junho de 2012

MEC aprova 360 novas vagas para medicina na Bahia

O Ministério da Educação aprovou a criação de 360 novas vagas para cursos de medicina na Bahia. As oportunidades serão distribuídas em quatro instituições de ensino superior federais e uma privada. 

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, vão oferecer 80 vagas cada; a Universidade do Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Paulo Afonso, 40 e a Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), localizada em Santo Antônio de Jesus, 60.

Já a Universidade de Salvador (Unifacs), com sede na capital baiana, vai contar com 100 vagas. 

A ampliação de oportunidades para estudar medicina também atingiu outros estados. No total foram anunciadas mais 2.415 vagas em cursos de medicina para o segundo semestre deste ano nas instituições federais e particulares do país. 

O objetivo é aumentar o número de médicos no Brasil. Atualmente, a média para cada mil habitantes é de 1,8 profissionais nessa área, abaixo do índice de outros países da América Latina. A Argentina e Uruguai tem 3,1 e 3,7 médicos por mil habitantes, respectivamente.
ATARDE ON LINE 


postado por Alisson Nunes 

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Senado aprova projeto que reserva 50% de vagas em universidades para alunos da rede pública


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (6) projeto de lei que reserva 50% das vagas em universidades federais e estaduais para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública. O mesmo percentual será aplicado nas instituições federais de ensino técnico de nível médio.

A matéria ainda será votada em outras duas comissões – Educação e a de Assuntos Sociais. Pela proposta já aprovada na Câmara, metade das vagas previstas será reservada a estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

As vagas, segundo o projeto, serão preenchidas por curso e turno, pelas pessoas que se autodeclararem negros, pardos e indígenas através de cota racial. Para efeito de cálculo, será levado em conta a população desses brasileiros no estado onde estiver instalada a instituição de ensino com base no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No caso de não preenchimento das vagas, de acordo com os critérios estabelecidos, a sobra será completada por estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas sem qualquer distinção racial.

Pelo projeto de lei da Câmara, o governo federal terá um prazo de dez anos, a contar da promulgação da lei, para se adequar às novas regras. Neste período, será feita a revisão do programa de acesso nas instituições de educação superior.

Em seu parecer, a senadora Ana Rita (PT-ES) diz que a adoção de legislação punitiva ao crime de racismo é insuficiente para reduzir a assimetria entre brancos e negros. 

“De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os brasileiros negros, pretos e pardos constituem 49,5% da população e encontram-se em situação de grande desigualdade em relação aos brancos em todos os indicadores sociais”, disse a senadora. As informações são da Agência Brasil.


Fonte: Correio da Bahia
Postado por: Talita Jéssica
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Governador apresenta proposta para professores grevistas na Bahia


O governador Jaques Wagner apresentou nesta segunda-feira (4) proposta de reajuste entre 22% e 26% em novembro deste ano e abril de 2013 em forma de progressão na carreira para os professores da rede pública estadual voltarem às salas de aula.
A declaração foi feita nesta manhã em entrevista à TV Bahia. Na ocasião, Wagner disse que o reajuste seria em outubro de 2012 e abril de 2013, mas o Governo do Estado enviou nota oficial corrigindo a informação, substituindo o mês de outubro pelo mês de novembro.
A greve da categoria completa 55 dias nesta segunda-feira. O governador disse que as propostas serão cumpridas apenas após o retorno às salas de aula.
“Nós oferecemos um ganho real para o final de 2013 de 4% e final de 2014 para 3%. Antes de começar a greve, nós fizemos uma oferta para que esse reajuste de 4% e 3% fosse antecipado e substituído por uma progressão na carreira, que corresponderia até abril do ano que vem até mais do que 22% a depender da categoria. Iria de 22% chegando a 26%”, disse o governador em entrevista à TV Bahia.
Com a recolocação dessa proposta, o governador disse pretender um acordo com os professores estaduais e chegar ao fim da greve ainda nesta semana.
O presidente da APLB-BA, Rui Oliveira, disse ao G1 que aguarda o pronunciamento oficial da proposta aos sindicalistas. A categoria realiza nova assembleia na terça-feira (5), às 9h, em frente à Secretaria de Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Movimento grevista
Os professores querem reajuste de 22,22%. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional, e depois ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio. Na última terça-feira (29), conseguiram uma liminar da Justiça que determina o pagamento dos sálarios do mês de abril e maio, que estavam suspensos. O Governo da Bahia informou que irá recorrer da decisão.


Postado por Paula Horrara

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 3 de junho de 2012

Medicina Veterinária foi oficialmente inserida na área da saúde



Em 1946, a Organização Mundial de Saúde criou a Saúde Pública Veterinária (SPV), designando algumas atribuições a esses profissionais, e desde então vêm sendo feitos seminários para melhor esclarecimento para os mesmos e para toda a população sobre as diretrizes desse trabalho.
À graduação em Medicina Veterinária não compete apenas a saúde animal diretamente, apesar de ser a visão que a maioria das pessoas tem. Um veterinário formado tem capacitação legal para atuar em várias áreas, como: clínica, fiscalização de carne e leite, assim como seus derivados, pesquisas, centro de zoonoses e epidemiologia, vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador, principalmente rural, entre outros diversos campos. Logo, conclui-se que muitas dessas especializações beneficiam mais o homem do que o próprio animal.
No entanto, as faculdades ainda não têm enfatizado tanto a aprendizagem nesse setor, para que mesmo recém-formados consigam atender às necessidades da população, já que esse mercado vem crescendo tanto. É função de um Médico Veterinário Sanitarista auxiliar na proteção e promoção da saúde humana, estabelecendo vínculos com a agricultura, alimentação, saúde animal, meio ambiente e educação.
Para melhor preparar seus alunos, as universidades de veterinária deveriam aprimorar seu conteúdo teórico relacionado à saúde pública, promovendo debates e atividades práticas, onde o futuro profissional aplicará o que aprendeu dentro de sala, organizando as informações e as assimilando com maior facilidade. Esse momento poderá fazer com que os cursos modifiquem um pouco sua forma de trabalhar e passem a privilegiar igualmente todas as áreas, para a formação de um profissional completo e com um pensamento crítico e mais consciente.

Fontes : Revista CFMV
Adaptação: Revista Veterinária

Postado por: Monique Ciríaco  Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mutirão de testes de HIV será realizado no centro de SP


Um mutirão de testes rápidos para o diagnóstico do HIV será realizado nos próximos dias 4 e 5, datas que antecedem a 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no próximo dia 10. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a ação vai acontecer na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, no centro da capital paulista.

Serão mil testes rápidos disponibilizados, além de 25 mil preservativos e panfletos com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo, de acordo com a Secretaria, é incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids. Mais de 30 profissionais trabalharão no mutirão, organizado pela Secretaria do Estado da Cultura em parceria com o Programa Municipal DST/Aids-SP.

Aproximadamente metade dos óbitos por Aids no Estado estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção, informa a Secretaria da Saúde. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, Maria Clara Gianna, "todos os dias, nove paulistas morrem em decorrência da Aids. A testagem é gratuita e disponível em toda a rede pública de saúde."

O teste rápido do HIV leva aproximadamente 30 minutos para ser realizado e sua eficácia é igual ao teste tradicional. Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa.

Fonte: Uol Notícias
Postado por: Fernanda Fiuza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments