terça-feira, 27 de dezembro de 2011




Se você busca ingressar no serviço público para conseguir estabilidade e melhores salários aqui está uma oportunidade de ouro para o seu sucesso. A Residência Estudantil de Guanambi esta realizando a partir do dia 02 de janeiro, às 19 horas, na Escola Municipal Dr José Bastos (localizada no cruzamento entre as ruas Barão de Macaúbas e José Bastos) , bairro Vomitamel, o seu segundo curso preparatório para concursos. Esse curso tem como objetivo preparar os alunos para as provas dos diversos concursos que ocorrerão em 2012. Trata-se de mais uma iniciativa social promovida pela REG visando dar maiores oportunidades a população carente de nossa cidade.

As inscrições já podem ser realizadas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível a secretaria da casa paroquial (fundo dos Correios). Maiores informações podem ser obtidas através dos seguintes meios de comunicação:

E-mail: andersongbi@gmail.com

Fone: 3451-6245
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ministério da Educação antecipa resultados do Enem 2011

O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação a partir de hoje (21) no site do exame.
Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.
A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.
Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/12/21/ministerio-da-educacao-antecipa-resultados-do-enem-2011.jhtm

Postado por Vinícius Braz Lelis
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Planos de saúde terão prazo para agendar consultas




Em pediatria, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e clínica médica, prazo máximo será de sete dias úteis a partir de amanhã

As operadoras de planos de saúde deverão garantir aos consumidores a marcação de consultas, exames e cirurgias nos prazos máximos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No caso de consultas básicas - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia - o prazo máximo será de sete dias úteis. A regra começa a valer a partir da segunda-feira de 19 de dezembro.
Além de estabelecer um prazo máximo para o atendimento, que vai de três a 21 dias, a norma também determina que cada operadora de plano de saúde deverá oferecer pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.

"A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores e sim regular para que haja no mínimo uma alternativa disponível, ou seja, a operadora deverá garantir o atendimento no tempo previsto, mas não exatamente com o profissional de escolha do beneficiário", afirmou, em comunicado, a diretora adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Carla Soares.

De acordo com a ANS, as empresas de planos de saúde que não obedecerem aos prazos definidos sofrerão penalidades e, em casos de descumprimentos constantes, poderão passar por medidas administrativas.

Entre os demais prazos, as consultas em outras especialidades médicas terão um prazo máximo de 14 dias úteis. Já o prazo para marcar consultas com fonoaudiólogo, nutricionistas, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapia será de dez dias. Já os serviços de diagnóstico o prazo máximo será de três dias. Os casos de urgência e emergência o atendimento deverá ser imediato.


Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
Postado por: Monique Ciríaco Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

SAC inicia operação para aumentar emissão de RG durante o verão





Segundo órgão, nesta época do ano cresce a procura pelo documento.
Unidade móvel fará visitas a comunidades próximas a escolas.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) começa na próxima segunda-feira (19), a Operação Verão, que vai ampliar o funcionamento de alguns postos para incrementar o atendimento neste período.
Segundo o órgão, em razão das férias, viagens e matrículas escolares, aumentam as emissões de carteiras de identidade (RG). A estimativa da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) é de que ocorra um crescimento de 25% na solicitação do documento.
O expediente será estendido na unidade do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) em cerca de duas horas a mais até o mês de fevereiro. O posto SAC Comércio abrirá aos sábados do mês de janeiro, das 8 às 14h, com oferta de 120 senhas diárias.
Comunidades no entorno de escolas públicas estaduais da capital e região metropolitana, receberão as unidades itinerantes do SAC para a emissão de RG. A visita já está confirmada nos bairros da Ribeira, Largo de Roma, Nordeste de Amaralina e Boca do Rio. A previsão é de que o SAC móvel emita cerca de 500 documentos de identificação por dia, no período de janeiro e fevereiro.
No interior do estado, 14 Postos SAC e outros 13 Pontos Cidadão estarão capacitados para emitir 26% a mais de RGs, o que corresponde a aproximadamente 11 mil senhas extras por mês durante a Operação Verão.


fonte: g1.globo.com

postado por: Paula Horrara
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 17 de dezembro de 2011

Reitor expulsa seis alunos da USP.

Segundo despacho, estudantes participaram de ocupação em protesto por aumento de vagas no conjunto residencial.

Ricardo Galhardo, iG São Paulo | 17/12/2011 17:57

O reitor da Universidade de São Paulo, João Grandino Rodas, expulsou seis alunos da universidade segundo despacho publicado na edição deste sábado do “Diário Oficial do Estado”.

Segundo o despacho, os estudantes expulsos participaram da ocupação da Coordenação de Assistência Social (Coseas) da USP em março do ano passado. A ocupação foi um protesto em defesa do aumento do número de vagas na moradia da universidade, o Crusp.

As expulsões estão baseadas no Regimento Interno da USP, criado em 1972, no auge da ditadura militar, em vigência até hoje.

Promotoria pede abertura de inquérito contra PMs em ação na USP

Rodas alega que um processo disciplinar interno comprovou a participação de Aline Dias Camoles e Bruno Belém, alunos da Escola de Comunicação e Artes (ECA), Amanda Freire de Souza, Jéssica de Abreu Trinca, Marcus Padraic Dunne e Yves de Carvalho Souzedo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), em atos que desrespeitam o Código de Ética da universidade.

Ninguém foi encontrado neste sábado na reitoria da USP para explicar as expulsões. De acordo com o despacho do D.O., os estudantes desrespeitaram os artigos 5º, 6º, 21 e 22 do Código de Ética que regem as normas sobre respeito, bons costumes, preceitos morais, valorização do nome e imagem da USP, moralidade, integridade acadêmica, autonomia e dignidade do ser humano, violência, integridade física e moral e uso de recursos.

O despacho não explica quais atitudes dos estudantes contrariam o Código de Ética. A ocupação da Coseas, no ano passado, teve cerca de 25 alunos e segundo reportagens da época foi considerada uma manifestação pacífica pela Guarda Universitária.

A gestão de Rodas à frente da USP é marcada por polêmicas e confrontos com setores da comunidade universitária desde o início. Ele foi nomeado reitor pelo então governador José Serra (PSDB) embora tenha ficado em terceiro lugar na eleição interna.

Greve: Estudantes da USP entram em greve após ação da polícia

Depois, autorizou a entrada da Polícia Militar no campus alegando falta de condições de segurança. A prisão de três alunos por porte de maconha desencadeou uma revolta que culminou com a ocupação da reitoria por um grupo de alunos retirados à força, depois de seis dias, pela Tropa de Choque da PM.

Além dos seis expulsos, Rodas determinou a exclusão de outros dois ex-alunos. Um deles deixou a USP e o outro se formou. Cinco supostos participantes da ocupação da Coseas foram inocentados pela comissão processante.


Postado por: Gilmário Rocha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Estudo mostra que 60% das mulheres sentem atração por outras.

Mais da metade do público feminino heterossexual se sente atraído por mulheres. Essa foi a descoberta de um estudo realizado pela Universidade de Boise – EUA, que contou com a participação de 484 entrevistadas.
Entre as participantes, 60% afirmaram sentir atração por outras mulheres, enquanto 45% revelaram já ter beijado alguém do mesmo sexo. Elas revelaram ainda ter tido fantasias sexuais com alguma de suas conhecidas – 45%.
Para a professora de psicologia da instituição, Elizabeth Morgan, que estuda o mesmo tema, a pesquisa comprova suas descobertas de que as mulheres heterossexuais sentem mais que uma afeição amigável por suas conhecidas.
Na verdade, isso aconteceria porque as amizades femininas têm grande semelhança com um relacionamento romântico, devido à proximidade emocional e à intimidade que desenvolvem umas com as outras.

Fonte: Daily Mail


Postado por: Gilmário Rocha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Presépio já traz o clima de natal para Guanambi

A noite desta quinta-feira, dia 1, foi marcada pela abertura do presépio natalino de Guanambi, uma obra de arte, onde a religiosidade e o artístico se misturam para celebrar o Natal.
O Secretário de Cultura do Município, Marcos Bonfim, parabenizou a equipe da Prefeitura e a Primeira Dama, enfatizando a importância cultural do evento.
A Primeira Dama, Jaylma Fernandes, agradeceu em nome do Prefeito a dedicação das voluntárias sociais, das equipes das secretarias que viabilizaram a montagem do presépio, “aqui, estamos para celebrar o natal, com este presépio, vamos promover o encontro das famílias, meditar sobre as lições de Jesus e manter nossa tradição”, enfatizou a Primeira Dama.
O Diácono, Paulo Henrique, realizou uma celebração e a benção do presépio. Abrindo a programação cultural, houve apresentação do grupo Louvor e Banda da Igreja Adventista.
O ato de abertura contou com a presença do Prefeito, Charles Fernandes, a Primeira Dama e Coordenadora do projeto, Jaylma Fernandes, Secretários do Município, Deputado Estadual, Luiz Augusto, Vereadores e o público que se encantou com o presépio, ponto de visitação durante todo o mês de dezembro.

Postado por: Érica
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Violência, pobreza e corrupção ‘preocupam mais os brasileiros’


A violência, a pobreza e a corrupção se destacaram como os problemas mundiais que mais preocupam os brasileiros entrevistados em uma pesquisa feita em 23 países a pedido do Serviço Mundial da BBC.

Em respostas espontâneas, 29% dos brasileiros disseram que a criminalidade é o principal problema do mundo, e 27% disseram que é o tema mais discutido no país.

Em seguida entre os temas mais discutidos, veio a corrupção, apontada por 21% dos entrevistados.

Esta percepção é semelhante à de outros países na América Latina, onde a questão da segurança encabeçou os temas mais discutidos em três dos seis países pesquisados, e a corrupção foi apontada como mais discutida em um.

Entretanto, nas respostas induzidas, nas quais os entrevistados foram apresentados a uma lista de 14 temas sobre o qual deveriam opinar – e que não incluía violência –, 95% e 94% dos brasileiros classificaram, respectivamente, os problemas da pobreza e da corrupção como "muito sérios".

Em seguida vieram a poluição e problemas ambientais e as guerras e conflitos (92% cada categoria)

A pesquisa anual BBC World Speaks ("Mundo fala") ouviu 12,3 mil entrevistados em 23 países entre julho e setembro a fim de estabelecer os temas que mais preocupam a população destes países e os mais discutidos.

As principais preocupações dos entrevistados no Brasil contrastam de certa maneira com as respostas dadas nos países desenvolvidos, onde a situação econômica global e o desemprego se sobressaíram como preocupações mais evidentes.

Para efeito de comparação, apenas 66% dos brasileiros consideraram as turbulências na economia global "muito graves" e o aquecimento global, que preocupava seriamente 90% dos brasileiros no ano passado, hoje preocupa apenas 80%.

Diferenças

No mundo, os assuntos mais discutidos foram a corrupção – que foi apontada por 24% dos entrevistados, três pontos percentuais a mais que no ano passado, a pobreza extrema – cuja preocupação também aumentou –, e o desemprego (ver tabela).

A pesquisa anual BBC World Speaks ("Mundo fala") ouviu 12,3 mil entrevistados em 23 países entre julho e setembro a fim de

Entretanto, os pesquisadores perceberam um grande aumento na preocupação com o desemprego em relação a apenas dois anos atrás.

Em 19 países que participaram das três edições da pesquisa, o número de pessoas afirmando que discutiram as dificuldades no mercado de trabalho no mês anterior à entrevista subiu de apenas 3% em 2009 para 15% no ano passado e 18% neste ano.

Os pesquisadores notaram uma diferença entre as preocupações dos países de renda baixa, média e alta.

Entre os países mais pobres, a corrupção, o desemprego, a pobreza extrema e o aumento do preço dos alimentos estão entre os mais discutidos internamente.

Essas preocupações também são típicas dos países de renda média, ainda que em menor grau.

Já nos países ricos, a maior preocupação é de longe com o estado da economia mundial, o aquecimento global e a guerras.

Fonte: BBC Brasil

Postado por: Danyllo

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 11 de dezembro de 2011

Não Quero Ser Baiano...

Meu nome é Elilson Cabral, sou de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul chamada Capão da Canoa e estava cansado de ouvir falar dos baianos e de sua “Vasta Cultura”. Não suportava mais ouvir nos veículos de comunicação o quanto a Bahia era perfeita, suas praias paradisíacas, seus artistas infindos. Cansei de ouvir: Baiano não nasce, estréia. Olhava pro rosto do povo Rio Grandense e via neles tanto ou mais “cultura” que nos baianos: a Bocha, a Milonga, a Guarânia, o chimarrão e não só as danças, ritmos ou indumentárias, mas toado sentimento que exalava do nosso cotidiano. “Cultura”, isso nós tínhamos, e tínhamos mais e melhor. Afinal, o que o mundo via na Bahia que não via em nós? Resolvi então descobri o que é que a Bahia tem. Tirei dois anos da minha vida para conhecer a Bahia e toda sua “Cultura”, para poder mostrar pra o Brasil que existimos e que somos tão bons quantos qualquer outro brasileiro. No dia 03 de outubro de 1999 desembarquei no aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, e logo de cara, ao contrário de baianas com suas roupas pomposas e suas barracas de acarajé, dei de cara com um taxista mal humorado porque tinham lhe roubado o aparelho celular. Começava então minha árdua luta pra provar que baiano, como qualquer um outro brasileiro, nascia de um ventre e não de traz das cortinas. Alguns quilômetros à frente, já estava tentando arrancar do taxista as informações que pudessem servir de base para minhas teorias, afinal eu precisava preencher uma série de lacunas sobre os baianos e suas “baianices”. Seu Ivo, era como se chamava o simpático taxista, falava sem parar. Com uma voz de ritmo pausado e sem pressa para me explicar, ia ele contando-me toda história de Salvador e sua política: - Ah! Essa política é uma “fuleiragem”. É sempre eles nos roubando e a gente votando nos mesmo sacanas que nos roubam. Chamou-me a atenção como ele não media palavras para definir os seus governantes, mas, até então, nada na Bahia me encantara. Nada de magia, nada de beleza. Chegando ao hotel onde ficaria durante esse período fui então programar minhas estratégias e resolvi logo ir ao local mais badalado da Bahia, O Pelourinho. Chegando ao bairro, mais uma vez nada de surpresa. Casas antigas, pessoas e cabelos trançados, espichados, alisados, pintados, enfim, coisas da Bahia. Senti um cheiro muito forte de dendê (ao menos eu achava que era dendê), nunca sentira aroma igual. Então avistei numa varanda pequena uma senhora e duas crianças que brincavam de aprender a fazer acarajé. Parei e fiquei olhando tentando colher informações para meu “dossiê”. - Entra, seu moço! Foi o que logo ouvi. Meio sem jeito fui logo pra perto do fogão. O cheiro era cada vez mais forte e envolvente. - O senhor quer um? - Claro! Ia perder a oportunidade de comer a iguaria baiana mais famosa e poder dar meu parecer a respeito? Jamais. Dei a primeira mordida e senti-me como se tivesse numa fornalha. Aquilo queimava, ardia e... pasmem ! Era muito gostoso. Tentava parar de comer, mas quanto mais tentava, mais me lambuzada com aquele recheio que eles chamavam de VATAPÁ. Delicioso! Enfim a Bahia tem algo de bom, mais é isso que encanta na Bahia? Bem vou encurtar minha história para que vocês leitores dessa revista não fiquem entediados. Passei dois anos viajando por toda Bahia, suas praias paradisíacas, ouvindo e vendo seus artistas, e saboreando de sua cultura e consegui chegar a um denominador comum. Consegui alcançar o tanto procurava: Enfim, os baianos não são melhores que nós gaúchos. Na realidade somo até mais civilizados que eles, porém, uma coisa nesses dois anos me chamou a atenção. Vou dizer-lhes qual foi. Ao voltar para minha linda cidade no interior do Rio Grande do Sul senti-me como se estivesse pousado no meu planeta e logo escrevi um artigo pra uma revista falando da minha “descoberta”. Depois de publicada fique de bem comigo mesmo e com minha terra. Agora sim, estou leve. Agora sim? Ainda não! Passei os meus dias tentando entender porque sentia tanta falta da Bahia, porque sentia falta de meu vizinho Dorgival, do rapaz que passava vendendo sacolé, que eles chamam de ‘geladinho’, do João da barraca de água de coco, meu Deus porque esse vazio? Foi então que descobri o que é que a Bahia tem. Sem pretensão de ofender aos meus, digo-lhes que, jamais verei nos sorrisos gaúchos a beleza da sinceridade baiana. Jamais sentirei nas percussões de cá o pulsar dos meninos negros de pés descalços que “oloduavam” sem ter medo da dureza futura. Jamais terei no abraço de meus parentes o calor que sentia ao ser abraçado pela vendedora de cocada de araçá que toda tardinha teimava em insistir pra que eu comprasse mais uma. Jamais sentirei nos territórios daqui, o cheiro de dendê. Puxa, o dendê que nem mesmo sabia o seu cheiro e o reconheci assim, de pronto. Queridos conterrâneos, na nação de lá eles andam descalços, mesmo os adultos, e não é por não terem calçados. Eles gostam de viver assim. A chuva não é apenas suprimento e fartura, é diversão. Quantas vezes corri pela chuva com o André, filho de Dona Zete, seguindo o caminho que ela fazia no meio da calçada. Amigos, naquela nação os cabelos são como roupas, as roupas são como armas e as armas são os instrumentos que levam uma multidão para uma batalha que dura 7 dias e que sempre acaba em vitória para ambos os lados. Uma cabaça é motivo de festa, um fio de arame motivo pra luta (de capoeira), dois homens juntos é motivo pra samba, pagode, e festa. E, pasmem queridos patrícios, eles trabalham, e muito,! No tabuleiro de cocada, na frente de um volante, com uma baqueta nas mãos, trabalham sim. Não quero ser baiano! Sou gaúcho! Sou brasileiro! Mas nunca imaginei que conheceria um Brasil que jamais pensei achar, exatamente na Bahia, exatamente lá, do outro lado, na outra nação. Não quero me separar deles, não quero perder o direito de dizer que sou brasileiro e que tenho a Bahia como pedaço de mim. Não quero ser baiano, mas mesmo assim não consigo não ser. Jamais saberia que seria necessário ir à Bahia para conhecer o Brasil. Elilson Nunes Cabral Filho Jornalista

Fonte: http://thecelticcorner.posterous.com/nao-quero-ser-baiano
Postado por Anderson Nascimento
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Conselho Acadêmico de Ensino aprova ENEM no processo seletivo da UFBA



07/12/2011 - 18h06
Decisão vale para vestibular 2013

O Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia, por ampla maioria, decidiu hoje (dia 07 de dezembro) que, a partir do processo seletivo para ingresso de novos alunos em 2013, que será realizado no segundo semestre de 2012, o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio será adotado pela UFBA em substituição à primeira fase do vestibular, para os Cursos de Progressão Linear. As provas da segunda fase continuarão a ser realizadas pela própria UFBA.

As discussões sobre este assunto tiveram início no primeiro semestre deste ano, tendo inclusive sido promovido um seminário sobre o tema, no dia 18 de julho, com a presença de representante do INEP e dos Pró-Reitores de Graduação da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal de Minas Gerais, que já adotam o ENEM. A UFBA já adota o ENEM para a seleção dos candidatos às duas novas modalidades de curso da instituição, os Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Cursos Superiores de Tecnologia (CST).


Angelo Fernandes


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Brasil, anos 1990 As falcatruas das privatizações nos anos FHC

Não, não era uma invenção ou uma desculpa esfarrapada. O jornalista Amaury Ribeiro Jr. realmente preparava um livro sobre as falcatruas das privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso. Neste fim de semana chega às livrarias “A Privataria Tucana”, resultado de 12 anos de trabalho do premiado repórter, que durante a campanha eleitoral do ano passado foi acusado de participar de um grupo cujo objetivo era quebrar o sigilo fiscal e bancário de políticos tucanos. Ribeiro Jr. acabou indiciado pela Polícia Federal e tornou-se involuntariamente personagem da disputa presidencial.

'A Privataria Tucana', de Amaury Ribeiro Jr.

Na edição que chega às bancas nesta sexta-feira 9,CartaCapital traz um relato exclusivo e minucioso do conteúdo do livro de 343 páginas publicado pela Geração Editorial e uma entrevista com autor (reproduzida abaixo). A obra apresenta documentos inéditos de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, todos recolhidos em fontes públicas, entre elas os arquivos da CPI do Banestado. José Serra é o personagem central dessa história. Amigos e parentes do ex-governador paulista operaram um complexo sistema de maracutaias financeiras que prosperou no auge do processo de privatização.

Ribeiro Jr. elenca uma série de personagens envolvidas com a “privataria” dos anos 1990, todos ligados a Serra, aí incluídos a filha, Verônica Serra, o genro, Alexandre Bourgeois, e um sócio e marido de uma prima, Gregório Marín Preciado. Mas quem brilha mesmo é o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, o economista Ricardo Sérgio de Oliveira. Ex-tesoureiro de Serra e FHC, Oliveira, ou Mister Big, é o cérebro por trás da complexa engenharia de contas, doleiros e offshores criadas em paraísos fiscais para esconder os recursos desviados da privatização.

O livro traz, por exemplo, documentos nunca antes revelados que provam depósitos de uma empresa de Carlos Jereissati, participante do consórcio que arrematou a Tele Norte Leste, antiga Telemar, hoje OI, na conta de uma companhia de Oliveira nas Ilhas Virgens Britânicas. Também revela que Preciado movimentou 2,5 bilhões de dólares por meio de outra conta do mesmo Oliveira. Segundo o livro, o ex-tesoureiro de Serra tirou ou internou no Brasil, em seu nome, cerca de 20 milhões de dólares em três anos.

A Decidir.com, sociedade de Verônica Serra e Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, também se valeu do esquema. Outra revelação: a filha do ex-governador acabou indiciada pela Polícia Federal por causa da quebra de sigilo de 60 milhões de brasileiros. Por meio de um contrato da Decidir com o Banco do Brasil, cuja existência foi revelada porCartaCapital em 2010, Verônica teve acesso de forma ilegal a cadastros bancários e fiscais em poder da instituição financeira.

Na entrevista a seguir, Ribeiro Jr. explica como reuniu os documentos para produzir o livro, refaz o caminho das disputas no PSDB e no PT que o colocaram no centro da campanha eleitoral de 2010 e afirma: “Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro”.

http://www.cartacapital.com.br/

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Diálogos Itinerantes 2011

Aconteceu na noite de hoje (08/12/2011) na REG mais uma edição do projeto Diálogos Itinerantes com o tema: "Mineração de Urânio em Caetité: Riscos à Saúde e ao Meio Ambiente. A palestrante Zoraide Vilasboas, que participa da Associação Movimento Paulo Jackson - Ética, Justiça e Cidadania, expôs sobre a problemática apresentando diversos acontecimentos e fatos que não chegam ao conhecimento dos cidadãos devido a manipulação da mídia local e do forte sigilo que envolve a energia nuclear no país.
Todos os presentes puderam fazer perguntas e aprender um pouco mais sobre esse tema que divide opiniões e que já foi capaz de tomar as manchetes dos noticiários baianos quando caminhões contendo material de origem desconhecida ficaram em Guanambi por algum tempo devido ao fato da população caetiteense se manifestar contra a permanência dos mesmos na sua cidade.
Enfim, nós da Residência Estudantil de Guanambi gostaríamos de agradecer pela disponibilidade e boa vontade da palestrante Zoraide Vilas Boas e ratificar o compromisso feito estando sempre a disposição para criar e organizar eventos que visem informar a população sobre a mineração de urânio e suas implicações.

Postado por Anderson Nascimento
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FGV solta errata do Exame de Ordem da OAB, mas descarta anular prova

Questões de direito penal e direito constitucional ganharam correção.
FGV divulgou errata e deu tempo extra aos candidatos durante a prova.


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) afirmou na noite de domingo (4) que detectou erratas nas provas da segunda fase do V Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aplicada no domingo para cerca de 50 mil bacharéis de direito. De acordo com nota publicada no site oficial, a FGV afirmou que os erros estavam em questões das provas de direito penal e direito constitucional.

Ainda segundo a nota, "de modo a garantir a isonomia" do exame, todos os candidatos foram informados das erratas ainda durante a aplicação do exame e receberam tempo extra para responder as questões.

A FGV descartou a possibilidade de anular as questões. "As medidas adotadas na aplicação do exame não serão causa de nulidade", afirmou a instituição na nota oficial.

Nota oficial da OAB sobre as erratas nas provas do V Exame de Ordem Unificado da OAB (Foto: Reprodução)Nota oficial da OAB sobre as erratas nas provas do V Exame de Ordem Unificado da OAB (Foto: Reprodução)

Exame divide opiniões
Candidatos do interior de São Paulo que fizeram a segunda fase do Exame de Ordem em Sorobaca dividiram opiniões sobre o nível de dificuldade da prova. Rafaele Correa se forma neste ano e prestou o exame pela primeira vez. "Achei difícil, pelo menos na minha área", declarou a candidata, que fez a prova de direito penal. Apesar de considerar a prova de alto nível, ela está confiante: "Acho que passei", declarou com um sorriso.

Para Douglas Tozetto, que fez o exame da área de direito administrativo, as questões estavam fáceis, apesar de bem elaboradas: "As respostas estavam no código, era só saber procurar", disse o candidato, que também está se formando e nunca tinha prestado a prova.

Já Sílvia Ricci tenta aprovação pela quinta vez e disse que o exame não surpreendeu: "Estava dentro do esperado, já que eu me preparei melhor este ano", disse a bacharel, que se formou em 2008. Apesar disso, ela disse que não dá para dizer que a prova foi tranquila. "Fácil nunca é, mas acredito que eu tenha passado", finalizou.

Peça processual e quatro questões
Na primeira fase, cerca de 108 mil candidatos se inscreveram para fazer a prova em todo o Brasil. Desses, apenas 50 mil foram aprovados e fizeram a segunda fase no domingo.

Na prova prático-profissional, os candidatos precisaram redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário.

O resultado preliminar final será divulgado em 26 de dezembro, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá dia 16 de janeiro de 2012, segundo o edital.

Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/12/fgv-solta-errata-no-exame-de-ordem-da-oab-mas-descarta-anular-prova.html

Postado por Vinícius Braz Lelis

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mais de 40 instituições avaliadas pelo Enade são reprovadas na Bahia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta quinta-feira (17) que mais de 40 instituições de ensino superior da Bahia foram reprovadas na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2010. Todas são privadas.

De acordo com o Inep, o resultado é baseado em indicadores de cursos de faculdades, universidades e centros universitários. A análise levou em consideração pontos como condições de ensino, instalações físicas, projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Enade. Os reprovados no Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avaliam a instituição e os cursos, respectivamente, podem ter a atividade suspensa.

A pontuação vai e 1 a 5. A média considerada regular é 3. As instituições que obtiveram notas abaixo de 3 têm o ensino considerado ruim, segundo instituição. Na Bahia, todas as unidades de ensino superior reprovadas tiveram nota 2. Em todo o estado, nenhuma instituição alcançou a pontuação 5.

As universidades públicas foram as que tiveram melhor resultado. Com pontuação 4, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e A Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) se destacaram. A Universidade Federal da Santa Cruz (Uesc), as Estaduais da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (UEFS) e do sudoeste do estado (Uesb), alcançaram nota 3.

Em todo Brasil, 1.828 instituições foram avaliadas, 683, ou 37,3% ficaram abaixo da média no IGC. O Ministério da Educação informou que pretende suspender 50 mil vagas em cursos superiores nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis que tiveram notas abaixo de 3 no Índice Geral de Cursos (IGC).

Nos cursos com pior avaliação, o corte atingirá 65% das vagas oferecidas em 2010 e nos demais o corte será de 20%. O MEC ainda não informou quais instituições serão afetadas pela decisão. Os primeiros nomes devem ser publicados nas próximas semanas, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

Fonte: G1

Postado por: Talita Jessica.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 4 de dezembro de 2011

Medicina confirmada na UNEB em Guanambi

Reitor da Universidade do Estado da Bahia confirmou informação durante semana acadêmica da UNEB.


Durante a Semana Acadêmica da UNEB, o reitor da instituição, Lourisvaldo Valenti, confirmou a chegada do curso de Medicina em Guanambi. Ainda segundo ele, o primeiro vestibular deve ocorrer em 2012.2, dando início as atividades no primeiro semestre de 2013.

Ainda segundo o reitor, dois cursos de Engenharia podem chegar em 2013.

Para receber os novos cursos, serão realizadas reformas na sede, como a ampliação do número de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, construção de hospital universitário, e parcerias com instituições públicas e privadas. O curso de medicina também contará com residência médica.

A UNEB Guanambi conta hoje com os cursos de Administração de Empresa, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia. Com os novos cursos, a cidade se consolidará cada vez mais como uma potencia educacional do interior do nordeste brasileiro.

Ainda na área de educação, a Faculdade Guanambi confirmou a chegada do curso de Engenharia Civil na cidade para o vestibular do fim do ano.

Fonte: Iguanambi


Postado por: Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Medicina confirmada na UNEB em Guanambi

Reitor da Universidade do Estado da Bahia confirmou informação durante semana acadêmica da UNEB.


Durante a Semana Acadêmica da UNEB, o reitor da instituição, Lourisvaldo Valenti, confirmou a chegada do curso de Medicina em Guanambi. Ainda segundo ele, o primeiro vestibular deve ocorrer em 2012.2, dando início as atividades no primeiro semestre de 2013.

Ainda segundo o reitor, dois cursos de Engenharia podem chegar em 2013.

Para receber os novos cursos, serão realizadas reformas na sede, como a ampliação do número de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, construção de hospital universitário, e parcerias com instituições públicas e privadas. O curso de medicina também contará com residência médica.

A UNEB Guanambi conta hoje com os cursos de Administração de Empresa, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia. Com os novos cursos, a cidade se consolidará cada vez mais como uma potencia educacional do interior do nordeste brasileiro.

Ainda na área de educação, a Faculdade Guanambi confirmou a chegada do curso de Engenharia Civil na cidade para o vestibular do fim do ano.

Fonte: Iguanambi


Postado por: Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ministro de Minas e Energia diz que Belo Monte é irreversível




O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, defendeu, nesta quinta, dia 1º, a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte como "um projeto irreversível e que só trará vantagens ao Brasil e às populações que vivem na região". Ele lembra que o país precisa anualmente de acréscimo de 5% no potencial de geração de energia elétrica para fazer frente às necessidades da população e das indústrias.

Para o ministro, sem Belo Monte seria necessário construir usinas termelétricas movidas a óleo diesel ou à queima de carvão. E salienta que estes modelos teriam alto custo e gerariam considerável poluição de gás carbônico. Lobão acrescenta que a geração hidráulica, no entanto, é uma energia limpa e adotada em todo o mundo, quando os países dispõem de rios para que as turbinas das usinas funcionem. E assegura que as propriedades indígenas ficarão longe de riscos.

– Nenhum indígena será prejudicado com a construção de Belo Monte, pois a aldeia mais próxima fica a 32 quilômetros da área que será inundada e outras a 500 e 800 quilômetros – afirma.

De acordo com ele, as populações que moram em áreas mais próximas da região a ser alagada terão residências construídas em outros locais, com assistência à saúde, à educação e serviço de saneamento básico. Diz ainda que cinco mil famílias que atualmente vivem em pobreza absoluta na região terão condições dignas de acomodação.

Segundo o ministro, o potencial da energia que será gerada por Belo Monte representa 40% de toda a energia consumida atualmente pelas residências no país. Lobão destaca que, com ela, não voltará a ocorrer o racionamento compulsório de energia elétrica adotado em 2001 e 2002, quando a população teve que economizar 20% do consumo sob pena de estrangulamento do sistema.

– Todo o Brasil será beneficiado, pois o sistema de distribuição de energia é interligado, permitindo que deficiências de geração na região Sul, por exemplo, possam ser supridas instantaneamente por fontes instaladas na Região Norte – explica.

Lobão volta a criticar as manifestações contrárias à construção do empreendimento.

– Não entendo a campanha insidiosa que determinados segmentos fazem contra a construção, levando em conta que a obra só fará bem ao Brasil – aponta.

A usina de Belo Monte será a terceira maior do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da Itaipu Binacional e deve gerar cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos.

> Confira reportagens especiais que mostram a realidade da construção de Belo Monte


Fonte: www.agricultura.ruralbr.com.br


Postado por: Monique Ciríaco Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment