sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A TELEVISÃO E O SEU PODER DE TRANSFORMAÇÃO

A televisão se tornou com o passar dos tempos um aparelho indispensável em todas as residências, sendo usada como um meio de comunicação adequadamente ou não.

“A televisão aumenta o número de telespectadores na proporção que diminui o número de cidadãos”.
(Millör Fernandes)

No Brasil, a TV é utilizada de várias maneiras pelas emissoras, sendo essas, educativa e/ou alienadora. A primeira não é muito praticada, pois a audiência nem sempre é a esperada. A segunda é usada em alta escala, pois políticos corruptos, grandes empresários e grupos religiosos pagam muito caro para que o poder de manipulação interfira na forma de pensar e escolher das pessoas.

“Fácil veículo de fáceis sugestões, a TV também é encarada como estímulo de uma falsa participação, de um falso sentido da dramaticidade”.
(Umberto Eco)

A falsa participação que Eco cita na frase acima é aquela onde a TV induz você a ficar mais tempo na frente da mesma se emocionando com os acontecimentos bons e ruins, mantendo-se parado sem nenhuma ação, para que os grupos citados no terceiro parágrafo tenham maior liberdade de manipular cada vez mais o povo brasileiro.

Com essa má utilização do meio de comunicação, fatos reais são omitidos, pessoas são transformadas em “deuses” ou “monstros” acarretando em uma grande falsidade na cabeça das pessoas. Conscientização e saber filtrar aquilo que é transmitido ajuda a mudar esse quadro.
Danyllo Pereira Souza ( Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: