segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

REG no Lar do Velhinhos




A REG esteve presente no natal do "Lar dos Velhinhos", em Guanambi, no dia 24/12. Música ao vivo, muita animação e participações mais do que especiais, que podem ser notadas nas imagens!




Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Cruz Vermelha pede que a Farc digam onde estão os reféns

A diretora da Delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Colômbia, Bárbara Hintermann, pediu neste domingo (30) às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que digam as coordenadas para a libertação da ex-candidata à vice-Presidência Clara Rojas, 44, seu filho Emmanuel, 3, nascido em cativeiro, e a ex-congressista Consuelo González de Perdomo.

Hintermann disse que o pedido é "meramente humanitário", lembrando que a espera dos parentes dos três reféns tem sido longa.

Neste domingo, a operação de resgate dos três reféns foi adiada novamente em razão da falta de informação sobre as coordenadas de sua localização. A operação, idealizada pelo governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é esperada há dois dias.

A diretora da Cruz Vermelha disse sua organização está preparada com toda a logística para buscar os reféns a qualquer momento.

Em Caracas, o governo venezuelano expressou sua confiança na breve libertação dos reféns, mas reconheceu que o processo pode demorar mais alguns dias.
Os delegados de sete países fiadores da operação humanitária, entre eles o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner e o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia, chegaram no sábado a Villavicencio para participar do resgate dos três seqüestrados em algum ponto do sudeste da Colômbia.
Helicópteros
Em Villavicencio (a 95 km de Bogotá) aterrissaram domingo dois novos helicópteros venezuelanos civis, tipo Bell, que se somaram à frota de dois helicópteros militares MIM-17 com emblemas da Cruz Vermelha que estão estacionados no local desde sexta-feira.

As duas aeronaves são menores que os MIM-17 e podem ter maior margem de manobra que os helicópteros militares, "caso as condições do local (onde o resgate dos reféns será feito) sejam mais difíceis que o previsto", disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, à televisão estatal VTV.
O presidente venezuelano disse no sábado à noite que espera que a libertação dos três reféns da guerrilha ocorra até a virada do ano, mas considerou que existem setores 'dentro e fora da Colômbia que apostam no fracasso' da missão.

As Farc anunciaram no dia 18 de dezembro a libertação das duas mulheres e do menino como "ato de desagravo" a Chávez pela decisão do governo colombiano de pôr fim a seu papel de mediador para um acordo humanitário que conduza à troca de 45 seqüestrados por 500 guerrilheiros presos.

A espera une as famílias dos seqüestrados, os emissários envolvidos e até os mais de 150 jornalistas que acompanham o caso mais de perto. Porém, os guerrilheiros ainda não liberaram as coordenadas necessárias para o resgate.

Maduro, pediu "paciência" e acredita que tudo se resolverá "nas próximas horas". Porém, as famílias de Clara Rojas e de Consuelo González de Perdomo, que esperam em Caracas, vêem aumentar o risco de a libertação não ocorrer este ano.

fonte: folha online (www.folha.com.br)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Entrega de reféns das Farc volta a ser adiada

Missão que deveria ter sido concluída na tarde deste domingo não tem previsão para ser retomada


O representante do presidente Chávez e coordenador da missão de resgate, Ramón ChacínVILLAVICENCIO(foto), Colômbia - A operação de resgate dos três reféns que seriam libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) voltou a ser adiada e não cumprirá o prazo estipulado para sua conclusão, que termina na tarde deste domingo, 30.

Fonte:http://www.estadao.com.br/internacional/not_int102728,0.htm
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 30 de dezembro de 2007

Pérola do ano

Vou alimentá-lo e vou levá-lo para passear. George W. Bush, sobre a recepção a Lula em Camp David. (Revista IstoÉ, nº 1954, Ed. 11/4/2007).

P.S.: É por isso que ele chama o presidente estadunidense de "meu amigo Bush". Além de adestrar Lula como um cachorrinho, Bush ainda promete alimentá-lo. E ainda dizem que esse é o homem do povo...

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Descentralização da Educação já!!



Manifesto pela Descatracalização da Educação

"Malditas sejam todas as cercas!
Malditas sejam todas as propriedades privadas
Que nos privam de viver e de amar!
Malditas sejam todas as leis, amanhadas
por umaspoucas mãos
Para ampararem cercas e bois e fazer a Terra,
Escrava e escravos os humanos."
Dom Pedro Casaldáliga


Nós estudantes oriundos das classes populares, indignados com a excludente forma de ingresso ao ensino superior público, nos manifestamos contra as barreiras, os muros e as catracas que separam a grande maioria da juventude do conhecimento produzido na universidade. Sendo o vestibular um imenso funil somos pela sua imediata extinção.

Para nós o acesso de todos à universidade pública, além de ser um direito, é também uma necessidade para reduzir as desigualdades sociais em relação ao acesso ao trabalho e intensificar o senso crítico para transformação da sociedade. Por isso exigimos imediatamente a ampliação de vagas nas universidades públicas, com o respectivo aumento de verbas para que desta forma seja saldada esta histórica dívida social.

Esta manifestação é também para dizer não a contra-reforma universitária do governo Lula. Essa reforma não amplia o acesso ao ensino superior público, não se opõe à elitização da educação e desigualdades presentes na universidade/sociedade. Contrariamente a contra-reforma destina verbas aos tubarões de ensino privado por meio de isenções fiscais enquanto deixa as instituições à mingua sem recursos, pois aumenta o processo de sucateamento tendo que procurar saída na sedenta iniciativa privada.

Somos contra as medidas demagógicas desta contra-reforma que iludem grande parte da juventude oprimida oferecendo ensino acrítico e de qualidade duvidosa. Supostamente "incluem" os estudantes de baixa renda no ensino superior, como é o caso do ProUni. Desde sua implementação – autoritária, por meio de Medida Provisória – o ProUni como principal elemento demagógico desta contra-reforma, vem iludindo a juventude excluída com universidades privadas, o governo tenta maquiar a verdadeira essência do projeto, que trata a educação com mercadoria, com a compra de vagas ociosas nas universidades privadas fortalecendo a mercantilização da educação.

Defendemos que o Estado se comprometa com as verbas necessárias a uma educação pública de qualidade como direito de todas e todos. Verbas públicas somente para educação pública sem interferência da iniciativa privada.

Entendemos que essas são algumas reivindicações e lutas dos estudantes para garantir uma transformação nos estamentos educacionais do país, conquistando a chamada descentralização da educação pelo livre acesso a universidade.

UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE É UM DIREITO DE TODAS E TODOS
Associação de Alunos do Cursinho da Poli – AACP, Movimento pela Urbanização e Legalização do Jardim Pantanal – MULP, Fórum de Grêmios Livres, Instituto Zequinha Barreto, Comitê de Cursinho Populares, CACS-PUC/SP, Caifases, DCE-USP,MTL - Movimento Terra Trabalho e Liberdade, SINTUSP

Adaptado
Fonte: MTL(movimento terra trabalho e liberdade)
http://www.mtl.org.br/
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

sábado, 29 de dezembro de 2007

Recado

"Galera: quando postar é sempre bom mencionar a fonte".

Fonte: Wanderson Pimenta (morador da REG).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

' Interação entre protéinas pode evitar que câncer se espalhe'




Pesquisa britânica pode dar origem a remédios que bloqueiam metástase.
Cientistas da Grã-Bretanha descobriram uma forma de evitar que o câncer se espalhe pelo corpo do paciente, um processo conhecido como metástase.
Em um artigo publicado na revista especializada Mollecular Cell, a equipe do Instituto de Pesquisa de Londres descreve como duas proteínas interagem naturalmente para evitar a formação dos tumores secundários.
Segundo os cientistas, o câncer de espalha graças a uma proteína chamada Mena. Já se sabia que esta proteína ajuda células cancerosas a se moverem para longe de um tumor e se espalharem pelo corpo para formar os tumores secundários.
Normalmente, uma segunda proteína, chamada Tes, evita que isto aconteça. O problema é que a primeira proteína existe em quantidades excessivas, muito maiores do que as quantidades de Tes.
O chefe da pesquisa, Michael Day, afirmou que a proteína Tes ainda não foi muito estudada, mas está ausente em muitos tumores.
Bloqueio
Usando uma série de técnicas, como raios-X e cristalografia, nas quais podem ser observadas as estruturas de moléculas em 3-D, Day e seus colegas descobriram que a proteína Tes se liga à proteína Mena, o que impede que esta última se ligue a outras proteínas.
Sem conseguir interagir com suas proteínas parceiras, a Mena não consegue fazer com que células cancerígenas saiam do tumor.
Segundo Michael Day, se os cientistas puderem sintetizar um medicamento que atue como a proteína Tes, bloqueando a Mena, os médicos poderão paralisar o processo de metástase, em casos onde já exista o tumor.
"O surpreendente é que, analisando a Tes, não prevíamos que ela iria interagir com a proteína Mena. Vai levar muito tempo, mas, observando a estrutura, podemos ter pistas para sintetizar medicamentos que imitem a interação entre as proteínas e evite que células (cancerígenas) migrem (para fora do tumor)".
Segundo a organização britânica Cancer Research UK, da qual o Instituto de Pesquisa de Londres faz parte, 20 mil pessoas morreram devido a vários tipos de câncer em todo o mundo em 2007.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Benazir Bhutto é sepultada no paquistão




Pelo menos 19 morreram após assassinato de ex-premiê.
Milhares de pessoas se concentraram do lado de fora do mausoléu da família da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto na província de Sindh, no sul do Paquistão, para acompanhar o enterro da líder oposicionista, nesta sexta-feira.
O caixão levando o corpo de Bhutto, assassinada durante um comício em Rawalpindi na quinta-feira, estava cercado de partidários, do marido, Asif Zardari, e de seus três filhos.
O corpo está sendo sepultado em Larkana, ao lado do corpo de seu pai, Zulfiqar Ali Bhutto, também um ex-primeiro-ministro do país, que morreu enforcado durante o regime militar no país em 1979.
Pelo menos 19 pessoas morreram em protestos violentos no Paquistão, que se seguiram à divulgação da notícia do assassinato de Benazir Bhutto.
A maioria das mortes ocorreu na província de Sindh, onde centenas de carros, ônibus e caminhões foram incendiados.
A polícia em Hyderebad abriu fogo contra manifestantes.
Bloqueando ruas, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o governo do presidente Pervez Musharraf.
Em Karachi e Multan, bancos e outros edifícios foram saqueados e na capital, Islamabad, foi ateado fogo a pneus.
Segundo a polícia, no noroeste do Paquistão, no distrito de Swat, uma bomba explodiu em uma estrada e matou o líder local do partido do governo e três de seus assessores.
O incidente ocorreu a cerca de 200 quilômetros a nordeste de Peshawar, onde tropas paquistanesas combatem militantes pró-Talebã há vários meses.
Em resposta à violência, foram enviados mais soldados para várias cidades no sul do Paquistão e há notícia de que as forças de segurança foram instruídas a abrir fogo contra manifestantes em Karachi.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Fidel Castro sugere novamente que pode deixar poder




Em carta, presidente de Cuba diz que já não se agarra ao poder como antes.
O presidente de Cuba, Fidel Castro, indicou nesta sexta-feira pela segunda vez neste mês que poderá deixar o poder em breve.
Castro está afastado da Presidência desde julho de 2006 devido a problemas de saúde. A Presidência está sendo ocupada pelo seu irmão Raúl.
Fidel não participou da última sessão da Assembléia Nacional antes das eleições parlamentares do país, que serão realizadas no próximo dia 20.
Em uma carta de Fidel lida na sessão, o presidente diz que foi socialista utópico no passado. Segundo ele, isso foi uma fase, durante a qual ele acreditava saber o que precisava ser feito e queria ter poder para fazê-lo.
"O que a imprensa internacional em Cuba mais noticiou nos últimos dias foi uma frase que expressei... que eu não sou uma pessoa que se agarra ao poder. Eu posso acrescentar que eu fui assim uma vez, devido aos excessos da juventude e à falta de consciência", afirma Fidel na carta, que é datada do dia 27.
"O que me mudou? A própria vida, através do aprofundamento dos pensamentos do (herói da independência cubana José) Marti e dos clássicos do socialismo."
Reformas
Na semana passada, Fidel havia dito que não tem intenção de se manter no poder ou de obstruir novas gerações de líderes.
Fidel Castro governa a ilha comunista de Cuba desde a revolução de 1959.
Desde que seu irmão assumiu a Presidência, o governo cubano tem indicado que promoverá reformas econômicas no país.
Nesta semana, o presidente em exercício, Raúl Castro, disse que Cuba precisa se tornar mais democrática para abrir mais espaço para debates internos sobre temas econômicos e sociais.
Na carta lida no Parlamento nesta sexta-feira, Fidel afirma que viu em primeira mão o discurso de Raúl sobre abertura e pediu que todos os cubanos o apóiem.
Segundo o correspondente da BBC em Havana Michael Voss, esta foi a primeira vez que Fidel manifestou apoio às tentativas de reforma indicadas pelo seu irmão.
Os parlamentares eleitos no pleito do dia 20 escolherão o Conselho de Estado, que é chefiado desde 1976 por Fidel Castro..
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

A pátria ou a morte





Quem são os militantes que, com o apoio moral de Chávez, sonham implantar o bolivarianismo no Brasil.


Nelito Fernandes

O prédio caindo aos pedaços, no centro do Rio de Janeiro, lembra uma construção cubana. É desses palácios que um dia já foram suntuosos, mas hoje equilibra-se entre os tijolos para ficar em pé. No térreo, fica a presidência da Federação das Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Faferj). No 3o andar, numa sala equipada apenas com uma mesa e dezenas de carteiras escolares empoeiradas, está a sede dos Círculos Bolivarianos do Rio de Janeiro.

O professor de História Aurélio Fernandes, de 46 anos, pendura banners dos Círculos Bolivarianos Leonel Brizola, que ele dirige. Os cartazes vão dividir as paredes com quadros de apologia a Fidel Castro e Che Guevara. Num deles, o ditador cubano aparece erguendo um fuzil russo Kalashnikov, sob a frase “Nuestra suerte está echada – Patria o muerte, venceremos”. Outro afirma: “Duzentos milhões de crianças dormem nas ruas no mundo. Nenhuma delas é cubana”.

Foi nesse cenário que se programou a realização, nos dias 8 e 9, da Assembléia Bolivariana Nacional de 2007, encontro de membros dos Círculos Bolivarianos de todo o país. O grupo – que se reúne para discutir e difundir os ideais de Simon Bolívar, militar venezuelano considerado o libertador de Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador do domínio espanhol no século XIX – tem em Hugo Chávez, hoje, seu maior ícone e parceiro.

No fim do encontro, que servirá para definir o estatuto da organização, os membros divulgarão um manifesto. Muito provavelmente ele será ignorado. “A mídia tem sido extremamente parcial na questão da Venezuela e jamais vai apoiar um movimento contrário ao imperialismo”, diz Fernandes. Mas eles não se importam. O movimento cresce principalmente entre os jovens e é semeado no campo fértil da desilusão com a política brasileira e os partidos tradicionais.

O governo Chávez mantém uma colaboração estreita com os bolivarianos brasileiros para divulgar sua ideologia. O cônsul venezuelano em São Paulo, Jorge Luis Duran, havia programado uma visita à sede no Rio. A propaganda chavista recorreu aos Círculos Bolivarianos para entrar em favelas cariocas e filmar depoimentos de moradores favoráveis a Chávez.

Os chavistas brasileiros se aproximaram da Federação das Favelas cariocas e fazem palestras para líderes comunitários locais. Nesses encontros, é exibido o documentário A Revolução não Será Televisionada, que mostra os bastidores do golpe que tentou tirar Chávez do poder. “Escolhemos as favelas porque o movimento revolucionário tem de vir dos trabalhadores”, diz o líder dos Círculos Bolivarianos Che Guevara, João Claudio Pitillo. “A classe média brasileira está preocupada em morar no Leblon e juntar dinheiro para levar os filhos para ver o Pato Donald. A revolução vai começar pelas favelas.” Pitillo é uma figura bem-humorada e corpulenta, de cerca de 1,90 metro e mais de 100 quilos, que não gosta de tirar fotos. Tem 33 anos, é estudante de História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e faz a ligação do movimento com as favelas.

No Rio, existem sete Círculos Bolivarianos. Cada um tem, no máximo, 11 membros. A partir do 12o, um novo círculo, com área de atuação definida, deve ser formado. O professor Aurélio Fernandes diz que existem representantes em pelo menos sete Estados brasileiros. Na Venezuela, há 1.200 Círculos Bolivarianos, que recebem ajuda do governo. Fernandes nega que exista apoio financeiro venezuelano ao grupo. A penúria da sede e a falta de infra-estrutura sugerem que ele possa estar sendo sincero. “O que existe é apenas uma aproximação natural de grupos com a mesma ideologia”, diz. Aqui, segundo Fernandes, os grupos sobrevivem graças a doações dos membros. A organização tem planos de contribuições anuais com nomes de revolucionários. Quanto maior a importância histórica do personagem, maior a doação. No plano Che Guevara, a contribuição é R$ 100. No Simon Bolívar, R$ 300.

A parceria com o governo permite que membros dos Círculos brasileiros viajem para a Venezuela. Eduardo Pinho, de 25 anos, do círculo de jovens, passou um mês lá. Sem dinheiro para a passagem direta de avião, ele pegou um vôo para Brasília e de lá seguiu de carona até a Venezuela. Pinho conta que morou na Favela 23 de Enero, em Caracas, e participou de missões do governo Chávez, como a Bairro Adentro, que leva médicos aos lugares mais pobres das cidades. “Fui ver a realidade de perto. Aqui, a gente tem somente a visão contra, divulgada pela mídia”, diz ele. Pinho se orgulha de ter participado de manifestações a favor do fechamento da RCTV, a maior rede de TV do país, crítica do governo Chávez.

Os chavistas brasileiros querem criar o “plano de contribuição financeira Che Guevara” para se sustentarem. Ele cultiva um cavanhaque no estilo Che Guevara e usa camisetas vermelhas do Partido Socialista Unido da Venezuela. Diz que conheceu os Círculos pela internet. “Estava buscando um partido político para participar, mas, hoje, no Brasil, impera a politicagem rasteira, a disputa por cargos”, afirma. “Ninguém está interessado em melhorar a vida do povo.” Pinho conta que começou a desenvolver um senso crítico e contestador com a leitura. “Li muito Agatha Christie. Os detetives dela me ensinaram a ver as coisas de vários ângulos.” Aí ganhou um pôster de Che Guevara do casal Luciano Wexell e Fernanda Brozoski, ambos de 27 anos.
Havia dois anos, eles estudavam na PUC de São Paulo, quando Wexell foi à Venezuela como observador do processo eleitoral. Decidiram morar lá. Wexell foi trabalhar num projeto de integração da Venezuela ao Mercosul. Fernanda conseguiu uma vaga no Congresso Bolivariano dos Povos. “Nossos pais apóiam. É o que eles fariam se tivessem a nossa idade”, diz Fernanda.
Perto do grupo, sozinho, o vendedor autônomo Kassim Issa, de 33 anos, observa admirado a movimentação na sala. “O povo venezuelano está lutando lá. Quero saber como posso lutar aqui”, diz Issa. Ele tem primos na Venezuela. “Eles dizem que a vida melhorou e que nunca tiveram um presidente como Chávez.” Com pequenas variações, todos do grupo acreditam que a Venezuela vive uma democracia e que Chávez é um libertador.
A derrota no plebiscito, segundo eles, só serviu para provar que Chávez respeita a democracia. Para Fernandes, não se trata apenas de uma luta pelo socialismo, mas pela humanidade. “A classe dominante apela para uma propaganda desestabilizadora do regime de Chávez”, diz ele. “Para nós, é uma questão de sobrevivência. A prosseguir essa lógica capitalista de consumo desenfreado, a natureza será completamente destruída. E, sem a natureza, não existirá o ser humano. Será nossa extinção.” O bolivarianismo, para ele, é a salvação.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Humorista da TV cubana pede asilo político nos EUA


MIAMI (Reuters) - Uma das personalidades mais populares da TV cubana, o humorista Carlos Otero, pediu asilo político com sua família nos Estados Unidos, disse na terça-feira o jornal norte-americano El Nuevo Herald.
MIAMI (Reuters) - Uma das personalidades mais populares da TV cubana, o humorista Carlos Otero, pediu asilo político com sua família nos Estados Unidos, disse na terça-feira o jornal norte-americano El Nuevo Herald.
Otero, de 49 anos, estava em Toronto (Canadá) produzindo um programa e foi na segunda-feira com a esposa e seus dois filhos até a fronteira com os EUA, onde pediram asilo.
Seu programa de entrevistas, nas noites de domingo, era um dos mais vistos em Cuba.
"Espero poder ganhar um prato de comida com meu trabalho no exílio e ver meus filhos crescerem com a oportunidade de estudar o que quiserem, sem ter que estar de acordo ou não com o sistema onde vivem", disse ele de Nova York ao El Nuevo Herald.
Segundo ele, Cuba está "parada no tempo" e os cubanos vivem com grande incerteza desde que o líder cubano Fidel Castro adoeceu e se afastou do poder, há 16 meses.
O humorista contou que deixou gravados os programas até o fim do ano antes de viajar a Toronto, mas acredita que eles não irão ao ar.
Os cubanos que fogem para os Estados Unidos --como é o caso de jogadores de beisebol ou músicos populares-- são considerados desertores e não voltam a ser mencionados em público.
Oito acrobatas cubanos desapareceram na semana passada no México antes de participar de um festival. Um porta-voz do evento disse que eles provavelmente fugiram para os EUA.
(Por Anthony Boadle)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Presidente paquistanês promete não descansar até eliminar terroristas

Veículos em chamas pelas ruas de Hyderabad, Paquistão, após o anúncio da morte de Bhutto.

ISLAMABAD, 27 dez 2007 (AFP)

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, condenou o assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto nesta quinta-feira, destacando que se trata da obra de terroristas, e prometeu que não descansará até eliminá-los.Falando na imprensa oficial sobre o atentado suicida de Rawalpindi, que custou a vida da carismática líder da oposição, Musharraf disse que "esta brutalidade é obra destes terroristas, os quais estamos combatendo".

"É uma grande tragédia para a Nação, que não se pode explicar com palavras", frisou. "Estou profundamente triste e condeno-a energicamente".

"Sempre disse que a maior ameaça à nação paquistanesa são estes terroristas", acrescentou o presidente, que decretou três dias de luto nacional.

"Hoje, neste trágico incidente, expresso minha determinação, e quero que a nação se una a ela e coopere, de não descansar até que sejam eliminados", sentenciou.

Musharraf pediu ao "todo-poderoso Alá" para que proteja o Paquistão e fez um apelo à nação para que "permaneça tranqüila e demonstre paciência e tolerância".

Fonte: Uol notícias
http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/12/27/ult34u195999.jhtm
mais detalhes em:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/12/27/ult23u881.jhtm
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007


"Alguns de vocês são militares, policiais ou funcionáros do governo (...) Quando os Cubanos se levantarem para exigir a liberdade que desejam, vocês terão de fazer uma escolha (...) Há lugar pra vocês na Cuba livre"-George W. Bush, presidente dos EUA, incitando militares Cubanos a um golpe.

"Cuba entende essas palavras como um ato irresponsável, que dá uma idéia do nível de frustração, desespero e ódio pessoal de Bush contra Cuba"- Felipe Pérez Roque ministro das relações exteriores de Cuba, em resposta.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Ufba ganha novo pavilhão de aulas nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 26, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) ganha mais um pavilhão de aula no campus da Federação, o PAF III. A cerimônia de entrega acontece às 10h. O prédio de três andares abriga 38 salas de aula e um auditório.

Fonte: A Tarde on line.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments



"Senão há problemas em ter soldados estrangeiros em solo pátrio, certamente os EUA não vão se opor a uma base do Equador em Miami. Quero uma base em Miami"- Rafael Correa, presidente do Equador, ironizando a proposta dos EUA de removera licença da base militar americana de manta, no Equador.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 25 de dezembro de 2007



Um dos gênios do século XX

Em 25 de dezembro de 1977, morria aos 88 anos o ator e diretor de cinema Charles Chaplin, considerado um dos maiores gênios da sétima arte. Ícone do cinema mudo, Chaplin recebeu o Oscar honorário em Hollywood, em 1972, após 20 anos de exílio na Inglaterra durante a “caça às bruxas” nos Estados Unidos. Até 1935 (ano do lançamento de “Tempos Modernos”, filme em que todos falavam, menos ele) Chaplin não usava palavras. "As palavras são poucas. A maior coisa que se pode dizer com elas é ´elefante´", ironizava.
Charles Chaplin foi um dos maiores gênios do cinema de todo o mundo. Com a sua irreverência, apesar de não falar uma palavra em seus filmes, ele conseguia transmitir alegria e sentimentos.
Autor: José de Paula Araujo - Realmente, falar de Charles Chaplin, no dia de sua morte, que é uma data tão bonita e importante para todos os cristãos, é algo bastante interessante. Chaplin foi um dos maiores gênios que o cinema do mundo já teve, não obstante não ter falado uma palavra sequer. Vale aquela máxima: um gesto vale mais que mil palavras. Ele possuía a capacidade de transmitir alegria, irreverência e sentimentos com seus gestos, emocionando o público de uma maneira geral. Ele, sem dúvida alguma, foi e sempre será uma pessoa inesquecível para os apreciadores de bons filmes, que já prenderam a atenção dos telespectadores ao longo do tempo. Quero dizer, neste dia de Natal, que devemos nos lembrar de Chaplin com alegria, pois é com ela que cativava o público telespectador com seus filmes muito bem produzidos, logicamente aos padrões de sua época. E mais: foi uma pessoa tão versátil que não era tão somente ator, mas também dirigia alguns de seus filmes, e, ainda, tinha inspiração de compor canções, as quais foram executadas por cantores que, hoje, deixaram saudades. É um dia de alegria e harmonia para todos nós e que possamos ter a consciência de que Charles Chaplin teve e tem, ainda, sua importância no mundo inteiro. Feliz Natal, amigos internautas.
Fonte: http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=1504

Tua Caminhada

Tua caminhada ainda não terminou....A realidade te acolhe dizendo que pela frenteo horizonte da vida necessita de tuas palavrase do teu silêncio.
Se amanhã sentires saudades,lembra-te da fantasia e sonha com tua próxima vitória.Vitória que todas as armas do mundo jamais conseguirão obter,porque é uma vitória que surge da paze não do ressentimento.
É certo que irás encontrar situaçõestempestuosas novamente,mas haverá de ver sempreo lado bom da chuva que caie não a faceta do raio que destrói.
Tu és jovem.Atender a quem te chama é belo,lutar por quem te rejeitaé quase chegar a perfeição.A juventude precisa de sonhose se nutrir de lembranças,assim como o leito dos riosprecisa da água que rolae o coração necessita de afeto.
Não faças do amanhão sinônimo de nunca,nem o ontem te seja o mesmoque nunca mais.Teus passos ficaram.Olhes para trás...mas vá em frentepois há muitos que precisamque chegues para poderem seguir-te.
- Charles Chaplin -

Fonte: http://www.casadobruxo.com.br/ilustres/chaplin.htm
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

"Lula morreu, estamos no governo Inácio da Silva", diz d. Cappio


O bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, criticou neste domingo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a alta popularidade do petista só ocorre porque "o povo pobre e miserável do Brasil corre atrás de um presidente que dá esmola".

"O Lula morreu, estamos no governo Inácio da Silva. No governo dele, os movimentos sociais foram abafados, perderam o espaço de expressão e, hoje, estão à margem", disse o bispo, que encerrou na última quinta-feira sua greve de fome após 23 dias de jejum. Ele protestava contra a transposição do rio São Francisco.

O jejum foi encerrado depois que d. Cappio desmaiou e foi internado no Hospital Memorial Petrolina (PE). O bispo passou mal depois de ser informado da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar a retomada das obras de transposição do rio.

"Quando o presidente lançou o programa [Fome Zero], chorei de emoção, porque achava que o Fome Zero seria um exemplo para o mundo, que ia dar dignidade e cidadania. No entanto, o programa dá uma esmola e continua mantendo a dependência do povo. Minha oposição ao presidente Inácio da Silva é por motivos éticos e morais", disse.

O bispo ainda fez críticas ao ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). "Se o presidente Inácio da Silva quiser ouvir um alerta, acho que ele deve ter mais cuidado na escolha dos seus ministros. É preciso colocar no ministério uma pessoa idônea, capaz e pelo menos educada, e não um incapaz, um incompetente."


Projeto

Estimado em R$ 4,5 bilhões até 2010, o projeto de transposição do rio São Francisco é a maior obra anunciada pelo governo Lula. A obra completa, dividida em 14 lotes, prevê a construção de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos --Norte e Leste. Eles levarão uma parcela das águas do rio a quatro Estados atingidos pelas secas: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Somente neste ano serão investidos R$ 483 milhões, além de R$ 247 milhões que serão utilizados em projetos de revitalização, como tratamento de esgoto de municípios próximos ao rio, replantio de matas e recuperação de nascentes, em Minas Gerais, Estado que responde por aproximadamente 70% das afluências do rio.

O projeto de transposição divide a região Nordeste. Bahia, Sergipe e Alagoas --Estados que são chamados de "doadores" das águas do rio-- são contrários às obras. Por outro lado, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará --que serão receptores das águas transpostas-- defendem a liberação da licença ambiental para que o projeto tenha início.

O rio São Francisco nasce em Minas Gerais e cruza o Nordeste pelos Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Pelo projeto de transposição, canais a serem construídos levariam água para o interior de Pernambuco, para o Ceará, para a Paraíba e para o Rio Grande do Norte.

Fonte: Agência Folha, em Barra. Com Folha Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 23 de dezembro de 2007

Mandante da morte de Chico Mendes volta a Xapuri


Por decisão da juíza Maha Kouzi Manasfi e Manasfi, da Comarca de Rio Branco (AC), o fazendeiro Darly Alves da Silva trocou a cela de um presídio na capital do Acre, onde se encontrava havia um ano e quatro meses, pelo conforto da prisão domiciliar. Foi autorizado a permanecer pelos próximos 90 dias na casa que serve de sede da Fazenda Paraná, no município de Xapuri (AC).

Darly fora recolhido ao cárcere em agosto de 2006, depois de ter sido julgado e condenado por um júri popular como mandante da morte do seringalista e líder sindical Chico Mendes (foto), mundialmente conhecido. Por ironia, o benefício a Darly foi concedido na semana em que o assassinato, perpetrado em 22 de dezembro de 1988, completa 19 anos.

Para completar o cenário irônico, Darly permanecerá até março de 2008 na Fazenda Paraná, local onde a morte de Chico Mendes foi tramada. A decisão da juíza foi motivada por um pedido dos advogados do fazendeiro. Eles alegaram que Darly, hoje com 72 anos, padece de gastrite crônica e necessitaria de cuidados médicos especiais.

Em seu despacho, a juíza Maha Kouzi delegou à comarca de Xapuri, município localizado a 180 km de Rio Branco, que zele pelo bom cumprimento de sua decisão. Darly foi autorizado a deslocar-se, sem necessidade de autorização judicial, para a realização de consultas e exames médicos. Basta que seus advogados requeiram. Cabe a pergunta: será que o Estado do Acre não poderia prover a Darly a assistência médica devida?

A gastrite, há de convir o leitor, não é um mal dos mais graves. Não é demasiado recordar o seguinte: Condenado em dezembro de 1990 a 19 anos de cana pela morte de Chico Mendes, Darly fugiu da prisão em fevereiro de 1993. Só foi recapturado em junho de 1996.

Enquanto esteve longe do alcance da lei, entre 93 e 96, o fazendeiro escondeu-se num assentamento do Incra, no interior do Pará. Chegou mesmo a obter um financiamento público do Banco da Amazônia, sob a falsa identidade de Francisco Matias de Araújo. A falsidade ideológica rendeu-lhe uma segunda condenação: mais dois anos e oito meses de prisão.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 22 de dezembro de 2007

Cuba ultrapassa meta de primeiro país sem analfabetos


Havana, 22 dez (PL) Cuba ultrapassa hoje a meta atingida em 22 de dezembro de 1961, quando se declarou Território Livre de Analfabetismo e deu o primeiro passo para se transformar no primeiro país da América sem um só iletrado.

Justo quando se cumpre o 46° aniversário da culminação da Campanha de Alfabetização, destaca-se que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) outorgou à ilha recentemente o 23° lugar no mundo por suas revelações educativas.
A comemoração também se congratula com o fato de Cuba ser a primeira nação latino-americana em cumprir com os objetivos do programa Educação para Todos, aprovado por 164 nações no Foro Mundial de Dakar, realizado em 2000.

Autoridades do Ministério de Educação confirmaram que desde 1961, quando se eliminou o analfabetismo, foram colocadas em prática vontade política e inteligência para manter e estender essa conquista, que permitiu elevar o nível de instrução dos cubanos.

Antes de 1959, só a metade das crianças em idade escolar assistiam a classes, daí que uma das primeiras tarefas empreendidas pelo governo revolucionário foi a criação, em março de 1959, da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação Fundamental. Para o curso escolar 1960-61, criaram-se 15 mil salas nas zonas rurais, no entanto a matrícula atingia a cifra total de um milhão 118 mil 942 alunos.

Não obstante, nesse mesmo ano o presidente Fidel Castro manifestou a necessidade de mil professores para ensinar aos camponeses ler e escrever, convocação pela qual surgiu o movimento de mestres voluntários para a grande batalha contra a ignorância. Em menos de um ano foram alfabetizados mais de um milhão de cubanos com a participação de três mil docentes. Um relatório da própria UNESCO indicou então que "não foi um milagre, senão uma difícil conquista conseguida com trabalho, técnica e organização".

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Intensivo 2008

Local definido: Colégio Luís Viana Filho (Praça Manoel Novais).
Horário: 19 horas.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Pérolas do dia

"Eu sei o que é greve de fome, dá uma fome".
Presidente Lula, se referindo a "greve de fome" de D. Luiz Cappio.

"Há um equívoco no combate a esse programa, quando se diz que é preciso salvar o rio. É preciso salvar o rio, mas é preciso proteger a vida de tantos milhares de pessoas".
Senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), Presidente do Senado Federal, falando da transposição do Rio São Francisco.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Bispo retorna a Sobradinho e participa de celebração


Fonte: Articulação do São Francisco Vivo


Hoje, dia 20, pela manhã o bispo Luiz Cappio foi removido da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para um quarto do Hospital Memorial, em Petrolina (PE), onde foi internado ontem à noite, após ter sofrido um desmaio no início da tarde, dormido por mais de duas horas e não ter conseguido estabelecer pleno estado de consciência. À noite ele deve participar da celebração na Capela São Francisco, em Sobradinho (BA), local em que permaneceu em jejum por 23 dias.

Mesmo internado, ele não ingeriu alimentos, apenas soro intravenoso e os medicamentos para re-estabelecimento físico. Logo mais, quando retornar ao município deverá falar sobre o gesto que motivou atos e manifestações em todo o Brasil e em outros países. As celebrações no início da noite acontecem desde o dia 27 de novembro, quando o frei deu início ao jejum em defesa do rio São Francisco e contra o projeto de transposição de suas águas.

O estado físico de Dom Luiz se complicou mais passados 20 dias de jejum e ontem, após receber a notícia sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou por 6 votos a 3 o início das obras do mega-projeto de transposição, ele disse que sentia desalento e tristeza. A internação foi determinada pelo médico, Klaus Finkam. Ele continua a acompanhar o bispo e tem divulgado boletins sobre o estado de saúde.

Atualmente o frei está consciente, mas ainda frágil e em observação. Sobre a continuidade do jejum ele não fez nenhum pronunciamento, mas conversou sobre o assunto com os familiares, amigos, representantes de organizações e movimentos sociais que acompanham o gesto e compartilham a luta. A primeira fala sobre o assunto será feita durante a celebração.




Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

ORIGEM DO ZERO

Embora a grande invenção prática do zero seja atribuída aos hindus, desenvolvimentos parciais ou limitados do conceito de zero são evidentes em vários outros sistemas de numeração pelo menos tão antigos quanto o sistema hindu, se não mais. Porém o efeito real de qualquer um desses passos mais antigos sobre o desenvolvimento pleno do conceito de zero - se é que de fato tiveram algum efeito - não está claro.

O sistema sexagesimal babilônico usado nos textos matemáticos e astronômicos era essencialmente um sistema posicional, ainda que o conceito de zero não estivesse plenamente desenvolvido. Muitas das tábuas babilônicas indicam apenas um espaço entre grupos de símbolos quando uma potência particular de 60 não era necessária, de maneira que as potências exatas de 60 envolvidas devem ser determinadas, em parte, pelo contexto. Nas tábuas babilônicas mais tardias (aquelas dos últimos três séculos a.C.) usava-se um símbolo para indicar uma potência ausente, mas isto só ocorria no interior de um grupo numérico e não no final. Quando os gregos prosseguiram o desenvolvimento de tabelas astronômicas, escolheram explicitamente o sistema sexagesimal babilônico para expressar suas frações, e não o sistema egípcio de frações unitárias. A subdivisão repetida de uma parte em 60 partes menores precisava que às vezes “nem uma parte” de uma unidade fosse envolvida, de modo que as tabelas de Ptolomeu no Almagesto (c.150 d.C.) incluem o símbolo ou 0 para indicar isto. Bem mais tarde, aproximadamente no ano 500, textos gregos usavam o ômicron, que é a primeira letra palavra grega oudem (“nada”). Anteriormente, o ômicron, restringia a representar o número 70, seu valor no arranjo alfabético regular.

Talvez o uso sistemático mais antigo de um símbolo para zero num sistema de valor relativo se encontre na matemática dos maias das Américas Central e do Sul. O símbolo maia do zero era usado para indicar a ausência de quaisquer unidades das várias ordens do sistema de base vinte modificado. Esse sistema era muito mais usado, provavelmente, para registrar o tempo em calendários do que para propósitos computacionais.

É possível que o mais antigo símbolo hindu para zero tenha sido o ponto negrito, que aparece no manuscrito Bakhshali, cujo conteúdo talvez remonte do século III ou IV d.C., embora alguns historiadores o localize até no século XII. Qualquer associação do pequeno círculo dos hindus, mais comuns, com o símbolo usado pelos gregos seria apenas uma conjectura.

Como a mais antiga forma do símbolo hindu era comumente usado em inscrições e manuscritos para assinalar um espaço em branco, era chamado sunya, significando “lacuna” ou “vazio”. Essa palavra entrou para o árabe como sifr, que significa “vago”. Ela foi transliterada para o latim como zephirum ou zephyrum por volta do ano 1200, mantendo-se seu som mas não seu sentido. Mudanças sucessivas dessas formas, passando inclusive por zeuero, zepiro e cifre, levaram as nossas palavras “cifra” e “zero”. O significado duplo da palavra “cifra” hoje - tanto pode se referir ao símbolo do zero como a qualquer dígito - não ocorria no original hindu.

Texto retirado do site http://www.somatematica.com.br/
Fonte. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula; números e numerais, de Bernard GUNDLACH.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A verdade sobre a transposição

Trecho retirado de reportagem exibida no site "iguanambi.com.br" , em 16/12/07.

Segundo o bispo Dom Luís Cappio (que está em greve de fome há 20 dias): "O mais revoltante, porque chega a ser cruel, é que o governo insiste em chantagear a opinião pública, em especial a dos Estados pretensos beneficiários, com promessas de água farta e fácil, escondendo quem são os verdadeiros destinatários, os detalhes do funcionamento, os custos e os mecanismos de cobrança pelos quais os pequenos usos subsidiariam os grandes, como já acontece com a energia elétrica.Os destinos da transposição, os EIAs/Rima esclarecem: 70% para irrigação, 26% para uso industrial, 4% para população difusa. Temos um projeto muito maior. Queremos água para 44 milhões de pessoas no semi-árido. Para nove Estados, não apenas quatro. Para 1.356 municípios, não apenas 397. Tudo pela metade do preço previsto no PAC para a transposição. O Atlas Nordeste da ANA (Agência Nacional de Águas) e as iniciativas da ASA (Articulação do Semi-Árido) são muito mais abrangentes, têm prioridade no abastecimento humano e utilizam as águas abundantes e suficientes do semi-árido. Fui chamado de fundamentalista e inimigo da democracia porque provoquei que o povo se levantasse e, disso, os "democratas" que me acusam têm medo. Por que não se assume a verdade sobre o projeto e se discute qual a melhor obra, qual o caminho do verdadeiro desenvolvimento do semi-árido? É nisso que consiste a nossa luta e a verdadeira democracia".
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 15 de dezembro de 2007

Protesto contra a transposição do São Francisco em Guanambi

14/12/2007 - Faroldacidade.com.br

A Comissão da Pastoral da Terra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Entidades de base, ligadas a igreja católica realizaram nesta quinta-feira dia 13, um ato de protesto contra a transposição do Rio São Francisco e pela revitalização do Velho Chico.

Durante todo o dia eles ocuparam a Sede da Codevasf em Guanambi-Bahia, jejuando e rezando em solidariedade ao Bispo Dom Luiz Cappio que esta em greve de fome contra a transposição.. de acordo com Ângelo Costa, Coordenador da CPT na região, o "ato de cidadania tem como objetivo protestar e mostrar ao governo que o Projeto é inviável, a ANA - Agência Nacional das Águas e a ASA entidade ligada a Pastoral tem projeto para levar água a 5000 municípios com menos recursos e sem prejudicar o rio que precisa ser revitalizado".

O Coordenador da Pastoral lembra que na região de Guanambi, cidades como Iuiu, Malhada, estão próximas ao Rio São Francisco e a população sofre com a falta de água de boa qualidade".
Os organizadores fizeram um ato de encerramento na igreja e prometem continuar mobilizados contra a transposição. Participaram representantes de vários municípios da região.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Apoio às casas estudantis

Data: sexta-feira, 07 de dezembro de 2007

O deputado Gilberto Brito (PR) reivindicou ao governador Jacques Wagner, através de Indicação, apoio financeiro para as residências estudantis, a exemplo do pagamento das contas de energia elétrica e água. Ele justifica que “ a grande maioria se estabelece em casarões alugados pelas prefeituras municipais, ficando a manutenção rateada entre os residentes, que por sua vez recebem parcas, dignas e suadas mesadas dos seus pais, guerreiros e guerreiras que mesmo sentindo a dor da saudade, sonham com filhos vitoriosos na árdua e impiedosa competição da vida”.

hoje, em Salvador, há no mínimo quarenta casas abrigando estudantes, a grande maioria de municípios mais longínquos, a exemplo de Paramirim, Macaúbas, Boquira, Érico Cardoso, Igaporã, Livramento de Nossa Senhora, Itapetinga, Nova Canaã, Xique-Xique, Itaberaba e outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Dep. Est. Gilberto Brito (PR-BA)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

QUEM SÃO OS VERDADEIROS ANTIDEMOCRÁTICOS?



O Governador da Bahia, Jaques Wagner, disse ontem ao jornal A Tarde que o bispo de Barra dom Luiz Cappio, que faz greve de fome há 17 dias contra a transposição do Rio São Francisco não está seguindo às regras democráticas, além de não convencer o executivo, legislativo e o judiciário. Aí eu pergunto: e o governo Lula está respeitando as regras da democracia? Será que o governador da Bahia tem o costume de ler jornal e de saber como está o contexto atual do país? Pelo visto não! Pois, foi decidido pelo Tribunal Regional Federal (TRF) que as obras teriam que ser paralisadas, portanto, o governo Lula que não está seguindo as regras democráticas. No ano de 2003 e 2005 foram realizadas Conferências Nacionais de Meio Ambiente, as quais têm caráter deliberativo, ou seja, as decisões tomadas devem ser acatadas. Nessas conferências foi decidida a não-realização da transposição das águas do Rio São Francisco. Portanto, mais uma vez o Governo Federal viola uma norma democrática.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco decidiu em 2004 que a transposição só seria aprovada se fosse única e exclusivamente para consumo humano e animal, o que não caracteriza o atual projeto. Cerca de 70% do volume de água serão destinados ao agronegócio, 26% para o consumo urbano industrial e apenas 4% para o consumo humano, além disso, uma quantia a mais será cobrada do bolso dos nordestinos, afirma dom Luiz Cappio. Sendo assim, a argumentação que o projeto é para beneficiar os nordestinos da seca é falso, pois na verdade fortalecerá os grandes exportadores.

Acredito eu, que fica explícito aqui um paradoxo do Governo Federal e estadual (BA) quando dizem que o bispo está sendo antidemocrático, na verdade quem está sendo antidemocrático são eles, pois não acataram decisões do judiciário, nem das Conferências de Meio Ambiente e muito menos ouviram as reivindicações populares. Os nossos representantes deveriam ter conhecimento de causa antes de ir à mídia, pois falar mentira em um meio de comunicação chega a ser ridículo do ponto de vista ético e moral.

Edmilson Nascimento Júnior (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Bispo comemora liminar suspendendo obras no São Francisco


O bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, recebeu "com alegria" a notícia de que o Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília (DF) concedeu liminar suspendendo as obras de transposição do Rio São Francisco.A greve de fome de Cappio entra nesta Terça-feira no 15.º dia. "A liminar aponta para um final feliz", comenta o religioso, que está hospedado na Capela de São Francisco, em Sobradinho (BA), 554 quilômetros a noroeste de Salvador.


Apesar disso, o bispo garante que o jejum continua até que as tropas do Exército que tocam as obras, nos municípios de Cabrobó e Alta Floresta, em Pernambuco, sejam definitivamente retiradas dos canteiros, informa o site G1. Ato ecumênico realizado neste Domingo em Sobradinho, na Bahia, marcou o 13º dia de greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio. É a segunda vez em dois anos que o bispo deixa de se alimentar em protesto contra a transposição do rio São Francisco.A greve de fome anterior do bispo, que tem 61 anos, foi interrompida após 11 dias, após acordo com o governo.


O ato realizado no Domingo teve a participação de movimentos sociais.Os manifestantes são contra a transposição do Rio São Francisco porque acreditam que o projeto causará danos ambientais irreversíveis, além de beneficiar apenas a população com maior poder aquisitivo. O medo é de que ribeirinhos e cidadãos que dependem do rio para a sobrevivência percam sua fonte de renda.O Projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias do Nordeste Setentrional pode atingir cerca de 12 milhões de habitantes da região mais árida do Brasil.


As obras dos primeiros trechos começaram em junho deste ano e estão sendo executadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército.A greve de fome ganhou apoio também da Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que divulgou nota em que, assim como o religioso, defende uma discussão maior sobre as obras de transposição do Rio São Francisco.O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário geral da entidade, dom Dimas Lara Barbosa, serão recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta Quarta-feira, às 9h, no Palácio do Planalto. A audiência foi confirmada no começo da tarde desta Terça-feira pela entidade.


O encontro foi solicitado para discutir a manifestação do bispo de Barra contra a transposição do Rio São Francisco. Depois da audiência com o presidente, dom Geraldo Lyrio e dom Dimas Lara darão entrevista coletiva na sede da CNBB em Brasília.Dom Cappio afirmou se inspirar na resistência pacífica do líder indiano Mahatma Gandhi, contra a ocupação inglesa em seu país, em 1932. Moradores e padres da diocesse de Barra, onde o frei mora e exerce liderança, vem visitando frei Luiz desde o final da semana passada.


Fonte: G1
P.S.:O governo Lula em sua intransigência e insensatez deve ser responsabilizado diretamente caso algo de grave ocorra com o Dom Luiz Cappio, Bispo de Barra (BA). Estamos atentos!
Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

CURRAIS ELEITORAIS

O coronelismo que se mantém até hoje em algumas partes do país vêem desde o governo dos regentes no início do século XIX.

Uma das mais típicas práticas dos “coronéis” é a formação dos currais eleitorais: aproveitando-se da miséria da população, os grandes latifundiários oferecem favores como roupa, ferramentas, alimento e emprego em troca do voto, o que contribui para a manutenção dessas elites no poder político.

Na região nordestina isso acontece em demasia, por causa do descaso dos políticos que não investiram e nem investem na educação da região, para se manter o cabresto na população e continuarem a ganhar eleições utilizando a triste realidade desse povo sofrido a favor deles.

Fonte: História Vestibulares – 2008

Danyllo Pereira Souza (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A DITADURA ACABOU?

À medida que vivencio o comportamento de nossos representantes políticos, fico me perguntando se a ditadura já não existe mais em nosso país. Com certeza, a ditadura do regime militar já se foi, creio eu, porém a ditadura do descaso ainda está presente. Denominei de ditadura do descaso a falta de pronunciamento que caracteriza a política atual, a falta de incentivo à participação dos cidadãos nas decisões políticas, a omissão da mídia nas causas sociais, dentre outras características. Hoje faz exatamente 15 dias que o Bispo, Dom Luiz Cappio, faz greve de fome em protesto contra a transposição do Rio São Francisco e o nosso presidente insiste em ficar calado, a mídia insiste em não dizer nada e Viva À Democracia, à prorrogação da CPMF e a Renan Calheiros...

Ontem, 11/12/2007, aconteceu uma caravana com mais de 5 mil pessoas em apoio ao Bispo, pessoas que votam e que escolhem os ditos representantes.

Na política do Brasil o que se vê é uma eleição não para escolher nossos representantes, mas sim para escolher quem menos não nos representa. Um país que se diz democrático, deve ter participação social nas políticas sociais, pois é a população que sabe de suas necessidades, sem falar que é quem elege os representantes. No último domingo, foi comemorado os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aí eu me pergunto: quais são esses direitos? De miséria, de fome, de falta de moradia, de desemprego, de falta de escolas e de falta de espaços de participação? Talvez um Direito Humano que deveríamos ter seria o de ter políticos humanos.
De maneira paradoxal, o que está caracterizando a política nacional, são medidas centralizadoras, burocráticas e autoritárias, pois em momento algum se ouve a população. Não estou fazendo suposições, estou dizendo a realidade que pode ser comprovada: no projeto de transposição do Rio São Francisco quem foi que pediu opinião dos cidadãos? Resposta: ninguém! Pelo contrário, houve um abaixo assinado nacional contra a transposição que foi ignorado pelo poder do Governo Federal. No projeto de reestruturação das universidades, denominado REUNI, quem foi que ouviu os estudantes e população? Resposta: ninguém! A universidade é feita para a população, então fica uma pergunta: como reestruturá-la sem a participação da comunidade e dos estudantes?

Estes fatos são pequenos exemplos do que vem acontecendo há muito tempo no país, poderia ficar digitando páginas e mais páginas, mas tenho certeza que em vida não daria tempo de digitar todos.

Finalizo, deixando uma pergunta para que você leitor possa refletir: Será que as medidas políticas autoritárias, centralizadoras e burocráticas estão sendo feitas para melhoria de vida da população ou estão sendo feitas para atender a interesses individuais, da elite e partidários? Será que não estamos vivendo em uma ditadura que se esconde atrás de uma virtual democracia?

Edmilson Nascimento Júnior (Morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

DITADURA: O QUE É E COMO FOI IMPLANTADA NO BRASIL

A ditadura é o centralismo e autoritarismo com a cassação dos direitos políticos de opositores e violação das liberdades individuais.

No Brasil a ditadura militar foi implantada com o golpe de 1964 e perdurou por mais de 20 anos.

No dia 31 de março de 1964, o exército ocupou as ruas das principais cidades do país, recebendo apoio de grande parte da classe média e de setores da elite nacional, com o pretexto do combate à ameaça comunista, à corrupção e à crise político-econômica do país. Em primeira instância os militares disseram que a intervenção seria curta.

Durante esse período a onda de repressão foi muito grande, atingindo entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e as Ligas Camponesas.

Cassaram mandatos de opositores; extinguiram partidos, posteriormente instituiu o bipartidarismo; torturaram, mataram e deram como desaparecidos os opositores assassinados; censuraram tudo e todos que iam de encontro às idéias dos militares.

A divida externa do país nesse período passou de 3,5 bilhões para 17 bilhões de dólares.

A ditadura teve fim em 15 de março de 1985 com a presidência ocupada por José Sarney.
Fonte: História Vestibulares – 2008

Danyllo Pereira Souza (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

RA-RE-RI-RO-RUA, JOÃO!


Os agentes controladores de endemias da cidade de Salvador protestaram hoje, por volta do meio dia, na Avenida Sete de Setembro, contra o prefeito João Henrique (PMDB). Eles - por volta de 300 pessoas - querem o pagamento do salário que se encontra em atraso: "todo mês é isso, temos que vir para rua para eles 'se ligarem'!", disse um dos manifestantes. Os agentes são ligados à Secretaria de Saúde do município.


Fora João! - Às vesperas do ano das eleições, os agentes já gritavam em côro: "ra-re-ri-ro-rua João!", mostrando já saberem, pelo menos, em quem não vão votar no pleito de 2008.


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 8 de dezembro de 2007

REG, 100%


Mesmo com as dificuldades de quem está longe de casa, com pouco dinheiro e muitas contas, com pouco apoio, os estudantes da REG mostraram que a verdadeira perseverança, a crença na conquista dos objetivos e muita luta trazem resultados positivos.


Ufba e Univasf: dos sete vestibulandos, todos eles passaram pela 1° fase. Parabéns!


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Mas não se matam idéias

Tempos atrás, olhando quanto será gasto para construção de três submarinos Astute (submarinos nucleares ingleses, de ataque),eu disse que com esse dinheiro poderiam ser formados 75.000 médicos e ser atendidas 150 milhões de pessoas, supondo ainda que o custo de fora um médico fosse um terço do que custa nos Estados Unidos. agora, continuando o mesmo cálculo, me pergunto quantos médicos poderiam ser formados com os 100 bilhões de dólares que, em único ano, caem nas mãos de Bush para seguir cobrindo de luto lares iraquianos e norte-americanos. Resposta 999.990 médicos, que poderiam atender aos 2 bilhões de pessoas que hoje não recebem atendimento nenhum.

Mais de 600.000 pessoas perderam a vida no Iraque e mais de dois milhões viram-se obrigadas a emigrar, desde o início da invasão norte-americana. Nos Estados Unidos mesmo, perto de 50 milhões de pessoas não tem seguro-saúde. A lei cega do mercado rege essa prestação de serviço vital, e os preços se tornam inacessíveis para muitas pessoas mesmo nos países desenvolvidos.
Os países menos desenvolvidos e com mais doenças dispõem de menor quantidade de médicos. Quando surgem novas doenças contagiosas como a AIDS, que em apenas vinte anos vitimou milhões de pessoas e faz sofrer dezenas de milhões, entre elas muitas mães e crianças, e para a qual já existem paliativos, o preço dos medicamentos por pessoas podem chegar a 5.000, 10.000 ou até 15.000 dólares por ano. São valores inimagináveis para a grande maioria dos países do terceiro mundo, onde os poucos hospitais públicos vivem superlotados de doentes, que morrem amontoados como animais quando ocorre uma epidemia imprevista.

Talvez, se essas realidades fossem examinadas cuidadosamente, houvesse uma maior compreensão da tragédia. Não se trata de fazer campanhas publicitárias, que requerem muito dinheiro e tecnologia. Some-se á fome de que padecem centenas de milhões de seres humanos a idéia de converter os alimentos em combustíveis, procura-se um símbolo para isso e o resultado será Georg W. Bush.

Fidel castro Ruz (Caros Amigos ano XI 126 setembro de 2007)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

domingo, 2 de dezembro de 2007

Explicações e curiosidades


_ Por que os gatos se machucam mais quando caem do primeiro piso do que ao cair do 2º ou do 3º piso?

É bem conhecido dos veterinários que a queda dos gatos tem piores conseqüências quando acontecem do primeiro piso do que do 2º ou 3º. A explicação é a seguinte: quando o gato nota a aceleração de queda, adota uma postura encolhida com as patas estiradas, o que lhe permite, ao chegar ao solo, amortecer o efeito do impacto. Se a queda ocorre desde o primeiro piso, o gato não tem tempo de adotar a mencionada postura.
Parece lógico pensar que a partir da altura em que o gato pode adotar a postura defensiva, quanto maior seja altura maior serão as conseqüências do choque. Surpreendentemente não é assim. Os danos produzidos pela queda aumentam com a altura até certo ponto, a partir do qual se produz uma diminuição dos danos. A curiosa explicação é a seguinte: O gato adota uma postura defensiva só quando nota a aceleração de queda. Quando ele alcança a velocidade limite (Força peso = Força de resistência do ar), deixa de haver aceleração e o gato relaxa sua postura que por ser menos encolhida, oferece maior superfície de contato com o ar. Este aumento de superfície traz consigo uma maior resistência do ar freando a queda e conseguindo uma velocidade limite menor.

_ Um poço sem fundo

Ainda sabemos pouco sobre o que existe nas profundezas do nosso planeta. Alguns acreditam que cem quilômetros abaixo da superfície começa a massa líquida incandescente. Outros consideram que o globo terrestre se solidificou até o centro. Esta é uma pergunta difícil de resolver. Até agora o mais fundo que chegamos foi alguns quilômetros, todavia o raio da Terra é de 6400 km.Suponha que a Terra seja inteiramente sólida e que pudéssemos perfurar um poço de lado a lado, seguindo um de seus diâmetros. Até hoje, naturalmente, ninguém fez nada parecido, mas aproveitemos este poço imaginário para pensarmos em uma questão muito interessante: o que aconteceria se você caísse nesse poço sem fundo? Onde iria parar, já que não existe fundo? No centro da Terra? Quando chegasse ao centro, você teria uma velocidade enorme (cerca de 8 km/seg). Não se poderia nem pensar em parar. Você continuaria adiante, como um tiro, e a sua velocidade iria se reduzindo pouco a pouco até chegar à beira do extremo oposto do poço. Aqui você teria que se agarrar rapidamente à beira, caso contrário teria que repetir o passeio até o outro extremo. A Mecânica ensina que, sob essas condições (não levando em conta a resistência do ar), você deveria oscilar, de um lado para outro indefinidamente. A resistência do ar faria com que as oscilações fossem amortecendo gradualmente e ao fim você pararia no centro da Terra. Quanto tempo uma destas oscilações duraria? A viagem de ida e volta duraria 84 minutos e 24 segundos, quer dizer, em números redondos, uma hora e meia. Em um estudo mais preciso teríamos que levar em conta a influência da rotação da Terra. Sabemos que cada ponto da superfície terrestre movimenta-se, no equador, a 465 m/s. Mas ao nos aproximarmos do centro do planeta a velocidade de rotação irá diminuir cada vez mais até zerar. Como conseqüência, ao cair no poço verticalmente, o corpo em queda tenderá um pouco para o leste.

_ O que aconteceria se de repente a Terra parasse de girar ao redor do seu eixo?

Ao parar a Terra inesperadamente, as casas, as pessoas, as árvores, os animais e tudo que não esteja ligado à Terra de forma inflexível, como a massa esfera terrestre, tudo sairá voando pela tangente com a velocidade de um projétil. A seguir tudo cairá novamente sobre a superfície na forma de milhares de pedaços. A origem dessa tragédia, que esperamos nunca acontecer, tem uma explicação simples, está na inércia dos corpos. O ar, as casas, as pessoas, etc., e tudo aquilo que está sobre a superfície terrestre, giram junto com a Terra. Ao pararmos o planeta, esses corpos, por inércia, tendem a manter a sua trajetória com a mesma velocidade. Diante destas condições, criar-se-ia a desolação completa: uma forte ventania e desmoronamentos que varreriam a superfície do planeta.
Jaderson Souza morador da residência do estudante de Guanambi


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments