sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Charles Chaplin sobre a vida


"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai para o colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Madre de Deus conquista vaga na série A do campeonato baiano


O time da cidade de Madre de Deus, localizada a 69 quilômetros de Salvador, conquistou neste domingo (26) a classificação para a Série A do Campeonato Baiano de 2009. O clube venceu o time de Guanambi, a 693 quilômetros da capital.
A equipe precisava apenas de um empate, mas venceu a partida por 2 a 0, em jogo disputado em Madre de Deus. Os gols foram marcados por Guga e Mantena.
O clube conquistou o campeonato sem perder nenhum os jogos disputados durante o período classificatório.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Record vence disputa e vai exibir "Tropa de Elite" em 2009

Está definido: a estréia do filme "Tropa de Elite" na televisão brasileira será feita pela Record. A disputa entre Globo e a emissora paulista pela exibição começou há mais de um ano, quando o direito de transmitir o bem-sucedido longa-metragem na TV chegou a fazer parte da negociação de uma série baseada no filme, também disputada pelas emissoras, e que acabou nunca acontecendo.
Agora, baixada a poeira do fenômeno inicial, a negociação seguiu seu fluxo normal: a Record tem, desde 2005, um acordo com a distribuidora Universal (do estúdio americano homônimo, não a igreja) que garante que a emissora tem prioridade de escolha no catálogo. Assim, "Tropa de Elite", que pertence à distribuidora, veio no pacote de títulos a serem exibidos em 2009.A produção brasileira será o carro-chefe do pacote de filmes da emissora para o ano que vem. A data de exibição, no entanto, ainda não foi definida.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Lula convida Raúl Castro para Cúpula América Latina-Caribe no Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidará o dirigente cubano Raúl Castro para vir ao Brasil na última quinzena do ano. Raúl deverá participar da Cúpula América Latina-Caribe sobre Integração e Desenvolvimento, prevista para ocorrer nos dias 16 e 17 de dezembro, em Salvador (BA).


Será a primeira viagem de Raúl ao exterior desde que assumiu oficialmente a Presidência de Cuba em fevereiro, substituindo o irmão Fidel.


O convite, anunciado ontem pelo Planalto, será formalizado na visita de Lula a Havana amanhã. Os dois presidentes terão uma reunião de trabalho para acertar detalhes da cooperação bilateral.


Raúl fará a Lula uma exposição dos danos causados pela temporada de furacões em agosto e agradecerá a ajuda humanitária enviada pelo Brasil.


É provável que Lula se encontre com Fidel reservadamente, o que só será confirmado durante a visita.


Na agenda do presidente brasileiro também está prevista a assinatura de um convênio de prospecção de petróleo entre a Petrobras e a Cupet (a estatal cubana) e a inauguração do escritório da Apex (Agência de Promoção de Exportações), que organiza comitiva de 24 empresas – das áreas de alimentos e bens de capital – para participação na 26ª Feira Internacional de Havana, de 3 a 8 de novembro.


Apoio


Na última visita que fez a Havana, o presidente Lula anunciou nova linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de US$ 150 milhões, para a compra de alimentos. Estuda-se agora ampliar esse limite para US$ 600 milhões, incluindo serviços e compra de maquinário.


Evo


Antes de Havana, Lula passa em El Salvador para assistir à Cúpula Ibero-americana. A crise financeira e a questão da imigração serão os principais temas de debate entre os chefes de Estado e governo.


Paralelamente, o presidente brasileiro terá reuniões bilaterais. Lula deverá ter um café da manhã de trabalho com o boliviano Evo Morales e se reunirá reservadamente com o presidente do governo espanhol, José Luiz Rodríguez Zapatero.


pt.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Geddel desmente declarações de Wagner


O ministro Geddel Vieira Lima desmentiu o governador Jaques Wagner e negou que ele tenha imposto condições para o PMDB continuar na base aliada do governo estadual. Geddel disse que ainda é cedo para decidir ao que concorrerá em 2010. Para ele, não cabe a Wagner impor que o prefeito rejeite o DEM. Wagner manteve o que tinha dito.


A Tarde Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Geddel descarta rompimento com o PT


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), afirmou em entrevista coletiva que não existe afastamento do PT e que não tem projeto para disputar o Governo do Estado em 2010.

No entanto, Geddel deixou claro que gostaria de ser governador da Bahia "um dia". "Não há nenhuma razão para imaginar afastamento ou rompimento com o PT, só se isso for um desejo do próprio partido", comentou Geddel sobre o resultado das eleições municipais de Salvador, que colocou o seu partido do lado oposto do PT.

O pronunciamento foi feito na sede do PMDB ao lado do prefeito reeleito João Henrique. O ministro disse que o foco agora é cuidar da administrar da cidade para resolver seus problemas.

Em relação a 2010, Geddel afirmou: "Não tenho um projeto pronto para ser candidato a governador em 2010", mas não descartou a possibilidade de governar a Bahia. "Se você me perguntar se eu gostaria de ser governador do Estado um dia e eu dissesse que não, estaria sendo hipócrita", declarou.

Aguirre Peixoto, A Tarde Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ataque de Wagner a PMDB explicita racha na Bahia


LETÍCIA SANDER
enviada especial da Folha de S.Paulo a Salvador
LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

A três dias da eleição, a disputa pela Prefeitura de Salvador escancarou a queda-de-braço entre as duas maiores lideranças políticas da Bahia --o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional, PMDB).


O clima tenso dos bastidores acabou verbalizado de forma mais evidente ontem à noite, no último comício do candidato do PT, Walter Pinheiro, na periferia de Salvador.
No palanque, sem citar o partido nominalmente, o governador Wagner acusou o PMDB de Geddel de ter feito "ataques sórdidos" ao governo Lula no passado e agora "beber da popularidade do presidente".

"Lula desde criancinha sou eu, que, quando ele estava recebendo a saraivada de balas [na época do mensalão], botei meu corpo na frente para proteger o melhor presidente do Brasil. Hoje é fácil, com a popularidade de 80% de Lula, encher a boca e fingir que esqueceram dos ataques sórdidos que fizeram, para agora beberem da popularidade do presidente", afirmou.

Geddel foi um importante interlocutor do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), do PSDB, mas abandonou a posição anti-Lula no final do primeiro mandato do PT no governo federal.

No mesmo discurso, Wagner chamou João Henrique (PMDB), o aliado do ministro que concorre à reeleição em Salvador, de prefeito de faz-de-conta, insinuando, de novo sem citar nomes, que a máquina do PMDB comandada por Geddel administra a cidade de fato.

O governador se valeu de uma série de adjetivos para se referir ao atual prefeito, a quem o PT apoiava há sete meses: mentiroso, covarde, despreparado, ingrato, traidor, confuso e sem rumo. Insinuou ainda a existência de denúncias de enriquecimento ilícito contra o peemedebista, e sugeriu que o prefeito deveria "calar a boca" em relação às críticas feitas à administração estadual.

Foi uma resposta às alfinetadas feitas em recente debate na TV, quando João Henrique chamou o governo da Bahia de "lerdo e incompetente".

Pronunciado três horas depois da divulgação de pesquisa Datafolha que mostrou o PMDB dez pontos à frente do PT na disputa em Salvador, o discurso de Wagner surpreendeu até a equipe de Pinheiro.

Foi a manifestação de apoio mais contundente feita até agora pelo governador. No primeiro turno, Wagner foi acusado de ter sido omisso na campanha, para não estragar suas relações com o PMDB.

Apesar do estilo polemista, Geddel evitou hoje bater de frente com o governador, embora tenha sinalizado que o culpa pelo tensionamento.

"Não sou comentarista ou colunista político para analisar o que outras pessoas dizem, não quero alimentar nenhum tipo de problema", disse, acrescentando: "Meu dever é criar facilidades para o presidente Lula, e não dificuldades".

A briga na Bahia atrapalha os planos de Lula de consolidar uma aliança cada vez mais sólida com o PMDB e ter o partido como parceiro na disputa pelo seu sucessor em 2010. O presidente ficou de fora da disputa em Salvador para não melindrar nenhum grupo e orientou que seus principais ministros também o fizessem.


Fonte: Folhaonline

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

ACEB em debate!

Amanhã, dia 25, ou seja, neste sábado, ás 15h, será realizada mais uma reunião da ACEB (Associação de Casas de Estudantes da Bahia). Este próximo encontro acontecerá no CEUSMA (Centro Estudantil dos Universitários e Secundaristas de Macaúbas), localizado na Rua Boulevard da América, n°15, Jardim Baiano.
Histórico: A ACEB está em debate desde a década de 80 mas sem uma efetiva institucionalização por parte dos seus membros. Desta vez, a mobilização dos estudantes das casas se encontra em plena efervescência pelo estabelecimento de fato da associação!

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Ameaças a 'brasiguaios' preocupam Brasil



O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nesta quarta-feira uma nota onde afirma que o governo brasileiro está preocupado com as notícias de que movimentos sociais do Paraguai ameaçaram desencadear “ações violentas” contra a comunidade brasileira no país caso um programa de reforma agrária não tenha início imediato.

“A existência de ameaças e manifestações de animosidade contra comunidades brasileiras têm sido objeto de manifestações de apreensão por parte das autoridades brasileiras. O assunto foi mencionado pelo presidente Lula durante a visita do presidente (Fernando) Lugo a Brasília no dia 17 de setembro passado”, diz o comunicado.

Na última terça-feira, camponeses sem-terra paraguaios deram um prazo de 72 horas para que o governo ordene a expulsão de fazendeiros brasileiros que ocupam terras destinadas à reforma agrária.

A situação de tensão entre fazendeiros brasileiros, os chamados “brasiguaios”, e sem-terra paraguaios fez com que muitos deles pedissem proteção às representações do Brasil no país, alegando que suas terras estão ameaçadas de invasão.

No comunicado, o Itamaraty afirma que as autoridades brasileiras têm confiança de que o governo do Paraguai conduzirá a situação “da melhor forma” e diz que o governo do Brasil ficou satisfeito com as manifestações do presidente Fernando Lugo de que garantirá as “necessárias condições de segurança” aos brasileiros.

“O governo brasileiro reitera sua melhor disposição de cooperar com o governo paraguaio em programas sociais que contribuam, inclusive, para melhorar a situação no campo”, diz a nota.

Cerca de 300 mil "brasiguaios" vivem hoje na fronteira comum entre os dois países, 80% deles dedicados à lavoura da soja.

A reforma agrária é uma das principais promessas do presidente paraguaio Fernando Lugo, eleito em abril deste ano e que encerrou uma hegemonia de 61 anos de poder do Partido Colorado no país.

Ex-bispo católico, Lugo teve uma carreira ligada aos movimentos sociais e também prometeu renegociar o tratado da Hidrelétrica Binacional de Itaipu para conseguir um preço “justo” para a energia excedente que o Paraguai vende ao Brasil.



Fonte: BBC Brasil.




Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Crise internacional pode beneficiar turismo baiano


A crise na economia mundial deve beneficiar o turismo na Bahia neste verão. Com a alta do dólar, muita gente deve trocar a viagem para o exterior por cidades brasileiras.
A Bahia é um dos principais pólos turísticos do Brasil. A rede hoteleira do estado tem 185 mil leitos, 34 mil somente na capital. Na alta temporada, de outubro do ano passado a abril deste ano, 193 mil pessoas desembarcaram em Salvador pelo aeroporto, outras 183 mil chegaram pelo porto.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Evo Morales chora após a aprovação do referendo sobre a nova Carta Magna


O presidente de Bolivia, Armas, onde fazia vigília, ao lado de milhares de indígenas, anunciaram a aprovação do referendo por uma nova Carta Magna.Morales que liderou, ao final, uma marcha em defesa da nova Constituição, ficou toda a noite do lado de fora do Congresso, rompendo depois em pranto junto a vários funcionários e líderes sindicais que entoavam o hino nacional, constatou um correspondente da AFP.Morales caminhou o trecho final - cerca de 12 quilômetros - da marcha, que começou na segunda-feira da semana passada. Ele saiu da cidade de El Alto, vizinha a La Paz, enquanto os outros manifestantes percorreram aproximadamente 200 km.Quase sem palavras, esteve no centro das felicitações, abraçando-se aos correligionários.O Congresso da Bolívia aprovou nesta terça-feira a convocação de um referendo para validar a nova Constituição, no dia 25 de janeiro de 2008, pressionado por milhares de camponeses e mineiros que se Evo Morales, chorou no momento em que os alto-falantes da Praça de aglomeraram na entrada da Casa, segundo imagens divulgadas por canais locais."Está aprovada a lei de convocação do referendo sobre a nova Constituição", disse o vice-presidente Alvaro García, depois da votação com as mãos levantadas, apoiada pela maioria dos parlamentares presentes.O Congresso realizava uma sessão desde a noite de segunda-feira de forma ininterrupta, impacientando milhares de operários e camponeses que estavam do lado de fora da sede do poder Legislativo.Os mineiros ameaçaram com dinamite nas mãos tomar o Congresso, se continuasse atrasando a aprovação do referendo constitucional. Os mineiros diziam-se cansados de esperar a decisão dos parlamentares de aprovar a lei convocatória de um referendo para a nova Constituição, obrigando o presidente Evo Morales a pedir calma.Grupos de mineiros estatais e privados que estavam na Praça das Armas de La Paz, onde fica o Legislativo boliviano, chegara a detonar pequenas quantidades de dinamite, enquanto outros levantavam as mãos com cilindros de explosivo."Estamos cansados de esperar, estamos aqui desde ontem à noite, sem dormir, depois de ter caminhado por mais de uma semana. Esses parlamentares da oposição não podem demorar mais para aprovar a lei", disse um mineiro.Um contingente policial chegou a proteger as entradas da sede do Legislativo.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Paulo Costa foi fortalecido na disputa contra Nilo Coelho


Candidato a prefeito da coligação “Guanambi de Todos Nós”, que reuniu um amplo leque de forças políticas contra o PP e DEM, Paulo Costa (PCdoB) avalia como positiva a participação no pleito e o percentual de votos recebidos na disputa contra o ex-governador da Bahia, Nilo Coelho (PP).


“Uma campanha na condição em que disputamos, extremamente desigual e sem recursos, frente a um adversário que detém uma das maiores riqueza do estado e ainda conta com toda a máquina pública a seu dispor, pode sim ser considerada uma grande vitória”, afirmou.Costa obteve quase 15 mil votos e beirou a casa dos 40% de votos válidos. o candidato do PP, Nilo Coelho, venceu a eleição com uma diferença de pouco mais de 23%.


“Não digo que foi um resultado acima da expectativa, porque realmente disputamos a eleição para ganhar”, destacou. “Estávamos sintonizados com a expectativa de mudança da população e a nossa campanha cresceu muito.


Mas houve uma intensificação de obras eleitoreiras de última hora em todos os lugares que, de fato, causou impacto e impulsionou uma deformação do resultado”, acredita.Mesmo com a derrota, a oposição cresceu no município que, há mais de 20 anos, é administrado por legendas herdeiras das antigas oligarquias do algodão. O cenário político após o pleito de domingo mostra a polarização em dois campos distintos.


“A nossa idéia agora é consolidar as bases aliadas e nos preparamos para embates futuros, cada vez mais fortalecidos”, declarou Costa. “E agradeço aos eleitores que confiaram no nosso projeto”, finalizou.


De Salvador,Camila Jasmin

Fonte: Portal Vermelho


Retirado do Blog do Latinha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aos defensores do coronelismo!


Estão dizendo por aí que Guanambi vive no século 21, que é a melhor cidade da região, que tem o melhor prefeito que é o melhor "gestor" da história da humanidade, que Guanambi tem o melhor asfalto, a melhor rua, o melhor saneamento básico, a melhor cultura, a melhor educação da Bahia, as melhores praças, enfim, tem gente falando e escrevendo muito, mas pensando pouco.

É preciso refletir sobre questões cruciais como democracia, participação social, educação emancipadora, efetivação de políticas públicas para o CIDADÃO, valorização da cultura local, saúde, emprego, distribuição de renda, melhoria das condições de vida dos agricultores, dos empregados da construção civil, dos professores, dos trabalhadores pobres em geral, dos jovens dos bairros pobres e da zona rural, ou seja, não podemos acreditar no suposto "progresso", na suposta "ordem" e na tão falada "voz de comando" sem que ela passe pela verdadeira inclusão social.

Devemos nos perguntar: Guanambi hoje tem mais emprego do que antes? A população melhorou de vida nos últimos anos? A população tem recebido educação e saúde de qualidade nos últimos tempos? Diminuiu a violência? Reduziu o analfabetismo funcional? Preocupou-se em incluir nas políticas públicas a população carente do município?

Para essas perguntas eu tenho as minhas próprias respostas. Formule você também a sua e não fique somente repetindo o que ouviu na TV, na rádio "tal", no bar de fulano, no escritório de beltrano etc. Nem sempre a verdadeira resposta é aquela bradada por quem tem mais dinheiro, mais poder e mais diplomas.

Liberdade de opinião, de informação e verdadeira emancipação político-cultural já!

"Se o presente é de luta, o futuro nos pertence"
Che


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 19 de outubro de 2008

Mais de 600 policias ocupam subúrbio de Salvador

Ação da polícia tenta desarticular quadrilhas de tráfico de drogas.Policiais cumprem 27 mandados de prisão e 52 de busca e apreensão.
Mais de 600 policiais civis e militares estão cumprindo 27 mandados de prisão e 52 mandados de busca e apreensão de drogas e armas no subúrbio ferroviário de Salvador, desde a madrugada deste sábado (18).

A ação da polícia é uma tentativa de desarticular quadrilhas de tráfico de drogas. A operação chamada de Saneamento 2 acontece um mês depois da Saneamento 1, quando a polícia prendeu 59 pessoas nos bairros de Engomadeira, Beiru e Tancredo Neves acusadas de envolvimento com tráfico de drogas.
As pessoas detidas estão sendo levadas para a Divisão de Segurança Pública do subúrbio. A operação que começou neste sábado vai até às 7 da manhã da próxima segunda-feira (20). Segundo a polícia, as informações foram fornecidas principalmente pelo disque-denúncia.
O subúrbio ferroviário tem mais de 500 mil moradores espalhados em 16 bairros. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a área foi escolhida porque é a segunda região da cidade com os maiores indíces de criminalidade.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Lula diz que Marta é "guerreira defensora de minorias"e foi vítima de preconceito.

Participou de ato de campanha da petista em São Paulo.Lula se referiu à polêmica causada com propaganda sobre vida de Kassab.
Marta e Lula na Casa de Portugal, na região central de São Paulo, neste sábado.
Em ato de campanha da candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Marta Suplicy foi vítima de preconceito. Lula se referia a repercussão causada por comerciais da campanha de Marta com questionamentos sobre a vida pessoal de ser adversário, Gilberto Kassab (DEM).

"Eu estava fora (em viagem ao Exterior) quando vi outro preconceito contra essa mulher, tentando passar a idéia de que essa mulher tem preconceito contra o homossexualismo. Exatamente essa mulher, que quando todos nós tínhamos preconceito, ela já estava no ‘TV Mulher’, defendendo as minorias desse país”, disse o presidente, no evento realizado neste sábado (18), na Casa de Portugal, na Liberdade, bairro da região central de São Paulo. Segundo Lula, Marta, uma “guerreira”, foi transformada em “acusadora”. “Eles
conseguiram transformar uma guerreira defensora de todas as minorias desse país em acusadora dessas mesmas minorias. E muitas vezes nós assimilamos a bordoada que eles nos dão e não revidamos. Quem é que participa das passeatas na Avenida Paulista, que é que endeusada na Avenida Paulista? Quem é que já foi vítima de preconceito porque defendia a minoria? Exatamente a Marta Suplicy", concluiu.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 18 de outubro de 2008

Dobrando uma folha 50 vezes


Você acha fácil dobrar uma folha de papel? Que tal tentar dobrá-la 50 vezes?

Você pode até conseguir dobrar 7 ou 8 vezes, mas nada além disso. Porém, por incrível que pareça, se você conseguisse dobrar a folha 50 vezes, ela apresentaria uma espessura aproximadamente igual à distância da Terra à Lua.
Observação: para dobrar uma folha 50 vezes ela deveria ter mais de 4.000.000Km de comprimento!


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Ética e educação


A poucos anos do fim da década, vivemos uma era de perplexidades e incertezas, ante-sala do novo milênio que se anuncia, repleto de desafios para os educadores. Afinal, que papel cumpre a educação em um mundo simultaneamente atravessado pelo desenvolvimento técnico avassalador e pelo crescimento vertiginoso da fome e da miséria? Que significa educar em um tempo em que a violência (política, étnica, religiosa, esportiva) atinge escala planetária, tornando tênues as fronteiras entre civilização e barbárie? Nesse contexto, múltiplas ações pedagógicas, muitas delas visceralmente antagônicas, se dão simultaneamente no dia-a-dia. No círculo familiar, nas salas de aula, nas ruas, nos morros, nas seitas religiosas, nas gangues de jovens, nas torcidas organizadas, enfim, nos mais diversos espaços sociais, diferentes valores morais, éticos e políticos constroem diferentes concepções de mundo e de homem. Essas diferenciações — saudáveis em toda sociedade que se pretende democrática e pluralista —, quando cozidas em um caldo de desigualdades sociais gritantes, degeneram em obsessões e fanatismos diversos, os quais querem afirmar suas verdades a partir da coação e do exercício da violência, pondo sob risco constante os mais elementares direitos da cidadania. Ser cidadão é poder apropriar-se dos bens socialmente produzidos, é atualizar “todas as possibilidades de realização humana abertas pela vida social em cada contexto historicamente determinado” (Coutinho, 1994, p. 2). Tal possibilidade de apropriação deixa de existir se no seio da sociedade se instala a competição exacerbada, expressa pelo que aqui no Brasil se conhece por “lei de Gérson”: querer levar vantagem em tudo.
O que sustenta essa “lei” é, sem dúvida, uma razão de natureza pragmática, a qual se ergue sobre os escombros da chamada razão universal. Esta certamente teve no passado seus dias de glória, mas, segundo afirma Baudrillard (1995), em um mundo onde o que importa é o que aparece, não há mais a possibilidade de fazer a crítica racional dos valores artísticos, morais ou políticos, já que o sistema tema inesgotável capacidade de absorver qualquer crítica, convertendo-a em instrumento de reafirmação de si mesmo. Na visão baudrillardiana, vivemos um tempo em que o aparente deixa de ser aparente pois tudo é na verdade superfície e imagem, o que permite proclamar o fim da história. Vendo o momento atual não como terminalidade, mas enquanto transição marcada pelo fim da centralidade da razão, que não mais desempenha o papel de guia seguro para as ações humanas, Maffesoli (1995) destaca o fenômeno do tribalismo. Por não acreditarem mais nos grandes valores morais e espirituais pregados pelas religiões nem nos ideais democráticos perseguidos pela ação política coletiva, as pessoas se fecham em grupos ou seitas, os quais são capazes tanto de construir algum tipo de ação solidária como toda a sorte de fanatismos.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mineração de urânio na Bahia contamina água potável, diz Greenpeace

A organização ambientalista Greenpeace apresentou nesta quinta (16), em São Paulo, relatório apontando contaminação da água potável de Caetité, no sertão baiano, com níveis de urânio até sete vezes acima do recomendado para consumo humano pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A denúncia vai ser encaminhada para o Ministério Público Federal e para o governo da Bahia, pedindo uma investigação independente e a suspensão da outorga do uso de água da empresa estatal Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), que extrai o minério de urânio na região. Segundo o Greenpeace, o relatório é fruto de oito meses de investigação. A equipe da ONG fez visitas de campo a Caetité, único local do país onde há mineração de urânio, matéria-prima essencial para usinas nucleares, e recolheu amostras de solo e de água usada para consumo humano e animal nas torneiras das casas, poços, lagoas e fontes. Também examinou documentos relativos ao licenciamento e ao funcionamento da unidade da INB em Caetité e conversou com moradores.As amostras foram enviadas para um laboratório independente no Reino Unido. De acordo com o Greenpeace, os dados mostram graus preocupantes de contaminação por urânio na amostra de água de um poço (níveis sete vezes acima dos recomendados como seguros pela OMS e cinco vezes acima do que pede a legislação brasileira) e de uma torneira ou bica, utilizada por várias famílias do município (valores duas vezes acima do que recomenda a OMS e superiores aos requisitados no Brasil). O acúmulo de urânio não-refinado no organismo humano pode, ao longo dos anos, afetar a medula óssea, causar câncer e gerar problemas renais.A ONG ambientalista também criticou o que considera falta de transparência da INB sobre o impacto da mineração na área e o fato de que um estudo epidemiológico (sobre a situação de saúde a longo prazo) da população de Caetité, requisitado pelo Ibama quando a licença ambiental do empreendimento foi concedida, ainda não ter começado. Moradores da área estariam preocupados com um aparente aumento no número dos casos de câncer. Outro lado Procurado pelo G1, Alfredo Tranjan Filho, presidente da INB, disse que ainda precisa avaliar com cuidado o que diz o relatório do Greenpeace. Afirmou, no entanto, que a monitoração "da água, do ar e dos vegetais" dentro da área de influência direta da atividade mineradora (num raio de 20 km da mina) não revelou qualquer anomalia em relação aos níveis recomendados para saúde humana."Lógico, há uma coisa muito simples: essa é uma área uranífera, então o urânio está lá há 700 milhões de anos. Se você cavar um poço por lá, a água vai ter traços de urânio. Agora, eu não sei qual foi o poço e a bica que eles utilizaram, mas nós nunca achamos nada de anormal", diz Tranjan.O presidente da INB também afirmou que o acompanhamento epidemiológico da população já está sendo feito, em parceria com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "O trabalho começou em 2008 e só não foi iniciado antes porque dependíamos da coordenação com outras instituições. De qualquer maneira, o Ministério da Saúde e outros órgãos nunca mostraram um aumento do câncer na Bahia", diz ele. Tranjan também considerou "uma injustiça" a acusação de falta de transparência no trato com a população local. "Organizamos seminários, consultas públicas, todo tipo de coisa", afirma.

Fonte:http://www.alocidade.com.br/

Jaderson (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dom Luiz Cappio recebe prêmio internacional

A relação entre os usos das águas e a paz é tema de romaria, caminhada, seminário, debates, manifestações culturais e jornada mundial de jejum na entrega do Prêmio Pax Christi International ao Frei Dom Luiz Cappio.
No dia 18 de outubro, durante programação da 5ª Romaria das Águas, será feita a entrega do Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional (2008 Pax Christi International Peace Award), ao bispo Dom Luiz Cappio e às organizações e movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, envolvidos na luta pela revitalização e contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco.
O prêmio será entregue a partir das 20 horas, durante ato inter-religioso, na Praça da Matriz da cidade de Sobradinho (BA). Em seguida, os participantes seguirão em Romaria para as margens do Rio São Francisco, ao pé da Barragem de Sobradinho, onde será realizado um show musical com várias atrações.
A vice-presidente da Pax Christi Internacional, Laura Vargas Valcárcel, estará no Brasil para fazer a entrega do prêmio a Dom Cappio e a representantes do povo, como expressão do reconhecimento e incentivo à continuidade da luta popular em defesa das águas, da terra e de toda a vida.
Estarão presentes, também, na premiação, o ator de teatro e televisão Gilberto Miranda, do Movimento Humanos Direitos (MHuD); Dom Tomás Balduino, conselheiro permanente da Comissão Pastoral da Terra (CPT); Dom Mauricio Andrade, bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana de Brasília (DF); Jaciara Ribeiro dos Santos, ialorixá do Terreiro Axé Abassá de Ogun, em Salvador (BA); Marianne Spiler, do Servicio de Paz y Justicia en América Latina - SERPAJE (coordenado pelo NOBEL DA PAZ Adolfo Perez Esquivel) e integrante da Academia Livre Internacional das Águas (ALIAS); pastora Sandra Begré, da Igreja Reforma da Suíça; reverendo Bruno Almeida, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil na Bahia; Vera Nunes, diácona da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em Salvador (BA); Kathleen Stephenson, da Igreja Unida do Canadá e da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), em Salvador (BA); Célio Maranhão, representante do pastor Joel Ribeiro, da Igreja Batista de Nazaré; entre outros.
Ainda durante o sábado (18) acontecerá, em Sobradinho (BA), a Jornada Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar (veja o Manifesto em anexo).
Durante esse dia, Dom Cappio e várias pessoas ao redor do mundo irão jejuar, chamando a atenção para a tendência mundial em concentrar a produção agrícola em grandes empresas e com altas tecnologias, agora potencializadas pelos combustíveis de origem vegetal, em detrimento da produção alimentar e da agricultura camponesa, com graves riscos ambientais.
Ao mesmo tempo, o gesto questiona o modelo de consumo egoísta e alienado - um dos fatores responsáveis pelo escândalo da fome no mundo e pelo agravamento da crise ecológica. No dia 17 de outubro, sexta-feira, a partir das 15h00 será realizada uma Coletiva de Imprensa, na Capela São Francisco, em Sobradinho (BA), com a presença de Dom Cappio, Laura Vargas (Pax Christi), Marianne Spiler (SERPAJE) e representantes de movimentos sociais e populares.
O prêmio
O Prêmio pela Paz é outorgado pela Pax Christi Internacional, anualmente desde 1988, a homens e mulheres que defendem a paz e a não-violência em qualquer parte do mundo. Dom Cappio é o terceiro brasileiro a receber.
O primeiro foi a sindicalista Margarida Alves, que recebeu postumamente, em 1988. O segundo foi o membro do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello, morto vítima de um atentado terrorista no Iraque.Dom Luiz Flavio Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), escolhido para receber o prêmio em 2008 convive há mais de 30 anos com as comunidades do São Francisco.
Entre 1993 e 1994 fez uma peregrinação de um ano entre a nascente e a foz do rio, denunciando seu estado deplorável e animando as comunidades à luta em sua defesa. Em 2005 e 2007 fez dois jejuns pela revitalização e contra o projeto de transposição. A entrega será marcante também por acontecer no Brasil e pela primeira vez fora da sede européia da Pax Christi.
Pax Christi Internacional
A Pax Christi Internacional foi fundada na França, em 1945, como um movimento de reconciliação entre franceses e alemães após a Segunda Guerra Mundial. Constitui-se em movimento católico e uma Rede pela Paz, respeito aos Direitos Humanos, justiça e reconciliação em regiões devastadas por conflitos.
Baseia-se na crença de que a paz é possível e que os círculos viciosos da violência e da injustiça podem ser quebrados. Hoje conta com mais de 100 Organizações-Membro e atua em mais de 50 países dos cinco continentes. No Brasil seu representante é a Comissão Pastoral da Terra (CPT). A Pax Christi tem status consultivo junto à ONU, à UNESCO e ao Conselho da Europa.
Os proponentes
A entidade que encabeçou a proposição de Dom Luiz Cappio para o prêmio foi o SERPAJ - Serviço Paz e Justiça. O líder dessa organização é o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, artista argentino que se notabilizou pela luta em defesa dos Direitos Humanos na Argentina e na América Latina. A ele se somaram mais de 150 representantes de movimentos sociais, reunidos na Conferência dos Povos do São Francisco e do Semi-Árido, entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2008, em Sobradinho.
Calendário
17/10 - Coletiva de imprensa, a partir das 15h00, na Capela São Francisco (local do segundo jejum de Dom Cappio). Presentes: Dom Cappio, Laura Vargas, Marianne Spiler (SERPAJE) e representantes dos movimentos sociais e populares.
18/10 – Entrega do Prêmio Pax Christi International ao Frei Dom Luiz Cappio, a partir das 20 horas, na Praça Matriz da cidade de Sobradinho (BA).
mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Heloísa Helena, a vereadora mais votada do Brasil





Com uma campanha do tostão contra o milhão, Heloísa Helena enfrentou uma onda implacável de calúnias e difamações, derrotou a conspiração do silêncio em torno de sua candidatura à Câmara Municipal de Maceió e foi sufragada por 7,4% da votação na capital das Alagoas, tornando-se a vereadora mais votada do Brasil.
Numa eleição desfigurada pelo uso da máquina pública e pelo abuso do poder econômico, com campanhas milionárias financiadas por empreiteiras e fornecedores de órgãos públicos ─ isso para não falar da ditadura midiática, que torce e retorce os fatos a seu bel prazer e só noticia o que lhe interessa ─, o desempenho de Heloísa Helena foi admirável: a presidenta nacional do PSOL despontou como um fenômeno eleitoral na contramão desse enxurro.
Boa de briga e boa de voto, com essa consagração das urnas, Heloísa Helena é ratificada pelo povo e se credencia mais uma vez como uma das maiores lideranças nacionais.


O PSOL elegeu 25 vereadores em 22 municípios de 13 estados. Nas capitais, elegeu 2 vereadores em Maceió; 2 em Porto Alegre; 1 no Rio de Janeiro; 1 em Fortaleza; 1 em Goiânia e 1 em Macapá. Para um partido que enfrentou as suas primeira eleições municipais, não é pouca coisa a ser comemorada.

Fonte: Fundação Lauro Campos

Disponivel em : http://www.socialismo.org.br/portal/eleicoes/51-comunicado/572-heloisa-helena-a-vereadora-mais-votada-do-brasil
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Líder de Lula prepara pedido de uma nova Constituinte

ANDREZA MATAIS
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A assessoria da liderança do governo federal na Câmara pediu o levantamento de informações sobre a possibilidade jurídica de convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva e uma nova revisão constitucional. O pedido foi encaminhado à biblioteca da Casa na última quinta-feira.

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), afirmou que a prioridade do governo no próximo ano será a reforma política e que formas de conduzir mudanças na legislação estão sendo estudadas. "Temos que buscar as condições de alterar o maior número de coisas possíveis visando construir um novo sistema político no país", disse.

Procurado na sexta pela Folha para falar sobre o documento, Fontana disse: "Não confirmo [o pedido de informação] nem desconfirmo". Ontem, ele disse que "nenhum assessor pediu consulta alguma", e depois afirmou que "se alguém fez isso foi de maneira individual, sem orientação do líder" e negou que as duas hipóteses estejam em estudo.

A pedido da liderança do governo, a direção da biblioteca da Câmara divulgou nota negando que tenha recebido pedido "institucional" da liderança do governo sobre o assunto.

O fato gerou críticas da oposição após ser noticiado pela rádio CBN. "Isso é reação ao resultado eleitoral. Perceberam que não vão conseguir eleger um poste", disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). "Acho que o governo está tão irresponsável que tenta qualquer coisa", disse Rodrigo Maia (RJ), líder do DEM.

A convocação de uma constituinte exclusiva para discutir a reforma política é defendida pelo ministro Tarso
Genro (Justiça). A diferença da constituinte para a revisão constitucional é que no primeiro caso é preciso eleger um novo Congresso para tratar exclusivamente do tema. Na segunda hipótese, a discussão é feita pelos atuais deputados e senadores.

O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), defensor de um terceiro mandato para Lula, disse que ficou surpreso com a informação: "Numa constituinte pode-se tudo". Para ele, isso demonstra que agora o governo encampou a tese da revisão.

"O PT quer destravar a reforma política e essa é uma das formas", disse o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE).

Fontana disse que a prioridade do governo para 2009 será a reforma política, mas ele e Rands negam que haja interesse em aprovar o terceiro mandato ou fazê-la sem consenso.

Hoje, para alterar a Constituição é necessário apresentar uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que precisa ser votada em dois turnos na Câmara e depois no Senado.

uol
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Aniversário do Blog da REG!


O caçula dos meios de comunicação do município de Guanambi comemorou no último dia 02 de outubro seu primeiro ano de vida! Um ano de muita informação, polêmica e sem receber um tostão de propaganda!


Foi um ano de perseguição ao "jornalismo-meia-boca" praticado em nossa cidade, de muitas declarações de apoio aos movimentos sociais, de críticas aos governos etc.


Blog da REG: mais um ano vem aí para o desespero dos "vendedores de picolé" que vez ou outra assumem microfones de rádio, criam sites para manipular informação e omitir opiniões contrárias!


Wanderson Pimenta (morador da REG)

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments