terça-feira, 31 de março de 2009

UNEB: Alunos desocupam reitoria



Após receberem uma promessa do governo de que haverá reuniões semanais para discutir com os estudantes sobre a necessidade da contratação de novos docentes para a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), os manifestantes que ocupavam a reitoria da escola superior decidiram deixar as dependências do local. A saída da reitoria será confirmada com um ato simbólico chamado pelos estudantes de "Lavagem da Reitoria" às 17h desta terça (31). De acordo com documento oficial da Secretaria Estadual de Educação enviado aos estudantes, o governo e as representações estudantis se reunirão toda semana com a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa da Bahia para discutir o problema da falta de professores nos campi do interior. Os alunos retornarão às suas unidades, mas a movimentação e paralisação dos campi de Valença, Caetité, Brumado, Guanabi e Bom Jesus da Lapa permanecerão. De acordo com os alunos, há a possibilidade das unidades da Uneb em Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus aderirem ao movimento na semana que vem para reforçar as cobranças ao governo. Caso o compromisso não seja cumprido, os manifestantes ameaçam impedir o início das aulas do semestre.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Presidente da OAB defende abertura dos arquivos da ditadura militar


Na data em que se completa 45 anos do golpe militar de 1964, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, divulgou uma nota em que defende a abertura dos arquivos da ditadura militar. “Não se trata de reabrir feridas ou buscar revanches. Trata-se de resgatar a memória do país', diz.

Britto afirmou que a Lei de Anistia perdoou os delitos políticos de ambas as partes, mas ressaltou que “anistia não é amnésia” e que “um país que não conhece sua história corre o risco de repeti-la”.

Na avaliação do presidente da OAB, manter fechados os arquivos da ditadura é sabotar a memória nacional. “Quase meio século depois daqueles tristes acontecimentos, já não são os seus [os desaparecidos políticos] que estão sendo sabotados. É a história, a memória nacional.”

O golpe de 64 deixou o Brasil sob o governo dos militares até 1985.

(Com informações da Agência Brasil)

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

MOVIMENTO ESTUDANTIL DO ALTO SERTÃO EM SALVADOR


Estudantes dos movimentos "Professores Já" e "Alto Sertão", o Reitor e Gestores da UNEB e Ministério Público reúnem-se com Secretaria da Educação (SEC) - Principal reivindicação é Concurso Público para suprir falta de professores - Discentes vão manter ocupação dos Campi - Dia 25/março, em Salvador
Prolongada reunião (foto) na tarde desta quarta-feira, dia 25 de março, na sede da Secretaria estadual da Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, deu início às negociações entre os estudantes mobilizados da UNEB e o governo do estado.
Os discentes dos movimentos Professores Já e Alto Sertão, que paralisaram as atividades dos campi VI (Caetité), XII (Guanambi), XV (Valença) e XVII (Bom Jesus da Lapa) desde a semana passada, reivindicam, principalmente, a ampliação do quadro docente da universidade por meio de concurso público.
A pauta dos estudantes inclui melhoria da infraestrutura dos cursos oferecidos nesses campi, ampliação do acervo bibliográfico e da assistência estudantil, concurso público também para funcionários, maior autonomia universitária (revogação da Lei 7.176/97) e aumento do orçamento para o ensino superior público, com distribuição dos recursos mais proporcional ao porte de cada uma das quatro universidades estaduais.
O encontro dos universitários com o secretário Adeum Sauer (SEC) e a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Superior (Codes), Gelcivânia Silva, foi acompanhado pelo reitor Lourisvaldo Valentim, a vice-reitora Amélia Maraux, a pró-reitora de Graduação, Mônica Torres, os diretores de departamento Sigrid Rochele (Campus VI), Osaná Reis (Campus XII) e Adma Magalhães (Campus XVII).
Também acompanharam a reunião a promotora de Justiça de Defesa da Educação, Márcia das Virgens, do Ministério Público Estadual (MPE); o deputado estadual Luiz Augusto (PP); e o assessor político Kennedy Kruschev, representando o deputado Zé Neto (PT).
Entre os estudantes presentes, estavam Mayara Fernandes (Bom Jesus da Lapa), Rhuan Carvalho (Caetité), Fernanda Araújo (Caetité), André Reis (Caetité), Paulo Vinicius (Guanambi), Jardelson Rocha (Guanambi), Marcelo Andrade (Bom Jesus da Lapa), Aurélio Barbosa (Caetité), Yuri Almeida (Valença), Luiz Vitor (Valença) e Elson Pascal (Valença).
A discente Edmeire Carneiro, do Campus V (Santo Antônio de Jesus), na qualidade de membro da comissão eleitoral do Diretório Central do Estudantes (DCE) da UNEB, levou a solidariedade da entidade aos colegas.
Mobilização continua
Embora todos os participantes do encontro terem reconhecido a legitimidade das reivindicações discentes, em especial, a necessidade de abertura de concurso público para professores e ampliação do quadro docente na UNEB - e os dirigentes da SEC assegurarem que irão dar os encaminhamentos necessários junto a outros órgãos governamentais -, os estudantes decidiram manter a paralisação dos campi até obterem uma garantia efetiva do governo de atendimento desses itens da pauta.
É praticamente unânime também o entendimento de que a falta de professores na universidade tem como motivo principal um crescimento acentuado na quantidade de campi e cursos até 2005, sem um planejamento cuidadoso, por determinação de governos anteriores.
Na próxima terça-feira, dia 31 de março, deve acontecer nova reunião entre as partes, dessa vez com a presença de outras secretarias de governo: Administração (Saeb), Fazenda (Sefaz), Relações Institucionais (Serin) e Casa Civil - instâncias que podem acelerar a aprovação do projeto de lei que amplia o quadro docente e abre concurso para docentes e técnicos na UNEB, elaborado em 2006 pela administração da universidade após consulta à comunidade acadêmica.
Os estudantes, nesse dia, também terão encontro com parlamentares na Assembléia Legislativa da Bahia, para os quais pedirão apoio às reivindicações.
Muitos deputados já expressaram sua concordância com esse projeto de lei da UNEB, garantindo celeridade aos trâmites assim que o documento legal chegar àquela casa legislativa. Segundo os discentes, na terça-feira (31) está prevista a vinda de estudantes de outros campi da UNEB, para fortalecer o movimento.
Até lá também alguns universitários mobilizados prometem permanecer acampados na Reitoria da universidade, no Campus I, na capital.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 30 de março de 2009

Fidel diz na internet que vice dos EUA é ‘chorão’


Reprodução de parte do texto assinado por Fidel castro no site cubadebate.cu
Ex-líder cubano escreveu artigo e criticou Joe Biden. Vice americano afirmou que é preciso uma ‘transição’ na política com Cuba.


O ex-líder cubano Fidel Castro criticou o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, por dizer que os Estados Unidos não levantarão seu embargo comercial de 47 anos contra Cuba.

Fidel, em uma coluna publicada no site cubadebate.cu, disse que é "engraçado ver como as vísceras do império (EUA) se agitam, cheias de problemas e contradições insuperáveis com o povo da América Latina".

Biden disse a repórteres durante uma cúpula política no Chile no sábado que é necessária uma "transição" na política dos EUA para a ilha comunista, mas respondeu negativamente quando questionado se o embargo seria encerrado.
O vice-presidente disse que ele e o presidente Barack Obama "pensam que o povo cubano deveria determinar seu próprio destino e poder viver em liberdade e com alguma perspectiva de prosperidade econômica".

"Seus lamentos chorões dão lástima, especialmente quando não existe um só governo latino-americano e caribenho que não veja nessa medida 'antediluviana' um resquício do passado", acrescenta Fidel.

Fidel, 82 anos, que renunciou à presidência cubana no ano passado mas ainda tem influência política nos bastidores, disse que os comentários de Biden são uma "pena" porque todos os países latino-americanos vêem o embargo como um "ônus do passado".

Segundo, Fidel, que sofre de uma doença intestinal, Biden estaria "suspirando por uma transição interna que em nosso país seria francamente contra-revolucionária", transparecendo que não tem intenção de permitir alguma abertura democrática na ilha.

Fonte:www.globo.com

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 28 de março de 2009

Movimento contra o aquecimento mobiliza 35 países neste sábado

Opera House apaga as luzes na Austrália

Centenas de cidades em 35 países ao redor do mundo, inclusive no Brasil, participam neste sábado de um apagão voluntário, ficando no escuro por uma hora para protestar contra o aquecimento global. O "Earth Hour" (Hora da Terra), lançado pela ong WWF (Fundo Mundial para a Natureza, na sigla em português), começou na Austrália, às 6h (de Brasília), às 20h local, deixando a Ópera House e a Ponte da Baía de Sydney às escuras

Sempre no mesmo horário noturno, vários monumentos históricos pelo mundo aderem ao movimento. Só na Itália, ficarão sem luz a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Coliseu, em Roma, a ponte de Rialto, em Veneza, a Torre de Pisa, a Arena de Verona, o Palácio Real de Caserta, o Vale dos Templos de Agrigento, na Sicília, e o Maschio Angioino, em Nápoles. O Parlamento Europeu também se apagará.
No Brasil, são 79 cidades no protesto, sendo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Maringá e Curitibaas principais. Na capital paulistana, ficarão "apagadas" neste sábado a ponte Octavio Frias de Oliveira; o Monumento às Bandeiras; o viaduto do Chá; o Teatro Municipal, o estádio do Pacaembu, o Obelisco e o Parque do Ibirapuera. Além de alguns prédios que também aderiram à ação, como o edifício Copan e o Museu de Arte Moderna.
Em fevereiro, o Rio também oficializou sua participação na campanha. Na cidade, serão desligadas as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Parque do Flamengo e da orla de Copacabana.
A capital federal deixará no escuro, entre outros, o Palácio do Planalto e o Palácio do Itamaraty, a Esplanada dos Ministérios e a Catedral, em Brasília.
A "Hora do Planeta" foi lançada em 2007 em Sidney, na Austrália. Em 2009, a expectativa é que a campanha atinja um bilhão de pessoas no mundo.No ano passado, 50 milhões de pessoas participaram.(clique para assistir a um vídeo do Youtube com a manifestação pela Oceania).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Com três casos graves na semana, onda de violência em escolas preocupa Salvador


A morte de um aluno dentro da sala de aula na segunda-feira (23), a tentativa de alunos de linchar um professor na quinta (26) e mais um aluno baleado dentro de uma escola na sexta (27) fizeram da segurança um assunto central na discussão sobre a educação na cidade.

Depois da tentativa de linchamento de um professor, o diretor da Escola Estadual Padre Palmeira, em Mussurunga, Flávio Oliveira, decidiu dispensar os alunos do turno vespertino na sexta porque considerou que o clima na escola continuava tenso.

"Acredito que vivemos uma profunda crise social e de valores. A instituição escola está desvalorizada e já não oferece perspectivas. As comunidades estão carentes de modelos positivos e a marginalidades está muito próxima dos nossos jovens", disse.

O capitão da Polícia Militar da Bahia, Marcelo Pitta, chefe da assessoria de Comunicação da corporação, disse que os casos de violência desta semana "servem de alerta". "Não podemos desconsiderar uma morte dentro de sala de aula. É um precedente perigoso", afirmou, antes da ocorrência de sexta-feira.

Para Hortência Pinheiro, integrante da União da Juventude Socialista (UJS) e diretora da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (Abes), no entanto, os casos de violência nas escolas públicas no Estado não são casos isolados, sobretudo nos bairros pobres. "O espaço escolar reflete a situação da sociedade, e o mundo fora dela está cada vez mais violento. A mente dos nossos jovens está adoecendo, muito em função das drogas, e isso tem implicações diretas na vida escolar, gerando violência", afirma.

Para ela, começam a chegar às escolas baianas casos antes comuns apenas no eixo Rio-São Paulo, como rivalidade entre gangues, motivada na maioria das vezes pela drogas. "Parece-me que está tudo sem comando. O grande desafio das autoridades, a meu ver, é a reconstrução dos valores", opina.

Maria da Glória Midlej, coordenadora do Serviço de Acompanhamento da Secretaria de Educação do Estado, informou que, na próxima segunda-feira encaminhará um grupo técnico ao Colégio Padre Palmeira. Além de ouvir professores e alunos, a equipe vai estimular a maior integração entre pais e escola e o desenvolvimento de um projeto de revitalização da unidade.

"Vamos tentar tirar desta situação ruim o estímulo para uma mudança mais profunda na relação dos estudantes com seu colégio. Também vamos estimular a organização estudantil, com a criação de um grêmio e a eleição de conselheiros para o colegiado", disse a educadora.

A visita da equipe, que vai durar entre 15 e 30 dias, servirá para coletar dados visando à elaboração de um diagnóstico da situação no colégio.

Progama Ronda escolar

março, o programa Ronda Escolar da PM da Bahia recebeu 15 carros e dez motos. Inicialmente colocada em prática nas escolas localizadas em Salvador e região metropolitana, ainda nesse semestre o projeto deverá chegar a 12 cidades baianas com mais de 100 mil habitantes.

Segundo a PM, os 219 soldados mobilizados para a atividade fizeram o curso de proteção escolar, com duração de 120 horas. No curso, eles estudaram módulos de sociologia, antropologia, do Estatuto da Criança e do Adolescente e psicologia infantil.

Uma outra fase do projeto prevê a instalação de vigilância eletrônica em todas as 1.681 escolas do Estado.

Fonte:www.uol.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 27 de março de 2009

Reunificação da América: O que podemos fazer?

Nestor Miguel Gorojovsky, em seu artigo publicado pela Caros Amigos na edição de março, discuti sobre a importância da Reunificação da América latina. Ele relata que para que Barak Obama consiga tirar os Estados Unidos desta crise econômica em tempo recorde, é necessário ter o respaldo da exploração da América Latina. Para tanto o mesmo diz que nos latino-americanos devemos unir forças contra tal aspiração e lutar contra as oligarquias presentes em nossas fronteiras que são contrárias a reunificação.
Mas como lutar contra estas oligarquias que possuem grande influência política? O voto é uma boa arma. Mas como toda e qualquer tipo de arma, deve-se saber usar para o tiro não sair pela culatra. Toda arma vem com um manual de uso: é simples, só basta ler e executar. Porém, o voto é uma exceção à regra. O manual do voto é o reflexo da concepção ideológica de ver o mundo presente em cada pessoa. Portanto, para desenvolvê-lo da melhor forma possível é preciso estudar o passado para entender os conflitos e interesses do presente. É preciso entender que nós latino-americanos sempre fomos explorados pelos europeus e mais recentemente pelos Estados Unidos.
Para entender como a política afeta nosso dia-a-dia é preciso ter acesso a informações pertinentes. Não apenas informações difundidas pela grande mídia como Rede Globo e Revista Veja (só para exemplificar), que em sua grande maioria são tendenciosas aos pequenos grupos burgueses; É preciso ter acesso a informações que tenham pontos de vista diferentes, para que possamos fazer uma leitura mais coerente para tirarmos nossas próprias concepções das mesmas.
Portanto caros leitores e caros amigos, que façamos nossa parte para lutar em prol da Reunificação da América latina. Vamos unir forças e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária nos livrando das correntes do imperialismo estadunidense e em âmbito local contra as correntes dos grupos políticos opressores e individualistas.

2010 é ano de eleição: Vamos fazer uso de uma de nossas armas (o voto) de maneira consciente para não cometermos suicídio coletivo.

Edmilson Nascimento Júnior (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

MEC quer criar vestibular unificado para universidades federais


O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou nesta quarta-feira (25) um projeto para unificar os vestibulares das universidades federais. A idéia é criar um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que funcionaria como forma de seleção para essas instituições.

A proposta formal será entregue na próxima segunda-feira (30) à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para que seja discutida nas universidades. O ministro espera que o novo vestibular possa ser aplicado ainda esse ano, para ingresso dos alunos em 2010.

“Esse assunto é discutido há décadas e nós estamos maduros o suficiente para dar um passo adiante e rever os nossos processos seletivos que hoje padecem de problemas graves. Eles sinalizam mal como deveria ser o currículo do ensino médio”, defendeu Haddad.

Outro ponto positivo da proposta, segundo Haddad, é o fato de que o aluno não precisaria fazer vários vestibulares, mas apenas um que teria validade nacional.

Haddad citou que modelo semelhante é aplicado nos Estados Unidos com a SAT (Scholastic Assessment Test), uma prova única que serve como ingresso para todas as instituições.

A adesão ao vestibular nacional dependerá de cada universidade, que tem autonomia para decidir de que forma poderá incorporar a prova em seu processo seletivo. O modelo do exame ainda será discutido com as instituições. Mas, segundo ministro, a idéia é que seja um meio-termo entre o Enem e o vestibular atual.

“Nós queremos um exame que corrija as distorções do vestibular e do Enem. A forma do Enem perguntar é muito interessante, mas ele carece de conteúdos organizativos do ensino médio. O vestibular é fortemente conteudista, mas na maneira de perguntar distorce a realidade do ensino médio. Nós queremos ter um exame nacional que dê conta do conteúdo, mas de forma inteligente, que julgue a capacidade analítica dos estudantes e promova uma mudança na atuação em sala de aula do professor”, comparou.

Haddad ressaltou que o ministério tem capacidade técnica e logística para elaborar e aplicar o exame em todo país. Segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela elaboração do Enem, a prova seria dividida em quatro eixos: linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas.

As questões seriam de múltipla escolha e a prova contaria também com uma redação. As instituições particulares também poderiam aderir ao novo Enem em substituição ao vestibular.

O presidente da Andifes, Amaro Lins, disse que “não vê objeção” à proposta, mas ressaltou que ela precisa ser discutida dentro das universidade e com a própria sociedade. Uma reunião com todos os reitores das instituições federais de ensino deverá ser realiza em 15 dias. Segundo Amaro, ainda é preciso “refletir e avaliar”.

“Acho que cabe ao ministério apresentar essas propostas e todo o esforço que pudermos fazer de qualificação dos alunos que terão acesso ao ensino superior, nós faremos”, apontou.

O MEC acredita que o novo Enem poderá substituir o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que é aplicado aos alunos ingressantes do ensino superior, além do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

“O que nós podemos fazer é racionalizar e oferecer um instrumento novo e eficiente, tanto do ponto de vista da previsão do desempenho acadêmico dos ingressantes, como da organização curricular do ensino médio”, defendeu Haddad

Fonte: Agência Brasil

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Amazonas ganha seis novas reservas para proteger entorno de rodovia


Somadas, unidades de conservação têm 23 mil km².Objetivo é impedir a abertura de nova frente de desmatamento.

O estado do Amazonas ganha, nesta quinta-feira (26), seis novas unidades de conservação estaduais que visam proteger o entorno da BR-319, rodovia federal que liga Porto Velho a Manaus. As áreas protegidas somam 23 mil quilômetros quadrados, o equivalente a cerca da metade do estado do Rio de Janeiro.

As novas reservas fazem parte das exigências do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para o licenciamento ambiental da BR-319. Em setembro, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, interrompeu o processo de licenciamento e exigiu que um grupo de trabalho apresentasse estudos para a implantação de reservas ao longo da estrada.

Fonte:www.globo.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

"Che" narra guerrilha e tomada do poder em Cuba


SÃO PAULO - O médico e revolucionário (entre outras coisas) argentino Ernesto "Che" Guevara é uma figura tão polêmica quanto fascinante. Assim sendo, sua trajetória comporta bem mais do que um único filme. No caso do diretor Steven Soderbergh, ele fez dois, e o primeiro deles, "Che", chega aos cinemas de São Paulo, Rio e Campinas, nesta sexta-feira.

Certamente, Soderbergh não foi o primeiro a inspirar-se na aventurosa vida de Che. Em 2004, o brasileiro Walter Salles dirigiu "Diários de Motocicleta", baseado num livro de memórias de uma viagem da juventude do médico argentino.

No ano passado, o documentário "Personal Che", de Adriana Mariño e Douglas Duarte, mostrou o quanto o personagem é visto por vários ângulos, desde vilão até santo milagreiro.

O filme de Soderbergh não busca responder quem foi realmente Che Guevara e qual a sua importância para a história do século 20. Trabalhando a partir de um roteiro assinado por Peter Buchman ("Jurassic Park 3"), baseado num livro de memórias do próprio revolucionário, o diretor filma com distanciamento quase documental dois momentos na vida do personagem: a campanha para a tomada do poder em Cuba, em 1959, e a visita à ONU em Nova York, em 1964.

Filmada em preto-e-branco, com uma imagem com aspecto de envelhecida, a viagem de Che (Benicio Del Toro, premiado como melhor ator em Cannes 2008 por esse trabalho) intercala as cenas de guerrilha ao lado de Fidel Castro (Demián Bichir). Nos Estados Unidos, o revolucionário se torna santo e demônio ao mesmo tempo.

Para o governo norte-americano, ele é uma força que deve ser reprimida antes de espalhar a revolução pelo resto do continente. Para outras pessoas, ele se torna quase um ícone pop, imagem que foi reforçada com a famosa foto de Alberto Korda, estampada em camisetas por todo o mundo, tornando-se o panfleto ambulante dos esquerdistas.

Uma fala central em "Che" é dita logo numa das primeiras cenas, por Raul Castro, interpretado pelo brasileiro Rodrigo Santoro ("Não Por Acaso"): "O importante não é tomar o poder; é saber o que fazer com ele." Soderbergh, porém, está mais interessado em mostrar como Che e seus aliados tomaram o poder e não com o que foi feito depois da derrubada do ditador Fulgencio Batista.

Por isso mesmo, Che é visto mais no meio da floresta, atuando na guerrilha, do que nos corredores do poder. A contraposição entre as cenas de luta e a burocracia na visita à ONU faz lembrar que toda revolução precisa, em certos momentos, de diplomacia e negociação.

No centro da obra de Soderbergh está o comprometimento de um homem com seus ideais. Se aqui o diretor mostra a ascensão de Che, com a Revolução Cubana, na segunda parte, "Guerrilha", prevista para estrear nos próximos meses, o diretor explora a queda, com o fracasso da tentativa de revolução na Bolívia, que culminou na morte do guerrilheiro, em 1967.

De qualquer forma, seja nos corredores da ONU, numa festa chique em Nova York ou tendo um ataque de asma em plena selva, o Che Guevara que vemos na tela é uma figura tão fascinante quanto emblemática, uma pessoa disposta a lutar por seus ideais, seja pegando em armas ou duelando com palavras.

Fonte:www.uol.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 26 de março de 2009

Polícia prende sete suspeitos de tráfico de animais silvestres na Bahia e em São Paulo


A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira sete pessoas --cinco na Bahia e duas em São Paulo-- suspeitas de tráfico de animais silvestres e apreendeu cerca de 2.000 exemplares de espécies que não estão acostumadas ao convívio com o homem. Outras 11 pessoas são procuradas.

A Operação Cipó começou pela manhã com o objetivo de cumprir 18 mandados de prisão preventiva pelo tráfico de 14 mil animais silvestres. A atividade gerou cerca de R$ 100 mil.

O município de Cipó (a 241 km de Salvador), que dá nome à operação, é onde a Justiça autorizou o maior número de prisões --seis. A polícia procurava outras quatro pessoas em Paulo Afonso, uma em Ribeira do Pombal e uma em Ribeira do Amparo. As buscas incluíam ainda duas pessoas em São Paulo e duas no Ceará.

De acordo com a promotora Ana Rita Nascimento, do Ministério Público do Estado da Bahia, as buscas continuam para que os outros mandados de prisão sejam cumpridos.

Investigação

Segundo o Ministério Público, a operação que resultou nos trabalhos de hoje teve início há um ano, quando a CPI da Biopirataria do Senado enviou relatório à Promotoria de Justiça de Cipó solicitando a adoção de providências necessárias quanto ao tráfico de animais silvestres na região.
As denúncias foram investigadas pela Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que monitorou as ligações dos envolvidos.

Fonte:www.uol.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Israel nega que uso de armas com fósforo branco seja crime de guerra


JERUSALÉM, Israel, 26 Mar 2009 (AFP) - O Exército de Israel negou nesta quinta-feira que as munições com fósforo branco, usadas pelas Forças Armadas na recente ofensiva contra a Faixa de Gaza, constitua um crime de guerra, como afirma a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch.

"Com base nos dados obtidos até agora, é possível concluir que o Exército israelense utilizou obuses fumígenos de acordo com a lei internacional", afirma um comunicado militar.

"Estes obuses foram usados para responder apenas às necessidades operacionais específicas conforme o direito internacional. As afirmações de que estes obuses foram utilizados de forma indiscriminada ou para ameaçar a população civil não têm fundamento", completa a nota.

A Human Rights Watch, que tem sede em Nova York, afirma em um relatório que os bombardeios de Israel com munições que continham fósforo branco sobre zonas densamente povoadas de Gaza, durante a operação de 27 de dezembro a 18 de janeiro, poderiam ser consideradas crimes de guerra.

"O Exército israelense disparou reiteradamente munições com fósforo branco sobre zonas povoadas, matando e ferindo civis e danificando infraestruturas civis, incluindo uma escola, um mercado, um depósito de armazenamento de ajuda humanitária e um hospital", destacou a ONG.

As munições com fósforo branco, que acende em contato com o oxigênio e queima em temperatura muito elevada, não são proibidas por nenhum tratado internacional. Mas o uso está regulamentado pelo protocolo III da Convenção de Armas Clássicas de 1980 "sobre a proibição ou limitação de armas incendiárias", ao qual Israel não aderiu.

Em três semanas de confrontos na Faixa de Gaza, com o objetivo oficial de acabar com os disparos de foguetes contra o sul de Israel por grupos palestinos, em especial o Hamas, morreram 1.330 palestinos e 13 israelenses.
Fonte:www.uol.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Polícia Federal prende empresária Eliana Tranchesi, dona da Daslu


A empresária Eliana Tranchesi, sócia da butique Daslu, foi presa no início da manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal em cumprimento de sentença judicial condenatória da 2ª Vara da Justiça Federal, em Guarulhos (Grande SP). Ela é acusada pelos crimes de descaminho ou contrabando.

O IML (Instituto Médico Legal) confirmou que ela fez exame de corpo de delito na manhã desta quinta-feira, mas não informou outros detalhes. Depois disso, ela foi conduzida a um presídio feminino na zona norte da capital paulista.

A crise da loja mais luxuosa do país começou em julho de 2005 com uma megaoperação (chamada Narciso) da Polícia Federal e da Receita Federal, que resultou na detenção, por 12 horas, de Eliana Tranchesi e na apreensão de documentos. À época, Antonio Carlos Piva de Albuquerque, irmão de Eliana, ficou preso por cinco dias, sendo liberado e preso novamente em 2006.

A maior butique de luxo do país é acusada de importação irregular. A empresa teria construído um esquema para subfaturar importações com o objetivo de sonegar impostos.

No esquema, a Daslu seria a responsável pela negociação, compra, escolha e pagamento de mercadorias no exterior e, após tais atos, entravam em cena as importadoras ("tradings"), que eram responsáveis pela falsificação de documentos e faturas destinados a permitir o subfaturamento do valor das mercadorias.

Em dezembro de 2005, na esteira da investigação, a Receita apreendeu R$ 1,7 milhão em bolsas das marcas Chanel e Gucci importadas pela Columbia. Etiquetas da trading estariam sobrepostas às da Daslu no contêiner que foi fiscalizado pela Receita. Ao ocultar o nome da Daslu, a loja deixaria de ser contribuinte de IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) de 10% sobre o valor da venda do produto ao consumidor. Só esta suposta sonegação alcança ao menos R$ 330 mil.

Durante o processo, a defesa de Eliana e Piva de Albuquerque jogou a responsabilidade pelo esquema para as importadoras, alegando que os irmãos nada sabiam.

Autoridades americanas, porém, obtiveram das empresas Marc Jacobs, Donna Karan e Ralph Lauren as faturas originais de venda de mercadorias à Daslu, atestando inúmeras negociações realizadas por tais grifes diretamente com a butique brasileira, além dos preços reais praticados.

Fonte:www.uol.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 25 de março de 2009

Governo amplia lista de municípios que mais desmatam Amazônia


Lista, que contava com 36 cidades, agora tem 43.Nesses locais, o governo aplica restrições de crédito para novos plantios.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta terça-feira (24) a ampliação da lista dos municípios que mais desmatam a Amazônia. Agora, 43 municípios estão na lista do governo, que contava antes com 36 localidades.

Os produtores dessas regiões ficam impedidos de conseguir novos financiamentos agrícolas até fazerem um novo georreferenciamento (mapeamento exato de todas as terras) e pedirem autorização para o Incra. Esses locais são responsáveis por mais de 50% do desmatamento da Amazônia.

Os sete municípios incluídos na lista são: Marabá (PA), Pacajá (PA), Itupiranga (PA), Mucajaí (RR), Feliz Natal (MT), Tailândia (PA) e Amarante do Maranhão (MA). Em todos esses, houve aumento do desmatamento em relação a 2008, quando foi lançada a primeira portaria com restrições para os 36 municípios que mais desmatam a Amazônia. Segundo Minc, em todos eles também há assentamentos de trabalhadores Sem-Terra.Nesses 43 municípios, também fica proibida a emissão de novas licenças ambientais e a liberação de novas áreas para plantio por parte do Incra e dos demais órgãos ambientais.

Segundo Minc, três municípios estão próximos de serem excluídos da lista, mas ainda precisam concluir o georreferenciamento das propriedades rurais: Alta Floresta (MT), Porto dos Gaúchos (MT) e Nova Maringá (MT). O ministro ressaltou que esses municípios tiveram incremento da fiscalização, inclusive por meio de parcerias firmadas entre o governo federal e essas prefeituras.

Critérios mais rígidos

A portaria divulgada nesta terça-feira também endurece ainda mais os critérios para que os municípios saiam da lista dos maiores desmatadores da Amazônia. Agora, os municípios terão que completar pelo menos 80% do georreferenciamento das propriedades, o desmatamento em 2008 tem que ser igual ou menor que 40 quilômetros quadrados e a média dos desmatamentos de 2007 e 2008 tem que ser igual ou inferior a 60% da média de desmate registrada entre 2004 e 2006.

Minc disse que o estabelecimento de um novo limite máximo para desmatamento ilegal para que os municípios possam deixar a lista do governo federal está relacionada ao Plano Nacional de Combate ao Desmatamento.

“Nós vimos qual era o plano de combate ao desmatamento e as metas que precisamos atingir. A meta do governo é desmatamento ilegal a zero, se eu permito que se possa desmatar até 100 quilômetros quadrados, a meta muda. Por isso, reduzimos para, no máximo, 40 mil quilômetros quadrados”, argumentou.

Fonte:www.globo.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 24 de março de 2009

Aluno é morto a tiros na sala de aula em Salvador


Quatro homens armados invadiram escola no intervalo e fugiram a pé.Outro estudante também foi ferido; aulas foram suspensas.

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros dentro da sala de aula, na noite de segunda-feira (23), em Salvador. Outro rapaz ficou ferido.

Segundo a polícia, quatro homens armados entraram na Escola Estadual Filadélfia durante o intervalo entre as aulas. Eles seguiram para a sala de aula e atiraram no garoto, que morreu no local.

Outro estudante também ficou ferido e foi levado ao Hospital Geral do Estado. Ela já recebeu alta.

Pelo menos vinte alunos estavam na sala na hora do crime.Os assassinos fugiram a pé. A polícia suspeita que o estudante morto teria envolvimento com o tráfico de drogas. As aulas foram suspensas nesta terça-feira (24).

Fonte:www.globo.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Justiça argentina bloqueia bens de ex-presidente Carlos Menem


A Justiça Federal argentina declarou, nesta segunda-feira, o bloqueio de 200 milhões de pesos (cerca de R$ 123 milhões) em bens do ex-presidente Carlos Menem (1989-1999), como parte de um processo por administração fraudulenta.

Menem é acusado de ter cometido irregularidades na concessão de espaço radiofônico à companhia francesa Thales Spectrum da Argentina (TSA), durante seu mandato. O chamado "espaço radiofônico" incluía concessões para atuar nos setores de telefonia celular, canais de televisão e emissoras de rádio.

A notícia foi divulgada pelos jornais Clarin e La Nación , em suas edições online.

O contrato do governo com a empresa foi assinado no penúltimo ano do segundo mandato de Menem, em 1998, e duraria até 2012. O acordo, no entanto, foi anulado em 2005, durante gestão do ex-presidente Nestor Kirchner (2003-2007). Na ocasião, a Auditoria Geral da Nação estimou que o Estado teria prejuízos de cerca de US$ 300 milhões se o contrato continuasse em vigor.

Integrantes do governo de Menem já haviam sido processados pelo caso no final do ano passado, e já era esperado que o mesmo acontecesse com o ex-presidente.

A decisão de processar Menem foi do juiz federal Norberto Oyarbide, que o acusou de "administração infiel".

Atualmente, Menem é senador e faz parte da oposição à presidente Cristina Kirchner. O ex-presidente já responde a outros processos na Justiça, como em um caso de suposto contrabando de armas para o Equador e a Croácia.

Menem também está sendo processado por "criar obstáculos" às investigações sobre o atentado contra a sede da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA), que deixou 85 mortos em 1994.

Fonte:www.uol.com

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 23 de março de 2009

Operação de retirada dos não índios deve ser definida na próxima quarta


Na ocasião, Ayres Britto, ministro do Supremo, se reúne com Tarso Genro.Por dez votos a um, o STF confirmou a demarcação contínua de reserva.

O ministro Carlos Ayres Britto, relator do processo da Raposa Serra do Sol no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira (20) que deverá definir a data de retirada dos não índios da reserva indígena na próxima quarta-feira (25). Nesse dia, ele se reunirá com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Jirair Aram Meguerian.

Os três vão tratar da operação de retirada dos plantadores de arroz e de todos os outros não índios que habitam a reserva, localizada em Roraima.

O STF concluiu na quinta (19), por dez votos a um, o julgamento que definiu a demarcação contínua da reserva e determinou a imediata expulsão dos não índios. No encontro, Tarso Genro deve apresentar um levantamento detalhado sobre ocupação da Raposa Serra do Sol pelos não índios.

O presidente do TRF também vai participar da reunião, pois o Supremo definiu que ficará a cargo do órgão o cumprimento da ordem de desocupação da reserva. Caberá ao TRF fiscalizar a atividade da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança.

Logo após o término do julgamento na quinta, Ayres Britto havia anunciado que deveria definir o prazo da “operacionalização” de retirada ainda nesta sexta, mas a previsão ficou comprometida, uma vez que o ministro da Justiça alegou que não teria condições de entregar o levantamento nesta semana.

Fonte:www.globo.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 20 de março de 2009

Alunos ocupam campi da Uneb




Cerca de dois mil estudantes de quatro campi da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) no interior do estado estão com as aulas paralisadas desde a última segunda-feira quando estudantes de Bom Jesus da Lapa, Caetité, Guanambi e Valença ocuparam as respectivas dependências com um movimento que pretende encontrar soluções para a falta de professores, o parco acervo bibliográfico e problemas de infra-estrutura.


Na quarta feira, representantes dos acadêmicos se reuniram em Caetité onde alinharam os objetivos do movimento denominado Alto Sertão, que, segundo o estudante do 4º semestre de Ciências Biológicas, Jacson Ministro, 22 anos, “só vai liberar os campi ocupados, depois que conseguirmos ser recebidos em audiência com o governador, o secretário estadual de educação, o Ministério Público e o reitor da Uneb”.


De acordo com a estudante Maiara Fernandes, 21 anos, do 4º semestre de Pedagogia, no Campus de Bom Jesus da Lapa “a questão mais crítica está com o curso de Administração, que neste semestre está apenas com dois professores efetivos e algumas turmas podem perder o semestre por isso”, disse preocupada.


Para o acadêmico do 6º semestre de Biologia, Aurélio Barbosa, 21 anos, o movimento só foi deflagrado “porque chegamos em um limite e não podemos mais esperar”. Ele destacou que as reivindicações são antigas “mas as soluções estão demorando muito para acontecer, o que está comprometendo a nossa aprendizagem”.


Além da falta de professores e de livros para pesquisa, ele enfatizou que em Caetité “pela quantidade de alunos, nós precisamos de oito laboratórios, mas só temos um”.


O reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, reconheceu que os problemas existem e afirmou estar trabalhando para agendar a audiência solicitada pelos estudantes até a próxima semana. Ele disse que há três anos existe um projeto na secretaria de educação para a ampliação no número de professores e que, após análise da secretaria de administração, “a expectativa é que entre cinco a dez dias o projeto seja encaminhado à Assembléia Legislativa para apreciação e aprovação”.Para suprir a necessidade imediata, a reitoria solicitou, segundo Valentim, a contratação emergencial de 200 professores pelo sistema Reda. Sobre o acervo bibliográfico o reitor informou que a universidade está recebendo do orçamento do estado este ano o valor de R$$ 1.400.000 para atualizar as bibliotecas. Já sobre o espaço físico e laboratórios ele ressaltou que em algumas unidades alguns laboratórios estão em construção, mas reconhece que ainda há deficiência neste sentido “que estamos tentando resolver”.


Os manifestantes dizem que só liberam os campi depois que conseguir audiência com o governador, o secretário estadual de Educação, o Ministério Público e o reitor da Uneb.


As unidades de Guanambi, Caetité e Bom Jesus estão ocupadas desde o dia 16. Valença aderiu ao protesto na terça-feira, 17 e promete manter a ocupação. Assembléia nesta sexta-feira decide o futuro do movimento. De acordo com o movimento estudantil já são mais de 2.800 alunos que fazem parte do protesto.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

terça-feira, 17 de março de 2009

Egiptólogo descobre câmara funerária de 3,5 mil anos


O egiptólogo espanhol José Manuel Galán descobriu uma câmara funerária pintada de 3,5 mil anos em Luxor, sul do Egito, anunciou o Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC).
A câmara, que faz parte do cemitério de Dra Abu El-Naga, tem as paredes e o teto completamente pintados com desenhos e hieróglifos do Livro dos Mortos e seria de Djehuty, uma autoridade da época, segundo o CSIC.
Este dignatário foi o escriba real, supervisor do Tesouro e supervisor dos trabalhos dos artesãos do rei sob as ordens de Hatshepsut, uma das poucas mulheres que foi faraó, filha de Tutmosis I (dinastia XVIII), cujo reinado aconteceu entre 1.479 e 1.457 a.C.
A câmara, uma sala quadrada de 3,5 metros de largura e 1,5 metro de altura é uma das primeiras a ter sido completamente decorada com pinturas da época.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 14 de março de 2009

Faculdade em SP sedia campeonato de aviões de papel


Passatempo muito praticado, porém pouco aceito, dentro das salas de aula, jogar aviões de papel foi o objetivo de um evento que a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) sediou nesta sexta-feira (13).

Campeonato mundial, o Paper Wings teve sua primeira etapa brasileira nesta tarde. Com uma maioria de participantes meninos, o evento recebeu desde interessados na aerodinâmica perfeita do aviãozinho até aqueles que estavam lá apenas pela diversão -- um deles, aliás, acabou se dando bem. "[Meu avião] É muito tosco, copiei o da galera", explica Nicholas Yano, estudante da FAU, ao ser questionado sobre a concepção de seu modelo campeão. O rapaz venceu na categoria Tempo de Voo. Na maioria das etapas brasileiras há duas categorias: Distância e Tempo de Voo. Em Recife, apenas, há também a categoria Acrobacias. No total, três competidores brasileiros viajam para a Áustria no início de maio, quando ocorre a final do evento. A última edição do Paper Wings, realizada em 2006, teve dois campeões brasileiros.

Outro vencedor da etapa que a faculdade paulistana sediou nesta sexta-feira foi Tales Campos, estudante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), que fez seu avião atingir mais de 29 metros de distância. Cada participante tinha duas changes para jogar o avião, em ambas as categorias. As demais etapas do evento ocorrem em Campinas (16/3), Novo Hamburgo (16/3), Canoas (17/3), Porto Alegre (21/3), Brasília (29/3), Rio de Janeiro (31/3) e Recife (1/4).

Os interessados em participar do Paper Wings podem se inscrever pelo site http://www.redbullpaperwings.com/.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 13 de março de 2009

alco


O que é educação de qualidade?

Um consulta eletrônica feita por meio do site da Campanha, entre 17 de março e 30 de abril, revelou o que os participantes consideram uma educação de qualidade e quais são os principais desafios para alcançá-la.

Para 24% dos respondentes, “formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres” seria o objetivo mais importante de uma educação básica de boa qualidade. Em seguida, com 20%, vem “ensinar adequadamente as matérias previstas no currículo em cada série/ano escolar”, e “assegurar a todas as crianças e jovens igualdade de oportunidades em sua formação escolar”, com 19%.

O número excessivo de alunos nas salas de aula, instalações insuficientes, pais distantes, currículo inadequado, profissão desprestigiada e baixos salários – sendo este último o mais alto (67%) – foram apontados como os principais problemas da educação básica.

Os dados obtidos com a Consulta refletem apenas a opinião dos participantes e não podem ser generalizados como representativos do total da população do país, nem comparados com outras pesquisas. A Consulta foi desenvolvida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE e o NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião), programa do Instituto Paulo Montenegro e da ONG Ação Educativa.

Quanto custa a educação de qualidade?


O lançamento do livro Custo Aluno x Qualidade foi um dos pontos altos da Semana de Ação Mundial. A publicação de fruto de seis anos de pesquisa com profissionais da área e integrantes da Campanha Nacional. Para que a educação no Brasil atinja um patamar mínimo de qualidade, é preciso dobrar o investimento por aluno ao ano, segundo mostra a pesquisa.

“A metodologia e os parâmetros construídos pela Campanha podem ser utilizados para reivindicar mais recursos e justificar uma ampliação do percentual do PIB destinado à educação”, explica Avanildo Duque, da ActionAid.

http://www.actionaid.org.br/Default.aspx?tabid=803


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 12 de março de 2009

Aprenda mais sobre Psicologia! - Falar sozinho é normal?

Muitos leigos consideram que falar sozinho é sinal de alguma "anormalidade mental".
Em páginas de perguntas e respostas na Internet, com freqüencia são encontrados casos de pessoas que, por agirem dessa forma, se preocupam achando que precisam procurar a ajuda de um especialista.
O texto a seguir foi extraído do jornal Folha da Mantiqueira - Piracaia-SP
[...]
Falando sozinho
Uma das perguntas mais comuns, quando se toca em psicologia, é a preocupação que as pessoas têm em falar sozinhas, em discutir consigo mesmas.

Segundo Pichon, a personalidade se constrói numa relação bi-pessoal entre o eu e o outro que existe dentro de mim. Esse outro eu é uma imagem com a qual discuto enquanto penso, é como se eu falasse comigo mesmo. Pichon busca o fundamento teórico nos conceitos de id, ego e superego de Freud, onde o ego (indivíduo) se localiza entre os anseios e desejos do Id (volição interna) e as regras e repressões do superego (valores absorvidos).

O pensamento é uma atividade lingüística, uma vez que pensamos em palavras, queremos entender os sentimentos e transformá-los em palavras que provoquem o entendimento do que estamos sentindo.

Quando sentimos algo, estamos trabalhando com sentimentos, como se agíssemos com o coração. No entanto a cabeça quer participar do acontecimento e procura entender o que está se passando. Mas a cabeça não entende sentimentos, pensa em palavras. Aí começa o desentendimento entre o coração e a cabeça, o desentendimento do eu comigo mesmo pode até gerar uma discussão interna, um desentendimento, uma insatisfação.

O conhecimento internalizado através da educação familiar, escolar, religiosa, e do convívio social forma um outro eu dentro da gente: O eu que a gente acha que os outros acham que gente deve ser. Este outro eu, dentro de cada um, costuma discutir com o eu original que tem desejos nem sempre aceitos ou aprovados.

Esse dinamismo é perfeitamente normal em todo mundo. [...]

A busca da paz
Entre os orientais é muito comum a meditação, processo que parte do diálogo interno, o eu mesmo com o outro eu, até que essa conversa acabe de vez, onde os dois “eus” internos se entendam, ou pelo menos diminuam o ritmo da discussão, passem a conversarem. É a busca do pensar em nada.

[...]

Em resumo, falar sozinho, discutir consigo mesmo, não é loucura. Muito pelo contrário, é bastante saudável, pelo menos até que se consiga atingir a "iluminação".
[...]
__________________________________________________
ROSSI, P.S. Falando sozinho. Folha da Mantiqueira. Piracaia-SP, 08 nov 1997, p.5

Fonte: http://br.geocities.com/psrossi/psi_falando_sozinho.html
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 30 comments

MEC vai propor novo modelo para vestibulares



O Ministério da Educação quer mudar a forma de seleção das universidades e alterar os vestibulares. Em reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o ministro da Educação, Fernando Haddad, acertou ontem com os reitores a montagem de um grupo para desenvolver um novo modelo de prova. "Os vestibulares são todos iguais e ruins. Estão errados e sinalizam mal para o ensino médio. O ensino hoje está voltado para o vestibular e termina que boas escolas estão piorando em função disso", afirmou.

O ministro põe na conta das provas malfeitas alguns dos problemas atuais do ensino médio, com uma educação voltada, segundo ele, para a memorização, e não para desenvolver a capacidade de raciocínio. "Hoje nós ampliamos para o ensino médio toda a rede de apoio que antes era só do fundamental: livro didático, merenda, transporte escolar. Mas nada disso vai resolver, porque colocamos um gargalo no final que é insuperável."
No final do encontro, Haddad propôs uma reunião entre os representantes das comissões de seleção das universidades e o Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep), responsável por todas as provas de avaliação educacional feitas pelo governo federal, o que foi aceito pelo presidente da Andifes, Amaro Lins. "O vestibular é realmente muito arcaico. Hoje precisamos muito mais saber se o aluno consegue aprender do que medir o que ele sabe. Precisamos realmente alterá-lo."
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Senado adia votação de projeto sobre cotas em universidades


Da Agência Brasil


A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado adiou a votação do projeto que estabelece cotas sociais e raciais nas univ ersidades públicas. Na próxima semana, será feita uma audiência pública para discutir o assunto. A proposta, já aprovada na Câmara, enfrenta divergências no Senado.


O presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), acha a proposta confusa e já se colocou a favor apenas da cota social, e não da racial. Segundo ele, é preciso beneficiar alunos carentes, independentemente de raça.

O texto, já aprovado na Câmara, determina que 50% das vagas nas universidades sejam reservadas a alunos de escolas públicas. Metade dessas vagas deverá ser distribuída de acordo com critérios raciais e estabelecida proporcionalmente à distribuição populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A outra metade será distribuída conforme a renda familiar per capita, menor que um salário mínimo e meio.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que é favorável à proposta elaborada pelo Executivo, e já modificada no Congresso, semelhante ao Prouni, que beneficia o egresso da escola pública com distribuição proporcional das vagas.

"Mas o Congresso é soberano para tomar outro caminho, se assim desejar. O debate está muito amadurecido, há experiências de políticas afirmativas sendo testadas em todo o país. O Congresso, com a maturidade que tem, vai saber tomar essa decisão", disse o ministro.

Por: Priscilla Mazenotti

Disponivél em: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/03/11/ult105u7709.jhtm

Extraido do Site Uol - Uol Educação

Publicado por: Thiago Teixeira (Estudante Universitário)

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 4 de março de 2009

Cirse no abastecimento de água é motivo de preocupação na Câmara

Muitos foram os assuntos abordados durante a realização da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Guanambi na noite desta segunda-feira, 02 de março. Contudo a grave crise do abastecimento de água para Guanambi e as cidades vizinhas de Candiba e Pindaí, foi o alvo principal das manifestações de todos os edis.

A tônica das discussões girou em torno do engajamento de toda a região em busca de uma solução definitiva e urgente para o abastecimento dágua, uma vez que os reservatórios de Ceraíma que se encontram no seu estado mais critico de toda a sua história e Poço do Magro em um nível muito aquém do esperado.

Dentre as sugestões levantadas, está organização de uma grande mobilização envolvendo Câmaras de toda a região afetada pela estiagem e que diretamente sofre as conseqüências, para reivindicar junto aos governos estadual e federal a solução considerada como a única e definitiva: a Construção da Adutora do Rio São Francisco.

Ainda na sessão desta segunda-feira, fizeram uso da Tribuna Livre - espaço reservado à participação popular - o estudante Wanderson Pimenta na condição de representante da REG (Residência dos Estudantes de Guanambi em Salvador) fazendo uma breve prestação de contas das atividades da Casa, agradecendo ao Poder Legislativo pela relevante contribuição dada para que aquela instituição fosse revitalizada, destacou o aumento do espaço e realçou a luta pela compra definitiva de um imóvel pelo município.

Ainda na Tribuna Livre o estudante Jardel Silva Rodrigues, usou do espaço para solicitar apoio da Casa da Cidadania no sentido de buscar junto ao Executivo do município apoio para que os praticantes de Skate possam ter um espaço adequado para suas atividades esportivas.

Os vereadores se comprometeram a apoiar e buscar a solução para as reivindicações levantadas no espaço popular da Casa.


Assessoria de Imprensa
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 3 de março de 2009

Raúl Castro anuncia mudanças na cúpula do governo em Cuba


O presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciou nesta segunda-feira mudanças substanciais na cúpula de governo do país, incluindo a substituição de dois importantes políticos cubanos.

Esta é a primeira grande mudança no gabinete ministerial desde que Raúl Castro substituiu seu irmão, Fidel, no comando do governo de Cuba, no ano passado.

De acordo com a emissora de televisão estatal cubana, o vice-presidente Carlos Lage e o ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque, estão entre os nomes que perderam cargos na reforma ministerial.

Tanto Lage como Pérez Roque eram considerados possíveis candidatos à sucessão cubana - ambos seriam aliados próximos de Fidel Castro.

Substituições

Lage, de 57 anos, manteve o cargo de vice-presidente do Conselho de Estado, mas foi substituído na função de chefe de gabinete pelo general José Amado Ricardo Guerra, militar leal a Raúl Castro que comandou as Forças Armadas de Cuba durante décadas.

O vice-presidente era apontado como o responsável pela salvação da economia cubana após o colapso da União Soviética.

Felipe Pérez Roque foi secretário pessoal de Fidel Castro e ocupava a pasta das Relações Exteriores há cerca de dez anos. Aos 43 anos, ele foi substituído por seu vice, Bruno Rodríguez.

A lista dos que deixam o governo inclui ainda o ministro da Economia, José Luis Rodríguez, a ministra de Finanças e Preços, Georgina Barreiro Fajardo, e o ministro do Trabalho, Alfredo Morales Cartaya.

Também foi anunciada a fusão dos Ministérios de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros e dos Ministérios da Indústria Alimentícia e da Pesca.

O anúncio do Conselho de Estado afirma que a decisão de Raúl Castro está "de acordo" com sua ideia, lançada em 24 de fevereiro de 2008, de reduzir e reestruturar o governo cubano.

O comunicado ainda sinaliza que estas não devem ser as únicas mudanças no governo.

"Percebeu-se a necessidade de continuarmos estudando a atual estrutura do governo com o objetivo de reduzirmos gradualmente seu tamanho e elevar sua eficiência", diz o documento.

Marca pessoal

Segundo o editor da BBC para a América Latina, Emilio San Pedro, o fato de as mudanças incluírem colaboradores históricos de Fidel pode sinalizar o desejo de Raúl Castro de imprimir sua marca pessoal no governo cubano.

A maior prova disso, segundo San Pedro, está no fato de o cargo de chefe de gabinete ter sido dado a um militar, o general José Amado Ricardo Guerra, que , por muitos anos, trabalhou sob as ordens de Rául, quando este era o ministro da Defesa.

Para Emilio San Pedro, o governo do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, deve observar as mudanças em Cuba com interesse, em um momento em que os dois países, pela primeira vez em muitos anos, parecem dispostos a melhorar as relações bilaterais.

Fonte: BBC Brasil
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ex-superintendente do Ibama do Pará condenado por extorsão é preso no Rio


Paulo Castelo Branco foi flagrado recebendo R$ 500 mil de madeireira. Ex-funcionário terá que cumprir pena de cinco anos e quatro meses.

O ex-superintendente do Ibama no Pará Paulo Castelo Branco foi detido neste sábado (28) por uma equipe da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Ele está na sede da PF no Rio e deve ser transferido para Belém assim que possível.

Castelo Branco foi condenado em 2002 a cinco anos e quatro meses de prisão em regime semi-aberto pelo crime de concussão (exigir, em razão do exercício de uma função, vantagem indevida) por tentar extorquir R$ 1,5 milhão da empresa Eidai do Brasil Madeiras S/A. A Interpol chegou a ser notificada para que as polícias de outros países prendessem Castelo Branco, caso ele deixasse o Brasil.

O mandado de prisão foi expedido em 27 de novembro de 2008, mas só foi divulgado no último dia 19 para facilitar o trabalho da Polícia Federal. Como o ex-superintendente não foi encontrado nem se apresentou voluntariamente, ele chegou a ser considerado foragido.

Maleta

Em maio de 2000, Castelo Branco foi flagrado pela Polícia Federal recebendo uma maleta com R$ 500 mil. O pagamento teria sido feito para que Castelo Branco resolvesse pendências por infrações ambientais e dívidas da madeireira com o Ibama. A denúncia do caso foi feita pelo diretor da Eidai, que gravou uma conversa com o funcionário do Ibama e a entregou ao Ministério Público. A partir de então, a negociação foi acompanhada pelas autoridades até a entrega do dinheiro, que ocorreu no aeroporto de Brasília. O funcionário do Ibama chegou a ser preso, mas conseguiu o direito de responder ao processo em liberdade.

Recursos

A primeira condenação de Castelo Branco na Justiça Federal aconteceu em 2002. Ele entrou com recurso, que foi negado em 2007 pelo Tribunal Regional Federal do Pará. Seus advogados lançaram mão de mais um recurso, rejeitado novamente no início de outubro de 2008 pelo ministro do STJ Napoleão Nunes Maia Filho. Como o juiz considerou que houve “intuito protelatório evidenciado”, ou seja, o réu estava recorrendo apenas para ganhar tempo, não foi possível ao ex-superintendente recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 1 de março de 2009

reflexão do dia!!!





"O primeiro que tendo cercado um terreno se lembrou de dizer: "Isto é meu", e encontrou pessoas bastante simples para o acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: "Livrai-vos de escutar esse impostor; estareis perdido se esquecerdes que os frutos são de todos, e a terra de ninguém."

"A propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens, a diferença entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância do mais forte. O homem é corrompido pelo poder e esmagado pela violência."
Jean-Jacques Rousseau.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments