terça-feira, 29 de junho de 2010

Blatter admite rediscutir o uso da tecnologia a serviço da arbitragem

Demorou um pouco, mas o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se pronunciou a respeito dos recentes erros de arbitragem nas partidas entre México e Argentina e Alemanha e Inglaterra, válidas pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O dirigente admitiu que o uso da tecnologia a serviço da arbitragem deverá ser rediscutido em julho, em uma reunião em Cardiff, no País de Gales:

- É óbvio que depois do que vivemos até agora seria um absurdo não reabrir a discussão sobre o uso da tecnologia. A princípio, só vamos voltar a discutir o uso na linha do gol. O futebol é um jogo dinâmico e, no momento em que há uma discussão se a bola entrou ou não, se houve ou não oportunidade de gol, você dá a possibilidade de uma equipe pedir replays uma, duas vezes, como no tênis. Para situações como no jogo do México, não precisa de tecnologia - analisou.

Mexicanos e ingleses foram prejudicados por erros graves de arbitragem nas oitavas do Mundial. Os argentinos abriram o placar da vitória por 3 a 1 sobre o México com um gol de Tevez, em posição irregular, enquanto o English Team não teve um gol validado após o chute de Lampard cruzar a linha, quando a Alemanha vencia a partida por 2 a 1 (terminaria 4 a 1 para os germânicos). Blatter pediu perdão às delegações de México e Inglaterra:

- Pessoalmente lamento, quando se vê que os erros dos árbitros foram tão evidentes. Mas não é o fim da competição ou do futebol, isso pode acontecer. Entendo que não estão felizes e que pessoas estão criticando. Pedi desculpas. Os ingleses disseram obrigado e aceitaram, se conformando que às vezes se ganha e outras se perde. Os mexicanos inclinaram suas cabeças e aceitaram também - concluiu.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/blatter-pede-desculpas-mexico-e-inglaterra-por-erros-de-arbitragem.html

Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 28 de junho de 2010

MEC libera lista da segunda chamada do SiSU

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior, nesta segunda-feira (28).

Os candidatos selecionados nesta etapa devem fazer matrícula nos dias 1º e 2 de julho nas instituições de ensino superior em que foram aprovados. A relação dos documentos necessários pode ser consultada no boletim individual ou nas instituições de ensino.
Encerrado o prazo de matrículas, caso ainda haja vagas, será feita uma terceira chamada, em 8 de julho. As matrículas dessa chamada ocorrem em 12 e 13 de julho.

De acordo com o MEC, candidatos selecionados para a primeira opção de curso serão excluídos do sistema. Portanto, não serão convocados na próxima chamada. Os selecionados para a segunda opção continuam no sistema e podem ser convocados para ocupar vaga no primeiro curso escolhido.

Entre 10 e 14 de julho, os estudantes que não tiverem sido selecionados terão de manifestar interesse em participar da lista de espera. A divulgação dessa lista será feita em 19 de julho.

Na primeira chamada, em 17 de junho, 16.549 candidatos de 231.931 inscritos foram aprovados.
Esta edição tem 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais e um centro federal de educação tecnológica (Cefet). Oito das universidades aderiram pela primeira vez ao sistema. Puderam participar da seleção estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2009.
G1
Postado por: Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Senador tucano Alvaro Dias será o vice de José Serra

O senador tucano Alvaro Dias (PSDB-PR) será o vice do correligionário José Serra na chapa presidencial que disputará as eleições deste ano.

Fontes do PSDB ouvidas pela Folha já dão como certa a escolha de Dias para a vaga, que, conforme revelou o "Painel" da Folha na última quinta-feira, já vinha pressionando a cúpula do partido para ocupar a vice.

Por meio do microblog Twitter, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, adiantou a informação: "Falei agora com o Sergio Guerra [presidente nacional do PSDB]. O vice será o Álvaro Dias", disse.

Sergio Guerra, porém, também pelo Twitter, afirmou que o PSDB está "consultando líderes e presidentes dos partidos aliados" para decidir o candidato a vice-presidente.

A escolha do senador paranaense vai contra os interesses do DEM, principal aliado do PSDB no plano nacional. Os democratas tentavam evitar uma chapa puro-sangue tucana para emplacar nomes como o deputado José Carlos Aleluia (BA) ou Valéria Pires Franco (PA), vice-presidente do partido.

A estratégia do PSDB ao escolher Dias para a vice de Serra tem também como objetivo ajudar a apagar incêndios nos palanques regionais do presidenciável tucano. No Paraná, terra do senador, seu irmão, Osmar Dias (PDT), cogita concorrer ao governo do Estado em aliança com o PT da candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff.

Agora, porém, a tendência é que Osmar recue nas intenções em se lançar candidato a governador para tentar uma vaga ao Senado ao lado do pré-candidato ao governo do Paraná Beto Richa (PSDB).


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/757055-senador-tucano-alvaro-dias-sera-o-vice-de-jose-serra.shtml

Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Crise no Abastecimento: Charles Fernandes vai se reunir com prefeitos da região

O Prefeito de Guanambi; Charles Fernandes vai realizar uma reunião nesta quarta feira; dia 23, às 9 horas, para discutir o problema do abastecimento de água do município e da região.

Na pauta do encontro, Charles incluiu ainda a tomada de providências para agilizar o início das obras da adutora do São Francisco em caráter emergencial.

A reunião já tem confirmadas as presenças dos Prefeitos de Candiba; Reginaldo Prado, Pindaí; Lourivaldo Teixeira, Palmas de Monte Alto; Manoel Rubens, Iuiu; Reinaldo Goés, Malhada; Valdemar Lacerda, Matina; Olga Gentil, além de vereadores e lideranças. A reunião será realizada no Gabinete do Prefeito.

O povo reclama a falta de água

A semana começou com os apelos da população pelas emissoras de rádio pedindo a Embasa para soltar a água. Moradores dos bairros mais afastados ou que estão na parte mais alta são os que mais sofrem. Há relatos de donas de casas que afirmam já estarem há 15 dias sem o precioso líquido.

Na semana passada o Prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, foi surpreendido com a informação de que a licitação para construção da adutora do São Francisco que trará água para Guanambi foi adiada para mais 30 dias e desabafou: "isso demonstra mais uma vez, a falta de respeito do governo com a população de Guanambi".

A informação foi passada durante reunião no gabinete do prefeito, quando o Chefe do Executivo de Guanambi recebeu em audiência a Superintendente da Embasa Região Sul Drª Rita Bonfim Sarmento, o Gerente Regional Interino da Embasa Antonio Augustinho Henrique Silva e a Assistente Social do órgão Irlande Oliveira, que vieram a Guanambi com a missão de coordenar o racionamento de água que pretende limitar a 10.000 litros por ligação mês, o que representa, segundo a Embasa, "100 litros de água por pessoa/dia". A Embasa acredita que agindo assim, consegue administrar o sistema até o período chuvoso.

A Embasa alegou que houve negligência da Codevasf explicando que "trata-se de uma barragem administrada pela Codevasf, nós não temos gestão sobre ela, já encaminhamos ofício à Agência Nacional das Águas solicitando o corte de irrigações clandestinas que ainda existem no perímetro e até agora, nada foi feito", comentou Drª Rita Sarmento, sendo complementada pelo Gerente Regional Antonio Augustinho Silva, "foi jogado água fora de forma absurda, descompensando a barragem, a verdade é que ninguém acreditou que chegaríamos a esse ponto", disse ele, acrescentando que a irrigação dos colonos só foi interrompida por força da natureza, "quando a água não alcançou mais o canal".

Até agora a Codevasf não se pronunciou sobre o assunto.

Jaderson

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 22 de junho de 2010

Chuva deixa mais de mil desaparecidos no Nordeste

Dois dias após a chuva que devastou 21 cidades, Alagoas procura mais de mil desaparecidos. Alguns locais foram destruídos pela força das águas das chuvas e da correnteza dos rios. "Há mais de mil desaparecidos no Estado", afirmou o secretário da Coordenação Estadual da Defesa Civil de Alagoas, Deníldson Queiroz. À noite, o governado do Estado confirmou esse número. No limite com Pernambuco, houve o rompimento de uma represa. Nos dois Estados, o número de mortos chega a 38 e a previsão para hoje é de mais chuva.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a situação exige "esforço de guerra" e mobilizou as Forças Armadas. Lula convocou reunião do Gabinete de Crise para definir ajuda de emergência. Também determinou o envio para o Nordeste de antenas de celulares (para lugares isolados), geradores e hospitais de campanha.

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), decretou estado de calamidade pública no Estado, após algumas cidades registrarem as maiores chuvas em quatro décadas. "É uma verdadeira tragédia", completou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O número de mortes subiu - 26 em Alagoas e 12 em Pernambuco - e há pelo menos 97 mil desabrigados - 80 mil alagoanos. Há 25 cidades em estado de calamidade pública - 10 em Pernambuco.

Na Zona da Mata de Alagoas, União dos Palmares, Branquinha, Murici, São José da Laje e Santana do Mundaú foram invadidas pela enxurrada, provocada pelo rompimento da Barragem de Bom Conselho (PE), que fez transbordar o Rio Mundaú. Várias pessoas foram arrastadas pelas águas - 500 pessoas estão desaparecidas só em União dos Palmares. Em Branquinha, nenhum prédio público ficou de pé. Na Grande Maceió, a cidade de Rio Largo, cortada pelo Mundaú, foi uma das mais atingidas. Três mil casas foram completamente destruídas pela enchente. Há 30 desaparecidos e 15 mil desabrigados.

Pernambuco

Do total de municípios afetados, dez estão em situação de calamidade pública e outros 13, em estado de emergência. Em Barreiros, ao sul da Zona da Mata, mesmo com a trégua da chuva, as águas ainda não baixaram totalmente e muitos moradores se encontram isolados ou em cima de telhados. Palmares, também na Zona da Mata, ficou sem acesso. Duas pontes caíram e a BR-101 foi interditada na altura da cidade. No balanço geral, Pernambuco tem 1,4 mil km de estradas e 69 pontes destruídas, em 49 municípios afetados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Postado por Paula
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Primeira chamada do ProUni já está disponível


Já está disponível no site do Ministério da Educação a lista dos 52,419 mil pré-selecionados em primeira chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Do total de bolsas oferecidas, 37 mil são integrais e 15 mil, parciais.

Os candidatos pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino onde vão estudar, no período de 22 de junho a 2 de julho, para comprovar os dados informados durante a inscrição. A lista de documentos que devem ser apresentados está no site do ministério (http://siteprouni.mec.gov.br/).

Depois desse período, caso ainda haja bolsas disponíveis, o MEC convocará até cinco chamadas para preencher as vagas. Mais de 232 mil candidatos se inscreveram para disputar as 60 mil bolsas disponíveis para o segundo semestre de 2010.

O ProUni oferece bolsas para que estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino superior. O candidato precisa ter estudado todo o ensino médio em escola pública e participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).






postado por: Monique Ciríaco Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Começam hoje inscrições para o Enem 2010



Começam hoje e vão até o dia 9 de julho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas podem ser feitas pelo site www.enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 35. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. Para se inscrever, é necessário o número de CPF do participante.

Alunos da última série do Ensino Médio em escolas públicas não pagam a taxa de inscrição. Poderão ser isentos da taxa os estudantes que tiverem concluído o Ensino Médio nos anos anteriores e estudantes de escolas privadas, desde que não tenham condições de pagá-la e assinem declaração de carência.

Fonte: Jornal O ESTADÃO DE SÃO PAULO

Postado por Sidnalva Flores

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CARTA ABERTA AO POVO DE GUANAMBI

A Residência Estudantil de Guanambi (REG) vem informar ao senhor(a), cidadão guanambiense, a importância da luta pela aquisição de uma sede própria para essa entidade em Salvador. Para tanto, apresentamos os seguintes motivos:

1. Atualmente, a Residência Estudantil de Guanambi (REG) é a única alternativa para o estudante carente de nossa cidade fazer cursos não disponíveis em nossa região e que, na maioria das vezes são reservados aos representantes da classe dominante;

2. A REG está na luta pela melhoria das condições dos estudantes provenientes das classes de baixa renda desde a década de 70. Além disso, não foram poucas as vezes em que seus membros fizeram visitas aos diversos colégios e movimentos organizados de Guanambi visando estar em consonância com os anseios da classe estudantil;

3. A REG realiza diversos projetos sociais em nossa cidade visando retribuir, informar e ajudar a população por meio da organização de feiras de saúde, atos públicos, intensivos para o vestibular, palestras e seminários sobre diversos temas atuais e relevantes;

4. Diversas cidades do interior do nosso estado possuem sede própria em Salvador abrigando em torno de 50 a 80 estudantes. Infelizmente, a Residência Estudantil de Guanambi está com a sua capacidade máxima e abrigando apenas em torno de 20 estudantes. Soma-se a isso o fato da demanda de estudantes aumentar a cada ano;

5. A REG nos últimos anos vem se caracterizando pela sua transparência junto à população. A forma de realização e divulgação de processo seletivo para o ingresso de novos moradores, bem como o fato da própria Residência prestar conta dos recursos mensais provenientes da população guanambiense ilustram esse fato;

6. Uma Residência Estudantil, ao contrário do que pensam alguns, é um lugar saudável, organizado e estimulante para que os diversos moradores possam entender e conviver com as diferenças entre as pessoas, desenvolvendo capacidades e competências para se trabalhar em grupo;

7. Todos os moradores da REG estudam em universidades públicas (UFBA e UNEB) e são pessoas comprometidas com a sua formação e com a nossa cidade;

8. Graças ao grande esforço dos atuais moradores foi aprovada por unanimidade na câmara de vereadores do nosso município uma emenda ao plano plurianual que trata da aquisição de uma casa própria em Salvador para a REG. Infelizmente, tal emenda possui caráter apenas sugestivo constituindo sua execução algo a ser apreciado pelo representante do poder executivo;

9. Os anseios da classe estudantil de nossa cidade não podem mais ser relegados a segundo plano. Além disso, nossa região não pode mais se dar ao luxo de desperdiçar diversos talentos nas mais variadas áreas e justificar tal conjuntura como algo normal e impossível de ser modificado a curto prazo.

Sua participação é muito importante nesse processo de lutas. Contamos com você para fazer coro ao nosso lado!

Nossos contatos:
E-mail: residenciagbi@gmail.com
Blog: http://www.blogdareg.blogspot.com/

Casa Própria para a REG: Nossa Vitória, Vitória do Povo de Guanambi!

REG
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Dilma fala sobre as escolas técnicas e o ensino profissionalizante

Leia aqui o texto da entrevista:

Olá, eu sou Lísia Gusmão e começa, agora, o Fala Dilma. Hoje, Dilma Rousseff conversa com a gente sobre as escolas técnicas. Ela vai nos contar sobre a evolução do ensino profissionalizante nos últimos oito anos, e o que mais pode ser feito.
LÍSIA: Olá Dilma, tudo bem?
DILMA: Tudo bem.

LÍSIA: Dilma, hoje o País está crescendo muito e já tem muita gente falando que falta mão de obra especializada, que faltam técnicos de nível médio. Por que acontece isso?
DILMA: Olha, Lísia, o Brasil está crescendo muito e vai crescer ainda mais. Nós vamos precisar, cada vez mais, de gente qualificada em todas as profissões. Essas pessoas precisam ser formadas em escolas profissionalizantes. O governo do presidente Lula sabe disso e mudou uma situação que veio do governo anterior. Na época do Fernando Henrique Cardoso, fizeram uma lei, em 98, por iniciativa do governo dele, que dizia o seguinte: o governo federal constrói a escola técnica, mas quem tem a obrigação de manter a escola são os governos dos estados ou as prefeituras ou a iniciativa privada. Por isso, não se fazia escolas profissionalizantes. Por quê? Porque a gente sabe que é caro construir uma escola. Mas, é muito mais caro manter a escola funcionando. Pagar professor, comprar os materiais, fazer a manutenção dos equipamentos, conservar os prédios. Os estados e municípios mais pobres, que têm poucos recursos, não têm como manter as escolas. Aliás, é uma coisa estranha, os mais necessitados ficavam sem saída. Foi aí que as escolas deixaram de ser feitas. Na prática, mesmo, para valer, a lei do Fernando Henrique impediu que fossem criadas centenas de escolas no Brasil. Foi preciso vir o governo do presidente Lula e mudar essa lei. Agora, nós estamos tirando o atraso. Até o final do ano, nós vamos construir mais escolas técnicas do que foram construídas em quase cem anos.

LÍSIA: Então, Dilma, o que está sendo feito é mesmo consertando um erro...
DILMA: É, de fato, é consertando um erro. O nosso governo está garantindo um futuro melhor para milhões de jovens brasileiros. Para você ter uma idéia, em 1909, um presidente do Brasil, o Nilo Peçanha, começou a fazer escolas técnicas no Brasil. De lá até 2003, em quase cem anos, foram construídas apenas 140 escolas técnicas. De 2003 até o fim do desse ano, o governo do presidente Lula vai entregar 214 novas escolas. Portanto, nós fizemos, em oito anos, muito mais do que fizeram em cem anos. Isso, sem falar no apoio que o nosso governo deu às escolas técnicas estaduais. É o governo federal auxiliando o governo dos estados a ter escolas técnicas. Porque o governo do presidente Lula tem um programa que financia a reforma, a ampliação e, até, a formação de professores das escolas técnicas estaduais. Nisso, nós investimos muito dinheiro, passando para os estados R$ 1 bilhão e 300 milhões para as escolas técnicas estaduais.

LÍSIA: Além de mais escolas técnicas, o que mudou no governo Lula no ensino profissionalizante?
DILMA: Ah, Lísia, mudou muita coisa...! As escolas técnicas federais, agora, fazem, parte de uma rede de institutos de educação. Nesses institutos têm ensino profissionalizante de nível médio; tem ensino profissionalizante de nível superior que forma tecnólogos em engenharia, em química e outras profissões. Tem também pós–graduação e também têm áreas de pesquisa. Então, é uma rede complexa que vai do ensino médio profissionalizante até a pós-graduação. O aluno do ensino médio profissionalizante ele pode-se formar em várias especialidades. Ele pode ser técnico em edificação, ele pode eletrotécnico, ele pode ser técnico em informática, em telecomunicação. E, ele, ao mesmo tempo, sai também com um diploma do curso médio. E ele tem acesso a uma série de profissões e ele cria grandes oportunidades para si mesmo ao fazer um curso de ensino médio profissionalizante.

LÍSIA: As escolas profissionalizantes têm cursos novos, não são só os tradicionais?
DILMA: As nossas escolas técnicas federais, elas, estão formando profissionais especializados em tudo o que a nossa economia precisa para avançar cada vez mais, para gerar cada vez mais emprego, para gerar cada vez mais renda para as pessoas. E, além dela formar alunos, as escolas técnicas federais elas servem também de referência para as escolas técnicas estaduais e para as escolas técnicas privadas.

LÍSIA: Dilma, na sua opinião, como deve ser o futuro do ensino profissionalizante?
DILMA: Sabe, Lísia, eu vejo que a escola profissionalizante é uma oportunidade muito grande para os jovens. Os jovens conseguem empregos de melhor qualidade a partir do momento em que eles recebem o diploma que atesta a sua qualificação técnica. É também uma vantagem para quem cursa o ensino técnico sair da escola com um diploma de nível médio. Mas, a escola profissionalizante é também uma necessidade para o nosso País. Nós precisamos no Brasil de técnicos, de tecnólogos de nível superior, assim como precisamos de engenheiros, de todas as profissões que podem ajudar o Brasil a crescer cada vez mais. Para você ter uma idéia, Lísia, quando o governo do presidente Lula começou , em 2003, nós tínhamos 113 mil alunos matriculados em escolas técnicas. E, agora, até o final de 2010, nós vamos já ter dado um salto: vão ser 250 mil alunos matriculados. Agora, eu quero assumir aqui, Lísia, um compromisso: é fazer mais escolas técnicas e oferecer mais vagas. O meu compromisso é, até 2014, oferecer e ter 500 mil alunos matriculados na rede de escolas técnicas federais. Isso significa que eu estou dizendo que nós iremos dobrar o número de vagas. E nós podemos fazer isso, porque o presidente Lula no governo construiu o alicerce para a gente poder dar esse salto. E, aí, eu quero dizer que eu vou construir o próximo alicerce. Porque a nossa meta é um milhão de alunos matriculados ainda nessa década, que se inicia em 2011. O nosso projeto, até 2014, é construir uma escola em cada município com mais de 50 mil habitantes. E, aí, nós vamos ter escolas de ponta a ponta do Brasil.

LÍSIA: Muito obrigada, Dilma, pela entrevista.
DILMA: Eu que te agradeço, Lísia, essa oportunidade. Um abraço.
portal da juventude PT

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Assembléia Geral decide pelo fim da greve e pela continuidade das mobilizações


Reunidos em assembléia na tarde de hoje, 17 de junho, os professores da UNEB deliberaram pelo fim da greve. Após discussão, os presentes avaliaram que esta decisão seria um recuo estratégico diante de uma conjuntura desfavorável. No entanto, todas as intervenções reafirmaram a necessidade de dar continuidade as mobilizações para exigir do governo o atendimento da pauta de reivindicação. Neste sentido, foi decidido pela intensificação da luta. Uma comissão de mobilização foi criada para tocar o calendário de atividades junto à diretoria do sindicato. A comissão é aberta e já reúne os seguintes nomes: Itamar Souza – campus IV; Joselito José – campus IV; Antônio Pitágoras – campus I; Josemar Martins – campus III; Doroth Sodré – campus XVI; Sério Guerra – campus I; Adma Magalhães – campus XVII; Ana Beatriz – campus I; Naira Souza – campus I ; Rúbia de Sousa – campus IV.

Na ocasião, também foi rejeitado o Termo de Compromisso Complementar, apresentado pelo governo, na representação de Clóvis Caribé (CODES), Adriano Trombone (SAEB), além dos deputados, Valdenor Pereira (Líder do Governo) e Zé Neto (PT), no dia 11 de junho (veja aqui). A Assembléia entendeu que o termo além de não significar uma acordo do governo, e sim apenas uma promessa, não refere-se à pauta emergencial da categoria em unidade com os estudantes e técnicos, bem como não prevê a incorporação dos 70% da CET e seus respectivos prazos. Para os presentes, o termo é frágil e não assegura nenhuma negociação das reivindicações.

ADUNEB

Postado por Danyllo

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

MEC divulga primeira chamada dos aprovados pelo Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira, 17, a lista dos selecionados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, foram oferecidas 16,5 mil vagas em 35 instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, o candidato precisava ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os estudantes selecionados em primeira chamada deverão matricular-se nas instituições de ensino entre os dias 23 e 24 de junho. Segundo o cronograma, estão previstas mais duas chamadas nos dias 28 de junho e 8 de julho. Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.
Pelas novas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos, selecionando um deles como primeira opção. Quem for aprovado para a primeira opção é automaticamente retirado do sistema e se não fizer a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Já o estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos poderá permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Comunicado - Na página inicial do Sisu, é recomendado aos estudantes que consultem as informações sobre os documentos necessários à matrícula. Eles estão disponiveis no site, no Boletim Individual do Aluno e também na instituição para a qual ele tenha sido selecionado.
Postado por Paula
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Conheça cinco animais ameaçados pelo derramamento de óleo nos EUA

O líquido negro e pegajoso que gruda nas asas dos pássaros é apenas uma parte do desastre ambiental causado pelo derramamento de petróleo que atinge a costa dos EUA no Golfo do México.
Segundo Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) dos EUA, o óleo pode irritar pele, os olhos e membranas dos animais marinhos. Além disso, seus gases podem causar problemas pulmonares e, se ingerido, causa úlceras, sangramentos e irritações, além de problemas no fígado e nos rins.
Conheça alguns dos animais mais ameaçados pela mancha de óleo no Golfo do México

Tartaruga marinha
Além de colocar ovos nas praias, agora contaminadas, elas podem se intoxicar com o óleo, afundar e morrer. Algumas espécies que vivem na região já estão ameaçadas de extinção, como a tartaruga-de-couro, a maior do mundo.


Golfinho
O grupo dos cetáceos, como golfinhos, baleias, cachalotes e orcas têm a pele sensível e precisam subir à superfície para respirar. Quando fazem isso, além de se sujar de óleo, podem inalar gases tóxicos, que causam problemas pulmonares.

Atum vermelho
Já ameaçado pela pesca excessiva, o peixe – também chamado de atum azul – desovou no mês de maio, justamente durante o espalhamento do óleo, que pode matar as larvas do animal. Os adultos também estão em risco, já que o petróleo pode grudar em suas guelras (órgão respiratório dos peixes).

Pelicano-marrom
A ave é o símbolo da Luisiana, o estado mais atingido pela "maré negra". O bicho já vinha sendo ameaçado pela destruição de seu território, e agora é um dos bichos que mais sofre com o óleo, pois procria e se alimenta na costa, onde o petróleo se acumula.

Peixe-boi-marinho
O animal, que vive próximo à costa, se alimenta de vegetais, que podem estar contaminados com óleo. Além disso, a mancha pode impedir que a luz do sol penetre na água, dificultando o crescimento dessas plantas, alerta a ONG Save the Manatee Club.
Fontes: Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), Defenders of Wildlife e Save the Manatee Club.


As aves e os mamíferos ainda podem morrer de frio. "Eles perdem a capacidade de impermeabilização, pois a pele deles é recoberta por uma camada especial de gordura, e o petróleo permite que a água penetre. No caso das aves, também é perdida a capacidade de voar", explica o oceanógrafo Gilberto Fillmann, professor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
De acordo com o especialista, enquanto o óleo está no alto mar ele se dilui com facilidade e os animais conseguem fugir da mancha. Quando chega à costa, porém, o petróleo começa a se acumular e os bichos não têm para onde escapar.
Pelicano-marrom sujo de óleo é visto em praia da Louisiana, nos EUA. Além não conseguirem mais voar, as aves podem morrer de frio por perderem uma película de proteção que é afetada pelo óleo. Elas também podem ingerir petróleo quando tentam tirá-lo de suas penas.
Recuperação
O perigo para o ambiente não cessa quando o vazamento de petróleo é contido. "Em um mangue, o óleo pode demorar dezenas de anos para sair", diz Fillmann. "Os organismos voltam a povoar a costa, mas os hidrocarbonetos [componentes do petróleo] vão sendo liberados em um nível maior do que o tolerado. Em longo prazo será afetada a capacidade reprodutiva, o sistema imunológico, os hormônios."
Para os animais que conseguirem sobreviver ao desastre, existe chance de recuperação. Segundo o oceanógrafo, o petróleo pode ser expelido do corpo ao longo do tempo, já que seus componentes são orgânicos e os bichos têm mecanismos para expulsá-los.
"O óleo não se acumula na cadeia alimentar. É diferente do que acontece com o DDT e alguns metais", conta.

Globo.com
Postado por:Thaynara O.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Gêmeas revezam vaga após falha de cadastro em escola

Fernanda Barbosado Agora
Suzana Boeno Said, 5 anos, teve aula na segunda-feira e ontem na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José de Alencar, na Vila Curuçá (zona leste de SP). Na terça-feira, ela deu lugar à sua irmã gêmea, Samira Boeno Said. "As duas gostam de estudar, mas só a matrícula de uma foi aceita", disse a mãe delas, a confeiteira Vanessa Boeno Said, 29.
Segundo a mãe, é a segunda vez que o problema acontece. Em 2008, as irmãs foram cadastradas juntas na rede municipal. Mas, no final de 2009, o cadastro de Suzana sumiu. O problema foi resolvido em janeiro deste ano, quando as duas crianças conseguiram vagas em uma Emei do Jaçanã (zona norte).
Mas, em maio, a família se mudou para a zona leste. Desta vez, foi Samira que não conseguiu a vaga. "Decidi revezar as meninas como um protesto", disse Vanessa.
A Secretaria Municipal da Educação disse que o erro será corrigido. "A aluna será reposicionada na fila, o que garantirá a matrícula nos próximos dias."

Fonte: http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u752338.shtml

Postado por: Ben
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mãe denuncia filhos por estupro de filha de 4 anos

Meninos de 13 e 15 anos estão sendo julgados em Birmingham; o mais velho também é acusado de estuprar outra irmã.

Uma mãe de dois meninos acusados de estuprar sua própria irmã contou a um tribunal em Birmingham, Inglaterra, que resolveu denunciar seus filhos à polícia depois de conversar com eles.

Os irmãos, de 13 e 15 anos de idade, negam as acusações de estupro e ataque contra a irmã menor entre os anos de 2006 e 2009. Os abusos teriam começado quando a menina tinha quatro anos de idade.

O irmão mais velho também foi acusado de ter estuprado a outra irmã, agora com 10 anos de idade.

A mãe, cujo nome não foi revelado, afirmou ter entrado em contato com assistentes sociais depois que sua filha, hoje com sete anos de idade, disse que seu irmão a havia tocado de forma indecente.

A mãe afirmou que o filho de 13 anos disse a ela que viu o irmão mais velho deitado sobre a menina.

Outros abusos
"Eu não consigo me lembrar das palavras exatas", disse a mãe ao tribunal.

"Ela não me contou o que o levou a isso, só disse que ele (o irmão mais velho), pediu a ela que deixasse."

A mãe contou que a menina revelou a história em conversas mantidas há cerca de um ano.

Na semana passada, a irmã mais velha disse ao tribunal que também foi molestada pelo irmão, uma vez em sua casa, e outra vez na casa de um parente.

O tribunal também assistiu a uma entrevista gravada com a irmã mais nova, de sete anos, na qual ela descreve os abusos enquanto brinca com um trenzinho.

A menina contou ao policial que um dos irmãos a atacou 15 vezes, e o outro pelo menos 10 vezes.

O irmão mais velho enfrenta duas acusações de estupro e quatro de abuso sexual de uma criança, e o irmão mais novo enfrenta duas acusações de estupro e duas de abuso sexual.

Não foram revelados os nomes de nenhum dos envolvidos. O julgamento continua.

Fonte: www.globo.com

Postado por: Maikon Guimarães

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 15 de junho de 2010

Coreia do Norte ameaça reagir militarmente à eventual condenação da ONU


NOVA YORK, 15 Jun 2010 (AFP) -O embaixador da Coreia do Norte na ONU, Sin Son Ho, advertiu nesta terça-feira que seu país reagirá militarmente, caso o Conselho de Segurança condene Pyongyang pelo naufrágio da corveta sul-coreana Cheonan.

"Não queremos que o Conselho de Segurança tome medidas para nos provocar", disse o embaixador norte-coreano à imprensa. Eventuais ações do grupo de 15 membros da ONU contra a Coreia do Norte serão "acompanhadas de medidas por parte de nossas forças militares", advertiu o diplomata.

Os Estados Unidos não demoraram a reagir. O porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowly, disse que essa ameaça "soa como o comportamento provocativo que caracterizou a Coreia do Norte desde o início de 2009".

A tensão na península da Coreia elevou-se depois que uma investigação internacional chegou à conclusão de que um submarino norte-coreano lançou um torpedo no último 26 de março contra a corveta sul-coreana de 1.200 toneladas Cheonan no Mar Amarelo.

Pyongyang desmentiu ter qualquer responsabilidade no incidente - que deixou 46 marinheiros mortos -, um dos mais graves entre ambos os países desde o armistício da Guerra da Coreia (1950-1953). As duas nações nunca chegaram a assinar o tratado de paz.

A cúpula do Exército Popular norte-coreano afirmou no sábado passado que atacaria a rede de alto-falantes colocados por Seul na fronteira para fazer propaganda.

Um enviado sul-coreano pediu na segunda-feira ao Conselho de Segurança tomar atitudes contra a Coreia do Norte, depois de fornecer provas sobre o incidente.

"Identificamos o torpedo como um modelo CHT02D norte-coreano, com base nos fragmentos recuperados, inclusive elementos de propulsão", disse Yoon Duk0yong, cientista do Instituto de Ciências e Tecnologia Avançada da Coreia do Sul.

O Conselho de Segurança chamou as duas Coreias a "se abster de qualquer atitude que possa aumentar a tensão na região" e a preservar a paz e a estabilidade da península.

O embaixador norte-coreano colocou em dúvida a versão de Seul, e afirmou que esta dava margem a "tantas dúvidas que o enigma e mistério desse incidente já tinha se espalhado pelo mundo, inclusive Coreia do Sul e Estados Unidos".

"Precisamos enviar nosso próprio grupo de investigação ao local do naufrágio", disse Sin Son Ho, acusando os Estados Unidos de fomentar a tensão na região.

"Se o Conselho de Segurança debate este caso apenas com o resultado unilateral da investigação do Sul, e sem verificação da RPDK (Coreia do Norte), a vítima, significa que o Conselho de Segurança toma partido", completou.

Sin afirmou que no dia do naufrágio foram realizados exercícios conjuntos "Foal Eagle" entre Estados Unidos e Coreia do Sul, nos quais foram mobilizadas artilharias antisubmarinas e antiaéreas.

"Em meio a essas condições, é duvidoso que um pequeno submarino norte-coreano tenha atacado a corveta Cheonan, que possuía artilharia antisubmarina", afirmou o diplomata norte-coreano.

"Também é inconcebível que os buques de guerra americano e sul-coreanos, equipados com o que há de mais moderno, tenham falhado em detectar o submarino", disse Sin, completando que Washington se beneficiou do incidente.

Os Estados Unidos "aumentaram a ideia de ameaça da Coreia do Norte" para forçar o Partido Democrático, governista no Japão, a abandonar seus planos de tirar a base de Okinawa dos americanos, disse.

Postado Por: Talita jessica pereira souza

Fonte: www.uol.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 12 de junho de 2010

PMDB oficializa Michel Temer como vice na chapa de Dilma

O PMDB oficializou neste sábado (12) durante a convenção nacional do partido a candidatura do deputado Michel Temer (SP) a vice na chapa da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Foi derrotada a ala do partido liderada pelo senador Pedro Simon (RS) que defendia candidatura própria à sucessão presidencial.Temer obteve 560 dos 660 votos apurados. O ex-governador do Paraná Roberto Requião e Antônio Pedreira, do PMDB do Distrito Federal, que pleiteavam a vaga para disputar a Presidência em uma candidatura própria do partido, obtiveram, respectivamente, 95 e 4 votos.

Após o anúncio do resultado, Temer foi saudado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). “Temer, é na sua figura que o partido entrega a sua bandeira como vice-presidente. O PMDB chega não de mãos vazias, mas com união, com suas ideias e seus representantes.” Sarney disse que o momento é de "revolucionar e eleger, pela primeira vez, uma mulher para a Presidência".

“Nós precisamos lembrar a causa das mulheres. Há poucos anos elas não tinham nem direito de votar. Teremos a grande virada que constitui a unidade que é ter pela primeira vez uma mulher disputando a Presidência e sendo presidente da República. Elas estão aqui e no Brasil inteiro e terão na figura da ministra Dilma uma mulher competente, que tem sido sacerdotisa do serviço público”, disse o presidente do Senado.

Dilma Rousseff chegou à convenção do PMDB logo após o anúncio da vitória de Temer como candidato a vice na chapa encabeçada pelo PT e foi saudada pela plateia como "a futura presidente do Brasil".

Num breve discurso, Temer fez elogios à Dilma e disse que os constituintes de 1988 estavam “antevendo” a ex-ministra como presidente. “Quando fizemos a constituinte dissemos: 'Homens e mulheres são iguais perante a lei'. Tivemos na época uma antevisão que teríamos uma mulher que seria presidente da República e essa mulher é Dilma Rousseff!”, disse

Votação
No total, votaram na convenção 473 peemedebistas. Houve mais votos do que votantes porque alguns convencionais têm direito a mais de um voto. Cada delegado do partido tem direito a um voto. Se for deputado, tem direito a mais um. Se for presidente de diretório estadual, a mais um. O presidente do partido também tem um voto extra. Temer, por exemplo, pode votar três vezes por ser delegado, deputado e presidente do partido.

Os convencionais começaram a depositar as cédulas às 9h deste sábado e a votação foi encerrada às 15h. Eles tiveram que optar por uma das duas cédulas disponíveis: uma que trazia a opção de ratificar Temer como vice e outra que continha o nome dos dois membros do partido que pleiteavam concorrer à Presidência pelo PMDB.

Durante discurso antes da apuração dos votos, Michel Temer defendeu “unidade e equilíbrio” no partido. "Hoje o PMDB é o PMDB da unificação, da coligação, do equilíbrio, que sabe que ao disputar o cargo não vai servir a si apenas, mas ao país”, disse.

Temer afirmou ainda que na condição de vice na chapa de Dilma, o PMDB não vai se limitar a participar do governo, e sim governar o Brasil. Ele disse ainda que o partido não vai apenas fazer parte do governo e sim governar o país.

“O PMDB não está fazendo ajuntamento de pessoas, está fazendo ajuntamento de ideias. O PMDB será protagonista, ator principal”, disse. “Deus me deu a oportunidade de presidir o PMDB num momento de unidade e num momento em que o PMDB não vai apenas participar do governo, vai governar o país”, declarou.

Dilma deve ser oficializada como candidata do PT à Presidência na convenção do partido marcada para este domingo (13), em Brasília.


Fonte: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/06/pmdb-oficializa-michel-temer-como-vice-na-chapa-de-dilma.html

Postado por Anderson Souza do Nascimento


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 11 de junho de 2010

MEC fecha cursos e descredencia universidades


Ao todo, 11 despachos foram publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira uma série que despachos que punem instituições de ensino superior privadas. Três faculdades serão descredenciadas, seis cursos de direito serão punidos por não cumprirem os acordos de ajustes para aprimorar a qualidade das graduações e uma faculdade será descredenciada por não manter as atividades autorizadas pelo ministério. Duas faculdades pediram descredenciamento voluntário.

De acordo com a Secretaria de Educação Superior do MEC, a Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Costa Braga, a Faculdade de Educação Costa Braga e a Faculdade Práxis, localizadas em São Paulo (SP), se unificaram de forma irregular. A lista de irregularidades cometidas por elas ainda inclui: funcionamento sem autorização; mudanças recorrentes de endereço sem comunicação ao MEC; cancelamento de atividades por mais de um ano e cursos abertos sem reconhecimento.

Por isso, as três serão descredenciadas. Os cursos de enfermagem e pedagogia da Faculdade Práxis; de administração e ciências contábeis da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis Costa Braga; e de pedagogia da Faculdade de Educação Costa Braga serão fechados. Os alunos terão de ser transferidos para garantir a conclusão dos estudos. Nos próximos dois anos, as instituições ou suas mantenedoras não podem solicitar novas autorizações ou credenciamento de cursos.

As Faculdades Eurobras, que haviam solicitado revisão de punição por não terem cumprido as determinações de saneamento de deficiências impostas pelo ministério, tiveram o pedido negado. Com isso, continua suspensa a entrada de novos alunos.

Qualidade ruim
Seis instituições que oferecem cursos de direito que não obtiveram bons desempenhos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também serão punidas pela falta de cumprimento dos acordos estabelecidos com o MEC.

A Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, do Rio de Janeiro; o Centro Universitário Nilton Lins, de Manaus (AM); a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino, Mato Grosso, as Faculdades Integradas de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul; Universidade Nove de Julho, São Paulo, e a Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, não podem aumentar a oferta de vagas para a graduação no vestibular e continuam respondendo um processo para desativação de curso.

Duas instituições do Nordeste – a Faculdade Cenecista de Ituberá (BA) e a Faculdade Cenecista de Fortaleza (CE) – solicitaram descredenciamento voluntário. No caso da primeira, os cursos de história e letras não podem receber novos alunos. Apenas poderão emitir diplomas aos estudantes desses cursos em fase de conclusão. Na Cenecista de Fortaleza, serão encerrados os cursos de ciências contábeis e turismo.

Por mim, o ministério tornou sem validade os atos que autorizavam o funcionamento dos cursos da Faculdade Pensar (BA). A instituição será descredenciada por não realizar as atividades solicitadas.


Postado por Sidnalva Flores
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Professores da Uneb decidem entrar em greve

O movimento docente da Uneb (Universidade Estadual da Bahia) deflagrou greve por tempo indeterminado, no início da noite desta quinta-feira, 10, após assembleia.

De acordo com Maria do Socorro Soares Ferreira, uma das diretoras da instituição, as reivindicações incluem a incorporação das CET (Condições Especiais de Trabalho) ao salário-base, concurso para professores e contratação para professores substitutos.

"Nosso movimento grevista está sendo deflagrado por questões sérias. Faltam professores em vários cursos. É um desrespeito", disse Maria do Socorro.


A Tarde

Postado por Rosana F. Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Maior estudo sobre aborto no Brasil tem aval científico


Maior estudo sobre a magnitude do aborto no Brasil tem aval científico e foi avaliado por pareceristas da revista da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Resultados mostram que uma em cada cinco mulheres já realizou aborto ao final da vida reprodutiva .

Principais resultados
Os resultados referem-se ao ano de 2010, no Brasil urbano. A pesquisa mostrou que, ao completar 40 anos, cerca de uma em cada cinco (mais exatamente, 22%) das mulheres já fez um aborto. Como abortar é um fato cumulativo, naturalmente a proporção de mulheres jovens que já fizeram um aborto ao longo da vida é menor, mas ainda assim é alta, sendo 6% entre as mulheres com idades entre 18 e 19 anos. Em outras palavras, já no início da vida reprodutiva uma em cada 20 mulheres fez aborto.

Contrariamente a uma idéia muito difundida, o aborto não é feito apenas por adolescentes ou mulheres mais velhas. Na verdade, cerca de 60% das mulheres fizeram seu último (ou único) aborto no centro do período reprodutivo, isto é, entre 18 e 29 anos, sendo o pico da incidência entre 20 e 24 anos (24% nesta faixa etária apenas). A incidência de aborto entre as mulheres de diferentes religiões é praticamente igual. Como a PNA reflete a composição religiosa das mulheres urbanas brasileiras, pouco menos de dois terços das mulheres que fizeram aborto são católicas, um quarto protestantes ou evangélicas e menos de um vigésimo, de outras religiões.

Cerca de metade das mulheres que fizeram aborto utilizaram algum tipo de medicamento para induzi-lo. Os abortos ilegais realizados com medicamentos tendem a ser mais seguros que os que utilizam outros meios, em particular quando o medicamento usado é o misoprostol, popularizado no Brasil na década de 1990. Se fossem feitos sob atenção médica adequada, seriam extremamente seguros.

Saúde Pública

Os níveis de internação pós-aborto são elevados e colocam indiscutivelmente o aborto como um problema de saúde pública no Brasil. Cerca de metade das mulheres que fizeram aborto recorreram ao sistema de saúde e foram internadas por complicações relacionadas ao aborto. Cerca de 8% das mulheres do Brasil urbano foi internada em razão do aborto realizado.

Ler texto completo em:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=130176&id_secao=8

Postado por Paula
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Juventude de Guanambi se mobiliza para a criação do Conselho Municipal de Juventude

Os jovens de Guanambi articulam no município desde o início do ano a criação do Conselho Municipal de Juventude. Importante instância que visa avaliar e propor políticas públicas para a juventude, o conselho de Guanambi seria o 6° a ser criado na Bahia.

Estiveram nos debates nos últimos meses estudantes da UNEB dos campi de Guanambi e de Caetité, Juventude Evangélica, Pastoral da Juventude, Associação dos Moradores dos Bairros Alvorada, Ipiranga, Araújo e Por do Sol (Ambaias), Associação dos Moradores do Bairro Beija-Flor, REG, Juventude do PT (JPT), Grêmio do Luiz Viana e estudantes do IF-Baiano.

Dentre as nossas primeiras manifestações públicas, está a participação na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Guanambi, no dia 1° de março.

Estamos programando uma reunião para o dia 03 de julho (sábado), às 9h, provavelmente na câmara.

A juventude que ousa lutar, constrói o poder popular!
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Liminar obriga Coelba a suspender cobranças indevidas

Em decisão liminar publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira, a Coelba está obrigada a suspender a cobrança das contas de energia elétrica dos consumidores do Estado que foram faturadas pela média de consumo nos meses de fevereiro e março. O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual em ação civil pública. Na ação, a empresa é acusada de ter efetuado uma cobrança irregular das contas de energia faturadas pela média de consumo, em desacordo com a Resolução nº 456/2000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo a liminar concedida pelo juiz da 13ª Vara das Relações de Consumo de Salvador, Antônio Serravalle Reis, a empresa não pode aplicar qualquer penalidade, como suspender o fornecimento de energia elétrica aos consumidores que não efetuaram o pagamento dessas faturas. A decisão prevê ainda que a empresa restabeleça o fornecimento de energia elétrica dos usuários que tenham sido afetados por corte de energia com origem nas faturas em que foi efetuada a cobrança irregular. (A Tarde On Line)

Jaderson
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 8 de junho de 2010

O fim da era desenvolvimentista

“O subdesenvolvimento, como o Deus Jano, tanto olha para frente como para trás, não tem orientação definida. É um impasse histórico que espontaneamente não pode levar senão a alguma catástrofe social”. Celso Furtado
Por Ari de Oliveira Zenha
Com a morte de Celso Furtado, ocorrida há alguns anos, encerrou-se definitivamente com ele, que foi o ícone da ideologia desenvolvimentista na América Latina, notadamente no Brasil, o que restava dessa era.
A característica básica do desenvolvimentismo, sempre esteve alicerçada numa visão utópica e enganosa da existência, principalmente em alguns países da América Latina, de uma elite autóctone, com interesses próprios e com um projeto político-econômico que proporcionariam a determinados países, apoiados por suas elites empresariais e intelectuais, implantar nas franjas do capitalismo internacional depois da Segunda Grande Guerra, uma alternativa próspera de desenvolvimento capitalista para estas antigas colônias - essa foi sua base de sustentação econômica-político-ideológica.
A ideologia econômica que marcou toda a era desenvolvimentista está envolta num keynesianismo, neokeynesianismo e com alguns lampejos marxistas e pseudomarxistas.
A importância histórica que teve o desenvolvimentismo em alguns países da América Latina estava alicerçada em uma situação mundial de reformulação e reconstrução do capitalismo sob a hegemonia Norte-Americana e na guerra fria. Não podemos nos esquecer, a nível mundial, do aparecimento e solidificação da social-democracia, do enfraquecimento/questionamento do stalinismo, da divisão internacional do movimento comunista e do revigoramento e consolidação hegemônica do imperialismo dos Estados Unidos da América como representante e propulsor mundial do capital.
A importância que teve em alguns países latino-americanos a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), criada pela primeira vez como um núcleo intelectual do pensamento voltado para o estudo da realidade sul-americana, principalmente, e do México, contribuiu para fomentar pensamentos e ações para reverter o processo de subdesenvolvimento. O prestígio do pensamento cepalino nunca ultrapassou as fronteiras latino-americanas, sua repercussão e contribuição para o pensamento crítico internacional bem dizer não existiu. Entretanto, teve grande influência principalmente entre os intelectuais e em determinada parcela da elite empresarial latino-americana.
O domínio do pensamento econômico conservador norte-americano sempre esteve presente na Cepal, ora com maior vigor, ora não, mas sempre existiu.
Uma discussão que deveria ser feita, e seria muito importante, é a interação entre liberalismo e o desenvolvimentismo, durante a construção teórica e prática da teoria desenvolvimentista. Como se interagiram estas duas correntes do pensamento econômico, tanto nos embates teóricos como na divisão de poder que se estabeleceu entre elas.
O liberalismo, não só como pensamento econômico, político e filosófico conservador do capitalismo sempre teve forte raiz na América Latina, não só entre os intelectuais como entre as elites empresariais.
A teoria desenvolvimentista, além de várias contribuições, teve como relevância romper com o unitarismo filosófico, o liberalismo, que dominava a América Latina, à época.

Ari de Oliveira Zenha é
economista

http://carosamigos.terra.com.br/


postado por Angelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 7 de junho de 2010

UFBA divulga lista de beneficiados com a isenção de taxa do vestibular 2011


A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou nesta segunda-feira, 07, a lista dos candidatos ao vestibular 2011 que tiveram seus pedidos de isenção de taxa aceitos. A relação está disponível no site da Universidade (http://www.vestibular.ufba.br/).

O resultado ainda depende da entrega da documentação dos beneficiados, que deve ser realizada entre os dias 08 e 22 deste mês. São necessários os seguintes documentos, comprobatórios de escolaridade:

-Histórico Escolar completo ou Certificado de Conclusão, para os solicitantes que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente; -Histórico Escolar parcial ou Atestado, ou Certidão, para o estudante que estiver cursando a 3ª série do Ensino Médio ou equivalente; -Atestado ou Certidão Comprovando que o estudante foi aprovado em exames de suplência ou equivalente, nas matérias Português e Matemática do Ensino Médio, inteiramente cursadas.

Os documentos devem atender a algumas exigências, como a de serem apresentados em originais ou cópias autenticadas, conterem o nome do estabelecimento onde as séries foram cursadas, notas otidas pelo aluno e terem carimbo e assinatura do diretor do estabelecimento.

A documentação deverá ser remetida pelos Correios, com Aviso de Recebimento entre 8 e 22 de junho para o endereço:

Universidade Federal da Bahia - UFBA. Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação - SSOA Rua Dr. Augusto Viana, 33 - Canela (em frente à Reitoria) Salvador - Ba. CEP: 40110-160

Os estudantes também têm como opção entregar os documentos pessoalmente no endereço indicado.



postado por Monique Ciríaco Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments