quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mato Grosso é o maior consumidor de fertilizantes do mundo


O Estado do Mato Grosso foi considerado o maior produtor de grãos na atual temporada, além de ser o maior consumidor de fertilizantes por hectare no mundo. A justificativa é a de que o solo do Estado tem baixa fertilidade natural e, por isso é necessária a utilização de 450 kg de adubo por hectare cultivado.


Em entrevista ao site agronline, a analista de custos do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (Imea), Luana Camila de Almeida, afirmou que "a média de consumo de fertilizantes por hectare do estado é praticamente a soma das médias de aplicação da Argentina, dos Estados Unidos e do dobro do Paraná". Essa necessidade faz com que a dependência das transnacionais responsáveis pela venda de fertilizantes seja ainda maior.


O consumo nacional de fertilizantes em 2009 teve uma queda de 26,5 % em relação a 2008, no período de janeiro a maio, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no consumo de fertilizantes, atrás de China, Índia e Estados Unidos.


(Com informações do Portal do Agronegócio e Agronline)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: