quarta-feira, 30 de abril de 2008

Carta a Hilda Beatriz Guevara Gadea (sua filha), de 15 de fevereiro de 1965, pouco antes de ir para o Congo.


“Hildita querida:

Hoje eu te escrevo, embora a carta vá te chegar muito tempo depois; mais quero que saibas que me lembro de ti e espero que estejas passando o teu aniversário muito feliz. Já és quase uma mulher, e já não se pode escrever como às crianças, contando bobagens ou mentirinhas.
Hás de saber que contínuo longe e que estarei muito tempo longe de ti, fazendo o que posso para lutar contra nossos inimigos. Não é que seja grande coisa, mas algo faço, e creio que poderás estar sempre orgulhosa de teu pai, como eu estou de ti.
Lembra que ainda faltam muitos anos de luta e, ainda quando fores mulher, terás que cumprir tua parte na luta. Por enquanto, é preciso se preparar, ser muito revolucionária, que na tua idade quer dizer aprender muito, o mais possível, e estar sempre pronta para apoiar as causas justas. Além disso, obedecendo à tua mamãe não te creias pronta antes do tempo. Ele logo chegará.
Deves lutar por ser das melhores na escola. Melhor em todo sentido, já sabes o que quer dizer: estudo e atitude revolucionária, vale dizer: boa conduta, seriedade, amor à Revolução, companheirismo etc. Eu não era assim quando tinha a tua idade, mas estava numa sociedade diferente, em que o homem era o inimigo do homem. Agora tu tens o privilégio de viver outra época e é preciso ser digno dela.
Não te esqueça de dar uma volta pela casa para vigiar as outras crianças e aconselhar a elas que estudem e se portem bem. Sobretudo Aleidita, que tem muito respeito por ti como irmã mais velha. Bom minha velha, outra vez que passes muito feliz teu aniversário. Dá um abraço à tua mamãe e a Gina, e recebas um grandinho e fortíssimo que valha todo o tempo que não nos veremos de teu Papai”
*
Fonte: Caros amigos, nº 35, outubro de 2007
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 29 de abril de 2008

A mulher trabalhadora é o negro de saias


No final da década de 80, a mulher recebia 54% do salário homem. Significa dizer que, no mercado de trabalho, duas mulheres valiam pouco mais do que um homem. Melhorou: hoje, são 65%. Ou seja, aproximadamente uma mulher e meia equivalem a um homem. Até mesmo nas profissões mais bem remuneradas, com exigência de diploma de ensino superior, ambientes supostamente mais arejados, a defasagem é expressiva. Mais precisamente, segundo Dieese/Seade, 30%. Se, no Brasil, o trabalhador, apesar de todos os avanços, ganha, no geral, mal, está cercado pelo desemprego e subemprego, desfruta de uma indigente rede de proteção social, os grupos vulneráveis são ainda mais pisoteados. Pela medida dos salários, a mulher, apesar de ter, hoje, escolaridade mais elevada do que os homens, é ainda vista como um ser inferior. Exatamente como os negros.
O Brasil gosta de se imaginar uma nação sem racismo. Não é o que mostram os números do mercado de trabalho, a verdadeira prova de quem é valorizado ou não numa sociedade, via salário ou nível de emprego. Com olho nas questões de gênero e raça, o Dieese analisou os salários e nível de emprego das cinco regiões metropolitanas do país, além do Distrito Federal ( São Paulo, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre). A maior taxa de desemprego ocorreu em Salvador, apresentada como a capital do orgulho negro: 45% maior do que a dos brancos. São Paulo não fica muito longe: 41%. Melhor posição está Distrito Federal: 17%. Tradução: é mais provável um negro do que um branco ficar desempregado, mesmo que tenha o mesmo nível de escolaridade. Quando se analisam os rendimentos, vemos como o negro se aproxima da discriminação contra a mulher. De acordo com o Dieese, o salário médio de um negro é, em São Paulo, aproximadamente R$ 510. Os brancos ganham nada menos do que o dobro. Em essência, para o mercado de trabalho dois negros valem um branco. Na lógica da fragilidade, a hierarquia coloca no topo, pela ordem, homem e mulher brancos e, depois, homem e mulher negros. A mulher negra sofre, portanto, por ser mulher e por ser negra. Uma mulher negra, em São Paulo, ganha por mês R$ 400. Na fria tradução comercial, duas e meia mulheres negras equivalem a um homem branco. Esses números da discriminação ajudam a entender uma das mais devastadoras chagas nacionais: a má distribuição de renda.
Estatísticas internacionais costumam colocar o Brasil como um dos campeões em má distribuição de renda. Os economistas debatem sobre as várias razões para a vitória brasileira nesse campeonato como, por exemplo, a inflação que corroeu os salários, a baixa escolaridade, o modelo de industrialização, a incompetência dos investimentos sociais dos governos, o auxilio aos mais ricos com dinheiro público, e assim por diante. Em maior ou menor grau, todos esses fatores devem mesmo pesar. Pouco se comenta, porém, sobre o fator preconceito como um dos geradores do ciclo vicioso da miséria e, portanto, da má distribuição de renda.
Obviedade: se somarmos mulheres e negros temos a imensa maioria da população brasileira. Logo, se eles são discriminados no salário e emprego, acabam por afetar a distribuição de renda. Se pouco conseguimos avançar em proteção social do trabalhador no Brasil, conseguimos menos ainda nas categorias mais vulneráveis como negros, mulheres e, especialmente, crianças. Melhor prova dessa falta de proteção foi o censo escolar, divulgado semana passada, pela Folha Online: apenas 2% (repetindo, 2%) das escolas públicas têm acesso à Internet. É na escola pública onde se nutre a discriminação que vai perdurar por toda a vida.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Até quando?


Em 17 de abril de 1996 aconteceu o Massacre de Eldorado de Carajás, que ganhou repercussão internacional e deixou a marca na história do país, ao lado do Massacre do Carandiru (1992) e da Chacina da Candelária (1993), como uma das ações policiais mais violentas do Brasil.



Passados 12 anos do massacre no Pará, permanecem soltos os 155 policiais que mataram 19 trabalhadores rurais, deixaram centenas de feridos e 69 mutilados. Entre os 144 incriminados, apenas dois foram condenados depois de três conturbados julgamentos: o coronel Mário Collares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira, que aguardam em liberdade a análise do recurso da sentença, que está sob avaliação da ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).



Hoje, os trabalhadores Sem Terra cobram da atual governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), o cumprimento de diversas promessas como atendimento médico multidisciplinar aos sobreviventes feridos durante o massacre, que ficaram com balas alojadas pelo corpo. Até hoje esse atendimento não começou.“A gente lamenta essa mentalidade de grande parte dos juristas, que acha que a pessoa deve recorrer eternamente, pela chamada presunção de inocência. Esse processo acaba gerando impunidade total e absoluta” afirma o promotor de Justiça do caso, Marco Aurélio Nascimento.



O advogado do MST, Carlos Guedes, que acompanhou o caso desde abril de 1996 até o último julgamento, em maio de 2002 acredita que a Justiça ainda não resolveu o caso. Guedes também alerta que existem dois tipos de responsabilidades em relação ao massacre que a Justiça tem de levar em consideração: as responsabilidades criminal e política.“Se todos os que foram denunciados, desde o coronel Pantoja até o último soldado, tivessem sido condenados, isso por si só seria insuficiente.



Outras pessoas tiveram participação decisiva no massacre, como o governador (Almir Gabriel), o comandante geral da Polícia Militar e o secretário de Segurança Pública (Paulo Sette Câmara). Estes sequer foram envolvidos no caso”, contesta o advogado.Na opinião dos sobreviventes do massacre e dos advogados do MST, a justiça ainda não veio. As pessoas mutiladas, assim como as 13 viúvas que tiveram seus maridos executados naquele dia, ainda não receberam indenizações. Tanto para o coordenador nacional do MST no Pará, Charles Trocate, quanto para os mutilados do massacre, o Estado foi o culpado pelo incidente. “A cultura da violência gera a cultura da impunidade.



Carajás evidenciou um problema em proporções maiores, mas o Estado não foi capaz de criar instrumentos que corrigissem isso. Primeiro se negou julgar e condenar o governador, o secretário de Justiça e o comandante geral da PM. Segundo, nestes 10 anos, não foi produzida nenhuma condenação porque é o Estado que está no banco dos réus”, afirmou Trocate.



Fonte: mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 26 de abril de 2008

Familiares têm esperança em encontrar padre Adelir vivo


Parentes do padre Adelir de Carli, que partiu carregado por mil balões cheios com gás hélio no último domingo, disseram hoje que vão continuar as buscas mesmo que a Aeronáutica suspenda as operações. Eles acreditam que o padre ainda está vivo em algum lugar do litoral de Santa Catarina.

O padre está desaparecido desde domingo no litoral de Santa Catarina depois de tentar voar com o auxílio de mil balões de festa, saindo de Paranaguá, no litoral paranaense.A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina vão atender apenas a informações pontuais.

O padre tinha como alvo, bater um recorde: voar por 20 horas usando balões de festa gigantes. Por isso escolheu o último domingo para começar a viagem. A intenção do Padre era realizar o pouso na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Falta estrutura para combater a dengue na cidade


Há risco real de Salvador enfrentar uma epidemia de dengue, especialmente em 2009, mas a cidade não dispõe de estrutura suficiente e o sistema de saúde pública pode entrar em colapso.
Nos postos médicos, é perceptível a precariedade do atendimento e a dificuldade de diagnóstico da doença, o que gera a subnotificação. Associado a esses fatores, destaca-se o alto índice de infestação residencial pelo Aedes aegypti, o que, por sua vez, é conseqüência da falha de cobertura dos agentes de combate às endemias.


Questionado sobre o plano de contingência para o caso de haver epidemia, o secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito, admite não saber detalhes a respeito. Com o risco de um surto generalizado de dengue no Nordeste em 2009, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se reunirá, na próxima semana, com os governadores da região para traçar estratégias e planos de orientação de prefeituras nordestinas no sentido de prevenir a doença.


Especialistas ressaltam as deficiências no sistema público de saúde da capital para atender à demanda cada vez maior de pacientes com sintomas de dengue. Para o professor do programa de residência do Hospital Couto Maia, referência em doenças infecto-contagiosas, Fernando Badaró, falta a Salvador uma extensa rede hospitalar para dar conta do crescimento de ocorrências.
“O mosquito Aedes aegypti encontrou condições propícias para se proliferar em Salvador: água parada e superpopulação humana”, diz o médico, ex-presidente da Sociedade Baiana de Infectologia.


O atual gestor da entidade, Adriano Oliveira, concorda com a fragilidade da infra-estrutura. “A Bahia pode ser uma cópia fiel do Rio de Janeiro. Atualmente, não tem postos funcionando, alguns foram devolvidos pelas gestores filantrópicos e, nos demais, faltam médicos ou condições de atendimento”.


Além disso, o especialista diz que, no final de maio, a doença deverá retroceder e os cuidados com a enfermidade vão cair no esquecimento, o que deixaria caminho aberto para uma epidemia em 2009.

Fonte: http://www.ibahia.com.br/
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Efeito estufa


O automóvel de número 1 milhão passará a circular pelas saturadas avenidas de Brasília em maio. José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal, premiará o proprietário do veículo. De certa forma, é um prêmio à poluição.
Fonte: Carta Capital
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O poder da leitura


A leitura permite avaliar o poder informativo de um jornal, livro ou revista. Ela
desenvolve um senso crítico que permite as pessoas saberem, o que se tem de
verídico em uma determinada informação. Quando se pratica o ato de ler se tem
oportunidade de descobrir algo novo.

As pessoas que não tem o hábito de leitura, não tem uma perspectiva da sociedade.
A leitura permite que um cidadão (a) fique informado (a) do que se passa na sua rua,
Cidade ou país. E, ainda, permite avaliar se está informação é verdadeira ou não. Quem
não pratica o ato de ler está predestinado a ser mais uma cabeça ambulante na sociedade. Quem nunca viu em revista que Fidel Castro é ditador e sanguinário.
Certamente Quem leu o livro A Ilha de Fernando Morais, saberia o quanto Cuba é
Desenvolvida em relações humanísticas e democráticas. Portanto, a leitura permite
Que você leitor tire suas próprias conclusões de determinadas informações.

Chega á aula de historia: O professor conta os fatos tentando ser o mais claro possível.
Porém, nada é tão esclarecedor quando se tem um livro de história. O leitor poderá conhecer o mundo grego, o legado romano, desvendar os mistérios dos Incas , Maias e como essas civilizações foram importantes para o mundo. A leitura de um bom livro de história permite entender como surgiram as duas guerras mundiais, como os estadunidenses dominaram o mundo. E, claro também, permite descobrir coisa boas como surgiu as primeiras universidades. Sendo assim, a leitura é fundamental para a formação de um individuo na sociedade.

Portanto, a leitura permite conhecer o mundo melhor. Ela abre as portas do conhecimento, desenvolvendo cidadãos (as) pensantes. Como dizia um filosofo alemão:
Uma pessoa não entra num mesmo rio duas vezes. Assim, uma pessoa não será a mesma
Depois de ler um bom livro.

morador da REG: Maikon Guimarães
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Dilma é anunciada no Japão como promessa para 2010


Apresentada em nota à imprensa do Ministério das Relações Exteriores do Japão como o nome “mais promissor” do PT para a eleição de 2010, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cumpre hoje em Tóquio uma agenda típica de chefe de Estado, como representante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas comemorações dos 100 anos de imigração japonesa para o Brasil.



Dilma estará ao lado do imperador Akihito e da imperatriz Michiko em uma das principais cerimônias para marcar a data a serem realizadas no Japão, da qual também participarão o príncipe herdeiro, Naruhito, e o primeiro-ministro, Yasuo Fukuda.
A ministra chegou à capital japonesa na noite de segunda-feira e, ontem, fugiu da imprensa durante todo o dia. A embaixada do Brasil não divulgou sua agenda e jornalistas recebiam a informação de que Dilma não daria entrevistas.


Os poucos dados sobre seu roteiro na cidade foram fornecidos em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Japão. Segundo o texto, a agenda da visita incluiu encontros com quatro ministros: Masahiro Koumura (Relações Exteriores), Akira Amari (Economia, Comércio e Indústria), Tetsuzo Fuyushiba (Terra, Infra-Estrutura, Transporte e Turismo) e Hiroya Masuda (Assuntos Internos e Comunicação).


O mesmo texto descreveu Dilma como o “braço direito” de Lula e o “número 2” da administração petista, além de mencionar sua condição de presidenciável. Responsável pela implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma também teria reuniões com representantes de empresas privadas e visitaria a central da Companhia Ferroviária do Japão. Amanhã, Dilma irá a Kyoto, a convite do governo japonês.


Fonte: Gloobo news
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Confrontos e ataques aéreos matam 15 em área xiita de Bagdá

da Folha Online

O Exército dos EUA anunciou as mortes de 15 supostos insurgentes em confrontos e ataques aéreos ocorridos em áreas xiitas de Bagdá nesta quarta-feira. Há semanas, soldados americanos se confrontam com homens armados leais ao clérigo Muqtada al Sadr.

Em um hospital de Sadr City, região no subúrbio de Bagdá considerada bastião do Exército de Mehdi, grupo armado ligado a Sadr, cinco corpos foram recebidos durante a madrugada.

De acordo com fontes médicas, ao menos outras 22 pessoas ficaram feridas nas ações.

Segundo a polícia, os confrontos foram os mais violentos na região, que abriga cerca de 2 milhões de habitantes. Centenas morreram em Sadr City desde que o premiê iraquiano, Nouri al Maliki --que é xiita-- lançou uma ofensiva contra o Exército de Mehdi, no mês passado.

Sadr exige a retirada das tropas dos EUA do Iraque e ameaçou, durante o último final de semana, dar início a uma "guerra" se Maliki não suspender a campanha contra seus partidários em Bagdá, em Basra (sul do Iraque) e em outras áreas xiitas do país.

Desde a ameaça feita por Sadr, o Exército americano anunciou as mortes de cerca de 65 supostos integrantes da milícia armada em Sadr City e em outras áreas xiitas de Bagdá.

Em um episódio durante a madrugada, soldados realizaram um ataque com granadas após a explosão de uma bomba de beira de estrada. Ao menos seis homens armados morreram.

Em outra ação, dois supostos insurgentes que colocavam um morteiro em um veículo morreram após serem atingidos por um ataque aéreo.

"Ao lado das forças de segurança iraquianas, estamos alvejando terroristas, redes criminosas e qualquer pessoas envolvida em crimes violentos contra os iraquianos", disse Steven Stover, porta-voz do Exército americano em Bagdá.

Maliki recusa-se a dar fim à ofensiva contra as forças de Sadr. O clérigo radical apoiou a chegada do premiê ao poder, em 2006, mas depois rompeu com o atual governo, depois que o líder iraquiano negou-se a estabelecer um cronograma para a saída das tropas dos EUA.

Em reunião de ministros das Relações Exteriores da região e de países ocidentais no Kuait nesta terça-feira, Maliki ressaltou o apoio político que possui para desarmar as milícias, e criticou os países árabes vizinhos por não reafirmarem os laços com o governo de Bagdá.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 22 de abril de 2008

PT decide apoiar reeleição de Íris Rezende, do PMDB, em Goiânia


O PT de Goiás vai apoiar o ex-adversário Íris Rezende (PMDB), candidato à reeleição na Prefeitura de Goiânia. Na convenção de delegados do partido, no sábado, a ala que apóia a aliança com o PMDB venceu o grupo favorável à candidatura própria por um voto --116 a 115.


Rezende foi governador de Goiás (1983-86 e 1991-94), ministro da Agricultura (de Sarney) e da Justiça (de FHC). Em 2004, derrotou o então prefeito Pedro Wilson (PT). Wilson, deputado, defendia a candidatura própria.


Para o deputado federal Rubens Otoni, o apoio ao PMDB pode enfraquecer candidaturas petistas em outros municípios goianos. O vereador Djalma Araújo diz que o PT não tinha nomes fortes e que o apoio faz parte da estratégia nacional de aliança com o PMDB.


A decisão foi comemorada em um churrasco que teve a participação do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, de acordo com o vereador. Segundo o partido, Delúbio não participou da escolha.
O PT condicionou a aliança à indicação do vice na chapa do candidato do PMDB.



Fonte: Folha online-Brasil


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Lula é o sexto presidente mais popular da América; Uribe lidera pesquisa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um governo aprovado por 55% dos brasileiros, é o sexto presidente mais popular da América, segundo o instituto de pesquisas mexicano Consulta Mitofsky.


De acordo com a sondagem, o chefe de Estado mais popular da região é o colombiano Álvaro Uribe, cuja gestão --68 meses depois da posse e 50 dias desde o ataque a um acampamento de rebeldes no Equador--, tem o apoio de 84% população.


Em segundo e terceiro no mesmo ranking aparecem, respectivamente, os presidentes do Equador, Rafael Correa, com 62% de aprovação, e o mexicano Felipe Calderón, com 61% de popularidade.


Na frente de Lula, também se encontram o chefe de Estado de El Salvador, Elías Antonio Saca (59%), e o boliviano Evo Morales (56%).


Já o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aparece em oitavo, com 51% de aprovação.
Apoiados por menos da metade da população de seus países, se destacam no ranking a argentina Cristina Fernández de Kirchner (11º/47%), a chilena Michelle Bachelet (12º/46%) e o uruguaio Tabaré Vázquez (13º/45%).


Já o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é o 16º da lista, com 30% de popularidade, enquanto a 19ª e última posição ficou com o paraguaio Nicanor Duarte, aprovado por apenas 5% da população do país.


Os números divulgados pelo instituto Consulta Mitofsky se referem a pesquisas feitas nos meses de março e abril por institutos de pesquisas locais ou internacionais.



No Brasil, o instituto Consulta Mitofsky se baseou na pesquisa do Datafolha, realizada em março, que revelou uma aprovação de 55% da população ao governo.


A aprovação de Lula é a maior em seus cinco anos e três meses de governo, atingindo índice que supera com folga o obtido por todos os seus antecessores desde Fernando Collor (1990-1992).

Fonte: Folha online-Brasil
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 19 de abril de 2008

Trabalho de biólogo Guanambiense é destaque na revista "Ciência Hoje"


A revista "Ciência Hoje" acaba de publicar uma matéria sobre o estudo do biólogo guanambiense Euler Melo Nogueira sobre as emissões de carbono geradas pelo desmatamento na Amazônia. Com apenas 28 anos de idade, Euler que trabalha no instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), já é um cientista de repercussão internacional. Seus artigos estão circulando em diversos centros de pesquisa na Europa e EUA.
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).É responsável pelo projeto de divulgação científica da sociedade, através de uma série de publicações: o ICH publica a revista Ciência Hoje desde 1982, a Ciência Hoje das Crianças desde 1986 e os livros da série Ciência Hoje na Escola desde 1996. Desde 1997, o Instituto mantém também um site de divulgação científica na internet: a Ciência Hoje On-line .
Confira a matéria publicada pela revista:






Emissões reavaliadas Estudo indica que o desmatamento na Amazônia emitiu menos carbono do que se imaginava




As emissões de carbono geradas pelo desmatamento na Amazônia, bem como a quantidade de biomassa disponível na floresta, foram superestimadas ao longo dos anos. Essa é a conclusão de um estudo realizado por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que desenvolveram uma metodologia capaz de corrigir os dados obtidos anteriormente. Os resultados, no entanto, não isentam o desmatamento de impactos negativos sobre o clima. O estudo, feito pelo biólogo Euler Nogueira em sua tese de doutorado, analisou as árvores situadas na região conhecida como ‘arco do desmatamento', no sul e sudoeste da Amazônia. O local foi escolhido por ser o mais degradado ao longo dos anos e o menos estudado. Os pesquisadores constataram que a madeira das árvores dessa área tem densidade mais baixa do que se pensava. "Conseqüentemente, a quantidade de carbono emitida por sua retirada também é menor: cerca de 10,7% menos do que se estimava", explica Nogueira. "Mas isso não significa que o desmatamento deixa de ser uma preocupação", ressalta o biólogo. Isso porque a taxa de carbono emitido, ainda que menor do que a anterior, continua sendo elevada, o que pode gerar graves conseqüências climáticas em escala global. Além disso, também devem ser levadas em conta questões como a perda da biodiversidade e os impactos da mudança do uso do solo na região - a terra vem sendo cada vez mais utilizada para agricultura e a pecuária extensiva. Cálculos confiáveis Para verificar com maior precisão a quantidade de biomassa existente nas áreas tomadas pela floresta e nas que já sofreram degradação, Nogueira uniu dois métodos. Um deles usa inventários do volume de madeira distribuído por toda a Amazônia e o outro se baseia em equações alométricas, cujas variáveis foram redefinidas para as regiões sul e sudoeste da Amazônia por meio da pesagem direta das árvores.


Cálculos confiáveis

Para verificar com maior precisão a quantidade de biomassa existente nas áreas tomadas pela floresta e nas que já sofreram degradação, Nogueira uniu dois métodos. Um deles usa inventários do volume de madeira distribuído por toda a Amazônia e o outro se baseia em equações alométricas, cujas variáveis foram redefinidas para as regiões sul e sudoeste da Amazônia por meio da pesagem direta das árvores.


A combinação dos dois métodos e o uso de novos dados permitiram melhorar os cálculos da biomassa das árvores em pé na floresta. Além disso, com as novas equações desenvolvidas para o sul e sudoeste da Amazônia, é possível agora determinar o peso das árvores em pé medindo somente seu diâmetro. Segundo Nogueira, essa é a primeira vez que são desenvolvidas equações alométricas para florestas no arco do desmatamento. As equações existentes até então só contemplavam a Amazônia central e não podiam ser aplicadas para árvores do sul e sudoeste da região, uma vez que suas características são diferentes daquelas da porção central da bacia. Enquanto na Amazônia central predominam espécies de árvores com densidade de madeira média e alta, no local estudado prevalecem árvores de leve e média densidades. Outra diferença é que as árvores no sul e sudoeste tendem a ser mais baixas para um dado diâmetro e têm maior quantidade de água, o que influencia na medida de sua biomassa seca. "E, para se estimar o carbono, deve ser considerada apenas a biomassa seca - constituída, em média, por 50% desse elemento", ressalta o biólogo. O pesquisador afirma que a coleta de novos dados nas regiões sul e sudoeste foi essencial para a obtenção de informações mais precisas. "Também buscamos corrigir erros de cálculos anteriores para as outras partes da Amazônia, como estimativas de volume de madeira, ocorrência de oco nas árvores e dados de densidade, o que permitiu reduzir incertezas nos números referentes à biomassa", completa. "Agora sabemos com maior consistência quanto de carbono existe atualmente nas florestas da Amazônia, incluindo raízes, cipós e folhas e árvores mortas", avalia. Com seu estudo, Nogueira acredita que será possível compreender melhor a dinâmica das emissões de carbono no arco do desmatamento e em toda a Amazônia, bem como seus impactos sobre a atmosfera global. "A determinação de medidas mais precisas do carbono estocado na região permitirá que os governos planejem suas estratégias de preservação da floresta, visto que em nosso trabalho fornecemos estimativas por estado na Amazônia legal", afirma.


Andressa Spata

Ciência Hoje On-line 12/03/2008
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 18 de abril de 2008

SEU FILHO É CANHOTO?


A natureza talvez decida se seremos canhotos ou destros, mas o meio influencia a disposição genética. A criança pode adotar a mão privilegiada pelos pais, mesmo que isso seja contrário a suas disposições genéticas.
Muitos pais desejam descobrir que mão o filho privilegia e acreditam que pode fazê-lo desde cedo, observando o modo pelo qual a criança estende o braço para pegar objetos ou segura uma colher. Mas é fácil se equivocar. As crianças às vezes experimentam com uma mão durante um tempo, depois com a outra. Os especialistas dizem que só aos 2 ou 3 anos um dos lados é favorecido de forma consistente. Algumas crianças permanecem ambidestras até os 5 ou 6 anos e só então escolhem um dos dois.
Fonte: VIVER MENTE&CÉREBRO ANO XIV Nº 159 – ABRIL 2006

Anderson Souza do Nascimento (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

A TARTARUGA CAMPEÃ

O primeiro pensador a refletir sobre o infinito na Antiguidade foi o grego Zenão (495-435 a.C.). Ele lançou o problema da corrida entre Aquiles, o mais veloz corredor do mundo antigo, e uma tartaruga, que por ser lenta poderia largar certa distância à frente. Porém, argumentou Zenão, o atleta nunca alcançaria o animal, pois quando ele chegasse no ponto de partida da tartaruga, ela já teria avançado mais uma distância. E isso se sucederia infinitamente, se pensarmos em dividir os espaços infinitamente.
Fonte: Galileu Dezembro de 2003 Nº 149
Anderson Souza do Nascimento (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Ex-mototaxista que matou vendedor de melancia se apresenta a polícia



Acompanhado de dois advogados se apresentou na delegacia de policia, nesta quinta-feira (17/04), Osmani Oton Teixeira, apelidado de Sadam, 36 anos, residente no Bairro Alto Caiçara, autor do homicídio em que vitimou o vendedor de melancias, Deusdete da Silva Santos, 40 anos, que residia na rua 14 - Bairro Alto Caiçara. O crime aconteceu domingo dia 13 de abril e teria sido motivado pela divida de um botijão de gás.
O ex-mototaxista clandestino e proprietário de um pequeno deposito de gás, contou que matou em legitima defesa. Segundo ele, Deusdete agrediu a sua esposa, após ela ter cobrado a divida do gás, momento em que ele observava e interferiu, vindo a entrar em luta corporal com Deusdete. Já armado com um revolver Sadam deflagrou um tiro que atingiu as costas, transfixou o corpo e saiu no peito, possivelmente atingindo o coração. Deusdete foi socorrido no Hospital Regional, mas não resistiu e faleceu.
Sadam que fugiu do flagrante foi ouvido pelo delegado Dr. Noel Egidio, que está cuidando do caso.

Fonte: Farol da Cidade


Danyllo Pereira Souza(Morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 16 de abril de 2008

REPAMA


Estudantes da cidade de Palmas de Monte Alto batalham pela criação da REPAMA - Residência dos Estudantes de Palmas de Monte Alto - em Sessão da Câmara de Vereadores da cidade. Acima, reportagem do Jornal Vanguarda, de Guanambi, destaca mobilização dos estudantes montealtenses! Clique sobre a imagem do jornal para ampliar!
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Tatu impressiona a todos com um futebol moleque



O camisa 11 do Bode, Rômulo André Lopes, 23 anos, o Tatu, 15 gols no Campeonato Baiano, é o tipo de jogador que em campo atormenta a vida do adversário e fora dele procura não ter nenhum motivo para ser temido.

Evangélico da Igreja Internacional da Graça, de cunho Petencostal, o atacante do Conquista só sai com amigos do clube e procura ser reservado ao máximo. "Sou assim mesmo. Prefiro estar com meus amigos ou com minha família", disse enquanto tirava fotos com algumas tietes de uma loja de carros.

Nascido em Guanambi, cidade do sudoeste do Estado, em 5 de dezembro de 1984, Tatu vive atualmente o melhor momento da sua carreira profissional, que começou em 2004, quando ele jogava no Guanambi.

E foi o técnico Elias Borges, que comanda o Bode, quem o viu e disse: "Ele está verde, mas quando amadurecer vai dar dor de cabeça para muita zaga". Que o diga a zaga do Vitória, que levou dois ontem do atacante.

Para Tatu, o empate em 5 a 5 foi um dos melhores jogos de sua carreira. "Foi um jogo maravilhoso. As duas equipes foram para cima o tempo todo e procuraram vencer. Tivemos algumas falhas que vamos corrigir agora nesse início de semana nos treinamentos. E no próximo jogo iremos com tudo para cima do Itabuna, que já vem com a obrigação de vencer", disse.
Casado desde os 18 anos, Tatu tem dois filhos: uma menina de quatro anos e um menino de nove meses. Os pais dele e a esposa vivem em Guanambi. "Sempre que converso com minha mãe, ela chora. Falo mais com meu pai, Mas tem uns dois meses que não vejo nenhum dos dois", contou. "Vejo mais minha esposa e meus filhos".

Nos momentos de folga, ele disse que costuma ir apenas a igreja com o amigo Artur, colega de quarto. "Eu e Artur sempre procuramos levar alguém. Costumamos ir pelo menos duas vezes na semana. Eu pedi a Deus para sermos campeões e estamos fazendo a nossa parte. Se vier esse título, será por vontade dele", concluiu o jogador sensação do Baianão 2008.


Emerson Nascimento ( Morador da R.E.G)

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 15 de abril de 2008

O PRAZER DA LEITURA


O prazer da leitura, para mim, está não naquilo que leio, mas naquilo que faço com aquilo que leio. Ler, só ler, é parar de pensar. É pensar os pensamentos de outro. E quem fica o tempo todo pensando o pensamento de outros acaba desaprendendo a pensar seus próprios pensamentos. (...)
Pensar não é ter as informações. É dançar com o pensamento, apoiando os pés no texto lido: é isso que me dá prazer. Suspeito que a leitura meticulosa e detalhada das informações tenha, freqüentemente, a função psicológica de tornar desnecessário o pensamento. Quem não sabe dançar corre sempre o perigo de escorregar e cair... Assim, ao se entupir de noticias, o leitor se livra do trabalho de pensar.
(...)
Os órgãos de imprensa têm de contribuir para a educação do povo. Mas educar não é informar. Educar é ensinar a pensar. Os jornais ensinam a pensar? (...) Será que a leitura dos jornais nos torna estúpidos?
Rubem Alves

As pessoas precisam buscar a filtragem da mídia, tentando assim não se manipular pelas notícias dos jornais e/ou revistas, ter mais senso crítico e refletir as informações que lêem tentando colocar em prática algo de bom no seu dia-a-dia tentando também não ser somente mais um no planeta.
Danyllo Pereira Souza (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 12 de abril de 2008

Relógio Atômico


Medir o tempo sempre foi um desafio para o ser humano que há mais de 5 mil anos se dedica a essa tarefa. A cada dia essa medição torna-se mais rigorosa e representa um indicador de desenvolvimento científico devido à avançada tecnologia envolvida nesse processo. Na Física experimental várias atividades dependem de relógios de grande precisão: os relógios atômicos. A utilização desses relógios é enorme: desde o controle das redes de telefonia, a radioastronomia, os sistemas de navegação aérea, terrestre e naval, até as pesquisas sobre as propriedades dos átomos. Você sabe como funciona e qual a precisão de um relógio atômico?
Os relógios atômicos, cuja precisão é muito grande, medem o tempo a partir da ressonância (oscilação) dos átomos de um determinado elemento químico como, por exemplo, o césio. Assim como num pêndulo simples, os átomos excitados externamente com ondas eletromagnéticas ressoam sempre numa freqüência determinada. O relógio atômico mais preciso do mundo, na atualidade, entrou em funcionamento em 1999, e sua precisão corresponde a um erro de 1 segundo em 30 milhões de anos.

Jaderson Souza do Nascimento (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Trabalhadores protestam contra crimes da Vale


Ontem (9/4), uma audiência pública em Parauapebas, no Pará, reuniu movimentos sociais do campo, garimpeiros funcionários da Vale e das empresas que a ela prestam serviços para denunciar crimes cometidos pela Vale na região.



Eles afirmam que a mineradora, além de submeter funcionários a condições degradantes de trabalho, causar problemas sociais e ambientais, desafia também ordens judiciais. Recentemente, funcionários da empresa moveram processos trabalhistas e ganharam na Justiça direito de indenização de R$ 109 milhões por danos morais. A Vale, porém, sem qualquer repreensão das autoridades, nega-se a cumprir a decisão judicial. Outros processos trabalhistas nem se quer foram julgados.



Para a integrante da coordenação nacional do MST, Maria Raimunda, a audiência foi boa. “Houve uma adesão muito grande da sociedade de Parauapebas” observou. Coma audiência, garantiu-se a constituição de uma agenda de debate e trabalho sobre as violações cometidas pela empresa. Dentre outras denúncias apresentadas na audiência estava também a condição imposta pela Vale aos garimpeiros de Serra Pelada, que perderam o domínio do território para a mineradora. Por conta do monopólio exercido pela Vale, os garimpeiros vivem em condição de estrema miséria, habitando terrenos alagadiços, desprovidos de saneamento básico. e convivendo com infestações de ratos. Serra Pelada é hoje o local com maior índice de hanseníase do país.



Os garimpeiros estão em disputa pelo território e organizaram um acampamento às margens da Estrada de Ferro Carajás, que conta com 2 mil pessoas. O acampamento fica nas redondezas do assentamento Palmares 2.



Ontem também, funcionários da Vale e de empresas que a ela prestam serviços fecharam a entrada da Mina de Carajás. Eles protestam pelo cumprimento das determinações impostas à Vale por meio das ações trabalhistas e por melhores condições de trabalho.



Por conta desta ação, a Vale providenciou um pedido de prisão preventiva para lideranças do MST e garimpeiros, a quem acusa pelo fechamento da entrada da Mina, num claro ato persecutório.



Fonte: mst.org.br

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

O antagonismo social entre células e homens

As relações sociais estão presentes nos homens tanto em nível molecular, como nas relações entre os indivíduos. Em nível de molécula, as relações são igualitárias e todas convergem para o mesmo objetivo que é o funcionamento do organismo. Entretanto, as interações entre os homens, por muitas vezes trilham caminhos divergentes.

O organismo é constituído por diferentes tipos celulares, os quais desempenham uma gama de funções. Porém, apesar das diferenças entre as células, o conjunto de funções é responsável pela fisiologia global do organismo. Entre as células não há hierarquia, pois todas as células trabalham para o mesmo propósito. Por isso, se diz que as células são interdependentes, pois se houver um defeito funcional em uma, todo organismo estará comprometido.

As interações sociais do indivíduo como um todo, não são tão igualitárias como nas células. Esta diferença é possível porque entre os homens existe as relações de poder, ou seja há hierarquia, a qual pode ser observada entre pais e filhos, patrões e empregados, dentre outras. O advento do capitalismo ofereceu subsídios para o fortalecimento do individualismo em detrimento ao coletivismo. O individualismo ampliou as desigualdades entre os homens, pois a maioria da população luta para sobreviver, enquanto que uma minoria (elite) luta para continuar rica. Esta riqueza é fruto da exploração da mão-de-obra dos menos favorecidos socialmente. A exploração só é possível com a ajuda de uma ferramenta chamada IDEOLOGIA, a qual tem a finalidade de inverter o sentido da realidade, fazendo com que os explorados vejam a exploração como uma situação normal.

Sendo assim, o nível molecular é antagônico ao nível de organismo. Por um lado, as células possuem interesses coletivos, sem dominação de uma célula em relação à outra. Por outro lado, as relações humanas estão paulatinamente mais individualistas, ou seja, os interesses individuais estão acima dos interesses coletivos. Este individualismo gera os conflitos sociais. Um bom exemplo para que a sociedade se desenvolva como menos desigualdade social, são as interações a nível molecular.

Edmilson Nascimento (Júnior)
Morador da R.E.G
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 8 de abril de 2008

Ocupação na Reitoria da UNB


Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que ocupavam o gabinete da reitoria da instituição desde quinta-feira (3) ampliaram o movimento e ocuparam, na tarde desta segunda-feira (7), todo o prédio em que fica a administração da instituição: reitoria, decanatos e assessorias. A energia elétrica e a água do prédio voltaram a ser cortadas. Os alunos ocuparam a força o prédio da reitoria. Em número muito superior ao de seguranças, eles invadiram o prédio por volta das 15h desta segunda. Às 16h40, apenas estudantes e jornalistas se encontravam no local. Os seguranças da UnB e policiais federais não se encontravam no prédio. Não se sabe o número exato de alunos que ocupam o prédio, mas, segundo os seguranças da UnB, a assembléia realizada por volta das 12h desta segunda reuniu cerca de 1,3 mil estudantes. Na quinta-feira, quando a ocupação começou, cerca de cem alunos tomaram o gabinete da reitoria da UnB. Os organizadores da invasão estimam que cerca de 300 alunos tenham decidido permanecer no prédio da reitoria após a assembléia desta segunda.
Durante a manhã, os manifestantes passaram de sala em sala da UnB convocando outros alunos a participar da reunião e aderir ao movimento.
Os alunos realizaram uma assembléia no local para fechar os termos da pauta de negociação. A condição para o início das negociações seria o revezamento dos alunos no gabinete do reitor. Um grupo está acampado na sala desde quinta-feira.
Os seguranças da UnB impedem a entrada de estudantes no segundo andar do edifício, onde fica o gabinete.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL391166-5604,00.html
Jaderson Souza do Nascimento (morador da R.E.G.).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 5 de abril de 2008

ENNUFBA


Após intensa mobilização responsável pela aprovação do programa de ações afirmativas da UFBa, houve um arrefecimento no debate acerca da democratização da Universidade. Com isso, o Programa aprovado ficou apenas no acesso, e a Universidade estagnou na implementação das políticas afirmativas.


Como iniciativa no intuito de rearticular o movimento estudantil negro, o DCE-UFBa, em parceria com organizações do movimento negro de dentro e fora da Universidade, DAs, CAs e militantes independentes, está realizando o I Encontro de Estudantes Negras e Negros da UFBa (ENNUFBa), no primeiro fim de semana de abril.A informação do estudante negro para a compreensão do nosso papel estratégico e instrumentalização histórica são objetivos que queremos alcançar no ENNUFBa.


O Encontro pretende discutir a atuação do movimento estudantil negro na garantia das cotas, na luta pela aplicação de programas de permanência e pós-permanência, na contribuição à revisão do conhecimendo, sua produção e socialização, numa perspectiva cuja diversidade contemple as matrizes da África e da diáspora.


A mobilização dos estudantes negros e negras da UFBa iniciou-se ainda na primeira metade dos anos 90, e desde então é dos mais ativos e importantes no Brasil, atingindo seu ápice com a aprovação do Programa de Ações Afirmativas da Universidade. Acreditamos que o ENNUFBA deve ser um instrumento importante para a construção de um programa de referência de militantes negros e negras da Universidade.


Poderá ser ainda mais importante para a formação identitária de diversos e diversas estudantes ingressas pelo sistema de cotas raciais, daquelas que iniciam sua vida na Universidade este ano àqueles que se formam na primeira turma de cotistas, ao final de 2008.Transversalmente, o ENNUFBa pretende contribuir com as formulações sobre o empoderamento de homens e mulheres negras, no caminho da reparação.Esperamos a sua participação na luta pela universidade sem racismo!


Fonte: dce.ufba.br/ennufba
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Reunião das Residências Estudantis com o Deputado Estadual Javier Alfaya


Aconteceu hoje no Centro de Formação Loretta Valadares nos Barris, Salvador, uma reunião entre os representantes das residências estudantis de municípios do interior do Estado da Bahia e o Deputado Estadual Javier Alfaya.

Na pauta estavam questões como alimentação, infra-estrutura, cultura etc., além da busca de uma maior aproximação entre o Governo da Bahia e essas entidades estudantis.

Javier Alfaya assumiu o compromisso de propor ao governador Jaques Wagner uma audiência que tratasse da problemática das residências, mas, antes, disse que necessitava de outra reunião com um número maior de residências presentes além de outros deputados convidados.

O próximo encontro entre as residências municipais e o Deputado ficou marcado para o dia 23 de abril, quarta-feira, às 19 horas, no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris.

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments