domingo, 29 de junho de 2008

Conta-gotas n° 07: Democracia e socialismo


O horizonte continua sendo a democracia e o socialismo, mas um socialismo novo; seu novo nome é democracia sem fim. A democracia radical é uma alternativa para duas idéias fundamentais. Não acredito que seja possível mudar o mundo sem tomar o poder, mas também não podemos mudar algo com o poder que existe hoje. Então, devemos mudar as lógicas do poder e, para isso, as lutas democráticas são cruciais e são radicais, por estarem fora das lógicas tradicionais da democracia.

Devemos aprofundar a democracia em todas as dimensões da vida. Da cama até o Estado, como dizem as feministas. Mas também com as gerações futuras e com a natureza, o que é urgente para deter a destruição do planeta.Nosso objetivo é sair de uma democracia tutelada, restrita, de baixa intensidade, para chegar a uma democracia de alta intensidade, que torne o mundo cada vez menos confortável para o neoliberalismo. Mas a realidade não muda espontaneamente. Em política, para fazer algo é preciso ter razão a tempo, no momento oportuno; e ter força para impor essa razão.

Boaventura de Sousa Santos (sociólogo e professor)

Fonte: Agência Carta Maior
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Conta-gotas n°06: Colômbia, Peru e a repressão


A Colômbia e o Peru representam o status quo neoliberal e os Estados Unidos na região. São complementares. A Colômbia representa a lógica militar que busca conflitos e tensões, os quais criam condições para a militarização e a intervenção. No Peru, é promovida uma lógica similar, com forte criminalização das organizações sociais, um primeiro passo que prepara a militarização posterior. Existem indícios de que a base de Manta, no Equador, vai se mudar para a Amazônia peruana.Estamos entrando em uma fase histórica de polarização.

De um lado, as políticas de mercantilização buscarão livre acesso aos recursos naturais e a continuidade dos privilégios das elites. Do outro, existe um imaginário radicalizado nas forças progressistas do continente, que desenvolveram concepções diferentes de democracia, desenvolvimento, direitos e sustentabilidade, compartilhadas por cada vez mais pessoas e organizações. As forças dominantes não podem mais cooptar este imaginário radical com suas propostas de proteção social. Por isso a repressão.

Boaventura de Sousa Santos (sociólgo e professor)

Fonte: Agência Carta Maior
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

CAMPANHA DA CASA PRÓPRIA


Começou dia 25 do corrente mês a campanha da casa própria, com a mobilização dos moradores da casa passando nos bairros de porta em porta, esclarecendo dúvidas sobre a REG e divulgando o projeto, tentando ganhar o apoio da população.

No momento as conclusões que são tiradas é que a população dá total apoio após ouvir os motivos e as idéias dos moradores da Residência.

Até agora passamos em 4 grandes bairros da cidade: Brasília, Alto Caiçara, Sol Nascente e Vomita Mel. Serão feitos os trabalhos de porta em porta em mais 20 bairros da cidade durante todo o mês seguinte.

Pedimos as pessoas que escutem-nos para que saibam a verdade sobre a Residência do Estudante de Guanambi.

Agradecemos aos moradores que nos receberam muito bem!

Mais fotos da campanha entre no link abaixo:
http://www.orkut.com.br/Album.aspx?uid=14933377674468305724&aid=1214566876
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Conta-gotas n°05: Bolívia 2


Tenho defendido, na Bolívia, a diferenciação entre autonomias ancestrais e as da descentralização. Proponho entender as autonomias indígenas como extraterritoriais em relação às autonomias departamentais. Deveriam estar baseadas no controle total do seu território, fora da governabilidade descentralizada, uma vez que são anteriores ao processo de descentralização.

Mas seria necessário fortalecer a institucionalidade indígena, que ainda é frágil, diante do poder das oligarquias bolivianas.O debate atual é perigoso, porque existem desejos recíprocos de enfrentamento armado. As oligarquias não querem deixar seus privilégios e os indígenas não vão deixar pacificamente que o país seja dividido. Seriam eles que defenderiam o país.


Boaventura de Sousa Santos (sociólogo e professor)


Fonte: Agência Carta Maior
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Acusação do MP é uma farsa, retruca MST


Em resposta às acusações proferidas pelo promotor Gilberto Thums, que denunciou métodos violentos em atuações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), o porta-voz nacional do movimento Cedenir de Oliveira, radicado no Rio Grande do Sul, rebate:
- O processo do Ministério Público em pedir a dissolução do MST revela um posicionamento ideológico (...) Essa acusação de violência é uma farsa.


*Veja o complemento da reportagem:

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Conta-gotas n°04: Bolívia


A regionalização subnacional tem sido promovida pelo Banco Mundial em forma de descentralização, que apontou a desmembrar o Estado central através da transferência de responsabilidades para os níveis locais. Na Bolívia, existia uma descentralização dirigida pelas autonomias indígenas, a partir de uma visão política e cultural sólida, que permitiu que os indígenas ganhassem alguma coisa com as políticas de descentralização do BM.


Mas a bandeira da descentralização foi assumida agora pelas oligarquias, em resposta à perda de controle do Estado central que elas sofreram. Eles sempre foram centralistas, mas agora levantam a bandeira da autonomia para defender seus privilégios econômicos. Isto gerou um problema político para o movimento indígena na Bolívia, que tem promovido a autonomia dos oprimidos, não dos opressores. A “autonomia” de Santa Cruz é ilegal sob a velha Constituição; uma nova está para ser aprovada. A decisão das autonomias caberia ao Congresso.


Boaventura de Sousa Santos (sociólogo e professor)


Fonte: Agência Carta Maior
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Cubanos criam vacina contra o câncer de pulmão

E Cuba Sai na Frente!

A vacina Cimavax EGF é "a primeira terapêutica registrada em Cuba e a primeira no mundo contra o câncer de pulmão", assegurou Gisela González, chefe da equipe médica que desenvolveu o preparado no Centro de Imunologia Molecular de Havana, onde o produto foi lançado.

Médicos cubanos lançaram nesta terça-feira (24) uma vacina terapêutica para o tratamento do câncer de pulmão, única de seu tipo registrada no mundo, que foi testada com bons resultados e deverá ser comercializada em breve em América, Europa e Ásia.

A vacina Cimavax EGF é "a primeira terapêutica registrada em Cuba e a primeira no mundo contra o câncer de pulmão", assegurou Gisela González, chefe da equipe médica que desenvolveu o preparado no Centro de Imunologia Molecular de Havana, onde o produto foi lançado.
A vacina, composta por duas proteínas básicas no Fator de Crescimento Epidérmico (EFG), "provoca uma resposta imune (do organismo humano contra a doença), é segura (não produz efeitos adversos) e ocasiona uma boa sobrevida aos pacientes", acrescentou González.

A diretora clínica da equipe, Tania Crombet, comentou que após a aplicação do antígeno, que serve de complemento a tratamentos convencionais como a quimioterapia e a radioterapia, os doentes ampliam sua expectativa de vida "entre quatro e cinco meses", diminuem a falta de ar e a dor.

Segundo González, os estudos para a criação da vacina foram iniciados em 1992 e o primeiro teste clínico foi realizado em 1995. Atualmente, um teste fase 3 está sendo feito com 579 doentes de câncer de pulmão em 18 hospitais cubanos.

Outros testes serão feitos em Canadá e Grã-Bretanha, já estão sendo efetuados na Malásia e deverão ser realizados no Peru, em agosto, e na China este ano. Em Buenos Aires, um consórcio público privado argentino-cubano anunciou em fevereiro a realização de um estudo com mais de 700 pacientes de seis países para testar o preparado, entre eles Argentina, Brasil, Índia e Cingapura, que durará vários anos.

Fonte:http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-27-7-91-20080624
(com modificações)

Pesquisado por Thiago Teixeira(amigo da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 24 de junho de 2008

Conta-gotas n° 03: A lógica do capital e seus inimigos


O melhor exemplo desta lógica é o doloroso aumento da fome no mundo, que mostra a contradição entre a vida e a ânsia de lucro. A emergência do fascismo social mostra que a modernidade, como projeto, está quebrada, porque não cumpriu suas promessas de liberdade, igualdade e solidariedade, e não irá cumpri-las.


Surge, então, a contradição entre o paradigma da segurança e da luta contra o terrorismo e os Estados que reivindicam sua soberania, os movimentos sociais e, especificamente, as lutas dos povos indígenas. Nos territórios indígenas está 80% da biodiversidade latino-americana. Organizações como a Coordenadora Andina de Organizações Indígenas, a Confederação Nacional de Comunidades Afetadas pela Mineração do Peru e a Coordenadora Nacional de Ayllus e Marqas, são um perigo para o status quo. A criminalização da dissidência na América Latina é ainda mais forte contra os indígenas, como vemos no Peru e no Chile.

]

Existe a intenção de transformar os indígenas nos terroristas do século XXI, como mostram os documentos da CIA. O uso das leis antiterroristas contra os dirigentes indígenas está baseado em uma descaracterização total do conceito de terrorismo, uma vez que isto significa atacar e causar danos a civis inocentes. No caso das lutas indígenas, são ataques contra a propriedade privada para defender outra propriedade, a comunitária e ancestral.


Isto não cabe em nenhum conceito de terrorismo.


Boaventura de Sousa Santos (sociólogo e professor)


Fonte: Agência Carta Maior
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Conta-gotas: n° 02


Neste cenário, está se desenvolvendo uma nova contra-insurgência, mistura das estratégias da Aliança para o Progresso e uma política de divisão dos movimentos, especificamente o indígena. O protesto é criminalizado de maneira brutal e a militarização torna-se mais profunda. Incapaz de conquistar apoio popular, o neoliberalismo tenta substituir “desenvolvimento” e “democracia” por “controle” e “segurança”.


Isto é conseqüência do aprofundamento da exclusão social, da miséria e da desigualdade, o que implica na emergência de um fenômeno de fascismo social. Não um regime político, mas uma forma de sociabilidade onde alguns têm capacidade de veto sobre a vida de outros. Corremos o risco de viver em sociedades politicamente democráticas, mas socialmente fascistas.


Boaventura de Sousa Santos (sociólogo e professor)


Fonte: Agência carta Maior
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 22 de junho de 2008

Seção "Conta-gotas": n° 01


"A América Latina é peça-chave nas estratégias das empresas transnacionais e dos governos do Norte global. A expansão do mercado transformou a água, os serviços de saúde e a educação em mercadoria. A mercantilização dos recursos naturais é fundamental para a acumulação de capital a médio prazo, colocando a biodiversidade enorme da América Latina no centro dos interesses.



O processo de “refocalizar” a América Latina acelerou-se devido ao fracasso da guerra do Iraque. Os Estados Unidos perceberam que, durante sua relativa ausência, gestaram-se mudanças e os processos sociais avançaram fora de seu controle, resultando em governos progressistas e movimentos sociais fortes que chegaram ao poder através da democracia, sendo que os Estados Unidos usam o discurso da democracia para justificar suas intervenções."




Boaventura de Sousa Santos (sociólogo e professor)


Fonte: Agência Carta Maior
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Estréia!


Ainda hoje, estréia um novo quadro no Blog da Reg: é a seção conta-gotas, que trás para os nossos leitores, trechos de pensamentos polêmicos (ou não), de pensadores conceituados (ou não), não mais do que pequenas “pílulas do pensamento”, durante todos os dias da semana.

Essa idéia, ainda em fase de teste, visa fomentar discussões sobre temas de interesse social. Começaremos essa série semanal com o sociólogo e professor da Universidade de Coimbra, o português Boaventura de Sousa Santos.

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Ataque a Irã transformará Oriente Médio em "bola de fogo", diz Baradei


O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Mohamed el Baradei, disse que um possível ataque ao Irã poderia transformar o Oriente Médio em uma "bola de fogo" durante uma entrevista transmitida neste sábado pela TV Al Arabiya.
"Em minha opinião, um ataque militar seria o pior... transformará o Oriente Médio em uma bola de fogo", disse Baradei, segundo a Associated Press.
Baradei, na verdade, voltou a criticar a hipótese de um ataque ao Irã, ele já chegou até mesmo a dizer que
renuncia caso uma ofensiva se concretize.
A polêmica se refere a exercícios militares realizados por Israel que teriam já o formato de uma ação planejada contra o Irã, segundo uma
reportagem do jornal americano "The New York Times".
O Irã revidou e criticou neste sábado o governo de Israel afirmando que o regime é
perigoso e que ele perturba a segurança e a paz mundial. Além disso, informou também que rejeitará qualquer negociação com as grandes potências sobre seu programa nuclear baseado na suspensão do enriquecimento de urânio.
Já em Israel, o jornal israelense
"Haaretz" publicou neste domingo (ainda sábado no Brasil) uma análise sobre as atuais tensões entre Israel e o Irã na qual sustenta que os israelenses estão longe de promoverem um ataque contra os iranianos.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Assentados ajudam madeireiro ilegal na Amazônia, diz Minc
Publicidade



O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou que assentados da reforma agrária fornecem madeira a madeireiros ilegais na Amazônia e defendeu mudança "no modelo de assentamentos" na região da floresta. Na gestão da ex-ministra Marina Silva, os assentados vinham sendo poupados de ações contra o desmatamento.
Minc disse ainda que o fundo de preservação da Amazônia, proposto por ele, ganhou o "título duvidoso de fundo Viagra" porque objetiva "manter a floresta em pé". Segundo o ministro, o fundo receberá doações de US$ 900 milhões neste ano. Antes, a meta era US$ 1 bilhão.
As declarações de Minc ocorreram durante reunião da Comissão de Gestão de Florestas Públicas. No encontro, a comissão anunciou que o Brasil tem 210,7 milhões de hectares de florestas públicas, dos quais 25,3 milhões estão sem destinação, ou seja, não está definido se serão unidades de conservação, terras indígenas ou assentamentos. No cargo há menos de um mês, Minc aproveitou para criticar o modelo de reforma agrária na Amazônia.
No início do ano, o governo Lula isentou os assentados de sanções contra o desmatamento. Entre as penalidades está a restrição ao crédito.
Dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) apontam que os assentamentos da reforma agrária responderam por 7,1% do desmatamento de uma área de 3.849 km2, de agosto de 2007 a abril de 2008. Ficaram atrás unidades de conservação (com 6,6% de participação) e terras indígenas (5,1%). As áreas privadas ou "em diversos estágios de posse" respondem por 81,1% do desmate.
"O modelo de colonização e reforma agrária na Amazônia está superado. As pessoas estão com pouca renda, saneamento e escola. As pessoas na pobreza acabam fornecendo madeira para madeireiros ilegais", disse. "A alternativa é fazer um modelo de transição, onde haja áreas contíguas de produção, com máquinas e crédito, para as pessoas não ficarem na mão do madeireiro ilegal."
Afirmou que discute mudanças com o ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário). Procurado, Cassel disse, em nota, que o modelo de assentamento na região vem sendo alterado desde 2003. "Desde então, o governo (...) realiza a construção de uma nova política fundiária para a Amazônia Legal. Há um novo enfoque na destinação das terras públicas, baseado no manejo sustentável, preservação e respeito ao meio ambiente e às populações tradicionais", disse.
Minc disse que na próxima semana vai mostrar "os filmes, fotos e ordens judiciais" da apreensão dos primeiros 3.000 "bois piratas", no Pará, como revelou a Folha nesta semana.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 21 de junho de 2008

Projeto!


Mais um projeto de interesse social para a nossa cidade: vamos tentar desvendar os "mistérios" que fizeram "secar" a Barragem de Ceraíma, no município de Guanambi.

Achamos que se existem culpados nessa história toda, com certeza não é São Pedro e tampouco a falta de chuva, como andam dizendo por aí os formadores de opinião do município e seus cãezinhos adestrados.

Esse projeto, que começará a ser desenvolvido ainda no fim desse mês, contará com a participação de Paulo Prates, estudante de Biologia/Ufba e integrante do grupo Organismo, Frederico Lima, estudante de Enfermagem e militante de O Estopim, além de membros da REG.

Planejamos visitar, fotografar e filmar as áreas dos rios que abastecem a barragem, conversar com habitantes locais e especialistas no assunto.

Posteriormente, pretendemos elaborar um documentário ou um foto-clipe descrevendo nossas atividades, expondo opiniões, conclusões e exibi-lo na comunidade.

Colaborem!


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

EUA começam construção de base militar na Colômbia


Na última segunda-feira (16), o ex-vice-presidente venezuelano, José Vicente Rangel, reforçou a denúncia já feita pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, - de que os Estados Unidos estavam construindo uma base militar na Colômbia, próxima à fronteira com a Venezuela - ao denunciar que a construção de pistas de aterrizagem, no local, começou.


Um dos objetivos da base é substituir a base militar de Manta, cuja renovação de permissão de permanência no Equador não foi assinada e termina no próximo ano. Chávez disse que se a Colômbia desse permissão para a construção da base, ia reclamar a posse do território que, segundo ele, foi tomado de seu país. Agora, se espera uma posição do presidente.


A base é mais uma interferência norte-americana na soberania dos países latino-americanos, onde já possui bases militares em Guantánamo (Cuba), Atuba (Curaçao), Manta (Equador), Comapala (El Salvador), Comayagua (Honduras) e o aeroporto Mariscal Estigarribia (Paraguai).
Ainda nesse sentido, os EUA anunciaram a reativação, a partir de 1º de julho, da Quarta Frota. É uma frota para patrulhar os mares latino-americanos.


O próprio Pentágono aponta como tarefa da frota ser uma "mensagem" para a Venezuela e para o resto da região, ademais, os militares deram como desculpa para a reativação da Quarta "combater o terrorismo" e as "atividades ilícitas".


A frota terá sua base na cidade de Mayport, na Flórida, e para os especialistas tem um significado simbólico de tentar ser uma resposta para o surgimento de governos populares na América Latina, que se posicionam contrários às ordens do império dos Estados Unidos.



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Brasil participará de reunião sobre petróleo pela primeira vez como produtor


Pela primeira vez em reuniões para discussão do petróleo, o Brasil irá participar na condição de produtor, e não apenas como consumidor. A reunião em questão será realizada no próximo domingo, em Jidda (Arábia Saudita), e tem como principal objetivo discutir a recente escalada nos preços da commodity.


Os representantes brasileiros no encontro serão o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. O ministro, inclusive, já está a caminho da Arábia Saudita.


Foram convidados os 33 países-membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), os países participantes do G8 e outros países que vão na condição de consumidores e produtores. O Brasil entra nesse último grupo. A Venezuela, único país da América Latina membro da Opep, já confirmou que não irá participar do encontro.


O objetivo de Lobão em Jidda será defender o biocombustível brasileiro como alternativa energética ao petróleo. Além disso, deverá voltar a rebater os ataques devido à teórica influência dos biocombustíveis na alta dos preços dos alimentos.


O barril do petróleo cru para entrega em julho foi cotado hoje pela Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês) a US$ 131,92 --baixa de 3,47% em relação ao fechamento de ontem, US$ 136,68. Na primeira quinzena de junho, o petróleo bateu recorde e chegou a ser cotado a quase US$ 140.


Brasil na Opep


Do final do ano passado para cá, a Petrobras já descobriu uma série de campos de petróleo na área chamada de pré-sal que colocaram o Brasil em uma posição de destaque entre os detentores das maiores reservas mundiais da commodity.


Em novembro do ano passado, quando o primeiro megacampo (Tupi, na bacia de Santos) foi anunciado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a descoberta de reserva colocava o Brasil em uma situação "privilegiada", o que faria com que o país integrasse a Opep.


O presidente disse ainda na ocasião que, quando o Brasil estiver na organização, poderá "brigar um pouco" para reduzir o preço do petróleo.

Fonte: folha online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Emprego na indústria paulista sobe 0,35% em maio, diz Fiesp


O nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo subiu 0,35% em maio na comparação com o mês anterior, nos dados sem ajuste sazonal, segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgado nesta terça-feira.


No mês passado, 8 mil postos de trabalho foram abertos, segundo a entidade. Em abril, a alta sobre março tinha sido de 2,75%, com abertura de 62 mil vagas.


Considerando os dados com ajuste sazonal, que elimina características específicas de cada período, a alta no emprego no mês passado foi de 0,06%. Na comparação com maio do ano passado, a alta foi de 4,79%.


Dos 21 setores que fazem parte da pesquisa, 13 tiveram desempenho positivo no mês passado, cinco setores mais demitiram do que contrataram e três ficaram estáveis.


De acordo com o levantamento, maio foi um mês mais favorável para o setor de máquinas e escritório e equipamentos de informática, que apresentou alta de 6,69%, seguido por alimentos e bebidas, com alta de 1,60%.


Na outra ponta, com as maiores quedas, estão equipamento de instrumentação médico-hospitalares, com queda de 5,68%, e coque e refino de petróleo, com perda de 1,96%.


Ano


No acumulado do ano, o nível de emprego está 6,28% maior que no mesmo período do ano passado, com 137 mil novas vagas abertas. O setor que mais contratou foi o sucroalcooleiro, com 104,6 mil vagas.


Fonte: Foplha online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 19 de junho de 2008

E a burguesia ainda fecha fecha os olhos para uma realidade: RESERVA DE VAGAS (AS COTAS)!

Abri meu e-mial e vi no boletim sobre educaçao que recebo a seguinte noticia:
Unicamp, Unesp e mais 26 universidades públicas divulgam manifesto contra lei de cotas.

Foi entregue na última semana ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) um manifesto contrário ao projeto de lei que cria cotas em universidades federais e estaduais.
O projeto estipula reserva de 50% das vagas para quem cursou o ensino médio em escolas públicas.
Dentro dessa cota também haverá reserva para negros e indígenas proporcionalmente à presença desses grupos em cada Estado.
...
Segue a noticia...
disponivel em: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/06/19/ult105u6640.jhtm

Agora vamos ao que importa!

Sou aprovado no vestibular da UFBA, e sou universitario na curso de graduação em medicina graças ao sistema de reserva de vagas implementado por essa instituição.
Se quer sabe se o sistema de Reserva de Vagas é uma solução para a educação no nosso país?
A longo prazo não! mas vamos ficar esperando que a educação melhore e daqui a 15 ou 20 anos o filho do probre, aluno de escola publica, tenha chances iguais de ser aprovado em cursos concorridos nos grandes vestibulares?
COM CERTEZA NÃO!!
Sou a favor de cotas... mas espere ai! eles estao reclamando da proporção de reserva de vagas não?
pois é... ate pouco tempo nos "menos favorecidos financeiramente"(vamos falar como a burguesia gosta!)... não gozavamos de porcentagem nenhuma em vagas...
raras vezes algum abençoado se desdobrava e conseguia com muito esforço ser aprovado em cursos concorridos!!
então o coro é COTAS PARA OS RICOS JÁ!!
eles foram contra algumas instituições reservarem 10, 20, 30% de vagas para alunos carentes ou afrodescendentes, mas não sou egoista como eles, QUERO COTAS DE 10% para os ricos!!
Afinal, todos tem de gozar do sistema publico de educação!!
Nosso país ainda vive uma triste realidade onde as universidades publicas se entopem de alunos que poderiam e DEVIAM pagar pela sua formação!!
Alguém ainda pode ser contra as cotas?

Thiago Teixeira (amigo da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Chávez discute crises mundiais com Fidel em Havana


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, abordou as crises mundiais de alimentos, de energia e financeira durante encontro reservado de três horas com o ex-ditador cubano Fidel Castro nesta terça-feira, informou a imprensa oficial cubana.

A edição online do jornal "Granma", do Partido Comunista, não divulgou nenhum detalhe sobre o estado de saúde de Fidel, 81, no seu noticiário de segunda-feira à tarde.

O jornal também não liberou imagens do ex-presidente cubano, que não é visto em público desde que adoeceu, há quase dois anos. Sua última aparição em foto foi em janeiro.

O "Granma" informou que durante o "animado e afetuoso" encontro, os dois discutiram ainda a situação da Venezuela, o fortalecimento do seu monopólio estatal sobre o petróleo e as eleições regionais. Ambos falaram também sobre as missões sociais de que os países participam e da necessidade de aprofundá-las, acrescentou o jornal.

Fidel deu a Chávez uma cópia de um novo livro intitulado "Fidel, a Bolívia e Algo Mais" (tradução livre), sobre o ex-presidente cubano e seu relacionamento com as nações andinas.

Mais tarde, Chávez e o presidente Raúl Castro, irmão mais novo de Fidel, "conversaram animadamente sobre vários assuntos", segundo o Granma.

O vice-presidente cubano, Carlos Lage, e o ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque, saudaram Chávez na sua chegada a Havana na tarde desta segunda.

"É um momento difícil no mundo", disse Chávez a repórteres no aeroporto. "Mas, felizmente, a revolução cubana, que está prestes a completar meio século, e a (revolução) venezuelana, que está prestes a completar dez anos, têm se tornado irmãs e unido forças", completou.

Chávez disse que as duas nações ajudariam a "garantir vida e segurança ao nosso povo".

Saúde de Fidel

O exato diagnóstico médico e a condição de Fidel têm sido mantidos em segredo de Estado desde que o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia intestinal de emergência no final de julho de 2006.

Ele cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, que o sucedeu definitivamente em fevereiro deste ano.

Fidel não é visto em imagens oficiais desde janeiro, quando foram divulgadas fotos em que aparentava fragilidade, mas também disposição, como na em que aparece divertindo-se ao fotografar Lula na sua mais recente visita à ilha.

Nenhum vídeo ou foto foi divulgado quando Chávez esteve pela última vez com Fidel, em março, ou quando o presidente boliviano, Evo Morales, encontrou-se com ele no mês passado.

Fonte: Folha online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Abuso sexual lidera agressão a menores, indica Saúde


Os abusos sexuais lideram o ranking de agressões contra crianças e adolescentes, segundo levantamento do Ministério da Saúde com base em registros de atendimento em hospitais públicos de 27 municípios do País. No ano passado, dos 4.309 menores de 18 anos com sinais de maus-tratos - média de 12 pacientes por dia -, a proporção de estupro foi de 43,7% dos casos na faixa etária entre até 9 anos e chegou a 56,3% dos meninos e meninas com mais de 10 anos. São mais de 800 crianças vítimas de estupro. Em São Paulo, participaram da pesquisa as cidades de Diadema, Guarulhos, Santo André, Jundiaí e São José do Rio Preto.


Na capital, o Hospital Infantil Candido Fontoura enfrenta aumento expressivo de atendimentos de crianças e adolescentes violentados. No ano passado, houve 49 registros. De janeiro a abril deste ano, o número de vítimas de violência sexual chegou a 38 - 77,5% do total de 2007.


A Secretaria Estadual da Saúde, responsável pela unidade hospitalar, criou uma comissão para identificar as crianças com sinais de maus-tratos e denunciar os casos aos conselhos tutelares, polícia e Juizados da Infância. “É uma maneira de quebrar o muro do silêncio, uma vez que a maior parte das crianças é agredida pelos pais”, diz Fernando Dominguez Gonzalez, diretor-clínico do Cândido Fontoura e presidente da nova comissão.


No levantamento do ministério, ficou comprovado que os agressores são íntimos, como pais, padrastos, tios e irmãos. As meninas são as principais vítimas - 59,4% dos registros. No Hospital Estadual Pérola Byington, de São Paulo, o número de abusados é maior - cinco casos por semana. Segundo os diretores, em 90% dos casos os agressores são conhecidos das crianças. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: Globo.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fidel critica Caetano Veloso por pedido de 'perdão' aos EUA sobre Guantánamo


Fidel Castro criticou o cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso por ter supostamente pedido "perdão" aos Estados Unidos por sua música "Baía de Guantánamo", o que considerou uma "prova da confusão e do engano semeados pelo imperialismo", escreveu no prefácio de um livro.


No texto "Fidel, Bolívia e algo mais", que chegou às livrarias cubanas nesta semana, o líder cubano se referiu a declarações nas quais -sem citá-lo- Caetano disse estar "100% mais" do lado dos Estados Unidos do que de Cuba em matéria de direitos humanos, apesar de criticar na música a situação na base naval de Guantánamo.


Em uma entrevista concedida ao jornal "Folha de São Paulo" em 26 de maio, Caetano disse que a violação dos direitos humanos na base naval norte-americana de Guantánamo provoca nele "mal-estar" porque são os norte-americanos "defensores das sociedades abertas".


"Se eu fosse um tipo de pessoa de esquerda, pró-Cuba, anti-Estados Unidos, não sentiria decepção alguma pelo que ocorreu nas prisões de Guantánamo", disse o artista, segundo reproduz Fidel em seu prefácio a partir das declarações publicadas no jornal.


"Em duas palavras: o músico brasileiro pediu perdão ao império por criticar as atrocidades cometidas naquela base naval em território ocupado de Cuba", ressaltou Fidel, de 81 anos, que passou a se dedicar a escrever depois de ter se afastado do governo.


Caetano Veloso, de 65 anos, anunciou que "Baía de Guantánamo" fará parte de um disco que será gravado após uma turnê pela Europa entre os meses de julho e agosto.

Fonte: Globo.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 2 comments

Uma necessidade


No decorrer do tempo, a ótica dos direitos humanos vem sendo modificada para a necessidade de cada período histórico. Dizer que todos os cidadãos têm direitos iguais fica restrito apenas ná teoria , porque na pratica está bem longe de ser concretizado.


Com a abolição da escravidão, os negros passaram a ter direitos humanos, ou seja, era reconhecido como cidadãos e que tinham igualdade perante a lei. Será que há sociedade da época ficou com "pena" dos negros ou criou um instinto humanista? Ao longo dos séculos, percebe-se que negros continuam sendo escravizados e discriminados diariamente, como por exemplo: com uma remuneração inferior a do branco para o mesmo serviço. A sociedade pouco faz ou nada faz para mudar este fato, simplesmente porque a abolição não veio por um fato humanista e sim pela necessidade que a classe média tinha na época. Isso fica bem claro quando se ler o livro de Joaquim Manoel de Macedo- "As Vítimas Algoses".


Os direitos humanos são violados diariamente. Crianças são escravizadas e presos torturados. Quem assiste a um pouco de jornal já ouviu algo sobre a prisão de guatánamo, onde pessoas consideradas terroristas pelos estadunidenses são torturadas e humilhadas. Os estados brasileiros estão cheios de guatánamos espalhados como por exemplo: No Pará, que recentemente permitiu que uma mulher ficasse presa numa cela com vários homens.


Sendo assim, deve-se reconhecer que falar em direitos humanos não é apenas fazer citações bonitas que impressionam toda a sociedade. Mas sim, lutar para que todas as pessoas possam ter direitos iguais como manda a lei.


Maikon Guimarães (morador da REG).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 17 de junho de 2008

Líder sem-terra é morta em emboscada em Mato Grosso


Uma liderança sem-terra foi assassinada com um tiro de espingarda no fim de semana em um assentamento em Rosário Oeste (150 km de Cuiabá, MT).


Helena Souza Ferreira, 45, era presidente da Associação dos Produtores Rurais e Assentados da Fazenda Cocal e tinha desavenças com outras lideranças da entidade, segundo a Polícia Civil.
A emboscada aconteceu no sábado, por volta das 14h, quando um homem com capuz, em uma motocicleta, acertou um tiro em seu peito.


Em seguida, o assassino foi até a casa de Ferreira e disparou contra o filho dela, Ronaldo Ferreira, acertando-o no braço. Ele sobreviveu. O suspeito, Creiton Oliveira Silva, está foragido.
Ferreira morava no acampamento da fazenda, uma área de 6.000 hectares adquirida pelo Incra no ano passado e que ainda não foi dividida em lotes.


A fazenda foi invadida pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Cerca de cem famílias vivem atualmente no local.


Segundo o delegado Rui Aparecido Ribeiro, um integrante da entidade, Nicodemo Rodrigues da Silva, pai do suposto assassino, queria que a associação comprasse um ônibus para levar assentados do acampamento até Cuiabá. A idéia tinha resistência de Ferreira, que passou, então, a sofrer ameaças.


Fonte: Folha online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Nos bastidores


A Mulher está engajada num dos setores mas importantes do capitalismo: O trabalho. Apesar do grande índice da figura feminina no mercado de trabalho brasileiro, ela está submetida a uma baixa remuneração, e na maioria das vezes melhor qualificadado que os homens que fazem o mesmo serviço.

Com surgimento do capitalismo, o trabalho passa a ser considerado uma mercadoria. Devido ao grande avanço tecnológico, fez-se necessário o surgimento de setores da econômia para conduzir o novo meio de produção. A necessidade de uma melhoria na vida da população faz surgir oportunidades de emprego como por exemplo: empregada doméstica e serviços de educação. Mas Quem ocuparia esse cargos numa sociedade machista? Os homens? Não. Foi necessário subjulgar a figura feminina, afirmando ser inferior à figura masculina, o detentor do poder.

Hoje no Brasil, a figura da mulher é extremamente marginalizada. Recentimente o jogador da seleção brasileira KaKá foi eleito o melhor do mundo, junto com ele, Marta, jogadora da seleção brasileira feminina. Ambos têm talento e habilidade com os pés. Mas, nos bastidores, o que Marta ganha num mês, KaKá ganha numa semana. Isso demonstra como o vestígio de uma sociedade machista e patrircal ainda está impregnado na sociedade.

Portanto, se faz necessário o reconhecimento da mulher no mercado de trabalho. A sociedade deve discutir sobre a atual posição feminina no mesmmo, para que possa desmistificar a atual posição de igualdade que elas têm com os homens.

Maikon Guimarães ( morador da REG ).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 15 de junho de 2008

REG: casa própria já!

Ainda nessa semana, devem começar os trabalhos da nova campanha da REG: "Pela revitalização e manutenção da Residência dos Estudantes de Guanambi: casa própria já!" Fique atento(a), nosso "tumulto" pode tomar o seu bairro de assalto a qualquer momento!
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Milícias substituem traficantes como reis do crime no Rio, diz 'NYT'


As milícias que expulsam traficantes e assumem o controle das favelas são uma nova ameaça violenta no Rio de Janeiro, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal americano New York Times, intitulada "Milícias substituem gangues como reis do crime no Rio".

A reportagem cita o caso da jornalista, do fotógrafo e do motorista do jornal carioca O Dia seqüestrados e torturados por membros da milícia que controla a favela do Batan, quando realizavam uma reportagem sobre mercados paralelos ilegais nas favelas.

Os jornalistas alugaram uma casa no local, onde pretendiam passar um mês investigando esses mercados e sua relação com os moradores da comunidade.

"O Brasil é um país que passa por um boom econômico que está tirando milhões de pessoas da pobreza. Mas no Rio, o incidente, que veio à tona em uma série de artigos publicados pelo jornal O Dia, se tornou um proeminente sinal das pressões nesta cidade, contaminada pela violência e por uma força policial notoriamente corrupta", diz o NYT.

O jornal afirma que apesar do crescimento econômico, as favelas continuam se proliferando no Rio, e com elas as milícias, já que a polícia está ocupada combatendo traficantes. Segundo o NYT, os baixos salários acabam levando policiais, bombeiros e funcionários de prisões a formar essas milícias, enquanto mantêm seu trabalho regular.

"As milícias preencheram um vácuo de autoridade prometendo aos moradores segurança em troca de pagamentos. Ao mesmo tempo, eles tomam para si uma série de empresas ilegais: o controle do suprimento de água e gás natural, de máquinas de apostas, a divisão de conexões de TV a cabo e, em muitos casos, a venda de drogas."

Mas o jornal afirma que, para muitas das comunidades, as milícias são o mal menor, e cita o chefe do Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, que combate o crime organizado no Rio), Cláudio Ferraz, para quem as milícias ganham a simpatia das comunidades por expulsar os traficantes.

O jornal descreve a tortura sofrida pelos jornalistas e comenta que um dos suspeitos já identificados foi preso, mas outro conseguiu fugir.

"Durante uma visita na semana passada, tudo estava quieto em Batan, mas os nervos ainda estavam em frangalhos. Uma forte presença policial era visível por toda a favela, com patrulhas circulando de poucos em poucos minutos. Os moradores disseram não acreditar que isso duraria muito."

"Enquanto alguns moradores lamentavam o que ocorreu com os jornalistas, a maioria disse que se sente mais seguro com a milícia. Poucos, no entanto, revelaram seus nomes quando discutiram o assunto, dizendo temer retaliação", afirma a reportagem.

Uma moradora disse que as coisas haviam melhorado desde a chegada da milícia na comunidade e outro afirmou que, com a milícia desmantelada, ele temia que, quando a polícia deixasse o local, gangues de traficantes voltariam a invadir a favela, reiniciando o ciclo de violência.

"Vai ser um inferno. Agora estamos nas mãos de Deus", disse o morador ao NYT.

Danyllo Pereira Souza(Morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Bicho


Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem.


Este poema é um soco no estomago.Poeta do modernismo brasileiro Manuel Bandeira, escreveu este poema "O Bicho", à décadas. Entretanto, esse poema retrata uma realidade atual não só do Brasil, como de vários paises, onde sistema capitalista exigem pessoas cada dia mais "robotizadas", sem nenhum sentimento humanístico. Uma sociedade totalmente desprovida de coletividade, onde prevaleçe o individualismo e o egoísmo.Com tantas atrocidades resta apenas uma pergunta: De quem é o direito de comer, do ser humano ou do bicho? Como disse Oscar Niemeyer - "Eu teria vergonha de ser rico num país , onde tanta gente passa fome."
Maikon Guimarães Fernandes ( Morador da REG )
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Decálogo da cobiça


A contestação da soberania brasileira sobre a Amazônia não é recente. Declarações feitas por influentes personalidades mundiais, nas duas últimas décadas, dão o tom das pressões. Abaixo uma amostra:
1. “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós.” (Al Gore, como vice-presidente dos EUA)
2. “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia.” (François Mitterrand, como presidente da França)
3. “As campanhas ecológicas internacionais sobre a região amazônica estão deixando a fase propagandística para dar início a uma fase operativa que pode definitivamente ensejar intervenções militares diretas sobre a região.” (John Major, como primeiro-ministro da Grã-Bretanha)
4. “O Brasil deve delegar parte de seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes.” (Mikhail Gorbachev, como presidente da extinta União Soviética)
5. “Os países industrializados não poderão viver da maneira como existiram até hoje se não tiverem à sua disposição os recursos naturais não renováveis do planeta. Terão de montar um sistema de pressões e constrangimentos garantidores da consecução de seus intentos.” (Henri Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA)
6. “Atualmente avançamos em uma ampla gama de políticas, negociações e tratados de colaboração com programas das Nações Unidas (...) e crescente participação da CIA em atividades de inteligência ambiental.” (Madeleine Albright, como secretária de Estado dos EUA)
7. “Caso o Brasil resolva fazer um uso da Amazônia que ponha em risco o meio ambiente dos Estados Unidos, temos de estar prontos para interromper este processo imediatamente.” (general Patrick Hughes, ex-chefe do Órgão Central de Informações das Forças Armadas dos EUA)
8. “A Amazônia e as outras florestas tropicais do planeta deveriam ser consideradas bens públicos mundiais e submetidas à gestão coletiva, ou seja, gestão de comunidades internacionais.” (Pascal Lamy, como Comissário da União Européia na ONU)
9. “Essa parte do Brasil (Amazônia) é muito importante para deixar para os brasileiros. Se perdermos as florestas, perderemos a luta contra o aquecimento global.” (The Independent/editorial)
10. “O que uns vêem como a salvação da soberania pode ser a destruição da floresta (...) as restrições refletem um debate maior sobre os direitos à soberania versus patrimônio do mundo.” (The New York Times/editorial) Como se sabe, essa gente é capaz. Capaz de tudo.
Danyllo Pereira Souza(Morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 10 de junho de 2008

Farc acusam Uribe de planejar o assassinato de Chávez e Correa



Um membro da cúpula das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) acusou o presidente colombiano, Álvaro Uribe, de planejar o assassinato do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e do Equador, Rafael Correa. A ação teria o apoio da Casa Branca.

Segundo o site Agencia Bolivariana de Prensa, que publicou a notícia, um guerrilheiro identificado como Ivan Márquez afirmou que mais de 100 paramilitares foram infiltrados na Venezuela por meio do serviço de inteligência do Departamento Administrativo de Segurança (DAS) colombiano.

"[Uribe] tentou e segue tentando matar o presidente Hugo Chávez da Venezuela. O DAS, que é a CIA na Colômbia, infiltrou com esse propósito em Caracas mais 100 paramilitares; e o chefe do DAS é o senhor Uribe", disse Márquez.

O membro das Farc afirma ainda que um plano semelhante está sendo elaborado para assassinar o líder equatoriano Rafael Correa. Márquez diz que um general reformado equatoriano, de sobrenome Águas, comandaria a ação.

O texto escrito pelo guerrilheiro tem o título "O computador da perfídia". Além das acusações a Álvaro Uribe, o texto alega que são falsos os computadores confiscados no acampamento das Farc no Equador, onde morreu o então número dois da guerrilha, Raúl Reyes. A história, afirma o membro das Frac, serviria para "fustigar" e "ameaçar" os países vizinhos.

"Que nenhum Governo, nenhum povo, nenhum revolucionário se sinta chantageado por um computador chimbo (falso), que não é o de Raúl Reyes, mas do chefe da Polícia da Colômbia, general Óscar Naranjo", disse o chefe guerrilheiro.

Para Márquez, o presidente Uribe quis gerar um escândalo com os supostos computadores de Reyes para encobrir a "parapolítica". Ele se refere aos 32 congressistas colombianos, na maioria governistas, que foram investigados por suas ligações com grupos paramilitares de direita.

As acusações estão sendo vistas com ceticismo por analistas, que as avaliam como uma tentativa das Farc de atacar a credibilidade do adversário em um momento de enfraquecimento do grupo guerrilheiro.
Fonte: Revista Epoca
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Blog da REG: o pesadelo dos mentirosos


Esse meio de comunicação se consolida a cada dia como o único verdadeiramente independente em Guanambi. Nossa existência não se confunde com qualquer aspiração a obter retorno financeiro. O que se escreve ou que se publica aqui parte da nossa convicção de que se pode forjar uma mídia preocupada com "a saúde intelectual" da comunidade.


Ao contrário dos sites locais, nossa página inicial não está à venda. Diferente do "jornalismo cata-nica" praticado por alguns, aqui não se publica nada por dinheiro ou por "puxa-saquismo".


Fica registrado o recado para os lambe-botas que vez ou outra se travestem de "jornalistas"!


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 2 comments

domingo, 8 de junho de 2008

Verdades que você precisa saber sobre a água



Embora 70% da superfície da Terra seja coberta de água, menos de 1% desses recursos estão disponíveis para consumo humano. Ainda que essa pequena parcela seja mais do que suficiente para suprir as necessidades dos 6 bilhões de habitantes do planeta, cerca de 40% da população mundial não tem acesso à água de qualidade. Conseqüentemente, mais de 5 milhões de crianças morrem anualmente de doenças disseminadas pela água.

O Brasil é um dos países onde estão as maiores reservas de água potável do mundo. Mas, ao mesmo tempo, o país consta também da lista daqueles onde se registram os mais altos índices de desperdício. De acordo com o relatório da última reunião do Parlamento Latino Americano, realizada em 2003 no México, o Brasil desvia 40% da água potável destinada para o consumo humano. A média considerada ideal pela ONU - Organização das Nações Unidas é de 20%. Na América Latina, apenas Argentina e Chile apresentam índices menores.

O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do mundo, concentrando cerca de 15% da água doce superficial disponível no planeta. Mas o contraste na distribuição é enorme: A região Norte, com 7% da população, possui 68% da água do País, enquanto o Nordeste, com 29% da população, possui 3%, e o Sudeste, com 43% da população, conta com 6%.Além disso, problemas como o desmatamento das nascentes e a poluição dos rios agravam a situação. Em conseqüência, 45% da população não tem acesso aos serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário. (Fonte: Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente)

A agricultura é o setor que mais consome água no país, cerca de 59%. O uso doméstico e o setor comercial consomem 22% e o setor industrial fica por último com 19% do consumo. Projeções feitas por cientistas calculam que em 2025, cerca de 2,43 bilhões de pessoas estarão sem acesso à água.O desperdício é outro grande problema. Na verdade, é uma das causas para escassez. No Brasil 40% da água tratada fornecida aos usuários é desperdiçada.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Alimentos devem continuar caros,diz órgão da ONU


Os preços dos alimentos devem continuar altos, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e não deverão retornar aos níveis baixos registrados antes da atual crise.


Segundo o estudo, ainda que os preços tenham caído um pouco nas últimas semanas, o aumento na demanda e a necessidade de repor estoques devem fazer com que os preços continuem altos.
"Comida não é mais um produto barato como no passado.

O aumento no preço dos alimentos deve fazer com que os níveis inaceitáveis de privações sofridos por 854 milhões de pessoas piorem ainda mais", disse o diretor-geral assistente da FAO, Hafez Ghanem.

Uma das conseqüências, segundo a FAO, é que, pela primeira vez, o custo total de importação de alimentos globalmente deve passar de US$ 1 trilhão.

Os países pobres que importam mais alimentos do que exportam serão os mais afetados, já que deverão ter de pagar quase US$ 170 bilhões neste ano para importar esses produtos, um aumento de 40% em relação ao ano passado.


Otimismo

Segundo o relatório, também há sinais encorajadores. Os preços altos levaram a um aumento na produção de alguns alimentos e, por isso, as próximas colheitas devem ser boas.

No caso do trigo, por exemplo, a FAO prevê um aumento de quase 9%.

O analista BBC Martin Plaut diz que a mensagem da organização é de que não há necessidade para pânico.

"A ONU diz que a era de alimentos baratos é coisa do passado. Mas a grande crise dos anos 70, quando se estima que milhões tenham morrido por causa de falta de comida, não deve se repetir", diz Plaut.

Segundo a FAO, o mundo está melhor preparado para lidar com uma crise global de alimentos.

Mas o cultivo voltado para a produção de biocombustíveis deve impedir que a produção de alguns alimentos também aumente.

A produção de carne deve aumentar, apesar do custo alto para alimentar animais nas fazendas.

Isso porque a demanda por carne vem aumentando rapidamente à medida que a renda da população em países em desenvolvimento aumenta.

FONTE:BBC Brasil
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Mais de mil km² desmatados em um mês

Áreas desmatadas na Amazônia em abril equivalem quase ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro



Dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, apenas durante o mês de abril, uma área de 1.123 km² foi desmatada na floresta amazônica, o equivalente a quase o tamanho do município do Rio de Janeiro. O campeão do desmatamento é o estado de Mato Grosso, que responde por 794 km² desse total. Em segundo lugar está Roraima, com 284 km² desmatados. Os números, obtidos pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), são bem maiores que os de março, quando foram registrados 145 km² de desmatamento na Amazônia legal. Naquele mês, 112 km² foram desmatados em Mato Grosso e 18 km² em Roraima. A explicação para esse aumento significativo nas áreas desmatadas é a melhor condição de visibilidade para os satélites usados no monitoramento da região: enquanto em março 78% da Amazônia estavam cobertos por nuvens, em abril a área encoberta foi reduzida para 53%. No estado de Mato Grosso, em especial, a cobertura de nuvens caiu de 69% em março para 14% em abril. Já em Roraima, essa queda foi mais tímida: de 23% para 18%. O sistema Deter também registrou desmatamento no Acre, no Amazonas, no Pará e em Rondônia em abril. Ele identifica as áreas desmatadas por corte raso ou por degradação florestal. Para isso, utiliza dados de sensores dos satélites Terra/Aqua e CBERS, cujas resoluções permitem detectar apenas áreas desmatadas maiores que 25 hectares. Em operação desde 2004, o Deter é um sistema de alerta, que visa auxiliar a fiscalização e o controle do desmatamento.


Thaís Fernandes
Ciência Hoje On-line


Postado por Emerson Nascimento (Morador da R.E.G)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 4 de junho de 2008

RELATO:CODEVASF entra na justiça solicitando desocupação do Projeto Estreito IV(ocupado pelo MST)!


Audiêcia publica, realizada no ultimo dia 30 de maio, sobre ação judicial por reintegração de posso do projeto estreito IV(Projeto da CODEVASF) ocupado desde o dia 17 de maio de 2008 pelo MST.
Chegando a sede da justiça federal em Guanambi, avenida Santos Dumont, procurei esclarecimentos sobre a audiência publica, e fui informado que já havia começado.
Como houve ampla divulgação, no radio e em carro volante pela cidade, esperava presença de cidadãos e a impresa, mas nenhum popular se atentou ou deu a devida importância ao fato. Quando entrei na sala de audiências fui recebido pelo juiz, e verifiquei que ele e a representação da CODEVASF se assustou um pouco com o interesse de um cidadão guanambiense.
Haja vista que cheguei atrasado(pois pelas informações da divulgação a audiência seria realizada na sede da CODEVASF), talvez tenha sido esse o motivo de certa surpresa.
O MST NAO TEVE NENHUM REPRESENTANTE na referida audiência.
Foram ouvidas 3 testemunhas.funcionario que trabalham na area.
A primeira um vigilante de uma empresa que presta serviços de segurança no projeto estreito. Quando perguntado ele afirmou que a área é cercada e vigiada.
O juiz perguntou se “eles” derrubaram cerca, o vigilante afirmou que sim, mas não soube afirmar com precisão quantos metros.
Quando a autoridade perguntou qual era o interesse do MST ali a testemunha afirmou que pelo que escutou: “eles querem 40 hectares de roça para plantar lá".
A segunda testemunha informou que reconheceu a presença do MST pela fixação de Bandeiras do movimento. E esclareceu que existem barracas de lonas, e que os ocupantes dormem la.
O juiz perguntou para que a CODEVASF necessita da área, e técnico agrícola respondeu: “PARA ASSENTAR AGRICULTORES” E quando perguntado sobre “o que o MST quer lá? O senhor sabe afirmar?” Respondeu de maneira clara: “TERRA”. Afirmou que o possível líder teria o nome de JESUS. E que o numero de pessoas na área ocupada havia aumentado desde o inicio da chegada do movimento lá. Após mostrado o mapa da região, apontando a área ocupada, Houve uma conversa sobre a questão, e pelo que conseguir perceber, a CODEVASF que já assentou agricultores nos outros 3 projetos, estreito I, II e III, ainda não fez isso no Projeto estreito IV(área ocupada) pela necessidade de uma barragem, que ainda não foi construída. O advogado da empresa em questão comentou que seria difícil angariar recursos para uma licitação da obra, concluído que é difícil solucionar o problema. Como o MST(réu na ação) não foi ouvido, o juiz optou pela seguinte posição “EU NÃO VOU DESLOCAR A POLICIA FEDERAL! VAMOS VER A POSIÇÃO DELES!” MAS AINDA FEZ O SEGUINTE COMENTARIO “AREA CERCADA, PARADA E COM ÁGUA NESSA REGIÃO SECA...”[pelo que parece o juiz tem total compreensão da situação]... Nesse caso é fácil entender o motivo da ocupação.
O juiz federal ainda concluiu dizendo que “SE ASSENTASSEM A TODOS ACABARIA AS INVASÕES”.O mesmo solicitou que após publicação do edital de resolução no diário oficial, a Codevasf fixasse em local visível, pedindo a reintegração de posse, e disse que acredita que possa se resolver a questão de maneira pacifica. Aguardando assim a posição do MST.

Thiago Teixeira(amigo da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

UFBA discute criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia

O Conselho Universitário da UFBA (Consuni) se reúne hoje (dia 4), às 9h, no novo Pavilhão de Aulas da Federação (PAF III - Campus de Ondina), para apreciar proposta de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia. De acordo com a proposta, a nova instituição ficará sediada na cidade de Barreiras, onde a UFBA mantém o Campus Edgard Santos. Presidido pelo reitor Naomar de Almeida Filho, o Consuni é constituído pelos pró-reitores, diretores de unidades de ensino e representantes estudantis e dos servidores técnico-administrativos.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 1 de junho de 2008