terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uefs recebe pedido de isenção de taxa do vestibular

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) abriu nesta segunda-feira (30) as inscrições para o programa de isenção da taxa do vestibular 2011/1. O prazo vai até 7 de setembro.

As inscrições devem ser feitas pelo site da universidade, em processo seletivo. O candidato deve clicar na opção “isenção”, preencher a ficha e imprimir o comprovante para apresentação junto com a documentação exigida no edital, também disponível na internet.

Serão oferecidas 2.500 isenções a candidatos egressos da rede pública de ensino que não tenham diploma e que não estejam matriculados em qualquer instituição de ensino superior.

Serão selecionados para entrega de documentos 3.500 candidatos obedecida a ordem de classificação em conformidade com o item 5 do edital. O resultado parcial será divulgado até 8 de setembro de 2010.

A classificação parcial não significa inscrição automática no vestibular. Os candidatos selecionados deverão apresentar fotocópia da documentação exigida em edital nos dias 10, 13, 14 e 15 de setembro, das 8h às 17h, no auditório 5 – módulo 7, no Campus Universitário. Poderão, ainda, enviar pelo Correios até 15 de setembro, mediante carta registrada, para Uefs. Neste caso, no envelope deverá conter:

Coordenação de Seleção e Admissão / Isenção 2011.1
Av. Transnordestina, s/n – Novo Horizonte
Feira de Santana/BA
CEP: 44036-900

Os servidores e dependentes das quatro universidades públicas estaduais da Bahia (Uefs, Uesb, Uesc e Uneb) têm assegurada a isenção.

As provas serão aplicadas em janeiro de 2011.


G1

Postado por: Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MP desiste de ação e abre caminho para ortotanásia.

Depois de conseguir suspender na Justiça a regulamentação da ortotanásia no Brasil, em 2007, o Ministério Público Federal revisou a ação, apontou equívocos e passou a defender a legalidade do procedimento. A mudança de postura abre caminho para que o processo aberto seja extinto e que os médicos fiquem definitivamente respaldados para realizá-la no País.

A ortotanásia é a suspensão de tratamentos invasivos que prolonguem a vida de pacientes em estado terminal, sem chances de cura, de acordo com a vontade dos doentes ou de seus familiares. O médico oferece cuidados paliativos, para aliviar a dor, por exemplo, e deixa que a morte do paciente ocorra naturalmente. Não há uma indução da morte, como ocorre na eutanásia.

A polêmica no Brasil começou 2006, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma resolução que regulamentava a prática, deixando claro que médicos podiam interromper tratamentos desnecessários quando não havia chance de cura. Isso inclui desligar o aparelho de um paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o deixar, caso seja sua vontade, passar seus últimos dias em casa, com a família. A prática já é comum em hospitais, mas não havia nada escrito sobre o tema.

O então procurador dos Direitos do Cidadão do Distrito Federal, Wellington Oliveira, entendeu, porém, que a ortotanásia não está prevista na legislação e que estimularia os médicos a praticar homicídio. Ingressou com ação civil pública e, no ano seguinte, obteve liminar na Justiça Federal em Brasília suspendendo a resolução.

No entanto, a procuradora Luciana Loureiro Oliveira, que sucedeu Oliveira no processo, entendeu o tema de maneira diferente, respaldada pelo direito de ter a própria opinião. Apontou ainda que a ação proposta confundiu ortotanásia com eutanásia, que é o agir para dar fim ao sofrimento de um doente sem cura, por piedade, mesmo que não esteja na fase terminal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Postado por Paula.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 29 de agosto de 2010

Quase 10% dos estudantes do 9º ano da rede privada sofrem de obesidade, diz estudo.

Isabela Vieira
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Os alunos das escolas particulares estão mais gordinhos que os demais, mostra a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada hoje (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Realizada em 2009, a pesquisa avaliou o perfil nutricional de cerca de 60 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental nas capitais e no Distrito Federal. O levantamento detectou, como principal problema, o crescente excesso de peso entre os estudantes, fator de risco para saúde.

De acordo com o estudo, a prevalência de obesos nas escolas privadas é de 9,9%. Nas públicas, esse percentual é de 6,5%. Segundo a pesquisa, 23,2% dos estudantes estão com excesso de peso dos quais 7,2% sofrem de obesidade. O sobrepeso é maior em Porto Alegre (RS) e no Rio de Janeiro (RJ) onde as taxas são de 20,1% e 18,3%, respectivamente. Em Palmas (TO), o índice foi o menor, de 10,9%.

Por outro lado, também ficou constatado déficit de peso em 2,9% da amostra. O problema aparece com maior frequência em Salvador, atingindo 4,4% dos estudantes pesquisados e 1,1% das crianças entrevistadas em Porto Alegre. A maior parte dos estudantes (74%) foi considerada saudável.

Em relação ao tipo de estabelecimento, os estudantes abaixo do peso ideal foram identificados nas escolas públicas. Principalmente, nas de São Luís (MA) cuja taxa de baixo peso foi de 4,5%.

Monique Ciriaco

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 28 de agosto de 2010

Itamaraty confirma identidade de brasileiro morto no México

A identidade de um brasileiro foi confirmada neste sábado (28), pelo Itamaraty, como sendo uma das vítimas da chacina de 72 imigrantes latino-americanos no estado de Tamaulipas, nordeste do México. A família do brasileiro ainda não foi avisada e, por isso, ainda não é possível divulgar seu nome.

Segundo a assessoria do Itamaraty, outro documento de origem brasileira foi encontrado com as vítimas, mas o corpo ainda não foi identificado.
Até sexta-feira haviam sido reconhecidos 31 dos 72 corpos - entre eles 14 hondurenhos, 12 salvadorenhos, quatro guatemaltecos, além do brasileiro. As tarefas prosseguem neste sábado, embora, até o momento, não tenham sido divulgados detalhes.

O massacre ocorrido em Tamaulipas foi atribuído por um sobrevivente equatoriano a integrantes do cartel Los Zetas.

Dos 400 mil imigrantes que atravessam o México para chegar aos Estados Unidos, "a maioria é vítima de redes internacionais de contrabando, do tráfico de pessoas e de drogas; muitos não conseguem chegar a seu destino", denunciou em Genebra Navi Pillay, titular do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (Acnudh).

Fonte G1

POstado por Maikon
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ação no STF quer limitar ensino religioso

Jaderson Procuradoria Geral da República ajuizou ação direta de inconstitucionalidade para restringir o ensino religioso nas escolas públicas, limitando os termos do acordo do país com o Vaticano, que incluía expressamente esta questão.
O argumento do Ministério Público é a laicidade do Estado, ou seja, a impossibilidade de que seus órgãos públicos se vinculem a qualquer religião, estabelecendo algum tipo de exclusividade ou preferência.
A regra, tradicional nas democracias modernas, é resultado da separação entre Igreja e Estado, que no Brasil é contemporânea à proclamação da República. A separação contempla não apenas a proibição de uma religião oficial (como era a católica anteriormente), como estabelece a liberdade religiosa e a proteção a todo e qualquer culto.
O acordo, que entre outras coisas estabelece o "estatuto da Igreja Católica no país", seus direitos e, principalmente, suas imunidades, dispõe que o ensino religioso nas escolas públicas será "católico e de outras confissões religiosas".
A Procuradoria propõe que o STF entenda que o ensino da religião deva ser não-confessional, tratado como história das religiões e ministrado por professores leigos -nem católicos, nem de outras igrejas.
O conteúdo da disciplina consistiria apenas na exposição de doutrinas, das práticas, da história e de dimensões sociais das diferentes religiões e também das posições não religiosas, ou atéias.
O modelo de ensino religioso, não confessional, seria o único que não implicaria endosso a qualquer crença ou posição religiosa e, portanto, o único compatível com o Estado laico, segundo a petição do Ministério Público.
As escolas públicas não são, efetivamente, o local mais adequado para o ensino religioso.
Dada a separação entre o Estado e a Igreja, o papel de doutrinar espiritualmente as crianças não deve ser atribuído ao poder público, mas às famílias, em seu espaço privado, e aos órgãos confessionais de cada crença.
Já vai longe o tempo em que direito e religião se confundia no país. Durante dois séculos, vigoraram no Brasil as Ordenações Filipinas, estabelecendo diversas condenações de cunho religioso, como penas para a heresia e a blasfêmia.
A separação Igreja-Estado nos distingue das teocracias que ainda permanecem vivas, em que os julgamentos se impregnam de conteúdos morais, confunde-se crime e pecado, e as penas têm caráter fortemente intimidatório e violento. Foi assim, por exemplo, durante o governo Taleban, no Afeganistão e vem sendo no Irã, desde a revolução islâmica de 1979. Não por coincidência, regimes que praticam a lapidação (apedrejamento).
O julgamento da ação no STF deverá ser precedido, se atendido o pedido da Procuradoria Geral da República, de audiência pública, o que permitirá que várias linhas de pensamento, inclusive e principalmente as religiosas (como também aconteceu no julgamento da utilização de células tronco-embrionárias), se expressem.
A questão é delicada e ressuscita o controvertido limite, entre a amplitude da liberdade religiosa e o constrangimento aos membros de outras religiões, obrigados a freqüentar os espaços públicos marcados pela fé alheia.
A melhor forma de preservar a liberdade religiosa de todos é tratar a religião como manifestação íntima, privada, a qual o Estado não deve estimular, nem tampouco reprimir.
O uso de símbolos religiosos em espaços públicos, como a sede de tribunais, ofende a laicidade, por conferir um estatuto oficial à determinada religião, qualquer que seja ela.
Mas as manifestações religiosas de cunho particular, como a utilização de vestes, tal qual o véu islâmico, não podem ser vedadas justamente pelas garantias da liberdade individual e de crença, previstas na Constituição.
Ao Estado laico, portanto, não cabe fomentar a catequese nem admitir a discriminação. (Sapão)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um mundo de Ilusões

As redes de informações surgiram com o propósito de revolucionar a comunicação entre as pessoas, a invenção da TV possibilitou que milhões de pessoas tivessem acesso à informação. O computador surgiu para tornar possível a invasão do homem ao espaço sideral, quando em 1991 surge a rede mundial de computadores, o mundo se impressiona com os avanços comunicativos cada vez mais eficazes. Essa nova Era da Informatização é denominada por muitos como Terceira Revolução Industrial. O surgimento de tais meios comunicativos possibitaram o crescimento da industria e criação de um estereótipo consumidor.
Entende-se que com o surgimento de empresas transnacionais, as quais produzem exacerbadamente, e estão sempre buscando novos mercados é necessário que haja um mercado consumidor ativo, desinformado o suficiente pela mídia para consumir produtos compulsivamente. Neste contexto, a mídia afirma o seu papel: induzir indivíduos comuns a se tornarem fervorosos consumidores. Um exemplo clássico é a moda, que surge a cada nova estação com um único propósito, estimular o comércio no setor têxtil. A sociedade estabeleceu um sistema a ser seguido e quem foge da padronização é intitulado como “antiquado”. Tornamo-nos íntimos dos aparelhos eletrônicos e afastamo-nos das relações sociais.
O tempo é muito curto, é necessário aproveitar o que o mercado fornece, não há tempo para relações amigáveis. Temos que trabalhar para consumir. Trabalhar mais para consumir mais. Esse famoso ideal capitalista favorece os detentores de capital, tornando-os cada vez mais ricos.
No fim do século XVIII e início do XIX triunfava o imperialismo, sistema de governo que propunha a divisão do mundo em duas partes: de um lado, os países dominantes e do outro os países dominados. No mundo contemporâneo o processo de globalização não funciona de outra forma, existem muitas diferenças com relação ao imperialismo, mas a essência de opressor e oprimido não foi alterada. Os países desenvolvidos impõem sua cultura, sua influência de governo, por meio da mídia ou pelas relações internacionais. A diferença é que hoje aparentemente os dominados possuem uma certa autonomia, somos livres para exercemos nossa cultura, nossa forma de governo. Fato que quase nunca testificamos porque seguimos as normas "superiores".
É mais fácil copiar, produzir exige esforço. É mais fácil ceder, ir contra alguém mais poderoso exige coragem. Questionar as ideologias impostas pelos meios comunicativos é essencial para qualquer nação que não queira ser “escravizada” ou mesmo subordinada pelo sistema.



Postado por Érica Ribeiro Guimarães
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Queda de avião fabricado pela Embraer mata 43 na China


Pelo menos 43 pessoas morreram nesta terça-feira na queda de um avião de passageiros fabricado pela empresa brasileira Embraer no nordeste da China, informou a agência oficial de notícias do país, Xinhua.

O avião modelo ERJ-190, com 96 pessoas a bordo – 91 passageiros e cinco tripulantes -, pertencia à companhia Henan Airlines.

A aeronave estava tentando pousar em um aeroporto na cidade de Yichun, na província de Heilongjiang (extremo nordeste do país).

Em meio a uma densa névoa, o avião acabou ultrapassando a pista de aterrissagem e, como o impacto no solo, se incendiou.

A polícia local disse que três dos sobreviventes estão em estado crítico.

O avião havia decolado da capital de Heilongjiang, Harbin, por volta das 21h, hora local (10h em Brasília), e o acidente ocorreu cerca de meia hora depois.

O ultimo acidente aéreo grave na China ocorreu em novembro de 2004 quando um avião de passageiros com 53 pessoas a bordo chocou-se contra um lago congelado na cidade de Baotou, no norte do país, matando todos a bordo além de duas pessoas no solo.

Fonte: BBC Brasil

Postado por: Fernanda
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lula diz que não pretende processar candidatos que usam sua imagem

Segundo presidente, prática faz parte do 'processo político brasileiro'.'Todo mundo sabe quem eu quero que seja presidente', afirmou Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (23), em São Paulo, que não pretende processar candidatos de oposição que usem sua imagem na campanha eleitoral. "Não vou entrar na Justiça. Quem tem que fazer isso é o partido", disse.

Nos dias 19 e 21 passados, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, usou em seu programa eleitoral na TV imagens de Lula, o que motivou representações da coligação encabeçada pela candidata Dilma Rousseff (PT) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O tribunal arquivou os pedidos. Em sua decisão, o ministro Henrique Neves avaliou que o direito à imagem é "pessoal e somente pode ser reclamado pela própria pessoa que teve a imagem utilizada sem autorização".

"Todo mundo sabe que eu tenho lado, todo mundo sabe que eu tenho candidata, todo mundo sabe que eu tenho partido, todo mundo sabe quem eu quero que seja presidente", disse Lula. "O pessoal às vezes acha que em momentos de eleição é possível enganar a sociedade colocando imagens de pessoas que têm participação política contrária."

Apesar da crítica, Lula afirmou que o uso de sua imagem por adversários faz "parte do processo político brasileiro". Lula demonstrou estar convicto da vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e disse que trabalhará até o último dia de governo.

"Vocês vão se surpreender. No dia 31 de dezembro, eu vou estar inaugurando obra no Brasil. Quem acha que eu vou ficar parado, em festa... Eu tenho compromisso com o país, meu lema é trabalho."

G1

Postado por Diego Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 21 de agosto de 2010

Dilma tem 47% das intenções de voto, e Serra, 30%, diz Datafolha

Marina aparece com 9%; margem de erro é de dois pontos percentuais.Pesquisa anterior mostrava petista com 41% e tucano com 33%.


Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada deste sábado (21) aponta que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 47% das intenções de voto, contra 30% do candidato do PSDB, José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 9% no levantamento. É a primeira pesquisa divulgada depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Dos demais candidatos, nenhum candidato obteve 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos totalizam 4% e os que não sabem, 8%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Desta forma, Dilma pode ter entre 49% e 45%, Serra, entre 32% e 28%, e Marina, entre 11% e 7%.

O levantamento foi encomendado pelo jornal "Folha de S.Paulo". Foram realizadas 2.727 entrevistas nesta sexta-feira (20). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 24460/2010.

A pesquisa anterior do Datafolha foi divulgada no dia 13 deste mês, com entrevistas feitas dos dias 9 a 12. No levantamento, Dilma teve 41%, Serra, 33%, e Marina, 10%. Dos demais candidatos, nenhum atingiu 1%.

Segundo turno
Segundo a pesquisa divulgada neste sábado, num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista teria 53% e o tucano, 39%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 49% das intenções de voto, e Serra, 41%.

G1

Postado por Danyllo.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Brasil ocupa posição número 48 em ranking dos melhores países do mundo

O Brasil ficou em 48º lugar na lista dos melhores países do mundo realizada pela revista Newsweek. A Finlândia ficou em primeiro lugar, seguida pela Suíça, Suécia e Austrália.

Na comparação com os vizinhos da América Latina, o Brasil está em nono lugar, à frente de países como Colômbia (62º), Paraguai (68º) e Venezuela (71º), mas perdendo da Argentina (46º), México (45º) e Chile (30º).

Já entre os BRICs, o grupo dos países emergentes, o Brasil lidera, ultrapassando Rússia (51º), China (59º) e Índia (78º).

Para elaborar o ranking, a revista explica que tentou responder à pergunta: "Se você fosse nascer hoje, qual país ofereceria as melhores oportunidades para viver com saúde, segurança e prosperidade?" Por meio de pesquisas de várias consultorias, foram escolhidos cinco critérios para a lista: educação, saúde, qualidade de vida, competitividade econômica e ambiente político.

Líderes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado entre os principais líderes no ranking da Newsweek. Embora já se prepare para deixar o cargo, a revista diz que ele “ainda possui o status de estrela do rock” em seu país e do “tapete vermelho” no exterior.

Sob o governo Lula, o Brasil emergiu de um país do mundo em desenvolvimento crônico para uma potência emergente. Com a economia estável, biocombustíveis, novos campos de petróleo e crescimento da classe média, o Brasil parece hoje ter tudo”, destaca a pesquisa.

Apesar de criticado pelo envolvimento demagógico em casos como o de Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad, “ele continua pragmático e seguro o suficiente para não arriscar o país em uma aventura populista. Como resultado, o Brasil cresceu em seu tempo e, na política, é isso que importa”.


Msn Notícia



Postado por: Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Estudantes de escola municipal de Campinas batizam asteróide

Os alunos da Escola Municipal Maria Pavanati Favaro, em Campinas, interior de São Paulo, começaram a semana com uma excelente notícia. A International Astronomical Union (IUA), reconheceu e batizou como "Brasileirinhos" o asteróide 15453 (XD96), descoberto em 98, pelo astrofísico, Orlando Naranjo.
Após conquistarem o prêmio "Super Solução" do 3º Grande Desafio, em outubro de 2009, os estudantes Michael Douglas da Silveira, Danklas Santos, Jonatan Santos, Fernando César, Heloísa de Souza e Davi Macedo receberam a incumbência de colocar um nome no asteróide.
De acordo Michael Douglas, a intenção da escolha do nome foi homenagear alunos como eles, dedicados à ciência. "No início, gostaríamos de colocar o nome da nossa escola, mas como não era possível, uma vez, que de acordo com o regulamento da IUA, não é possível utilizar nomes próprios ou homenagear pessoas. Então pensamos em dedicá-lo ao nosso País e aos jovens estudantes que se dedicam à pesquisa".
Para alcançar o primeiro lugar do "Super Solução", os alunos receberam a missão de criar um projeto capaz de salvar uma espécie em extinção. Para isso, os alunos se decidiram por criar um protótipo, uma espécie de incubadora, com garras hidráulicas para proteger os filhotes de harpia, uma das maiores aves do mundo, que durante o processo de reprodução costumam botar um ou dois ovos. O que acontece é que no caso de dois ovos serem incubados com sucesso, em condições naturais, somente o primogênito sobrevive, já que o filhote maior, invariavelmente, mata o menor.
Sandra Shafirovits, diretora da Emef, relembra que a escola recebe prêmios desde a primeira edição do Grande Desafio em 2007. "Cada ano que passa surgem novos talentos na nossa escola e isso está diretamente ligado ao excelente trabalho dos nossos professores".
Postado por: BEN
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lula diz que Estado com carga tributária baixa ‘não é Estado’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (18) que uma carga tributária elevada é necessária para o desenvolvimento social de um país. Durante o seminário Novas Diretrizes para o Sistema Contábil Brasileiro, realizado em Brasília, Lula afirmou que todas as nações com política social consistente têm impostos elevados.
“Todos os países que têm forte política social, em que os trabalhadores têm todos os dentes na boca, em todos esses países, a carga tributária é elevada, mais do que a nossa. E em todos os países pobres do mundo, a carga tributária é muito baixa. Tem Estado de carga de 8%, de 9%, de 11%”, disse. Para o presidente, impostos elevados são necessários para manter um Estado forte. “Um Estado que tem carga tributária de 9% não é Estado”, afirmou.
Lula também criticou a demora na aprovação da reforma tributária, em tramitação no Congresso Nacional. Ele lembrou que o governo, em um trabalho conjunto com empresários e economistas, enviou uma proposta de reforma, mas ela não foi votada. Segundo o presidente, a votação do projeto não foi concluída porque nenhum setor da sociedade quer abrir mão de “um centavo sequer” do que já arrecada.
“Deve ter algum inimigo oculto que, embora concorde de fora que é preciso reforma tributária, por dentro trabalha para ela não sair”, disse. “Cada empresário, senador e deputado têm uma reforma, mas ela não andou, porque ninguém quer perder absolutamente nada. Ninguém abre mão de um centavo que já tem”, criticou.
Durante o evento, Lula fez elogios ao vice-presidente, José Alencar. “Eu não acredito que ninguém na história tenha tido um vice da qualidade do que o que eu tenho. Eu poderia deixar um talão de cheque em branco e viajar pelo tempo que eu quisesse e tenho certeza que não apareceria ninguém para dizer que ele preencheu o cheque sem falar comigo”, disse.
O presidente afirmou ainda que vai deixar a o Palácio do Planalto “mais feliz” do que quando assumiu o governo. “Vamos sair da Presidência do Brasil nos próximos meses e vamos deixar a rampa mais tranquilos e alegres do que quando subimos, com a consciência tranquila. Mas sabendo que há muito o que fazer ainda.”
Segundo Lula, “os séculos de descaso” sofridos pelo Brasil não se consertam em dois mandatos. “É preciso algumas décadas para consertar e nivelar o Brasil, para que ele seja mais igual”, disse.

'Não tenho dúvida de que vão tentar de novo', diz presidente do TRE-SE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Luiz Antônio Mendonça, disse nesta quinta-feira (19) não ter dúvida de que será alvo de nova tentativa de assassinato. O desembargador conversou com a reportagem do G1 na presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) e afirmou que, apesar da violência do atentado, ainda precisa avaliar a necessidade de reforçar a própria segurança.
“Fui pego de surpresa, mas não tenho dúvida de que vão tentar de novo. Mas eu não tenho medo por mim. Tenho medo pela minha esposa e meus três filhos. Vamos avaliar com calma e tranquilidade.A segurança pode ser feita de forma velada e discreta", disse Mendonça. O desembargador é marido da procuradora-geral de Justiça de Sergipe, Maria Cristina Mendonça.
Na manhã de quarta-feira (18), Maria Cristina Mendonça estava em outro carro oficial, à frente do carro do marido, quando ele foi atingido por 37 tiros de armas calibre 12 e .380. Sem ferimentos aparentes, o desembargador conta que está bem disposto, apesar de ter sido atingido por pedaços de vidros e estilhaços de bala que ficaram sob a pele e o couro cabeludo.
Depois que cessaram os disparos, Mendonça conta que desceu do carro e foi socorrido por uma motorista que o reconheceu e ofereceu ajuda. O desembargador afirma que andar cercado por seguranças é um "desconforto".
Um dia após a tentativa de assassinato, ele saiu de casa sem colete à prova de balas, no horário habitual, por volta das 8h30, e percorreu o mesmo caminho até o TJ-SE em um carro sem blindagem, acompanhado apenas por um motorista.
“Esse atentado representa que a Justiça está sendo atingida, a cidadania está sendo atingida e também a esperança do povo de mudanças está sendo fragilizada quando aqueles que têm a difícil missão de julgar sofrem uma tentativa de assassinato. Isso promove insegurança”, disse o desembargador.
Ex-promotor de Justiça e secretário estadual de Segurança durante o governo de João Alves (DEM), o presidente do TRE quer acompanhar as investigações. Na próxima semana, ele pretende se reunir, em Brasília, com o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa.
“Pela amizade que a polícia local tem comigo, vão me manter informado sobre as investigações. Também vou discutir o assunto com a Polícia Federal”, afirmou.
O desembargador também preside a Câmara Criminal do TJ-SE e afirmou que fará um levantamento dos casos julgados pela Câmara para ajudar nas investigações.
“Temos feito um trabalho com rigidez no combate ao tráfico de drogas. Pode ser que alguém não tenha gostado das condenações que fizemos”, disse.
Sobre a possibilidade de requisitar reforço de forças federais para assegurar a segurança das eleições em Sergipe, o presidente do TRE afirmou que o estado tem um efetivo policial suficiente para garantir uma votação pacífica.
“Se fossem eleições para prefeito talvez fosse necessário requisitar ajuda para os municípios de Canindé de São Francisco e Itaporanga. Mas, neste momento, os governantes dessas cidades são pessoas de bem”, avaliou o desembargador.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/08/nao-tenho-duvida-de-que-vao-tentar-de-novo-diz-presidente-do-tre-se.html
Postado por Anderson Nascimento
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Na TV, Ahmadinejad rejeita oferta brasileira de asilo a condenada


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, revelou nesta segunda-feira (15) que seu país não vai enviar para o Brasil a mulher acusada de adultério que foi condenada à morte por apedrejamento. O presidente fez as declarações em uma entrevista à TV do seu país, recusando publicamente a oferta do governo brasileiro de receber Sakineh Mohammadi Ashtiani.

"Há um juiz envolvido no caso e os juízes são independentes. Mas eu conversei com o chefe do Poder Judiciário e ele também não concorda" com a proposta do Brasil, disse Ahmadinejad. "Eu acho que não há necessidade de criar algum problema para o presidente Lula e levá-la para o Brasil", acrescentou.

A sentença de apedrejamento para Ashtiani, uma mulher de 43 anos de idade e mãe de dois filhos, havia sido temporariamente suspensa depois que provocou protestos dos Estados Unidos e outros governos, bem como grupos de direitos humanos. O Brasil, que tem relações amistosas com o Irã, ofereceu asilo para ela.

Embora o Irã tenha suspendido a sentença de lapidação de Ashtiani, a condenação não foi cancelada e a mulher é agora acusada de desempenhar um papel no assassinato de seu marido em 2005. Ela ainda pode ser enforcada.

Na semana passada, a televisão estatal iraniana transmitiu uma suposta confissão de que uma mulher identificada como Ashtiani admitindo ter sido cúmplice no assassinato de seu marido. Seu advogado diz que suspeita que ela foi torturada para fazer a declaração, mas ele não foi autorizado a reunir-se com ela desde a transmissão para confirmar isso.

Human Rights Watch disse Ashtiani foi condenada em 2006 de ter uma relação "ilícita" com dois homens após a morte do marido e foi condenado por um tribunal a 99 chibatadas. Mais tarde nesse ano, ela também foi condenada por adultério e condenada a ser apedrejada até a morte, embora ela retratou uma confissão que afirma foi feita sob coação.

Fonte: www.g1.globo.com

Postador por: Maikon Guimaraes Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 15 de agosto de 2010

Programa certifica trabalhadores com conhecimento adquirido na prática

Inscrições começam nesta segunda (16) e vão até 10 de setembro. Equipe multidisciplinar fará avaliação.


Trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma que comprove sua formação podem se inscrever no Programa Certific, a partir desta segunda-feira (16). As inscrições vão até 10 de setembro.

O Certific é uma parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita.

Os interessados devem procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre.

Confira a relação das instituições

“O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta”, disse Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Método
O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área.

Depois da entrevista, há duas possibilidades. Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador.

Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

Fonte: www.g1.globo.com

Postado por: Talita Jéssica

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MEC divulga sexta chamada do ProUni


Classificados precisam confirmar dados a partir desta sexta (13).Programa distribui bolsas em instituições de ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (12) a sexta e última chamada de convocados para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para ter acesso ao resultado, o aluno precisa acessar o site do ProUni e digitar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou CPF.

Os classificados devem confirmar os dados declarados na inscrição na instituição de ensino superior entre esta sexta-feira (13) e a próxima segunda-feira (16). Para ter direito à bolsa, é fundamental que o estudante cumpra esta fase do processo. Ao todo, 52.419 candidatos foram pré-selecionados na primeira chamada do programa, sendo 37.039 para bolsas integrais e 15.380 para bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade, de acordo com o MEC. O ministério não divulgou a quantidade de convocados na segunda, terceira e quarta e quinta chamadas.
Puderam participar do programa candidatos com nota mínima de 400 no Enem 2009, que não tenham zerado na redação, não tenham diploma de ensino superior e que tenham renda familiar mensal per capita que não exceda três salários mínimos. Ao efetuar a inscrição, o candidato podia escolher até três opções de instituições de ensino, cursos ou turnos e modalidades de bolsa, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita e a adequação aos requisitos.
Bolsas remanescentesO MEC publicou nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial da União, a portaria que define como deve ser feita a distribuição de bolsas remanescentes do ProUni do segundo semestre deste ano. As vagas poderão ser concedidas por cada instituição de ensino superior participante do programa conforme a classificação em processo seletivo próprio, inclusive vestibular, para as turmas iniciadas no segundo semestre de 2010, e conforme o desempenho acadêmico, mensurado pela instituição, para as turmas iniciadas anteriormente ao segundo semestre de 2010.
Têm prioridade estudantes professores da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e estudantes autodeclarados indígenas.As instituições também poderão conceder bolsas remanescentes a estudantes matriculados cujas bolsas não foram regularmente concedidas no decorrer do processo seletivo referente ao segundo semestre deste ano devido a impedimentos operacionais.
As universidades têm até 10 de setembro para emitir os termos de concessão do benefício pelo Sistema do ProUni (SisProuni).

G1

Postado por: Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Justiça abre processo contra 37 suspeitos de fraudar exame da OAB

A Justiça Federal abriu processo contra 37 pessoas envolvidas na fraude da segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), após denúncia do Ministério Público Federal em Santos decorrente da Operação Tormenta da Polícia Federal, deflagrada em junho para investigar suposta quadrilha que fraudava concursos públicos em todo o país. A denúncia foi recebida no último dia 4, mas está sendo divulgada nesta quinta (12) após a 3ª Vara Federal em Santos (SP) quebrar o sigilo dos autos a pedido do MPF.

Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/08/justica-federal-abre-processo-contra-37-envolvidos-na-fraude-da-oab.html
Postado por Anderson Nascimento
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Imprensa internacional destaca volta do 'jogo bonito' da seleção brasileira

Não foi apenas a torcida brasileira que a seleção empolgou na estreia do técnico Mano Manezes no comando do time. A imprensa internacional também deu destaque para o bom futebol apresentado pelo time nacional na vitória de 2 a 0 sobre os Estados Unidos, em amistoso disputado nesta terça-feira em Nova Jersey.

“Com Menezes volta o ‘jogo bonito’ do Brasil”, afirmou a manchete do diário espanhol Marca. “A nova seleção do Brasil, agora com Mano Menezes de técnico, estreou com vários momentos de alegria, graças a jovens jogadores. Com apenas 18 anos, Neymar deixou seu cartão de visitas”, seguia o empolgado texto, lembrando que o time brasileiro poderia ter goleado.

Quem também se rendeu à boa apresentação da equipe foi argentino Olé. Sempre com seus títulos engraçadinhos, eles chamaram a seleção de ‘Mundo Animal’ por conta as presenças de Pato e Ganso. “Com grande partida dos dois, o Brasil encontrou seu caminho. E teve gol de Neymar”, afirmou o diário hermano.

Aproveitando a empolgação em cima do futebol no país depois da disputa da Copa do Mundo da África do Sul, o tradicional The New York Times também deu espaço para a derrota do time norte-americano. “Para o Brasil, esse recomeço mostrou a busca agressiva pelo esplendor de seu passado”, disse.

Já o italiano Gazzetta dello Sport celebrou a juventude da nova seleção brasileira, dando destaque para o belo gol de Alexandre Pato, estrela do Milan. “Os jovens brasileiros impressionaram. Neymar e Pato deram show. Ganso mostrou um meio-campo interessante e Robinho também se apresentou bem.”

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/08/11/imprensa-internacional-destaca-volta-do-jogo-bonito-da-selecao-brasileira.jhtm

Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Bolsa família melhora rendimento escolar,segundo pesquisa

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mostra melhora no rendimento escolar e nas condições de saúde das crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. O levantamento ouviu famílias que recebem o benefício e aquelas que estão fora e apresentam perfil semelhante aos beneficiados. Segundo a ministra da pasta, Márcia Lopes, o Bolsa Família tem contribuído “para melhorar a vida” das pessoas que recebem o benefício.

De acordo com o levantamento, a taxa de matrícula cresceu 4,4 pontos percentuais entre crianças e adolescentes de 6 anos a 17 anos beneficiários e aquelas que são não beneficiadas. No caso de meninos e meninas de 7 anos a 14 anos, 95% estão matriculados. No entanto, a partir dos 15 anos, a frequência escolar cai entre os jovens de ambos os sexos que estão ou não no programa.

Em relação à progressão escolar, houve aumento de 6 pontos percentuais entre os jovens beneficiados.

A pesquisa faz um recorte sobre a situação educacional das crianças do Nordeste – uma das regiões mais beneficiadas pelo programa de transferência de renda. O impacto na taxa de matrículas foi de 11,7 pontos percentuais entre as famílias beneficiadas.

Segundo a pesquisa, em 2005, quando foi realizada a primeira rodada do levantamente, a região apresentava uma das mais baixas taxas de matrícula escolar. O Bolsa Família monitora a frequência escolar de 14,3 milhões de estudantes de 6 anos a 17 anos em todo o país.

Sobre a saúde, a pesquisa mostra que 62% das crianças de 0 até 1 ano das famílias atendidas pelo programa foram amamentadas nos primeiros seis meses de vida, contra 54% das crianças das famílias não beneficiárias.

A proporção de crianças consideradas nutridas – atendendo o padrão entre peso e altura – foi 39,4 pontos percentuais maior entre as crianças beneficiadas em comparação com as que não são atendidas. A pesquisa traz dados comparativos sobre consultas pré-natal nos primeiros três meses de gravidez. As grávidas beneficiadas pelo programa tiveram 1,5 mais consultas no período pré-natal em comparação às grávidas que não são beneficiadas.

As famílias beneficiadas ou não foram ouvidas em 2005 e em 2009. Na primeira rodada, foram entrevistadas 15.426 famílias. Em 2009, cerca de 11 mil famílias foram novamente entrevistadas. De acordo com os pesquisadores, a perda de amostra ocorre por dificuldades em localizar as famílias, mas foi considerada dentro dos padrões. A maioria dos dados divulgados nesta terça-feira (10) são referente à rodada de 2009.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (Ifpri), contratado em licitação internacional feita pelo ministério, com apoio do Banco Mundial e das Nações Unidas. O objetivo do estudo é isolar os efeitos do programa em seu público alvo. O custo da rodada de 2009 foi em torno de R$ 4 milhões.

Criado em 2003, o programa atende hoje a 12,6 milhões de famílias, com renda mensal per capita até R$ 140. O benefício que vai de R$ 22 a R$ 200.

Fonte: Agência Brasil (sapo)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Medida provisória libera R$ 800 milhões para o ensino médio no Norte e Nordeste

Uma lei publicada nesta segunda-feira, 9, no Diário Oficial da União libera recursos no valor de R$ 1,6 bilhão para o ensino médio. A Medida Provisória 484/10 assegura apoio financeiro aos estados e ao Distrito Federal no valor de R$ 800 milhões, enquanto R$ 800 milhões serão transferidos às regiões Norte e Nordeste, no âmbito do Programa Especial de Fortalecimento do Ensino Médio.

O programa será executado por meio de transferência direta aos estados considerados prioritários pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme os seguintes parâmetros: número de matrículas no ensino médio público; indicadores disponíveis para aferir o desenvolvimento da educação básica, conforme calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e valor anual por aluno a ser praticado em 2010, em cada fundo estadual, no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O objetivo é incentivar a melhoria dos indicadores de qualidade, suprir recursos financeiros de forma a equalizar oportunidades educacionais e atender à ampliação das matrículas no ensino médio público do país.

A transferência de recursos financeiros será feita automaticamente pelo FNDE, sem necessidade de convênio, acordo, contrato, ajuste ou instrumento congênere, mediante depósito em conta-corrente específica em parcela única, até o décimo dia útil após a aprovação do crédito orçamentário para a finalidade. A prestação de contas dos recursos recebidos deverá ser apresentada pelos estados até 30 de novembro de 2010.


Fonte: A Tarde

Postado por: Sidnalva
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Índia tenta evitar vazamento em navio após colisão.

Navio com contêineres colidiu com outra embarcação no sábado (7). Autoridades tentam evitar que combustível vaze no Mar Arábico.



Navio de container, que colidiu no último sábado com outra embarcação, aparece inclinado no mar Arábico, próximo a Mumbai, na Índia. Helicópteros e barcos tentam se aproximar para evitar um vazamento de combustível do navio
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Cinquenta e nove universidades federais vão utilizar nota do Enem de 2010



Cinquenta e nove universidades federais vão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em seus processos seletivos. Em 35 instituições o Enem será a única forma de seleção em substituição ao vestibular tradicional, seja para todos os cursos ou para parte das vagas.
As universidades federais do Triângulo Mineiro, de Campina Grande (PB), de Santa Maria (RS) e a Rural da Amazônia vão utilizar o resultado do participante do Enem como parte da nota do vestibular. Em seis instituições, o exame substituirá a primeira fase do processo seletivo e em três universidades será utilizado para preencher vagas remanescentes que não tenham sido preenchidas no processo seletivo tradicional.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), há ainda 11 universidades federais que aderiram ao Enem, mas ainda não definiram como utilizarão o resultado em seus processos seletivos.
Veja abaixo como cada uma das 59 instituições aderiu ao exame.
- Instituições que utilizarão o Enem como fase única
Universidade Federal do Rio Grande (Furg): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal Fluminense (UFF): adotará o Enem como fase única para 20% das vagas.
Universidade Federal de Itajubá (Unifei): adotará o Enem como fase única (à exceção de quatro cursos de engenharia que necessitam de prova específica)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB): destinará 10% das vagas do vestibular de 2011 para o Enem como fase única.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal de Pelotas: (Ufpel): adotará o Enem como fase única.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal do Pampa (Unipampa): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal do ABC (UFABC): adotará Enem como fase única.
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): utilizará o Enem como fase única para parte dos cursos.
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): utilizará o Enem como fase única para 50% das vagas.
Universidade Federal de Lavras (Ufla): adotará o Enem como fase única para a maior parte das vagas.
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): utilizará o Enem como fase única para 10% das vagas; para os outros 90%, o aluno pode optar por usar o Enem ou fazer o vestibular.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal da Bahia (UFBA): adotará o Enem como fase única somente para os cursos de bacharelado interdisciplinar (artes, ciências e tecnologia, humanidades e saúde).
Universidade Federal do Ceará (UFC): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal do Maranhão (UFMA): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal do Amazonas (Ufam): 50% das vagas serão destinadas ao ingresso pelo Enem como fase úncia.
Universidade Federal de Roraima (UFRR): adotará o Enem como fase única para 20% das vagas.
Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): adotará o Enem como fase única.
Universidade Federal de Viçosa (UFV): adotará o Enem como fase única para 20% e para as demais usará o exame como complementação de nota.
Universidade Federal do Paraná (UFPR): adotará o Enem como fase única para preencher 10% das vagas. Para as demais vagas, usará o Enem como complementação de nota.
Universidade Federal de Uberlândia (UFU): adotará o Enem como fase única para parte das vagas. Para as demais, o Enem será utilizado como primeira fase.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): utilizará o Enem como fase única para alguns cursos.
Universidade Federal do Acre (Ufac): utilizará o Enem na totalidade das vagas de filosofia; em 50% das vagas do curso de música e para os demais cursos somente em vagas remanescentes.
- Instituições que utilizarão o Enem como complementação da nota do vestibular
Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Instituições que utilizarão o Enem como primeira fase do vestibular
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de Rondônia (Unir)
- Instituições que utilizarão o Enem para preencher vagas remanescentes
Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Universidade de Brasília (UnB)
- Instituições que aderiram ao Enem, mas ainda não definiram a sua utilização
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Federal do Amapá (Unifap)


Fonte: A Tarde Oline


Postado por: Sidnalva Flores
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 8 de agosto de 2010

Um Grande Exemplo !!!


Quem disse que por de trás daquela barba
que nos arranha o rosto não tem um coração moleque
querendo brincar?

Quem disse que por detrás daquela voz grossa
não tem um menino criativo querendo falar?

Quem foi que falou que aquelas mãos grandes
não sabem fazer carinho se o filho chorar?

Quem foi que pensou,
que aqueles pés enormes,
não deslizam suaves na calada da noite,
para o sono do filho velar?

Quem é que achou que no fundo do peito largo e viril
não tem um coração de pudim,
quando o filho amado,
com um sorriso largo se põe a chamar?

Quem foi que determinou que aquele coroa,
de cabelos brancos não sabe da vida
para querer me ensinar?

Feliz dia dos pais!

POstado por Paula
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Em Caracas, Lula defende que países pobres não dependam dos ricos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (6), após se reunir com o colega venezuelano, Hugo Chávez, o fortalecimento da relação entre os países em desenvolvimento para que eles não dependam mais das nações ricas. Nesta tarde, em Caracas, os dois presidentes assinaram acordos bilaterais de cooperação nas áreas de energia, turismo e pesquisa. Ao defender a integração sul-americana, Lula destacou que os países da América do Sul estão ligados territorialmente como um "bebê está conectado à mãe através do cordão umbilical".

O que firmamos aqui é apenas um pedaço do que estamos fazendo a esse cordão umbilical, para que esse ninho chamado relação Sul-Sul nunca mais dependa de uma pessoa tão distante chamada norte, disse. Segundo Lula, os países emergentes recuperaram a autoestima nos últimos anos e descobriram que podem.

“Vamos construir entre nós aquilo que eles construíram entre eles. Eles um dia acreditaram poder e nós passamos muito tempo sem acreditar em nós mesmos e por isso ficamos pobres”, destacou. “Agora, graças a Deus, nos descobrimos e sabemos que os que podem não são eles. Nós podemos. E nós seremos grande pátria, nação e continente”, concluiu o presidente.

Chávez, por sua vez, lamentou o fato de Lula ter que deixar a Presidência do Brasil em janeiro de 2011 e sinalizou que não pretende deixar o governo da Venezuela em breve. “Não queríamos que você saísse da Presidência, mas você terá que sair. Se Deus quiser, eu ficarei por aqui. Mas brevemente voltaremos a te ver, Lula. E nós seguiremos de coração unido”, disse.

Lula e Chávez se reuniram nesta tarde no Palácio de Miraflores para repassar o andamento dos projetos de cooperação binacional nos setores agrícola, financeiro e habitacional. Foi estabelecido, durante o encontro, um regime especial fronteiriço para o desenvolvimento de transporte turístico rodoviário. Os governantes também assinaram um acordo para a instalação de um escritório do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) em Caracas. O acordo prevê a cooperação nas áreas de integração produtiva entre o sul da Venezuela e o norte do Brasil, entre outros projetos de desenvolvimento.



G1, em Brasília

Inter esquece São Paulo e foca Gre-Nal de domingo



O atacante Taison foi um dos destaques do Internacional na partida desta quarta-feira, pela Libertadores, contra o São Paulo. O atacante partipou das principais jogadas da equipe gaúcha e foi determinante para a vitória por 1 a 0, no Beira-Rio. Porém, diferentemente de seus companheiros, o atacante afirma que seu foco agora é o Gre-Nal de domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

"Jogar contra o São Paulo é sempre difícil, se fechando e apostando nos contra-ataques. Tentamos, tentamos, até conseguir o gol. Toda a equipe está de parabéns, pelo sacrifício dentro de campo. Agora estamos com a cabeça no Gre-Nal, que será um grande jogo", destacou o jogador.

O Internacional foi superior durante praticamente os 90 minutos do confronto no Beira-Rio. De tanto pressionar, o time gaúcho conseguiu o gol, com Giuliano, aos 23min do segundo tempo. Agora, no jogo de volta, no Morumbi, o time gaúcho joga pelo empate.

"A gente queria vencer o jogo, de qualquer maneira. A vitória acabou sendo por 1 a 0, mas foi um resultado bom. Vamos agora jogar no Morumbi do mesmo jeito que jogamos aqui, no Beira-Rio", ressaltou.

No fim da partida, Taison sentiu dores e acabou sendo substituído por Rafael Sóbis. Algo que, até agora, não preocupa o jogador.

"Senti um puxão mais forte nesta quarta-feira. Fiquei preocupado, não queria sair de campo, mas espero que não seja nada demais. Vou me tratar e falar para o Celso que eu quero jogar. Não quero ficar de fora da próxima partida, não", afirmou o jogador, rindo.


http://esportes.terra.com.br/futebol/libertadores/2010/noticias/0,,OI4592625-EI14513,00.html#tphotos


Angelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

AGRESSÃO A ADOLESCENTE EM ESCOLA NO INTERIOR DE SP



A adolescente de 13 anos que foi agredida por uma colega de classe na terça-feira (3) na escola estadual Professor Lauro Sanches, em Sorocaba, no interior de São Paulo, afirmou nesta quinta-feira (5) que a agressora queria lhe deixar “feia”. A garota agredida não quer mudar de escola. Porém, ela quer esperar a cicatrização das unhadas que recebeu em todo o rosto e no pescoço para voltar às aulas.

Antes mesmo das agressões, houve uma discussão porque a adolescente, que cursa a 7ª série, não quis emprestar uma lapiseira para a colega de 15 anos. Para evitar contato, ela chegou a se sentar nos fundos da sala. Durante uma aula de matemática, porém, ela foi se sentar à frente, porque não estava conseguindo enxergar o quadro negro. Enquanto se deslocava, acabou empurrando “um pouquinho” a carteira da menina, o que provocou a queda de um caderno “que estava bem na ponta, quase caindo”.

Depois de um breve bate-boca, a jovem mais velha chutou a sua mesa e partiu para a agressão. “Ela falou: 'Eu vou deixar você feia para ninguém mais falar que você é bonita'”, contou a garota. “Ela tentou furar meu olho e disse que queria me deixar cega”, narrou a adolescente agredida. “Ela tentou arrancar meu brinco e puxou o meu cabelo. Depois que eu lavei, caiu um monte”, afirmou.

Foram muitas ameaças, segundo a aluna. “Ela quebrou meu brinco e disse aos meus amigos que era para ficar de lembrança”, contou a adolescente. “Ela falou para os meus colegas que iria me procurar depois porque queria me deixar em coma."

O professor tentou separar a briga, mas acabou desistindo e saiu para chamar alguém na diretoria. A garota foi levada ao pronto-socorro pela mãe e por uma professora.

“Minha filha não gosta de briga. Eu achei um absurdo acontecer uma coisa dessas dentro da sala de aula. Espero que a escola tome uma providência”, declarou a mãe, que preferiu não se identificar. “Tenho medo da volta às aulas, mas espero que a escola tome uma providência." “Eu e meu marido estamos revoltados. Ele disse: ‘Nós não batemos nos nossos filhos e vem alguém de fora e faz isso?’”, contou.

De acordo com a garota, a jovem que a agrediu tem "antecedentes" na mesma escola. “Eu mesma vi o montinho de cabelo que ela arrancou [de outra garota]”, afirmou.

A garota disse estar “muito triste” com o ocorrido, mas não pensa em mudar de escola. “Eu quero voltar, mas não desse jeito, porque o pessoal vai olhar. Ficou muito feio”, disse.

A direção da Escola Professor Lauro Sanches disse que não se manifestará sobre o caso. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, a escola convocou os pais das duas alunas ainda na terça-feira. Os pais da garota que praticou a agressão pediram a sua transferência. Ela já recebia um acompanhamento especial da escola.

O boletim de ocorrência foi registrado no plantão policial e encaminhado posteriormente à Delegacia da Infância e Juventude. A garota que cometeu o ato infracional de lesão corporal ainda não foi ouvida.

“Nós vamos ouvir também as testemunhas e remeteremos o caso à Vara da Infância e Juventude. O promotor pode propor um processo criminal. Caso seja condenada, o juiz pode optar por dar-lhe uma advertência, determinar uma prestação de serviço à comunidade ou aplicar a liberdade assistida”, afirmou o delegado da Infância e Juventude de Sorocaba, José Augusto de Barros Pupin.


postado por Monique Ciríaco Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments